sexta-feira, outubro 10, 2008

TÊXTEIS

ALVO ERRADO
A mobilização dos trabalhadores têxteis, que completa cinco dias parando parcialmente três empresas, tem descarregado na imprensa de Blumenau sua ira contra o sindicato patronal. Tem hostilizado alguns profissionais do meio, acusando-os de fazer o jogo do sindicato patronal. É uma visão caolha. Aos poucos o movimento, que até agora não ganhou a simpatia da população, se enfraquece. Culpa deles mesmo.

SEM PULSO
Diz a lenda que o sindicato dos têxteis de Blumenau é o que menos tem dado linha nos últimos dois dias. Até o pessoal dos bancários estaria mandando mais no movimento. E olha que o que não falta são dirigentes no Sintrafite. Todos bem remunerados, diga-se de passagem.

IMPRENSA E POLÍTICA

LIVRE EXPRESSÃO
Recebi hoje do blog Impacto sobre uma ação que a Coligação Faz Blumenau Mais Forte teria tentado contra o citado. Por considerar leviano, principalmente pelo período eleitoral, não dei ênfase ao assunto. Mas agora reproduzo o e mail com a decisão da Justiça;

A coligação 'Faz Blumenau mais forte' e João Paulo Kleinübing ajuizou ação cautelar de busca e apreensão contra Jornal Impacto Santa Catarina, alegando que em 2 de outubro de 2008 o periódico representado publicou artigo intitulado "denúncia de remessa de grana ao exterior envolve o prefeito João Paulo Kleinübing" e postulou, liminarmente, a busca e apreensão do material escrito, bem como a suspensão da veiculação da matéria na internet. "No que se refere ao pedido liminar, há que se ressaltar que os direitos constitucionais da livre manifestação do pensamento e da liberdade de informação e comunicação, previstos nos artigos 5º, incisos IV e IX, e 220 da Constituição Federal, não podem ser suprimidos sob qualquer forma", afirmou, em sua decisão, o juiz Osmar Mohr, da 88ª Zona Eleitoral de Blumenau. Vale ressaltar que em nenhum momento a matéria afirma que o prefeito João Kleinübing remeteu dinheiro ao exterior. Muito pelo contrário, ainda publicou nota de sua assessoria de imprensa negando o fato.

RESPONSABILIDADE
É óbvio que defendo em qualquer instância a Liberdade de Imprensa, pois acho que ela é um dos pilares de uma sociedade democrática. Mas que tem jornalista e pseudo jornalista que deveria ser penalizado pelo que escreve ou fala, a isto precisaria. Sob o manto do direito de expressão muitos extrapolam seus limites.

ESPECULANDO EM DIA DE CHUVA

DEPOIS DA OKTOBERFEST
O prefeito reeleito João Paulo Kleinübing só deve tratar da transição de governo a partir de novembro, fala o presidente do Democratas Nélson Santiago. Mas é lógico que o novo mapa político do governo já começa a ser delineado na cabeça de JPK e será bem mais difícil montá-lo agora.

PASSADO
Vale lembrar que na eleição passada foi preciso acomodar apenas o PP e partidos menores. O PSDB até entrou, com Marcelo Greuel e Norberto Mette, mas eles não representavam oficialmente os tucanos naquele momento. Antes da eleição de 2006 foi aberto espaço para o PMDB, criando a correlação de poder de hoje e que deve nortear as conversas de agora também.

A LISTA
Fiz uma relação da filiação dos secretários que faziam parte da administração até pouco antes da campanha começar (em alguns casos pouco antes, respeitando o prazo de desincompatibilização para aqueles que foram candidato). O DEM lidera a lista, mas tem um “porém”. Pelo menos dois deles se filiaram ao partido durante o mandato.

DEMOCRATAS
Mário Hildebrandt - Assistência Social
Nélson Santiago - Chefia de Gabinete
Walfredo Balistieri - Planejamento
Cássio Quadros - Procuradoria
Fabricia Zucco - Comunicação
Horácio Rebelo - Fazenda

PP
Luiz Ayr - Samae
Luiz Carlos Klitzke - Obras
Mário Santos - URB
Elizabete Ternes Pereira - Saúde
Jorge Muller - Faema
Mário Zindars - Distrito Vila Itoupava

INDEPENDENTES
Marcel Hugo – Orçamento e Gestão
José Bahls de Almeida - Desenvolvimento Econômico
Fernando Lenzi - Administração

PSDB
Maurici Nascimento – Educação
Elson Campos – Fundação Municipal Desportos
Norberto Mette - Turismo

PMDB
Ivo Hadlich - Cultura
Rudolf Clebsch - Seterb
Neusa Felizetti - Regularização Fundiária

PSL
João Beltrame – Ação Comunitária

PTB
Braz Roncáglio – Distrito Garcia

MEIO CHUTE
Com a lista é possível fazer especulações futuras. O PSDB deve ganhar mais espaço, até pela bancada que fez. Sem votos suficientes para se elegerem vereadores, PSL e PTB não devem ter acento no primeiro escalão. O resto é uma incógnita.

DESFALQUE
Um que promete desfalcar os Democratas na próxima gestão é Nélson Santiago. Garantiu para mim que, se depender de sua vontade, não fará parte do novo secretariado. Volta para a iniciativa privada, onde vai tocar sua empresa de consultoria empresarial e o novo bar no Empório Vila Germânica. E cuidar do partido, pois Nélson não parece ser daqueles que se afasta da política.

ESPORTIVAS

PUTZ
E eu que pensei que neste momento pós eleição estaria mais tranquilo, eis que posto um comentário despretencioso sobre o Metropolitano e dois leitores já caíram de pau. Bem feito para mim.

CALMA GENTE
Realmente não é fácil fazer futebol nestas condições. Times que disputam a elite do futebol já andam mal das pernas, imagina quem aspira entrar na quarta divisão? Tem que tirar sim o chapéu para aqueles que batalham para levar o futebol em Blumenau. O que não quer dizer tapar o sol com a peneira.

quinta-feira, outubro 09, 2008

ESPORTIVAS

RUIM
O Metropolitano empatou em um a um com a gloriosa equipe de jogadores semi-profissionais da paradisíaca cidade de Bombinhas. O jogo treino aconteceu na tarde dessa quinta-feira, no Complexo do Sesi, com portões abertos. A equipe de Blumenau se prepara para a Copa Santa Catarina, que começa em novembro. Vale vaga na série D do campeonato brasileiro.

POIS
Com todo respeito, nem sabia que havia time de futebol em Bombinhas, conhecida por inúmeros outros atrativos. É sinal que as coisas não estão fáceis para o Metropolitano.

POLÍTICA

TROCA DE NINHO
Ivan Naatz já fala em deixar o PV para alçar vôos mais altos. O ex-candidato da Coligação Salve Blumenau tem consciência que a legenda e a estrutura pequena do partido não lhe permitem buscar muito mais votos do que fez nas últimas tentativas (duas para prefeito e uma para deputado). Dá entender que tem convite do PMDB, PSDB e PP. Mas disse que não deixará o controle do PV de Blumenau. “Se eu sair ficará meu irmão”. O objetivo declarado de Naatz é buscar um mandato na Assembléia Legislativa.

MAIS CEDO
E por falar no legislativo estadual, Ismael dos Santos (DEM) deixou a casa ontem, um mês antes do previsto. O suplente, que ocupava a vaga do candidato à Prefeitura de Joinville Darci de Mattos, esperava ficar até a definição do pleito na maior cidade catarinense. Mas um impedimento jurídico da licença de Darci fez o prazo encurtar. Ismael deve voltar a cuidar do gabinete do senador Raimundo Colombo aqui no Vale.

FASE RUIM
E nada deu certo para o pedetista Cezar Cim nesta campanha. Primeiro viu sua proposta de apoiar João Paulo Kleinübing ser rejeitada pela estadual do PDT. Depois viu o seu partido ter um resultado pífio na eleição de Blumenau. E para piorar viu seu sonho de voltar a Assembléia Legislativa ir por água abaixo com a derrota de Dagomar Carneiro em Brusque.

QUEM?
E o PT tem candidato a prefeito de Blumenau para 2012?

quarta-feira, outubro 08, 2008

VIOLÊNCIA URBANA

FAROESTE CABOCLO
No meio da tarde desta quarta-feira uma casa de apostas de jogo de bicho que fica na rua Euclides de Castro, uma transversal da rua XV, foi assaltada. A funcionária levou uma coronhada. A polícia militar chegou a casa onde estavam os dois acusados, no bairro Água Verde. Um deles ameaçou sacar uma arma e foi morto pelos policiais.

DÚVIDA
Além da violência, que sempre me impressiona, um outro fato me chama a atençao. O jogo do bicho não é proibido?

NOVA FASE

COM BRINDE
Fora o candidato, ninguém foi mais importante na campanha vitoriosa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte que Nélson Santiago, presidente do DEM de Blumenau. A partir de amanhã o dublê de político/jornalista/marqueteiro/estrategista se mete em nova empreitada. Será empresário. Ele está abrindo um bar no Empório Vila Germânica. Abre junto com a Oktoberfest.

SEM BRINDE
O bar de Nélson Santiago, assim como o Empório, fica entre os pavilhões e o restaurante Park Blumenau. Imagina a felicidade que o Bento Linhares, dono do restaurante, está com essa concorrência. É bom não convidar os dois para um chope juntos.

TORCIDA

SECRETARIADO
Lideranças do PMDB estão torcendo para que João Paulo Kleinübing abra espaço para o PSDB no seu futuro secretariado. É que assim o partido tem chance de assumir mais uma vaga na Câmara de Vereadores, pois os suplentes da coligação PMDB-PSDB são peemedebistas.

MARCO NA SAÚDE
Dos quatro tucanos eleitos, vejo que Marco Antônio Wanrowsky é o que tem maior chance de ocupar um cargo no primeiro escalão de JPK. Na saúde. Se bem que tem gente que defende, e o prefeito eleito estuda a hipótese, que o cargo deva se preenchido por um administrador e não mais por médicos. Os dois titulares da pasta na atual gestão - Newton Motta e Elisabete Terner Pereira - são médicos.

PROGEM
Mas não dá para destacar a possibilidade de Napoleão Bernardes ocupar algum cargo. Pela formação do segundo vereador mais votado, a Progem lhe caíria bem.

25ª OKTOBERFEST

BODAS DE PRATA
Agora pela manhã acontece o lançamento da Oktoberfest, que completa este ano 25 edições. Este é o principal diferencial e por causa dele várias atrações estão sendo prometidas. Os números impressionam. Com orçamento estimado em R$ 3 milhões, vai gerar dois mil empregos diretos. São sete choperias que vão oferecer 25 tipos diferentes da bebida. Segundo o sindicado dos hotéis, a lotação já está esgotada para os três finais de semana. A expectativa é que 750 mil pessoas passem pela Vila Germânica.

HUMMMM
Se há um otimismo da organização da festa, faço duas ponderações que me geram dúvida. Não haverá feriadão durante a 25ª edição da Oktoberfest, pois o dia 12 de outubro, (Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil), cai em um domingo. Vale lembrar que é neste período que vem para cá o maior público. E também a Lei Seca, que pune quem bebe e pega direção. Vai ter gente que pensará duas vezes antes de combinar álcool e direção. E talvez fique em casa.

PARA BEBER MENOS
Por falar em Lei Seca, várias ações estão sendo prometidas. O Seterb desenvolverá uma série de atividades e contará com a parceria do Ministério Público estadual, que trará para Blumenau a Campanha “Direção + Álcool é Crime”. De hoje até sexta algumas blitze educativas serão feitas para conscientizar os motoristas. Os motoristas de táxi, principalmente, e os donos de vans, prometem fazer a festa.

DÚVIDA
Quero ver. Se a Guarda de Trânsito fizer blitze na saída da festa e não no começo, vai faltar bafômetro. Mas isso pode comprometer a festa. O que será que vai acontecer?

terça-feira, outubro 07, 2008

INSEGURANÇA

TERRA DE NINGUÉM
Hoje por volta das 4 horas da manhã a caixa do terminal urbano da Fonte foi assaltada por dois homens. Eles levaram o pouco que tinha - não mais que R$ 10,00 - e acabaram sendo presos em seguida. Mas o fato é que permanece a insegurança para funcionários e usuários e ninguém parece muito interessando em fazer algo. Recentemente duas pessoas foram baleadas no mesmo local e são muitas as reclamações, principalmente nos finais de tarde domingo. Nem o Consórcio Siga que agora administra os terminais, nem o Seterb e nem a Polícia Militar parecem estar preocupados com o problema.

PERGUNTA
Será que com o dinheiro que ganhou no último processo de licitação, o Consórcio Siga não tem condições de colocar câmeras de monitoramento ou aumentar o número de seguranças? Será que o Seterb, que passou a administração dos terminais para o consórcio, não tem condições de fazer uma cobrança mais efetiva?

NOVAS DO LEGISLATIVO

CAMPANHA LIMPA
O vereador Ângelo Roncáglio (PPS), candidato a vice na chapa de Ivan Naatz , apresentou um requerimento interessante hoje na sessão da Câmara. Ele solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral que proíba candidatos de espalharem santinhos nas proximidades dos locais de votação. Segundo Ângelo, o PT espalhou cerca de 50 (!) quilos de material em frente a sua loja. Puxa.

DESCULPA
Já o presidente da casa, José Gaspar Clerici (PMDB), atribuiu a sua não eleição, em entrevista para Ric Record, ao fato de ter mantido o ritmo de trabalho como comandante do Legislativo Municipal. Que trabalho?

LEGISLATIVO

VOLTA AO TRABALHO
A Câmara de Vereadores de Blumenau retomou as atividades hoje à tarde. O plenário se dividia entre sorrisos e semblantes tristes. Eram aqueles que venceram nas urnas e os que ficaram de fora. O mais abatido, sem dúvida, era o presidente da casa, José Gaspar Clerici Gaspar. Dava a eleição como certa.

AUSÊNCIA
Ainda sobre a eleição na Câmara, queria fazer uma observação sobre dois candidatos que para mim prestariam um grande serviço, caso eleitos. Nico Wolff (DEM) e Leo Biitencourt (PPS). Não votei neles, mas gostaria de vê-los lá.

SANGUE JOVEM
O futuro legislativo é melhor que o atual e o anterior, na minha opinião. Deu uma renovada, não apenas em nomes. Jovens como Napoleão Bernardes, Fábio Fiedler e Marcelo Schrubbe prometem liderar as discusões na casa. Só espero que não se submetam cegamente a obedecer ordens do Executivo.

PARA TRÁS
A única coisa que lamento, se bem que já era previsto, foi a eleição de Deusdith de Souza (PP). Ele já foi parar no presídio por conta de denúncias de desvio de dinheiro no Samae, denúncias que partiram do então vereador Décio Lima. Antes de virarem amigos. Deusdith encarna o que há de pior na política. De fora já mantinha feudos na estrutura pública. Dentro então...

SINDICAIS

REFORÇO
Sindicalistas de São Paulo e integrantes do MST reforçam o movimento dos trabalhadores têxteis que paralisaram por enquanto apenas a Cremer de Blumenau. O presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, disse que a mobilização é parcial e que ainda não afeta a produção da empresa. Trabalhadores de outras indústrias podem parar a qualquer momento. A briga é por avanço na proposta salarial apresentada pelo sindicato patronal, 8%. Os trabalhadores querem 15% de reajuste, mas fecham por 10%.

GREVE ANUNCIADA
Outro sindicato que anuncia paralisação é o dos bancários, que no último dia 30 fechou as portas das principais agências de Blumenau. Hoje, a partir das 18h30min, se reúne para decidir se entra em greve ou não já a partir de amanhã. A categoria pede 13,23%, enquanto o patronal parou nos 7,5%. A quarta-feira promete em Blumenau.

LEGISLATIVO

NADA
Ainda pode haver novidades na Câmara de Vereadores de Blumenau. É que Célio Dias (PP), que recebeu 2.900 votos, busca em Brasília reverter as decisões de primeira e segunda instância que o consideraram inelegível. Tanto que ele aparece sem nenhum voto na apuração. Caso Célio Dias consiga a vaga, quem sai é o colega João Marçal.

CONFRATERNIZAÇÃO
Por falar em PP, ontem o partido realizou uma confraternização com todos os vereadores no clube Vasto Verde. Festa das boas comandadas pelo presidente João Pizzolatti, que fez uma fala veemente que o mandato dos eleitos é do partido e não do candidato. Brincou com Célio Dias que já pulou algumas vezes de partido.

DISPUTA INTERNA
A votação de Célio não é suficiente para que o PP ganhe mais uma cadeira, então imagina como deve estar o clima entre os apoiadores dele e do colega Marçal. Um dos dois estará fora. Não deve ser uma situação agradável.

segunda-feira, outubro 06, 2008

PESSOAIS BLOGUEIRAS

SAUDADES
Confesso que já estou com saudades do tiroteio que se transformou a seção de comentários do blog durante a campanha eleitoral. Nunca pensei e muito menos planejei que isso pudesse acontecer, se deu ao natural. Muita gente aproveitou o espaço para discutir política; outros para extravasar seus sentimentos. E alguns para avacalhar mesmo. Respeitei todos, mesmo no momento em que as caneladas foram injustas. Não censurei ninguém, somente aqueles que usaram palavrões.

CURRÍCULO
Tenho vinte anos de jornalismo e sou um apaixonado pela profissão. Quis o destino que ela me direcionasse para televisão, onde trabalho desde 1992. Mas sentia vontade de escrever, como fiz recentemente através da Folha de Blumenau, que por razões profissionais não pude prosseguir. Foi no blog que percebi a possibilidade de exercitar a escrita e análise política, também uma paixão. Foi o que tentei fazer aqui ao longo deste tempo.

CENTRADO
Quem acompanhou com olhos de leitores e não de pessoas com a visão contaminada pela paixão da política partidária eleitoral, percebeu que tentei ser sempre equilibrado. Justo. Jornalista apenas. Se não fiz mais é por que me faltou fôlego. Nem sempre pude falar tudo que sabia e pensava. Afinal, se o blog é um espaço sem censuras, tem um lugar que paga o meu salário e por causa dele devo estar sujeito a algumas normas e responsabilidades. Como a maior parte dos trabalhadores. Mas nunca fui leviano nem irresponsável, muito menos mentiroso. Por paixão ao jornalismo.

PS
O que não quer dizer que não tenha errado, falado algumas bobagens. Sempre por paixão ao jornalismo.

CORRERIA
Assim que o número de acessos começou a aumentar, a minha responsabilidade crescia em dobro. E nem sempre conseguia responder a demanda que eu percebia na instantaneidade dos acessos. Trabalho nove, dez horas diárias, como quase todos. Tenho esposa, filhos, gato, etc. Mas eu dava um jeito de estar aqui. Virei meio que escravo.

VACILO E INCENTIVO
Aliás, em um determinado momento o nível de alguns comentários foi tão baixo que cheguei a pensar em desistir, mas algumas pessoas me tiraram esta bobagem da cabeça. Minha esposa Priscila, minha colega Roberta Koki (que me ajuda com as correções de português do blog) e Ivan Castro. Leitores como Eduardo Deschamps, reitor da Furb, o presidente da Acib, Ricardo Stodieck e o ex-candidato a vereador Jefferson Forest e a esposa Daniela, filha de Décio e Ana Paula. Foram eles que me fizeram superar a disputa rasteira que uma campanha eleitoral se toma em determinados momentos. Isso aconteceu aqui também.

EGO
Fui xingado de ser filhote de JPK, funcionário do Décio e de fazer parte daqueles que querem se manter no poder, ou seja, de boicotar a campanha de Ivan Naatz. Tem algumas postagens que dizem isso. Fui xingado por petistas, democratas e até o pessoal do Ivan. E mesmo assim os acessos não paravam. Tem melhor elogio para jornalista? Obrigado.

CURRÍCULO
Já trabalhei em duas campanhas majoritárias, com PSDB-PMDB e com o PT. Colaborei com amigos que tentaram uma vaga ao legislativo, dois pelo PT e um pelo PSB. Não sou filiado a nenhum partido, apesar de já ter militado no PT, ainda na era pré Lula Presidente. Trabalhei em cinco emissoras de TV e um jornal, além de algumas assessorias. Sou um jornalista. Não imparcial, nem neutro. Mas nunca tendencioso. Foi isso que busquei ser aqui.

CHORO
Essa loucura de acessos e comentários já começou a despencar, normal. Ela foi alavancada pela adrenalina da campanha que subia dia após dia. Já tenho saudades. Estou preparando mudanças no blog, mas preciso de reforço. Quero organizar este espaço com mais notícias, falando também de outras questões, colocar mais fotos e vídeos, promover uma maior interatividade. Mas para isto preciso estofo e é disso que vou atrás a partir de agora.

GRAN FINALE
Continuem comigo. Obrigado.

SEGURANÇA

TROCA NO PRESÍDIO
Caiu o diretor do presídio regional de Blumenau, Rivanildo Petris. Contra ele pesavam denúncias de tortura, facilitação de entrada de telefones celulares e ainda por cima teve a maior fuga da história, há pouco mais de duas semanas. É a quarta troca em apenas um ano e meio. O antecessor também havia saído por denúncias de irregularidades. No lugar de Rivanildo assumiu uma mulher.

CAMPANHA PETISTA

CAMPANHA FRACA
Fiquei de falar e agora vai. A campanha petista errou demais e isso se viu nas urnas. Não que a candidatura de João Paulo não tivesse condições de vencer por conta própria, pelo contrário. Mas o principal adversário ajudou.

AVALIAÇÃO CAOLHA
Não sei de quem é a responsabilidade pelo fracasso da Coligação Blumenau de Todos. Havia uma “avaliação” de que o candidato já era bastante conhecido, graças aos dois mandatos de prefeito e que por isso ele não precisava ir para às ruas pedir votos. Demorou em fazer isso, lembrando que Décio não se licenciou da Câmara dos Deputados para assumir a campanha. Chegou a ser cobrado pelos companheiros de coligação.

POUCA REPRESENTATIVIDADE
Houve falhas na composição política. O PT, que flertou com PMDB e PP, ficou apenas com o PDT, que lhe emprestou um vice que absolutamente não agregou nada. E o que é pior, afastou os corações de parceiros de primeira hora, como foi o caso do PR, de Dalto dos Reis, que foi obrigado a engolir a coligação goela abaixo.

VEREADORES
Com partidos inexpressivos na base, a chapa proporcional era muito fraca. O próprio PT apresentou a pior nominata das últimas quatro eleições, com candidatos de pouco potencial de votos. Esse foi um diferencial importante pró JPK.


DISTÃNCIA
Décio Lima se afastou de Blumenau depois de deixar à Prefeitura. Primeiro quando assumiu o porto de Itajaí e depois, como deputado federal, perdeu a oportunidade de capitanear os pleitos de Blumenau junto ao Governo Federal. A senadora Ideli Salvatti e o deputado federal João Pizzolatti tiveram participação muito mais ativa na busca de recursos do que o ex-prefeito.

ESTRUTURA DEFICIENTE
Sem a máquina pública, a campanha padeceu de recursos e estrutura. Não foi pobre, mas ficou pequena diante do volume do adversário. E aí faltou criatividade e planejamento para fazer diferente.

PLACAS
O que sobrou para o adversário faltou para a coligação Blumenau de Todos: estratégia. Quando a campanha foi liberada e as placas de João Paulo foram espalhadas pela cidade, falaram que placa não significa voto. Significa sim. É provável que uma ou outra pessoa tenha recebido dinheiro para colocar placa em casa, mas a grande maioria fez porque apoiava o candidato-prefeito.

SEM FOCO
E quando a campanha na TV e no rádio começou foi então o que se viu que a estratégia estava equivocada ou sequer existia. Começaram bombando com a proposta de Inclusão Digital, importante, mas de baixo apelo popular. A saúde, que era o calcanhar de Aquiles da administração de JPK, foi atacada somente depois. Outra coisa que pegou mal foram aquelas propostas de mega-obras viárias, ressuscitando até o trem de superfície. Já é o pau da goiaba fazer um viaduto, uma ponte, imagina cerca de 10, como foi apresentado em um determinado momento. Pegou mal.

PARA FINALIZAR
Demoraram a nominar as várias obras feitas por Décio enquanto prefeito e o engessaram no estúdio. Quando perceberam, o adversário já estava na frente e não dava mais para buscar. Sem falar nos ataques com alvo errado, por conta das pesquisas.

VOLTA AO TRABALHO

ROTINA
João Paulo Kleinübing reassume a Prefeitura na tarde desta segunda-feira. E promente ficar no cargo até o final de 2012.

PESQUISAS

NA MOSCA
Vamos às pesquisas, que foram tão criticadas durante a campanha. Antes de mais nada, é importante destacar a boca de urna da Rádio Nereu Ramos, coordenada pelo professor Vilmar Tomio. Para não dizer que acertou em cheio, houve uma diferença menor que três pontos percentuais. Parabéns.

CONFIRMAÇÃO
Já a pesquisa Brasmarket, divulgada pela Ric Record, também apresentou números bastante parecidos com o resultado. A última pesquisa, feita nove dias antes do pleito, foi confirmada depois de conferidas as urnas. A apuração deu a JPK 63,67% dos votos válidos, enquanto o instituto falava que o candidato reeleito estava com 57% dos votos totais. A diferença entre ele e Décio era de 33% segundo a Brasmarket. A diferença, segundo os eleitores, foi de 36%.

ACERTOS E ERROS
Não foram fáceis os dias da pesquisa. Pela paixão e irracionalidade que ela provoca e pela minha posição como coordenador de jornalismo da Ric Record, fiquei em meio a um grande tiroteio aqui no blog. A emissora, que corria o risco de ter a credibilidade arranhada, saiu fortalecida. Quem centrou baterias contra a Ric Record errou o alvo. E perdeu a eleição.

COMPARANDO
E para constar. Quem estava errado? O Brasmarket ou o Mapa? Os números estão aí para a análise.

JOÃO PAULO PREFEITO

CARA DE GERENTE
São muitas as razões que levaram João Paulo Kleinübing a vitória e não sei se conseguirei traduzir todas neste espaço. A primeira é sua administração, com obras de grande visibilidade e uma gestão relativamente serena. Sem nenhuma polêmica que lhe arranhasse, JPK construiu a imagem do administrador. Que é, em última instância, o que as pessoas querem de um prefeito.

LEQUE AMPLO
Construiu um arco de aliança com quatro dos cinco maiores partidos da cidade. Com exceção do PT, DEM, PSDB, PMDB E PP estavam com João Paulo. Não é possível dissociar a eleição do Legislativo com a do Executivo. A coligação vitoriosa na majoritária fez 12, dos 15 vereadores. Pedra cantada desde o início por este blogueiro. A visibilidade das placas não era pouca coisa. Era trabalho, sobretudo, de candidatos à Câmara.

ESTRUTURA
Obviamente quem comanda a Prefeitura tem vantagem por contar com a máquina pública, mas isso nem sempre acontece, vale lembrar a derrota de Édson Adriano. Mas quando bem trabalhada, ela é sim uma arma importante. Foi o caso.

RUMO
Estratégia. A campanha do prefeito reeleito teve começo, meio e fim. Construiu os acordos que permitiram o maior arco de aliança. Quando a campanha começou, saiu na frente espalhando placas pela cidade, mais visíveis e em uma quantidade bem superior que a de qualquer um. Na televisão e no rádio saiu batendo em seu principal adversário ao mesmo tempo em que dizia o que sua gestão tinha feito. Quando os números melhoraram, o discurso suavizou e a imagem do administrador João Paulo foi sendo humanizada. Quando viu que podia ganhar ainda no primeiro turno, os ataques do adversário foram ignorados. Isto é estratégia e das boas.

NÃO É COMIGO
Estratégia é também colocar as coisas para baixo do tapete, como foi feito em alguns casos, como os problemas da saúde.

GRANA
Bom, isso tudo que eu falei acima revelam duas situações que são a essência do sucesso de uma campanha eleitoral. Com quatro partidos fortes na base, sendo que um tem a máquina do Governo do Estado aqui e o outro administra a cidade, está montada a base para uma empreitada de sucesso. Desta relação é que sai o financiamento que gera a estrutura para se pensar as melhores estratégias.

PERDIDOS
Por outro lado houve uma série de erros por parte da campanha do principal adversário, Décio Lima. Também merece um capítulo à parte, que não farei agora.

NÃO SE CRIOU
E outra situação é que deve ser levada em conta é que a candidatura de Ivan Naatz não deslanchou, o que poderia forçar um segundo turno. Apesar da campanha correta e de propostas de bom apelo popular, o candidato da Coligação Salve Blumenau fez 13.664, ou 7,72% dos votos. Faltou carisma para Naatz, mas fez bem seu papel.

DARI
Em um determinado momento, fiquei preocupado que Dari Diehl ficasse atrás de José Ouriques, mas felizmente isso não aconteceu. O candidato do Psol fez 1280 votos, menos de um por cento. Mas ficou a frente de Latinha, com 509. Não merecia nenhum.

domingo, outubro 05, 2008

NOVA CÂMARA

DE VOLTA
Depois da tripla jornada (Ric Record, Record News e Informe Blumenau) volto e me dedicar exclusivamente o blog. E começo pelos vereadores, que deram a João Paulo Kleinübing uma ampla e confortável maioria. Além do DEM, que todos já esperavam, o PSDB foi o grande vitorioso. Elegeu quatro vereadores, enquanto o partido do prefeito fez cinco. Credencia-se assim a ser o segundo partido da base governista, apesar do PMDB ter o vice-prefeito.

SONHO
As estimativas eram que os tucanos fariam um, no máximo dois na coligação com o PMDB. Emplacaram o segundo mais votado, Napoleão Bernardes (6.396), Jean Mantau, Marco Antônio Wanrowsky e Helenice Luchetta. O PMDB, que sonhava com três vereadores apostando que tiraria um do seu parceiro de coligação, elegeu apenas Roberto Tribess. Pesos pesados como atual presidente da Câmara, Jose Gaspar Clerici e Marlene Schlidwein ficar de fora.

FORÇA
Os Democratas, com a nominata mais forte fizeram bonito. Tem o mais votado, Jovino Cardoso (6.465), Fábio Fiedler, Mário Hildebrandt, Marcelo Schrubbe e o ex-petista Antônio Carlos Veneza. Hildebrant e Schrubbe são boas apostas para presidir o legislativo a partir de 2009. Se bem que a vaga pode cair também para o PSDB, agora fortalecido.

CRESCIMENTO
O PP emplacou dois, Deusdith de Souza e o reeleito João José Marçal. O candidato Célio Dias, que tinha tudo para ser eleito, aparece sem nenhum voto, possivelmente devido aos problemas que sua candidatura estava enfrentando nos tribunais.

ENXUGA
E o PT, hein? Elegeu Vanderlei de Oliveira, com uma votação abaixo da esperada (2.741) e o desconhecido, para efeitos de grande público, Vânio Salm, liderança comunitária importante do bairro da Velha. Jefferson Forest, genro de Décio Lima, ficou com a segunda suplência.

SURPRESA
O PDT surpreende duplamente. Primeiro conseguindo legenda para eleger um vereador e segundo emplacando José de Souza, o popular Zeca Bombeiro. Fez quase quinhentos votos a mais que Vanderlei.

ESTREIANTES
Dos quinze, nove se elegem pela primeira vez. Na verdade seis desses já ocuparam o parlamento, como suplentes. Os novatos são Zeca Bombeiros, Vânio Salm e Mário Hildebrandt.

OUT
Figuras como João Beltrame, Marlene Schlidwein, Gaspar, Braz Roncáglio, Isaltino Pedrón e Leoberto Cristelli ficaram de fora da Câmara.

BOLÃO
Vamos ao acerto de contas das apostas prévias. Jovino, Fábio, Schrubbe, Marco Wanrowsky, Deusdith e Vanderlei dei como certos. Napoleão, Mantau, Hildebrandt, Veneza, Beto Tribess e Marçal coloquei nos possíveis. Helenice Luchetta, Zeca Bombeiro e Vânio Salm nem com bola de cristal. Para acertar, só mãe Diná.

VITÓRIA JPK

FIM DE JOGO
João Paulo Kleinübing é prefeito reeleito de Blumenau. Com 98,91% dos votos apurados, ele tem 63,66% dos votos, 111 mil 255. Décio Lima tem 27,61%, 48 mil 258 votos. Ivan Naatz fez 13 mil 480 votos, 7,71%.

OS LADOS

EM CASA
O candidato petista acompanhou apenas os primeiros números da apuração no comitê de campanha, no começo da rua XV. Com a boca de urna da Nereu e os primeiros resultados, Décio Lima se recolheu com a família para sua residência.

CRESCEU
Já a Coligação Faz Blumenau Mais Forte está mudando o endereço de uma provável festa da vitória. Não será mais no CTG Fogo de Chão e sim no Vasto Verde. Lá o espaço é maior.

ENTREVISTA
Caso as coisas continuem assim, JPK estará na Ric Record em instantes, falando comigo para a Record News e Record estadual.

FUTURO DEPUTADO
Eu não ouvi, mas me falaram, que Ivan Naatz já está conformado com o resultado. Pavimentou sua campan ha para 2010.
PARCIAL
A Rádio Nereu Ramos, que está dando um banho de cobertura, acaba de divulgar mais uma parcial, com quase um quarto da apuração. 172 urnas já foram contabilizadas, de um total de 595. Os números são estes:

Dari - 445 votos
Décio - 13.610
Naatz - 4.065
JPK - 33.890
Ouroques - 283

FATURA NO PRIMEIRO TURNO

PESQUISA BOCA DE URNA
As rádios Nereu Ramos e Clube divulgaram agora há pouco a pesquisa de boca de urna para Blumenau. 2.420 pessoas foram ouvidas no trabalho comandado pelo professor Vilmar Tomio. Segue o resultado.

JPK - 61%
Décio Lima 31%
Ivan Naatz 6,4%
Dario - 1%
Ouruiques - 0,4%

ATUALIZANDO

BOCA DE URNA
Já são seis as pessoas detidas por conta dessa atividade ilegal. Dois candidatos a vereador.

ELEIÇÃO EM BLUMENAU

MANHÃ
A votação foi tranqüila pela manhã em Blumenau, apesar da grande movimentação. Cinco pessoas foram detidas acusadas de fazer boca de urna, entre elas o candidato a vereador que se apresenta como Tio Paulo, do PSDB.

DEVER CUMPRIDO
Fora José Ouriques, que vota às 14 horas no Senac, todos os quatro candidatos à Prefeitura de Blumenau votaram nessa manhã.

PORCALHÕES
Fico pensando...Será que tem gente que se deixa influenciar pela enxurrada de santinhos que é espalhada nas proximidades dos locais de votação? Para mim, candidato que deixa fazer isso não merece o voto. Emporcalha a cidade. O Ribeirão da Velha, por exemplo, está cheio de propagandas colocadas nas ruas e levadas pelo vento.