segunda-feira, julho 14, 2008

LEI SECA

IRRESPONSABILIDADE
A Guarda de Trânsito de Blumenau fez onze testes de bafômetro durante o último final de semana. Em todos ficou comprovada a ingestão de bebidas alcoólicas. Oito destes motoristas foram encaminhados à Central de Polícia, por apresentarem mais de 0,3 mm de álcool no sangue. A multa é de R$ 947,00 e o motorista vai responder processo que pode resultar na suspensão da carteira por um determinado tempo. O veículo só é apreendido se não existir outra pessoa habilitada para dirigir.

FALHA
Três motoristas se recusaram a fazer o teste e foram enquadrados da mesma forma, de acordo com o responsável pelo trânsito na cidade, Ivonei Leite. Segundo ele, o guarda pode fazer a autuação, basta comprovar o estado de embriaguez e juntar duas testemunhas. Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha... E se o condutor tiver bebido apenas duas ou três latinhas, o suficiente para infringir a lei mas não para caracterizar embriaguez, como fica? Segundo Ivonei, os agentes de trânsito conseguem perceber quando alguém bebeu, mas aí a coisa resvala para a subjetividade.

OPINIÃO
Demorei em emitir minha opinião sobre a lei e descerei do muro agora. O fato positivo é que ela realmente vai gerar uma mudança de comportamento, mas se não houver punição nada adianta. Se os motoristas flagrados realmente embriagados fossem exemplarmente punidos, tenho certeza que esta lei não precisaria existir.

Nenhum comentário: