sexta-feira, setembro 05, 2008

ELEITORAIS TELEVISIVAS

NÍVEL ALTO
Os programas eleitorais de hoje foram muito bons, com um diferencial. Foi o melhor que a Coligação Blumenau de Todos fez. Porque explorou dois trunfos. As obras que foram feitas e o candidato discursando.

EFICIENTE
O programa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte foi novamente bom, mas sem novidades. Para não dizer que não teve, trouxe para a tela pela primeira vez em carreira solo o candidato a vice, Rufinus Seibt, explorando o político, mas principalmente o homem do povo. Bateram na mesma tecla: JPK fez mais em quatro do que Décio em oito e não promete o que não vai conseguir fazer.

PROPOSITIVO
Ivan Naatz mais uma vez foi bem, tanto na performance televisiva como na proposta. Deu até uma de repórter. O candidato e sua equipe fazem o tradicional feijão com arroz e estão indo bem. Foram em dois loteamentos da cidade mostrar o problema da falta de regularização fundiária e ele comprometeu-se em resolver o problema. Uma situação real, mostrada de forma real, com uma proposta de solução plausível.

REALIZADOR
Já o programa de Décio Lima mostrou obras na área da saúde que o então prefeito fez, nominando-as. Contabilizou a criação de várias unidades de saúde e de quatro ambulatórios gerais, além da Policlínica e das reformas e investimentos no Hospital Santo Antônio, que o tornaram referência em pediatria.

SENSIBILIDADE FEMININA
A deputada Ana Paula Lima pela primeira vez apareceu no programa do marido e disse que caso ele seja eleito Blumenau terá uma secretaria da mulher. Aliás, o programa foi voltado para elas e ao vivo, junto a uma platéia composta em sua maioria por mulheres, Décio exerceu uma de suas maiores qualidades. Falar e sensibilizar quem ouve. O programa finalmente explorou esta virtude e assim tirou o candidato do modelo engessado que a gravação em estúdio proporciona.

ELEIÇÃO E JORNALISMO

CANDIDATOS NA CLUBE
Evelásio Vieira Neto manda e mail a este blog para anunciar que a rádio Clube de Blumenau fará uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura a partir da próxima semana. De segunda a sexta-feira os candidatos terão uma hora no Programa Hora do Povo para apresentar suas propostas e responderem perguntas do PC e da Kátia Regina. Será sempre às 11 horas.

SINTONIZE 1330 MHz.
Por sorteio a ordem das entrevistas será assim: José Ouriques será o primeiro entrevistado, no dia 8. No dia seguinte, terça-feira (9) é a vez Ivan Naatz encarar as perguntas dos entrevistadores. Na quarta-feira (10), João Paulo apresentará suas idéias aos eleitores. O penúltimo entrevistado, na quinta-feira (11), é Décio Lima. Fechando a série, na sexta-feira (12), participa da entrevista Dari Dielh. Clube de Blumenau pode ser ouvida

CANDIDATOS NAS TVS 1
Nas TVS abertas serão três debates. Dia 18 na TV BV, 28 na Ric Record e 02 de outubro na RBS TV. Puxando a brasa para meu assado, considero o debate da Ric o mais importante, por duas situações. Será em um domingo, às 20h30m, portanto deve contar com uma boa audiência, pelo dia e pelo horário. E como existe uma semana de diferença para o pleito, há tempo hábil para repercuti-lo. Isso é óbvio, no caso de um candidato ter um desempenho muito superior que o outro ou alguém cometer uma grande gafe ou falar uma tremenda bobagem. Ou no caso de uma denúncia bombástica.

CANDIDATOS NAS TVS 2
O da TV BV também vem numa data boa, importante para embalar ou desmotivar candidatos e apoiadores. A RBS promove o seu na quinta-feira anterior à eleição, no ultimo dia oficial da campanha no rádio e na tv. E com pouco mais de 48 horas para o começo da votação. Muito em cima para uma mudança significativa do eleitor.

CANCELAMENTO

PREJUÍZO
A cientista política Lúcia Hipólitto não dará mais palestra em Blumenau. O evento, marcado para quinta-feira, 11, foi cancelado de forma unilateral por Lúcia, segundo release do Sintex, um dos apoiadores. Vários Outdoors foram espalhados pela cidade para falar da palestra.

quinta-feira, setembro 04, 2008

ECONOMIA COOPERATIVADA

ANIVERSÁRIO
A Blucredi comemora oito anos nesta sexta-feira. Conheço de perto a trajetória da cooperativa de crédito dos servidores públicos de Blumenau, pois trabalhei lá em 2003 e desde então sou um cooperado. É realmente uma história de sucesso, que tem várias nuances legais para destacar.

PLUS SOCIAL
Antes de nada, é preciso dizer: a Blucredi é um banco. Oferece todos os serviços que uma agência bancária tradicional disponibiliza, com uma série de vantagens. Pela lógica do cooperativismo você não é visto como cliente e sim como parceiro. Cada um de nós, cooperados, temos a nossa cota capital lá dentro. A nossa poupança. E dispomos de vários serviços bancários, no entanto, sem termos que pagar as exorbitantes taxas que os bancos cobram.

O CARA
Ela foi criada por 55 servidores públicos da Prefeitura e da Furb, a partir da liderança de um visionário. João Baron. Ele idealizou, articulou e buscou parcerias para tornar este sonho realidade. Ex-presidente da Associação dos Servidores da Prefeitura, Baron foi para o outro lado do balcão ser secretário de administração do então prefeito Décio Lima. E arranjou tempo para mobilizar alguns colegas e criar a primeira cooperativa de crédito do Vale do Itajaí. Onde mais se destacou.

CRESCIMENTO
Hoje são mais de 17 mil associados e 21 postos de atendimento que se espalham pelo Vale do Itajaí, Vale do Itapocu e Litoral Centro/Norte Catarinense. O capital é de R$ 15 milhões de reais. Criada para atender servidores públicos e prestadores de serviços para o Poder Público está na expectativa do Banco Central para passar a ser considerada de livre admissão, ou seja, poder ter qualquer pessoa como correntista. Ou melhor, associada.

RELAÇÃO COM O PODER
A história política da Blucredi é muito vinculada ao PT, mas ela tem muito mais do idealismo de um grupo de pessoas, lideradas por Baron, do que um projeto partidário. Mas, verdade seja dita, foi no governo Décio Lima que se criaram às condições para o surgimento da cooperativa, o que não significa que a relação com o ex-prefeito fosse harmoniosa. Como também não foi com o atual governo. Foi graças a uma licitação feita por JPK que as contas salário dos servidores foram tiradas da instituição e transferidas para o HSBC. O dinheiro arrecadado com o banco privado permitiu a construção da nova ala do Santo Antônio.

INDEPENDENTE
O que importa é que, oito anos depois, não importa o prefeito de plantão, a Blucredi sobrevive. Esta é a melhor marca para uma instituição financeira. A da credibilidade.

DE GRAÇA
Fiz este jabá não remunerado por conhecer bem esta história e admirá-la.





ELEITORAIS

TEMPO INTEGRAL
O candidato Décio Lima chega de Brasília hoje à noite, depois de uma estadia de dois dias na capital federal. Será “intimado” a pedir licença para dedicar-se integralmente à campanha em Blumenau, se é que o petista já não está com esta decisão tomada. No domingo ele se reunirá com os presidentes dos sete partidos que formam sua coligação, onde será traçada a estratégia para a reta final de campanha.

NA RUA
Entre as estratégias que deverão ser apresentadas a Décio é a presença dele o maior tempo possível na rua. “Fazer o corpo-a-corpo com o eleitor”, avalia Édson Adriano, presidente do PT de Blumenau. Sem afirmar nada neste sentido, está claro para a coordenação da campanha que é preciso fazer algo para mobilizar a militância e sensibilizar o eleitorado.

FORÇA DO CONCORRENTE
Édson Adriano diz que todos sabiam que a disputa seria dura: “Eles têm a máquina administrativa na mão; pelo menos quatro partidos grandes e tradicionais fazem parte da aliança; tem a maior chapa para vereadores e conta com o apoio do grande empresariado”.

VENTOS
Conversei com uma liderança da cidade, entendido das coisas políticas, mas sem filiação partidária. Ele analisa que há uma “onda” favorável à campanha de JPK. Citou um exemplo: “há pouco mais de um mês o prefeito não podia nem entrar no Beco Araranguá que seria recebido a pedrada. Um conhecido me informou que o candidato esteve lá no final de semana e foi recebido com festa”. O meu interlocutor não vê capacidade de reação por parte da candidatura petista. “Qual é a carta que Décio Lima tem na manga”, pergunta.

RETA FINAL
Campanha disputada é assim. Ela apresenta oscilações, de acordo com os movimentos das candidaturas e um ou outro fator externo. Como a partir de amanhã falta apenas um mês para o pleito, vira uma corrida contra o tempo. Para uns ele vai demorar a passar e para outros o calendário deve voar.

NOTÍCIA BREVE

PESQUISA
A Ric Record, em parceria com a Folha de Blumenau, não divulgará mais a pesquisa Brasmarket neste final de semana, porque atrasou a homologação do registro junto ao TRE. Sairá terça à noite no Ric Notícias e quarta pela manhã na Folha.

quarta-feira, setembro 03, 2008

ELEITORAIS TELEVISIVAS

PESQUISAS = RUMOS
Algumas postagens abaixo, falei da importância da pesquisa eleitoral como ferramenta de “percepção” do momento para os estrategistas das campanhas políticas. Principalmente “as com mais bala na agulha”, como as de João Paulo Kleinübing e Décio Lima. Isso é fato em qualquer campanha profissional, por mais que se tente colocar este assunto na sombra. Os resultados das pesquisas norteiam os caminhos que a campanha deve tomar.

REFLEXOS...
...É no horário político da tv e do rádio que os resultados das pesquisas são percebidos com mais nitidez. Hoje, JPK e Ivan Naatz fizeram bons programas, assim como o próprio Dari Diehl, guardadas as estruturas. O de Décio exagerou na dosagem. Vou me incomodar, mas é isso que penso.

BOM
O programa do candidato Faz Blumenau Mais Forte mais uma vez saiu da ofensiva e usou da criatividade e a boa performance do candidato para passar o recado com eficiência. JPK apareceu novamente nos lugares falando o que já fez e chegou a trocar idéia com um boneco, em mais uma iniciativa criativa, que tem dedo de agência de publicidade. Terminou com um clipe, já utilizado nos programas anteriores, carregado de emoções e muita gente, para dizer que a Blumenau de Kleinübing é também para todos.

CONTRA-PONTO
Na mesma linha da Declaração de Amor a Blumenau, criada pela campanha petista, o clipe do candidato incorpora “ternura” em sua candidatura de realizador. Eficiente, no humilde ponto de vista deste blogueiro.

OS DOIS LADOS
Tem gente que faz a seguinte análise. Kleinübing só fala do que fez e Décio Lima faz promessas. Hoje as duas situações ficaram claras. Acho importante prestar contas do que se fez e mais ainda apresentar propostas e programas de governo. Mas avalio que a candidatura petista exagerou na dosagem.

MENOS
O programa apresentou nove propostas para melhorar o trânsito de Blumenau, todas de enorme complexidade e impacto urbano. Retratadas com uma ótima animação gráfica. Mas,(sempre na opinião deste blogueiro) faltou um ingrediente: confiança. Não consigo acreditar que em apenas quatro anos e com a limitação financeira de qualquer prefeitura, seria possível fazer metade destas propostas. Por mais que se associe a imagem do candidato com o Governo Federal, de onde sairia o caixa para tais iniciativas, passou da conta.

REFORÇO DUVIDOSO
A campanha petista ainda trouxe o depoimento da toda poderosa ministra Dilma Roussef. Lançada “para ver o que vai dar”, Dilma é a preferida do presidente Lula para sucedê-lo. No momento. A estratégia tem uma simbologia política, mas relativa do ponto de vista eleitoral. Só cativará quem é petista e, portanto, tem o voto decidido.

EVOLUÇÃO
O programa de Ivan Naatz foi muito bom, na visão deste blogueiro. O candidato se acertou com a câmera e mandou bem ao anunciar que registrou em cartório sua proposta de criar o passe livre para alunos da rede pública. E ainda disse de onde irá tirar o dinheiro. Da redução dos cargos comissionados e do enxugamento da máquina.

BOM DESEMPENHO
Naatz também posicionou-se junto às bandeiras que lhe renderam holofotes na mídia: ação que pediu a redução no número de vereadores em Blumenau, contra o auto-reajuste concedido pelos vereadores e também contra o último reajuste da tarifa de ônibus na cidade. Foi bem.






ECONOMIA

NOVO PROJETO
O grande amigo e ex-secretário da Fazenda de Blumenau e Itajaí, João Krein, manda convite para a concretização de um grande sonho dele. A inauguração da Juriti Micro-finanças, que acontece no dia 11 de setembro, em São José dos Pinhais, no Paraná. Krein, que implantou o Banco do Povo em Blumenau, diz que trata-se de um projeto com características inovadoras do ponto de vista institucional e estrutural.

MAIS UMA
Segundo Krein, “A idéia é utilizar a experiência acumulada no Brasil nos últimos anos e construir uma proposta com a participação de investidores privados através dos dispositivos jurídicos e modelos institucionais previstos pela legislação brasileira.” Pela competência dele, vai dar certo.

DO OUTRO LADO
João Krein construiu carreira política no movimento estudantil e depois no sindicato dos bancários de Blumenau, onde foi presidente por alguns anos. De bancário para banqueiro. Sem, no entanto, perder as convicções políticas e ideológicas. Até porque a proposta da Juriti Micro-finanças é oferecer crédito para os pequenos e assim, fomentar o desenvolvimento econômico pela base da pirâmide e não somente pelo topo, como fazem as instituições financeiras tradicionais.

ELEITORAIS

PESQUISA NA TELINHA
A Ric Record acertou com o Instituto Brasmarket a realização de pesquisas eleitorais nas cinco cidades onde têm emissora. Florianópolis, Chapecó, Itajaí, Joinville e Blumenau. Duas para cada município. Aqui elas serão divulgadas já nesta sexta-feira à noite e no dia 23 de setembro. O Jornal Folha de Blumenau repercute no sábado. 800 pessoas serão ouvidas.

MISTÉRIO
Há uma expectativa que o grupo RBS divulgue outra pesquisa realizada pelo Instituto Mapa neste final de semana. Conversei com o amigo Edgar Gonçalves, editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, que não confirmou nem desmentiu. Disse “que era um túmulo”, respeitando a orientação da empresa de não divulgar nada sobre pesquisas de forma antecipada.

ALELUIA
Finalmente, aos 43 anos (!), fui abordado em uma pesquisa eleitoral. Uma senhora estava a serviço do Instituto Ideco e me fez algumas perguntas. Se voto em Blumenau, em quem votarei, quem acho que vai ganhar, num eventual segundo turno em quem eu votaria e por fim, qual o bairro que moro. Quanta emoção! A primeira vez a gente nunca esquece.

OPS
Fiquei curioso de saber quem encomendou. Mas vou atrás, prometo.

FERRAMENTA
Sei que o IPAC faz pesquisas internas para a candidatura de Décio Lima. Perguntei para assessoria de imprensa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte e a informação é que eles não contrataram pesquisa devido ao alto custo. Me desculpem, mas não acredito. A experiência e a competência de Nélson Santiago e Chico Malfitani não abririam mão de tão importante instrumento de trabalho. São estes levantamentos, cujos resultados são restritos a pouquíssimas pessoas, que dão o ritmo à campanha.

REPERCUSSÃO
Estas pesquisas programadas pelos veículos de comunicação tem uma dimensão pública e, portanto, são revestidas de muita expectativa. Tem candidato que não deve dormir até a divulgação das mesmas. E outros que não devem dormir depois delas.

ELEIORIAIS

OS CANDIDATOS E O EMPRESARIADO
A Acib, em parceria com as entidades patronais, promove na próxima terça-feira um evento com os candidatos Décio Lima e João Paulo Kleinübing. Eles terão trinta minutos para fazer uso da palavra e depois responderão a perguntas dos presentes. Será no hotel Himmelblau, às 19h30.

SÓ OS DA FRENTE
O critério de seleção dos candidatos, segundo o presidente da associação empresarial Ricardo Stodieck, foi a colocação dos mesmos nas pesquisas. Vai arranjar para a cabeça. Quero ver a posição do Ivan Naatz.

ELEITORAIS

FORÇADO
Uma manifestação chamou a atenção esta manhã na Prefeitura. Crianças com faixas na mão e algumas pessoas reclamando de promessas que teriam sido feitas, como abastecimento de água e coisas do gênero. Junto acompanhava a equipe da produtora contratada para fazer o programa da Coligação Blumenau de Todos. Chegaram antes mesmo dos repórteres dos veículos de comunicação Só coincidência ou armação?

terça-feira, setembro 02, 2008

REFORÇO DE CAMPANHA

ARRASTÃO
O senador Raimundo Colombo, presidente estadual dos Democratas, cumpre agenda em cinco cidades da região nesta quarta-feira: Ascurra, Ibirama, Rio do Sul, Rodeio e Blumenau. Aqui a chegada está prevista para 20 horas, com concentração no trevo do Celeiro do Vale, na BR 470. Depois está marcada reunião no Clube de Caça e Tiro da região.

TRABALHO PESADO
Não é fácil a vida de liderança política, pelo menos neste período eleitoral. A primeira atividade é em Ibirama, 10 horas da manhã. Vindo de Florianópolis, imagina-se uma saída pela menos sete e 30 da manhã da capital. Para uma chegada prevista às 20 horas em Blumenau. Alguém acredita que Raimundo Colombo se libera antes da meia-noite?

(IN)SEGURANÇA PÚBLICA

DO LEITOR
Quero registrar aqui o desabafo do leitor Guilherme, no último final de semana. Demorei para postar por falta de fôlego. Segue um resumo, pelas palavras dele próprio. Depois comento.

“ Vou começar a história do começo para você entender; Hoje é sexta-feira(pelo menos era, agora já são 2:20 da madrugada de sábado). Como todo jovem de 19 anos, minha idade, gosto de sair nas sextas-feiras. Hoje não foi diferente, combinei com meus amigos de irmos jogar sinuca em um bar perto da rua das palmeiras, na rua alwin schrader, e por causa da lei seca decidi nao sair de carro, fui de ônibus. Moro na Escola Agricola, o ultimo onibus para o terminal fonte é 22:45 em dia de semana, então peguei esse ônibus. Como não gosto do terminal Fonte e sua região (não acho seguro), fiz o que sempre fazia quando não tinha carro: parei no ponto de ônibus em frente ao Sagrada Família e fui para a rua XV, onde é iluminado, tem cameras e sempre é "movimentado"(coloco entre aspas considerando o horário). Agora começa meu desgosto... Em frente as Casas Bahia, próximo da rua nereu ramos, um cara atravessou a rua e me abordou dizendo q morava no badenfurt e nao tinha dinheiro pra voltar pra casa, perguntando se eu tinha algo. Como eu só tinha duas notas de 10 reais comigo, disse q nao tinha nada, a mesma desculpa de sempre. Ele agradeceu e começou a ir embora. Dei dois passos e ele me chamou de novo perguntando se eu não tinha celular pra ele ligar pra mãe dele. Eu disse q não tinha e ele falou "e o que é isso no seu bolso?" Então começou a discussão... Eu falei que não iria emprestar e ele comentou que eu não devia desconfiar dos outros daquele jeito porque ofendia as pessoas. Ficamos uns 5 minutos no "vai-não-vai" e quando eu vi q não tinha jeito eu emprestei, ele começou a andar e falou pra eu seguir ele...eu fui! quando chegamos na nereu ramos, em frente aos camelôs(isso ele SUPOSTAMENTE falando com a mãe dele) ele me fala "agora tu pega e segue teu caminho senão leva bala"...eu fui! Eu estava calmo até...ATÉ...decidi ir encontrar meus amigos, pois já estava perto, pra eles me ajudarem. Na rua das palmeiras parei num ponto de táxi e perguntei pro cara que estava lá se não teria um telefone pra eu ligar pro 190, pois tinha sido assaltado e tal ele respondeu que eu não poderia usar nenhum telefone lá...segui meu caminho e encontrei meus amigos, peguei o celular de um deles e liguei pro 190, dei meu nome, as características do cara que me assaltou, o que ele levou e o policial disse que eles fariam uma ronda na região. uns minutos depois ele me liga, meio brabo, perguntando onde eu estava, pois a viatura se encontrava na rua que eu supostamente teria sido assaltado, e eu não estava lá para fazer reconhecimento do cara que eles pegaram. Quando falei que estava em outra rua o policial desligou na minha cara...NA-MINHA-CARA! decidi liguei pra minha família e fui pra casa, eu e meu pai fomos fazer B.O.. Não adiantava mais muito, porém eu sempre ouvi que é bom registrar o B.O. para termos noção do que acontece e não acontece na cidade...Eu e meu pai ficamos 10 minutos na porta da delegacia da nereu ramos, tocando campainha, batendo na porta e ninguém atendeu...voltei pra casa e agora estou escrevendo esse e-mail...
Agora só pra concluir:
Triste por ter perdido toda minha agenda, fotos e videos que eu tinha no celular...
Triste por terem recusado meu pedido para usar um telefone para ligar pro 190(que é de graça)
Triste por não me explicarem o que eu teria que ter feito depois de ligar pro 190(que no caso, teriam q ter me avisado para eu ir para o local do ato, ou eles queriam que eu ficasse lá, sozinho, recém-assaltado, considerando que o cara tinha me mandado ir embora pra não levar bala)
P...da Vida por NINGUÉM ter atendido na delegaciaCom medo de andar por Blumenau, cidade que eu sempre amei e que sempre disse que nada me tiraria daqui... Ano que vem me mudo para outra cidade.”

FICA A PERGUNTA
O que dizer para um jovem desses? Por força da profissão, lido muito com esta questão da segurança pública. Não é a primeira nem segunda vez que sei que os policiais militares são autoritários e que as delegacias fecham as portas em determinados horários, quando não poderiam. E não será a última que constatarei a violência urbana que chega a Blumenau. Se resta um pequeno consolo, posso dizer que em muitos outros lugares do nosso país a situação é ainda pior. Será que serve de consolo? Acho que não. Desculpa Guilherme e boa sorte. Obrigado pela leitura.

RITMO DE FERIADO

JUSTIFICANDO
Hoje passei o dia desplugado, aproveitando o que quase nunca acontece, um feriado, comemorativo aos 158 anos de Blumenau. Para quem espera também uma avaliação do programa eleitoral das candidaturas majoritárias, exibido na noite de segunda-feira, ou a participação dos políticos no desfile alusivo a data de hoje, lamento. Não consegui acompanhar nenhum dos dois.

CONTINUANDO
O que não quer dizer que não trago informação neste feriado...

PROGRAMAS PROPORCIONAIS
Estive de olho nos programas dos candidatos a vereador no começo da tarde. Apenas um pediu voto para a candidatura majoritária, fato passível de punição por parte da Justiça Eleitoral, a partir de decisão do TRE na semana passada, conforme anunciado pelo blog ontem. Apenas o candidato do PSB, Wilson Rafael, pediu votos para Décio Lima.

PECULIARIDADES
Três candidatos me chamaram a atenção. Romildo Schiochet, do PcdoB, colocou entre suas credenciais como líder comunitário à instalação de uma agência lotérica no bairro (!). Já Antônio Veneza, do Democratas, afirmou que faltaram seis votos para se eleger em 2004. É verdade. Mas na época era candidato pelo PT.

NAGEL
O Nagel Marinho, também do partido Democratas, falou que cumpriu seus compromissos assumidos com relação a Segurança Pública. Entre eles, a construção de duas delegacias em Blumenau. Alguém se lembra de nova delegacia que o município tenha ajudado a implantar?

SAÚDE PÚBLICA

DESCASO
O repórter Henrique Zanotto deu mais um show de reportagem, ao flagrar um momento de desrespeito ao ser humano e do erro chamado Samu. No sábado acompanhou o drama do pedreiro Reginaldo Santana, que trabalhava em uma construção na Alameda Rio Branco. Morando na obra e com fortes dores na costa precisava ser removido para um hospital. Um colega, aflito, até tentou colocá-lo em uma Variant, mas Reginaldo gritava de dor e não consegui mexer-se. Mas seu calvário estava só começando.

FALTA DE INTERESSE
O colega de obra (perdão, fugiu-me o nome dele), começou os telefonemas para o Samu. Foram mais de quatro e em todos a resposta era a mesma. Não iriam remover, pois consideravam que o caso não era grave. Mais telefonemas disparados para os Bombeiros e para a Central de Ambulância. Os dois indicavam o mesmo caminho. É com o Samu!

ALÔ CONSELHO DE MEDICINA!
Henrique Zanotto registrou estas conversas. Em uma delas o colega de obra de Reginaldo Santana ouviu do médico regulador, por telefone, a receita para o pobre do amigo. “Dá um antiinflamatório e um relaxante muscular, dos fortes”.Não conheço a lei do Conselho de Medicina, mas é possível médico receitar sem ver o paciente? É o fim da picada.

APOSENTADORIA
No final a Central de Ambulância levou Reginaldo, depois de cinco horas de espera, por interferência do repórter da Ric Record. No dia seguinte o diagnóstico. O pedreiro terá que procurar outra profissão, pois os problemas na sua coluna não permitem que ele faça trabalhos pesados.

OMISSOS
Isto aconteceu no sábado à tarde. O Samu é gerenciado pelo Governo do Estado (apesar da maior parte dos recursos serem federais, com alguma participação do município). Pergunta se tinha algum responsável para se pronunciar por esta situação? A coordenadora em Blumenau, Dra. Maria Beatriz, estava aproveitando o feriadão em Florianópolis.
NA BAGAGEM
Coitado do Reginaldo. A família dele mora em São Paulo e é para lá que ele vai voltar assim que tiver condição física. Com uma péssima imagem de nossa cidade.

ERRADO
Dentro dos padrões de teoria da saúde pública, o Samu pode ter sua razão de ser. Mas ele não funciona na prática, pelo menos em Blumenau. Melhorando a frase. Antes, quando os bombeiros atendiam, era melhor. Ponto. Ou seja, o Samu deveria prestar um serviço mais eficiente. E não é isso que acontece.

REALIDADES DISTINTAS
Outra do Zanotto, desta vez no blog dele. (http://clicozanotto.blogspot.com/). Ele escreve sobre as “duas Blumenaus” expostas pela manchete do Jornal de Santa Catarina do último dia 29. Aquela que fala que a cidade tem o número de médicos maior que o estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. Vale a leitura.

segunda-feira, setembro 01, 2008

ELEITORAIS

LHS em Blumenau
O governador Luis Henrique estará amanhã em Blumenau para assistir o desfile em homenagem aos 158 anos da cidade. Será que aproveitará a estadia para gravar algum pronunciamento no programa de João Paulo? Até agora o PMDB e o Governo do Estado ainda não foram lembrados como parceiros da candidatura de Kleinübing, assim como o PP e o PSDB. Já a campanha de Décio ignora solenemente os parceiros, em especial o PDT, que empresta o vice Amauri Cadore à chapa majoritária.

JUSTIÇA E ELEIÇÃO

DIREITOS DE RESPOSTA....
O juiz eleitoral Osmar Mohr deve pronunciar-se amanhã sobre dois pedidos de direito de resposta, um da Coligação Faz Blumenau Mais Forte e outro da Coligação Blumenau de Todos. Um contra o outro. Os advogados de JPK entendem que os petistas mentem na inserção do “Sr. Consciência” quando questionam o número de vagas em creches criadas na atual gestão e os juristas do PT questionam o quadro “A Outra Família”, no episódio da suposta doação de computadores pelo candidato Décio.

...DEVEM SER NEGADOS
Pela posição do procurador eleitoral as duas ações fazem parte do jogo. Flávio Duarte diz que ele e o juiz eleitoral trabalham sintonizados em fazer a bola rolar, só parando em caso de falta mais grave. Segundo ele, até o momento foram três os pedidos de direito de resposta protocolados na eleição proporcional, dois pelo PT e um pelo Democratas.

AGORA VALE
Programas que exibam candidatos a vereador pedindo voto para a candidatura majoritária devem perder tempo no horário eleitoral daqui para frente. Na semana passada a Justiça Eleitoral em Blumenau considerou legítimo o pronunciamento dos candidatos proporcionais nesse sentido, ao analisar representação da Coligação Salve Blumenau. Mas em seguida, uma decisão do TRE veio em sentido contrário. Com isto, a partir de agora, a decisão valerá para cá também. O Democratas já entrou com representação contra alguns programas das candidaturas proporcionais da Coligação Blumenau é de Todos. Deve levar.

TRILHA SONORA ELEITORAL

MÚSICAS
Dos três jingles preparados especificamente para a campanha eleitoral, apenas o de Décio Lima foi feito em Blumenau, por um itajaiense, Luiz Vicentini. Já os programas de João Paulo e Ivan Naatz buscaram inspiração fora daqui. A Coligação Faz Blumenau Mais Forte aproveita o conhecimento do marqueteiro Chico Malfitani e buscou no centro do país o compositor e cantor PC Bernardes. O tecladista paranaense Edi Krinke criou a música da Coligação Salve Blumenau, muito bem interpretada por Andréa Gonçalves, uma curitibana radicada em São Paulo.

GERAL
Tentei falar com o Osni Wagner, presidente do Psol de Blumenau, mas não consegui. Tenho quase certeza que o jingle deles é para todas as cidades e não específico para cá.

FALHA TÉCNICA
Recebi e tentei disponibilizar os jingles do Décio e do Naatz no blog, mas não consegui por incapacidade tecnológica. A coordenação da campanha de João Paulo preferiu não mandar a música, pois não quer que ela seja copiada com fins eleitorais. Como não tenho nenhuma, recomendo aos interessados procurarem nos respectivos sites. Mas mando as letras.

João Paulo

A cidade tá bonita, tá bem cuidada
Trabalho bem feito, não tem lugar igual
João Paulo Kleinubing fala pouco, faz direito
É o melhor prefeito com jeito de Blumenau.

25 é João Paulo porque eu quero mais
João Paulo é Blumenau indo em frente e não pra trás
25 é João Paulo porque eu quero mais
João Paulo é Blumenau indo em frente e não pra trás

Esse é honesto, competente, é trabalhador
Cuida da gente da cidade com amor
Não vou jogar fora o que a gente conquistou
Quero ir pro futuro, pro passado eu não vou

25 é João Paulo porque eu quero mais
João Paulo é Blumenau indo em frente e não pra trás
25 é João Paulo porque eu quero mais
João Paulo é Blumenau indo em frente e não pra trás
25 é João Paulo porque eu quero mais
João Paulo é Blumenau indo em frente e não pra trás

Décio Lima

Décio Lima
Quem faz o futuro somos todos nós
Abrindo novos caminhos, ouvindo nossa voz
Pra quem traz no sorriso o brilho da esperança, e acredita que somos muito mais.....
Chegou a vez mais uma vez da nossa estrela brilhar, número 13 é pra vocês vem pra conquistar...
Numa canção a voz do povo é a voz do coração...ié....ié....ié
Decio Lima prefeito é o povo de novo, Decio Lima prefeito é Blumenau de todos.....
A gente tem que estar com quem sempre cumpre o que diz...
Decio Lima é Blumenau mais feliz....número 13.
Decio Lima prefeito é o povo de novo, Decio Lima prefeito é Blumenau de todos.....
A gente tem que estar com quem sempre cumpre o que diz...
Decio Lima é Blumenau mais feliz....número 13.
Decio Lima prefeito é o povo de novo, Decio Lima prefeito é Blumenau de todos.....
A gente tem que estar com quem sempre cumpre o que diz...
Decio Lima é Blumenau mais feliz....número 13.
Decio Lima prefeito é o povo de novo, Decio Lima prefeito é Blumenau de todos.....
A gente tem que estar com quem sempre cumpre o que diz...
Decio Lima é Blumenau mais feliz....
Decio Lima é Blumenau mais feliz...

Ivan Naatz

Quero ver minha cidade prosperando a cada dia,
quero ver em cada rosto, cada lar, cada família,
a certeza , que a vida vai melhorar!

Os bons tempos da mudança já semeiam a esperança,
prá esse povo que trabalha, que não pára e que não cansa,
de querer ver... sua cidade melhor!

A gente quer mudança, a gente quer bem mais,
a gente quer crescimento, chega de andar prá trás,
prá uma Blumenau melhor... com Ivan que a gente vai...

Blumenau quer mudança,
a gente quer crescer, a gente quer prosperar,

Blumenau quer mudança...
com Ivan e Ângelo, a gente chega lá!
A gente chega lá!
A gente chega lá!

ELEIÇÕES, BLOG E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

DEVAGAR GENTE
Tenho procurado manter a isenção possível neste blog, por conta do processo eleitoral e do rigor da legislação. Porém alguns leitores simpatizantes de uma ou outra candidatura trocam caneladas no espaço destinado aos comentários. Por enquanto está civilizado e espero que permaneça assim, até para que o blog não venha a ter problema com a Justiça Eleitoral. Mas peço a todos, que independente das paixões políticas, mantenham a postura. A casa agradece.

ELEITORAIS

PLACAS DE ALUGUEL
R$ 150,00 por semana, R$ 600,00 por mês. Este é o preço que estaria sendo pago no loteamento Cohab, no Fidélis, para colocação de placas de candidatos. Um amigo meu e ex-morador do local esteve lá no sábado reencontrando amigos, que falaram sobre a situação. Fica feio para os candidatos e pior ainda os moradores. Perde a democracia.