terça-feira, março 03, 2009

MUDANÇA

Amigos e leitores: a partir de hoje, 03 de março, este blog está desativado. O novo endereço é o http://www.informeblumenau.com.br

Nos encontramos lá.

segunda-feira, março 02, 2009

POLÍTICA

DE PERTO

O deputado federal e ex-candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira (PV), acompanhará a Comissão da Câmara dos Deputados que estará em Santa Catarina nos próximos dias 5 e 6 para acompanhar o processo de reconstrução. Em Blumenau os parlamentares estarão na sexta-feira pela manhã, na sede da AMMVI.

ALGUNS NOMES
Entre os parlamentares que anunciam presença estão Ângela Amin (PP), Décio Lima (PT), Edinho Bez (PMDB), Fernando Coruja (PPS), João Pizzolatti (PP), Nelson Goetten (PR) e Paulo Bornhausen (DEM).

ESCLARECIMENTOS
Vai ser uma oportunidade de confrontar informações, principalmente no que diz respeito à liberação de recursos, tanto por parte da União quanto do Governo do Estado. Como estarão parlamentares de todas as bancadas, eles podem aproveitar para botar esta questão em pratos limpos. É um tal de “diz que me diz” entre as autoridades, com o povo no meio, que ninguém sabe quem está falando a verdade. Se é que tem alguém falando.

TENTATIVA
O advogado e suplente de deputado Ivan Naatz (PV) está em Brasília hoje, onde tenta viabilizar uma palestra de Fernando Gabeira na Furb. Depende da agenda do deputado federal.

GERAL

MAIS UM DIA
O secretário Mário Hildebrandt não consegue disfarçar o desânimo com os problemas que impediram as transferências para as moradias provisórias de quase 200 famílias que ainda permanecem nos abrigos. A promessa da Prefeitura era que iria acontecer nesse final de semana. As moradias não ficaram prontas e agora o anúncio é que a mudança vai acontecer amanhã.

NOVA DATA
A nova expectativa do secretário é transferir pela manhã todas pessoas que estão nos abrigos da região do Garcia. Elas irão para o prédio onde funcionava o Cesblu, próximo ao Terminal da Fonte Luminosa. A tarde Mário Hildebrandt quer promover a mudanças dos que estão em abrigos do bairro Velha, que irão para os galpões da rua Bahia e um novo na Itoupava Norte.

TRABALHO DURO
Os abrigados de duas escolas – a municipal Almirante Tamandaré (Ponta Aguda) e a estadual Padre José Maurício ( Progresso) – permanecem até o final da semana, segundo Mário Hildebrandt. Ou seja, nestes locais o ano letivo não começa na sexta-feira, como anunciado. Nas outras escolas, que serão desocupadas até amanhã, a secretaria de educação promete montar uma força tarefa para dar condições de que as aulas realmente comecem. Vai ser trabalhoso.

POLÍTICA

TRABALHO VOLUNTÁRIO
O clima era de desânimo e frustração entre os ocupantes de cargos comissionados na Prefeitura nesta manhã de segunda-feira. O salário dos servidores de carreira foi pago no final de semana e eles ficaram sem receber, em uma decisão administrativa do prefeito João Paulo que até o momento não consegui entender. Segundo eu li na Folha de Blumenau, esses servidores, cerca de 350 no mínimo, ficarão sem receber.

INCERTEZA
Falei com alguns deles, de pelo menos três secretarias diferentes. Os sentimentos são os mesmos e a preocupação uma só: como fazer para pagar as contas? E o que é pior para alguns casos. Sem a certeza de que vão permanecer nos cargos.

PISOU NA BOLA
Mais uma vez fica a pergunta: Precisava chegar a este ponto? É justo o prefeito ter pego férias sem resolver a situação de quase 400 pessoas?