sábado, fevereiro 14, 2009

SEGURANÇA

BOA NOTÍCIA
O delegado Waldir Padilha volta à ativa em Blumenau nos próximos dias. O Diário Oficial do Estado irá publicar seu retorno para uma das delegacias da cidade. Padilha implantou a Central de Polícia, instalada no Garcia em 2005 e teve atuação destacada em casos importantes, como o do padre italiano Giuseppe e o caso Elfy Eggert. Era chamado por alguns setores da imprensa como o Xerife de Blumenau.

POLÍTICA NA POLÍCIA
O delegado se afastou de Blumenau quando Rodrigo Marchetti assumiu a Delegacia Regional e voltará sob o comando dele. Padilha tem proximidade com o PT, assim como Marchetti com o Democratas. Não digo que são filiados, pois não confirmei, mas talvez até sejam. Padilha chegou a se filiar ao Partido dos Trabalhadores e não sei prossegue.

ACIMA DA POLÍTICA
Espero e confio que essas divergências fiquem em segundo plano, pois Blumenau ganha um grande policial, dos melhores que passaram por aqui. E que deve aglutinar novamente em sua equipe um grupo de policiais que se dispersou por conta do processo político.

PESSOAL
Apesar do pouquíssimo contato, tenho uma relação bastante próxima de Waldir Padilha e uma admiração grande pelo cara que é e pelo policial então nem se fala. Encarou seu maior inimigo recentemente, um problema de saúde, e o prendeu em algum lugar que não vai incomodar nunca mais. Como sempre fez na sua vida de policial. Quem bom que ele está de volta, sem desmerecer ninguém, fique bem claro
.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

SEGURANÇA PÚBLICA

BANDIDOS FARDADOS
Quatro policiais militares de Blumenau estão detidos acusados de uma série de crimes que teriam sido praticados entre os dias 11 e 20 de dezembro do ano passado no bairro Velha. Segundo a denúncia, eles teriam feito uma batida em local errado e agredido uma pessoa, que logo depois denunciou o caso. Em retaliação os policiais queimaram a casa dele.

CONFIRMAÇÃO
O fato foi confirmado pelo chefe de Polícia Civil de SC, Maurício Eskurdlark e pelo comandante da PM no Vale do Itajaí, Antônio Manuel Machado. Os PMs são acusados de abuso de autoridade, tortura, ameaça e incêndio criminoso. Ninguém da Polícia Militar de Blumenau quis se manifestar sobre o assunto.

BANDIDOS FEDERAIS
Em Ibirama a Policia Civil já sabe quem matou a menina Aline Ribeiro das Neves, de 11 anos, no último final de semana, vítima de bala perdida. O tiro foi disparado por um policial federal, que juntamente com outro colega, estava embriagado e promovia uma “festinha” pelas estradas da região, disparando tiros em placas de sinalização. Os agentes estavam na cidade por conta da tensão que envolve índios e agricultores na região.

??
Quem precisa de uma polícia destas? Será que esses bandidos travestidos de autoridades serão punidos ou o corporativismo policial falará mais alto?

POLÍTICA

TERRENOS
Ouvi hoje do secretário Paulo França na Rádio Neureu. Cerca de R$ 8 milhões vão ser disponibilizados para a compra de terrenos para construção de casas aos desabrigados a partir de semana que vem. Vamos esperar.

SEM ESPAÇO
Já que falei no Paulo França, o desejo dele de concorrer mais uma vez a deputado estadual inibe a entrada de novas lideranças no PMDB. Conversei com dois nomes, que têm interesses eleitorais e teriam sido sondados para entrar na legenda, que me disseram a mesma coisa. Não entrarão no partido para apenas para ajudar o secretário tentar mais uma vez uma eleição.

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

GERAL

VOLTA AO TRABALHO
Depois de quase oito horas de negociação hoje pela manhã e ontem no final da tarde mediada por um Procurador Federal do Trabalho, empregados e empresários chegaram a um acordo. A proposta foi aceita pela categoria em assembléia realizada faz pouco no terminal da Fonte e os ônibus voltam a circular pelas ruas de Blumenau.

A PROPOSTA
Os 8% de reajuste linear para todos prossegue, sendo que cobradores da Glória e Rodovel terão um aumento imediato maior, 9,7%. Como as empresa já estavam pagando 7,5% de reajuste desde novembro, agora serão pagas as diferenças. Na folha de pagamento de março, paga no começo de abril, esses trabalhadores receberão mais 4%, e os motoristas dessas duas empresas terão 2% de aumento. O objetivo é equiparar com os funcionários da Verde Vale. Ainda não tenho conhecimento das cláusulas sócias.

SEM RAZÃO
Fico pensando neste caso quem tinha razão, se é que alguém tinha uma. Precisou a população sofrer um prejuízo grande para que houvesse o acordo. Pena.

INSENSIBILIDADE
Terça-feira a passagem sofrerá o reajuste de 12%. Sei que estava previsto, mas não era o caso das empresas terem um pouco de sensibilidade social com a cidade, ainda sofrendo os efeitos da chuva de novembro? E o Seterb, que se posicionou fortemente contrário a mobilização dos trabalhadores, não deveria ter interferido para conseguir uma condição melhor para o bolso da população?

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

ESPORTIVA

BOA NOTÍCIA
O Metropolitano volta a jogar em Blumenau pelo returno do campeonato catarinense. A diretoria recebeu um comunicado da direção do Sesi que o complexo estará liberado para a partida do dia 26 de fevereiro, contra a Chapecoense.

SEGURANÇA

DO LEITOR
Por absoluta falta de tempo deixei passar a postagem do leitor Vilmar, sobre a situação das delegacias em Blumenau. Reproduzo agora, pois ele está coberto de razão.

Nesse final de semana, precisamente no domingo à tarde, precisei fazer um BO na Delegacia de Polícia Civil no Bairro Ponta Aguda em Blumenau. Para minha surpresa, o recinto estava fechado, com apenas um policial de plantão.Ao chegar na casa antiga, que é usada como delegacia, me deparei com algo estranho, uma viatura estacionada com a frente encostada na parede. A borracha do para-choque estava até meio esmagada, num gesto de descaso com o patrimônio público.O policial de plantão abriu a porta para nos atender, com uma cara de poucos amigos, demonstrando uma nítida falta de vontade. Ao adentrar no recinto, não vi nada que lembrasse uma delegacia, e sim parecia mais uma casa abandonada, digna daquelas de filmes de terror. O gabinete de atendimento é uma desorganização total, armários e cadeiras velhas num estado deplorável. Aliás, não é a única delegacia de Blumenau que é assim. A maioria delas está situada em casas "abandonadas". Acho que a única exceção é a delegacia da Alameda, em frente ao Colégio Pedro II.Isso é uma vergonha. Onde está indo esta infinidade de impostos que pagamos?Começo a entender porque o crime e a violência estão aumentando.Não existe policiamento digno para combater o crime, quanto menos para prevenir.E ainda temos que ficar quietos. Se reclamar, é acusado de "Desacato a autoridade".
Um abraço,

Vilmar
NOVA SEDE
Com relação a delegacia da Ponta Aguda, ela será transferida de endereço em breve, indo para a Itoupava Norte. Mas para equipar a nova estrutura o chapéu está sendo passado entre os empresários da região. Isso sim é a chamada bi-tributação.

GERAL

SEM TRANSPORTE
A quinta-feira deve amanhecer sem ônibus em Blumenau pelo segundo dia consecutivo. Trabalhadores e empresários foram convocados pelo Ministério Público Federal para tentar buscar um acordo para a greve, mas depois de mais de quatro horas de tratativas ficou acertado um novo encontro para às 9 horas. O sindicato não teme possíveis punições por parte da Justiça, visto que a paralisação descumpre alguns itens básicos da lei de greve, como a manutenção de 30% do serviço funcionando e o aviso prévio da deflagração do movimento. Foi o que me falou agora a noite o advogado dos trabalhadores, Leo Bittencourt.

DIA SOMBRIO
Não foi um bom dia para Humberto Sackl, o Betinho, proprietário da empresa Glória. Além da greve, viu estampado na capa do Santa a notícia, publicada em primeira mão no blog, que vereadores da legislatura 2000-2004 teriam que devolver o dinheiro recebido de um reajuste considerado irregular pela Justiça. Betinho, filiado até pouco tempo no PDT, é um dos que terão que devolver o dinheiro.

SEI NÃO....
Betinho esteve na TV hoje ao meio dia e perguntei a ele sobre política, visto que se desfiliou recentemente do PDT. Disse que voltaria para a política caso vendesse a sua empresa. Perguntei se estava brincando, respondeu que não. Mas acho que estava.

NERVOSISMO
Um clima de tensão marcou a passagem dos representantes das partes na Ric Record hoje. Foi preciso uma rápida engenharia para garantir que o empresário e Ari Germer, presidente do Sindicato, falassem, mas no final tudo deu certo, com cada parte falando ao vivo cerca de seis minutos cada. Nos bastidores os dois lados trocaram acusações muito mais pesadas que as que foram ao ar.

UÉ?
O onipresente assessor sindical Ricardo Freitas reclamou, depois da entrevista, que não houve debate dos números da planinha de custos das empresas e disse que isso deveria ser uma obrigação dos veículos de comunicação. Mas na hora que ia se discutir este assunto na reunião do final da tarde no MPF, ele pediu para a equipe da Ric Record se retirar. Não deu para entender.

GERAL

BRAÇOS CRUZADOS...PASSAGEIROS NA MÃO
Milhares de trabalhadores foram surpreendidos antes mesmo do raiar do dia com mais uma greve de motoristas e cobradores, trabalhadores também. Sem aviso prévio, sem comunicado oficial e sem a observação de disponibilizar pelo menos 30 % da frota, que é o que diz a Lei de Greve para serviços considerados essenciais. O sindicato diz que carros de som e panfletos anunciaram a possível paralisação, mas é desculpa.

BRAÇOS CRUZADOS...PASSAGEIROS NA MÃO
A categoria se aproveita que há um sentimento popular contrário ao aumento de 12,5% na tarifa dos ônibus, marcada para o dia 17. Reclama que a pelo menos cinco meses os empresários não dão posição sobre pontos da pauta salarial do ano passado. Algumas, a meu ver, bastante razoáveis, como a criação de banheiros privativos nos terminais e a permissão para o uso de rádio nos veículos. Mas mais uma vez age errado, com todo o respeito que me merece. Não pode deixar as pessoas na mão.

SÓ UM LADO
Ricardo Freitas, assessor sindical, dispara contra o Seterb: “É um agente público que atende apenas os interesses privados e não a coletividade”. Também tem razão.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

POLÍTICA

MUDANÇA NO SETERB
O PMDB mostra-se mesmo disposto a ocupar os espaços na administração de JPK e sobrou para a jornalista Krislei Oeschler, que até hoje respondia pela assessoria de imprensa do Seterb. Ela foi comunicada que seu cargo seria entregue ao colega Tarciso de Souza, que trabalhou até pouco tempo na comunicação do Governo do Estado em Florianópolis, com passagem anterior pela SDR de Blumenau.

PARTIDARIZAÇÃO
Nada contra o amigo Tarciso, pelo contrário. Começando a carreira, já demonstrou que tem tudo para ser um grande profissional, assim como é a Krislei. Mas a troca já é uma demonstração da falta de comando na Secretaria de Comunicação, pois deveria haver uma linguagem unificada de assessoria de imprensa e não para atender interesses partidários. Tarcisio também deve dar assessoria a outras secretarias do PMDB – Regularização Fundiária e Fundação Cultural – sendo mais um assessor do partido do que da administração. É pedir para não dar certo.

COMEÇO QUENTE
Tarciso de Souza terá duas buchas pela frente logo de início. O aumento da tarifa do transporte coletivo, marcada para a semana que vem, e a ameaça de nova greve de motoristas e cobradores. Além disto terá que dar muitas explicações caso o Seterb decida mesmo cobrar mais de quem não tiver o cartão Siga. Sobre isso, a minha posição é uma só: se ele é tão bom e viável, que se cobre menos de quem utilizá-lo.

FINALMENTE
De qualquer forma, desejo boa sorte ao Tarcísio.

POLÍTICA

PENSANDO GRANDE
O deputado federal João Pizzolatti (PP) mira uma das vagas para o senado em 2010 e já se articula para fazer frente ao casal Amin. Uma das ações dele será a disputa para a presidência do diretório estadual dos progressistas, ainda sem data definida. A preferência dele é por uma aliança com o PT, que trabalha para lançar a senadora Ideli Salvatti ao Governo do Estado.

"TÔ" FORA
Ainda sobre o PP, um comentário de Ivan Naatz, que diz ter recebido um convite para filiar-se ao partido. "Como vou entrar nesta briga?", questiona, destacando a divergência interna dos progressistas de Blumenau. De um lado Édson Brunsfeld, Luiz Ayr e Célio Dias e de outro Pizzolatti, Duwe e o vereador Marçal. As divergências sobreviveram a última eleição municipal, mas talvez não resistam a novo embate em 2010.

POLÍTICA

TROCA DE COMANDO
Napoleão Bernardes assume a presidência do PSDB de Blumenau pelos próximos 30 dias. O jovem vereador ocupará o lugar de Valdair Mathias, que pediu licença para se inteirar da sua nova função na secretaria de Desenvolvimento Econômico.

OTIMISMO
Hoje ouvi uma entrevista do novo secretário e ele está confiante que a crise econômica mundial não atingirá Blumenau. Tomara, apesar de que muitos empresários, principalmente os grandes, estarem com as barbas de molho.

POLÍTICA

ANTES TARDE DO QUE NUNCA
A informação é do advogado e ex-candidato a prefeito Ivan Naatz (PV). Vereadores da Legislatura de 2000-2004 terão que devolver o dinheiro do reajuste de salário auto-concedido a eles quando Deusdith de Souza presidia a casa. Segundo Naatz o processo já foi devolvido pelo Tribunal de Justiça e não cabe mais recurso. Com isto 20 vereadores daquele período terão que devolver o que receberam a mais e uma parte do dinheiro, que estava sendo depositado em juízo, será devolvido aos cofres públicos. Ainda de acordo com o advogado, apenas Vanderlei de Oliveira (PT) não precisaria devolver os valores, pois se recusou a receber o aumento. A estimativa é que os demais devam devolver R$ 60 mil cada um.

SEM SABER
Perguntei sobre o assunto ao atual presidente da Câmara, Jens Mantau (PSDB), que era vereador no período. Disse desconhecer o assunto e prometeu consultar seu advogado e retornar para este blogueiro até amanhã.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

POLÍTICA

RUIM
Achei apelativo o anúncio da Prefeitura para incentivar o pagamento antecipado do IPTU. “Reconstruir Blumenau está em suas mãos” é o lema, conclamando o contribuinte de Blumenau a “fazer sua parte”.

SEM PERFIL
A indefinição do prefeito João Paulo para a escolha do secretário de Comunicação mostra que ele quer alguém que trafegue nos diferentes níveis da mídia de Blumenau, não somente entre os jornalistas. Se fosse assim já teria decidido pelo colega Jaime Avendano, diretor de Imprensa, que também atuou como assessor da campanha vitoriosa. Os nomes citados anteriormente – Nélson Santiago, Clóvis Reis e Daniel Bublitz – se enquadram no perfil preferido de JPK, mas para nenhum dos listados o cargo de secretário compensa.

AGILIDADE
Entendo a linha de pensamento do prefeito, mas ele terá que definir uma alternativa rapidamente. O pior que um interino é um interino que não é do ramo, como o chefe de gabinete Cássio de Quadros, escolhido para acumular as pastas provisoriamente.

MELHOR
Independente do nome é importante que o escolhido mude a postura adotada nos últimos quatro anos, que foi de conversa “por cima” e tentar intimidar profissionais. Ela não combina com os bons colegas que lá trabalham.


POLÍTICA

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO
O vereador Napoleão Bernardes (PSDB) apresentou Projeto de Lei para garantir mais segurança nas agências bancárias de Blumenau, cobrando dos bancos a presença de pelo menos um segurança na área dos caixas eletrônicos. Boa idéia, mas proponho um “plus” na proposta do parlamentar. Ampliar a idéia para as lotéricas, que hoje disponibilizam vários serviços bancários. E têm seus funcionários e clientes expostos aos ladrões.

OPOSIÇÃO FIRMADA
O vereador Vanderlei de Oliveira (PT) disparou mail criticando a criação dos 24 novos cargos comissionados, lembrando que a bancada do PT foi contrária a esta parte da proposta da reforma administrativa do Executivo. Está lá “Quem escreveu que administraria a cidade com 140 cargos comissionados, com a metade deles sendo servidores de carreira, agora vai nomear os 297 que conseguiram aprovar.”

SAINDO DO MURO
Alguns leitores no blog cobram uma posição minha sobre o assunto. Digo que a reativação da estrutura da Vila Germânica, novamente desmembrada da Secretaria de Turismo, assim como os novos cargos comissionados criados contrariam o discurso de campanha do então candidato João Paulo. E a tragédia provocada pela chuva de novembro não pode servir de alegação.

BOBAGEM AO QUADRADO
Fábio Fiedler, do Democratas, resume a mais boba polêmica que acompanhei nos últimos tempos. A das cadeiras dos petistas na Câmara: “A ideologia de um partido deve estar simbolizada nos atos dos seus representantes. A trajetória de um político não está escrita nas cadeiras, está na lembrança dos eleitores. Nosso trabalho é lembrado pelas atitudes. O povo recorda dos pronunciamentos a seu favor, das providências que buscamos para os seus problemas e não do local onde estamos sentados.”

MEA CULPA
Concordo com o Fábio, mas tenho que dizer que esta polêmica só tomou esta dimensão por conta da imprensa, depois que jornalistas do Santa perceberam o fato diferente e registraram em imagem e texto. A sua reverberação pelo jornal
fez o caso tomar uma dimensão maior que tem e deixou todos os envolvidos em uma saia-justa.

domingo, fevereiro 08, 2009

CONSUMIDOR

DICA NA REDE
Se tem um cara que está fazendo um trabalho bem legal no seu blog é Márcio Volkmann ( http://novablumenau.blogspot.com). A última dele é um serviço de consultas de preços de supermercado, onde ele se propõe a fazer uma pesquisa nos principais estabelecimentos da cidade. Passe lá e economize um troco.

POLÍTICA

VOLTA AO TRABALHO
Depois de 15 dias corridos de férias, sem nenhum contato com o blog, volto a escrever neste domingo. E preciso dizer que retorno chateado, pois algumas pessoas aproveitaram a ausência para trocar insultos pesados na seção de comentários. São pessoas de caráter duvidoso e medrosas, que se escondem no anonimato. Babacas, para resumir.

POR CIMA
O espaço é aberto e democrático e foi criado de forma absolutamente natural pelos próprios leitores. Não concordo com muita coisa que é escrita lá, mas sempre respeitei, mesmo quando as críticas são pesadas. Vamos manter o nível, por favor.

CHANCE PERDIDA
Sem as informações, resta a análise do principal fato político do período, que foi a nomeação do primeiro escalão da Prefeitura, anunciada na semana que passou. O discurso de JPK durante a campanha, de privilegiar o conhecimento técnico para as nomeações, valeu apenas para o DEM e para sua cota particular. Na negociação com o PMDB, PSDB e o PP, " valeu o velho toma lá dá cá”. O prefeito deixou para os partidos as indicações e preferiu não interferir, perdendo uma boa oportunidade de mostrar que é um político diferenciado.

PMDB
Como se explica então a nomeação de Álvaro Pinheiro para a secretaria de Regularização Fundiária e de Marlene Schilindwein para a Fundação Cultural? Nesses dois casos valeu mais a opinião da cúpula do PMDB local, que prioriza dar visibilidade a potenciais candidatos. Os dois escolhidos não conhecem a área que irão atuar, ao contrário dos antecessores, Neusa Felizetti e Ivo Hadlich.

PP
A mesma lógica funciona para o PP, caso se confirmem as indicações de Ailton Dias ( corrigindo: Ailton Souza)e Célio Dias para a URB e Faema, respectivamente. Sinceramente alguém acha que essas pessoas são os melhores nomes para esses cargos?

PSDB
Já para agradar a cúpula do PSDB, João Paulo montou uma verdadeira engenharia para garantir uma vaga ao presidente municipal da sigla, Valdair Mathias. Desmembrou novamente a Vila Germânica da Secretaria de Turismo e entregou a última para José Eduardo Bahls de Almeida, deixando livre o caminho para o presidente dos tucanos de Blumenau assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico, antes ocupada por Bahls de Almeida.

COMIGO
Vamos lá: Valdair Mathias é melhor nome que Bahls de Almeida para o Desenvolvimento Econômico? E Almeida tem mais credenciais para assumir o Turismo que Norberto Mette? Minha resposta para as duas perguntas é não. O “arranjo político” falou mais alto, infelizmente.

BOA
Se João Paulo foi refém dos partidos aliados na divisão do bolo do primeiro escalão, ele privilegiou o critério técnico na escolha do nome para comandar a secretaria onde teve mais dificuldade no primeiro mandato, a Saúde. Marcelo Lanzarin mostrou caráter, conhecimento e um certo amor pelo trabalho na primeira gestão de JPK, não se escondendo nos momentos mais difíceis. Se não tiver receio em peitar os colegas médicos, Lanzarin tem tudo para desenvolver um bom trabalho. Tomara.