sábado, junho 28, 2008

PLANTÃO ELEITORAL

DADA A LARGADA
A homologação da chapa João Paulo Kleinübing e Rufinus Seibt no final da tarde deste sábado marca o ponta-pé inicial da campanha eleitoral em Blumenau. A aliança mantém todos os partidos da base do governo JPK, sem o PDT. A convenção, preparada para render boas imagens para os primeiros programas de tv da propaganda eleitoral, foi bastante prestigiada.

PESO POLÍTICO
As duas principais lideranças do Democratas, o senador Raimundo Colombo e o ex-senador Jorge Bornhausen estavam lá, assim como o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobbus. Do lado do PMDB, Renato Vianna (que discursou), Paulo França e César Botelho estavam no palanque. Dalírio Beber representou o PSDB. A deputada Odete de Jesus, do PRB, também deu o ar da graça.

VAZIO
Duas ausências foram sentidas. O deputado federal João Pizzolatti (PP) e o ex-prefeito Dalto dos Reis (PR). Pizzolatti me garantiu, quando anunciou a participação dos progressistas na aliança, que estaria presente. Um assessor diz que ele teve que ir de emergência para Pomerode, aparar arestas eleitorais de lá. O vice-prefeito Édson Brunsfeld também esteve presente, mas saiu antes do final.

FOI MAL
Já Dalto dos Reis, ninguém viu, ninguém sabe. Uma colega jornalista (que não revelo o nome porque não pedi autorização para ela) disse-me que o ex-prefeito não gostou nada nada de saber que a campanha de JPK mandou release anunciando o apoio dele e do PR.

VIRA CASACA
Uma presença ilustre foi a do vereador do PDT Leoberto Cristelli. Independente de seu partido estar na chapa de vice de Décio Lima, Cristelli hipotecou apoio a João Paulo.

RECONHECIMENTO
Os discursos que mais entusiasmaram foram os do presidente estadual do DEM, senador Raimundo Colombo, do candidato a vice, Rufinus Seibt, e do candidato à reeleição, João Paulo Kleinübing. Colombo destacou a engenharia política que resultou na aliança de nove partidos: “é a mais ampla aliança política de Santa Catarina”, enfatizou, dando parabéns a todas lideranças que viabilizaram a parceria. Como não poderia deixar de ser elogiou as qualidades de JPK, enaltecendo a capacidade política do prefeito candidato.

CRENÇA
Rufinus começou o discurso agradecendo inicialmente ao PP e lembrou seu vínculo pessoal com o PMDB. Estava tão entusiasmado que falou em vitória no primeiro turno.

RECONHECIMENTO 2
Já o candidato a reeleição dedicou uma parte para valorizar o seu vice atual, Édson Brunsfeld, que não estava mais presente. “Foi seu espírito público que viabilizou esta coligação”, referindo-se ao progressista.

NEM SEI QUEM É
Não sei se foi estratégia ou coincidência, nenhum discurso citou o principal oponente, Décio Lima, ou fez referência a polarização da disputa com o PT.

AGUARDE
Depois tem mais...esperem.

PLANTÃO ELEITORAL

TUDO NO MESMO LUGAR
O PP anunciou oficialmente, às 14 horas deste sábado, que irá apoiar o projeto de reeleição do prefeito João Paulo Kleinübing. Daqui a pouco, às 17 horas, o deputado federal João Pizzolatti e as principais lideranças do partido participam da convenção que vai homologar a chapa JPK e Rufinus Seibt, que reúne até agora o DEM-PMDB-PSDB-PSL-PTB-PRB-PSC e agora o PP. Dos partidos considerados representativos, a base de apoio do prefeito sofreu uma única baixa, o PDT.

PLANTÃO
Estarei acompanhando, na medida do possível, as principais convenções e vou buscar manter o blog o mais atualizado possível nestas próximas 48 horas.

OPS...
Me esqueci de botar na coligação acima descrita o glorioso PRP. Antes que seus "milhares" de filiados e apoiadores reclamem pelo esquecimento, retifico.

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
E o ex-prefeito Dalto dos Reis (PR), vai estar na convenção ou não? Esta é a grande dúvida da eleição agora. A presença dele foi anunciada pelo comando da campanha de João Paulo. Décio Lima (PT) espera que não. Tem se esforçado neste sentido.

sexta-feira, junho 27, 2008

ELEITORAIS

NA TRICHEIRA E SEM DESISTIR
Se o comando do PDT acha que vai ter vida fácil na convenção marcada para domingo, pode tirar o cavalinho da chuva. O grupo liderado pelo professor Valdecir Mengarda ainda não engoliu a escolha de Amauri Cadore como o vice na chapa de Décio Lima e quer melar a definição articulada pelas lideranças locais e pelo comando estadual do partido. Promete trazer o deputado estadual Sargento Soares e promover um grande debate sobre o projeto político que PDT quer ter pela frente.

ELEITORAIS

ELOGIO E CANELADA
O presidente municipal do PT, Édson Adriano, fez uma defesa veemente de Dalto dos Reis, lamentando a possibilidade de perder o apoio do ex-prefeito. Lembra que Décio e Ana Paula Lima nutrem um grande carinho por Dalto e dispara: “Ele tem uma reserva política moral muito grande, que não combina com um possível apoio a este grupo político”, referindo-se a aliança em torno de JPK.

DOS COLEGAS

TROCA TROCA
O diretor de Imprensa da Secretaria de Comunicação, Jaime Avendano, será um dos jornalistas da campanha de JPK. Em seu lugar na Prefeitura assume Fabrício Wolff.

ELEITORAIS

CORPO A CORPO
O Prefeito Décio Lima vai usar a noite da sexta-feira para tentar reverter o estrago causado pelo processo de escolha do seu parceiro de chapa, que resultou no nome de Amauri Cadore(PDT). De uma tacada só perdeu o apoio do PR e PPS, além do PV e PP que tanto cobiçava.

OS ENCONTROS
Na agenda deste começo de final de semana decisivo, estão encontros com representantes do PP, PSB e PR, ou melhor, Dalto dos Reis. A expectativa é evitar que Dalto compareça a convenção conjunta do DEM-PMDB-PSDB e mais outros partidos neste sábado. O evento está marcado para às 17 horas, na Expofair. O senador Raimundo Colombo anunciou presença.

ELEITORAIS

ERRATA
O Tribunal de Contas da União publicou hoje uma retificação em seu portal, dizendo que o nome do ex-prefeito Décio Lima foi colocado de forma equivocada na lista de administradores que apresentaram contas irregulares e podem ser impedidos de concorrer na eleição.

A FONTE
A notícias está lá no www.tcu.gov.br. O link na página principal é “nota de esclarecimento”. Décio Lima passou o dia cobrando do TCU uma retificação, baseado em sua absolvição pela Justiça Federal em maio último.

TCE
O Tribunal de Contas do Estado também divulga lista dos 236 gestores públicos que tiveram seus nomes encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral, por apresentarem irregularidades na prestação de contas. De Blumenau, apenas o ex-presidente da Câmara, Célio Dias, ex-chefe de gabinete do vice-prefeito Édson Brunsfeld e pré-candidato a vereador, e Stênio Jacobs, diretor do hospital Santo Antônio, da URB e secretário de obras na gestão de Décio Lima.

REAJUSTE VEREADORES

RECUO
Como anunciado aqui em primeira mão ontem, os sete vereadores que votaram pelo reajuste de 59,8% no próprio salário se arrependeram e foram pedir ao prefeito João Paulo que vetasse o projeto aprovado por eles próprio. O discurso dos “arrependidos” foi de “hombridade”, vergonha na cara e grandeza política. Tá bom! Fazem a “c...” e querem sair bem na foto.

VETO
Ouvindo os vereadores de sua base e não o berreiro da população, o prefeito JPK anunciou que o reajuste está vetado. Queriam demais, ficaram sem nada. O salário da próxima legislatura permanece o mesmo de hoje.

POSIÇÃO DÚBIA
Fico impressionado com a falta de senso de oportunidade por parte do prefeito João Paulo em alguns casos. Primeiro ficou em cima do muro no caso do aumento e mesmo com o recuo dos vereadores, ele não se manifestou claramente contrário ao reajuste. Perdeu uma grande chance de se posicionar em defesa dos interesses da comunidade.

ELEITORAIS

TERCEIRA VIA
Ivan Naatz pré-candidato a prefeito pelo PV, tendo como companheiro de chapa Ângelo Roncáglio (PPS). O anúncio foi feito agora à tarde e a homologação deve acontecer neste sábado, quando os dois partidos realizam convenção conjunta. A eleição em Blumenau encaminha-se, agora sim, para segundo turno.

TROCANDO DE LADO
O PR, partido do ex-prefeito Dalto dos Reis, resolveu embarcar de mala e cuia na candidatura de João Paulo Kleinübing. Até semana passada, o nome de Dalto era considerado um dos mais cotados para ser vice na chapa de Décio Lima. O rompimento com o petista se deu após o anúncio que o vice na chapa do deputado federal seria Amauri Cadore, do PDT.

A PROPÓSITO
O comunicado veio através da assessoria ligada a JPK e foi confirmada pelo presidente municipal do Democratas, Nélson Santiago. Para variar, não consegui falar com o ex-prefeito Dalto do Reis.

SEM SABER
No começo da tarde nem o comando da candidatura petista, nem o gabinete da Deputada Ana Paula Lima tinham esta informação. É importante a posição da deputada, pois Dalto dos Reis é funcionário dela na Assembléia Legislativa. Ficamos no aguardo.

quinta-feira, junho 26, 2008

BATALHA ELEITORAL

TIROTEIO
Chegou ao meu conhecimento, por volta das 18 horas desta quinta-feira, a informação que o nome do deputado federal Décio Lima estaria na lista dos três mil administradores públicos que devem explicação ao Tribunal de Contas da União. Ela veio por intermédio de pessoa ligada ao Democratas. Nem consegui ler direito a notícia e aprofundar-me sobre o tema, recebo outro e-mail, desta vez da assessoria do pré-candidato petista, falando que Décio teve o nome colocado de forma errada na tal lista. Rapidez no gatilho de ambos os lados. Vamos aos fatos:

UM LADO
Foi destaque no noticiário nacional. Tribunal de Contas da União divulga lista de três mil gestores públicos que podem a ter problemas para candidatar-se nesta eleição caso não justifiquem gastos considerados irregulares pelo órgão fiscalizador. O prazo é 5 de julho. Na lista, aparece o nome do então prefeito Décio Lima. O site é o http://www.tcu.gov.br/

OUTRO LADO
No release mandado pela assessoria do petista é lembrado que o ex-prefeito foi absolvido em maio deste ano pela 17ª Vara da Justiça Federal, em Brasília. A decisão da juíza Cristiane Pederzolli deveria fazer com que o nome de Décio fosse retirado da lista do TCU imediatamente, na interpretação do advogado Ronei Danielli.

FOGO CRUZADO
Não vai ser fácil a vida de blogueiro nesta eleição. Olha que a campanha propriamente dita nem começou e a munição já é de morteiro para cima. A polarização entre dois candidatos pode encaminhar a decisão para um turno apenas e a “peleia” promete. Estarei aqui para relatar os fatos.

MAIS ALÉM
Como sou curioso, fui olhar quem mais estava na lista dos catarinenses do TCU. Reconheci três nomes: Antônio Diomário Queiroz, ex-Reitor da UFSC; Antônio Edmundo Pacheco, presidente da Fecomércio; e Fernando Vianna, então administrador do Hospital Santo Antônio, durante a gestão de Décio Lima.

ELEITORAIS

DE OLHO
A coligação de JPK está de olho no espólio deixado pelo PT depois da escolha de Amauri Cadore (PDT) para ser vice de Décio Lima. O presidente do DEM e coordenador da campanha de João Paulo, Nélson Santiago, confirma que está conversando com o PSB, PPS e PR. “Existe uma expectativa positiva que possamos atrair estes partidos para a nossa aliança”, diz Santiago.

PP TAMBÉM
O presidente do DEM diz que as conversas com o PP estão sendo tratadas diretamente pelo prefeito e pelo vice, Édson Brunsfeld. A expectativa, depois da escolha do PT, é contar também com os progressistas na chapa.

SEGURANÇA

DROGAS
Os dados são do Comen, Conselho Municipal de Entorpecentes, e assustam muito. Cerca de 20 mil pessoas, quase sete por cento da população, são usuárias de drogas em Blumenau. Hoje o órgão lançou uma cartilha para distribuir em escolas da cidade.

PRESÍDIO
Não anda fácil a vida no presídio regional de Blumenau. São denúncias de favorecimento, facilitação de fugas e torturas. Pelo menos três administradores caíram no último ano. De ontem para hoje três detentos escaparam, na cara dura. Um foi recapturado no meio da tarde em Gaspar.

IMPUNIDADE
Você sabe de alguém que tenha sido punido efetivamente depois das inúmeras denúncias de irregularidades constatadas no presídio? Eu não conheço.

REAJUSTE VEREADORES

REUNIÃO
Amanhã todos os sete vereadores da bancada governista que votaram pelo reajuste de 59,9% do próprio salário estarão reunidos com o prefeito João Paulo Kleinübing. O objetivo é pedir que JPK vete o projeto aprovado por eles mesmos. A informação é do presidente da Câmara, José Gaspar Clerici(PMDB), que se absteve da votação.

GANÂNCIA
O presidente do Legislativo explicou que caso o prefeito realmente vete o projeto, os vereadores ficam sem nenhum reajuste, nem os 28% propostos inicialmente pelo próprio vereador “Gaspar”. “Os vereadores foram com muita sede ao pote”, avalia o peemedebista, se isentando de qualquer responsabilidade na aprovação do índice de 59,8%.

ANTES TARDE
Gaspar reconhece que os parlamentares erraram em aprovar os quase 60% de aumento. Mas justifica que errar faz parte do ser humano e pelo menos o erro foi reconhecido.

PERDEU O BONDE
O prefeito JPK perdeu uma grande chance de ganhar a simpatia da população ao não se manifestar claramente sobre o reajuste. Deveria ter saído na frente e se posicionado. Ao ficar no muro, deixa o bônus para o PMDB, que primeiro anunciou o recuo de seus vereadores.

REAJUSTE DOS VEREADORES

RECUO
O PMDB sentiu a reação popular contra o aumento de 59,8% auto concedido pelos vereadores de Blumenau e anunciou no final da manhã que os seus dois vereadores vão pedir para o prefeito João Paulo kleinübing vetar o projeto aprovado de forma escamoteado na última terça-feira à noite.

FOI MAL
Rufinus Seibt votou pela aprovação do projeto e o presidente da Câmara, José Luis Gaspar Clerici, não precisou votar. Por falar no presidente, às vezes a correção automática do computador nos prega peça e o sobrenome do Gaspar saiu Clarice, no lugar de Clerici.

IGUAL PARA TODOS
Só para constar. Parabéns pelo recuo, mas estaremos atentos. Certamente um novo índice de reajuste será definido e quero ver de quanto ele será. Continuo defendendo que seja o mesmo concedido para os servidores públicos municipais este ano, na casa dos 6%.

quarta-feira, junho 25, 2008

ELEITORAIS

MAIS PRÓXIMOS
Não consegui confirmar a informação, mas um passarinho me contou que o deputado federal João Pizzolatti reúne-se amanhã com o prefeito João Paulo Kleinübing. Depois de se ver fora da chapa majoritária do PT, o PP deve ficar no mesmo lugar.

PONTOS (CONSIDERADOS) FORTES
A escolha de Cadore como vice de Décio vai ao encontro de algumas avaliações feitas pelo comando da campanha petista. Estimam que a saúde é o ponto fraco da administração de Kleinübing e que um médico cai bem no imaginário do eleitor. Além disto, avaliam que Cadore entra em um outro perfil do eleitorado, mais abastado.

ELEITORAIS

CURTO E GROSSO
“Não concordamos com o processo de escolha, pois era um jogo de cartas marcadas.” Assim o ex-prefeito Dalto dos Reis justificou a ausência do PR na reunião de ontem à noite no hotel Himmelblau, que definiu o nome de Amauri Cadore (PDT) como pré-candidato a vice na chapa de Décio Lima (PT).

NOVO RUMO
Segundo Dalto, o Partido da República vai decidir até a data limite, 30 de junho, o que fazer. Hoje ele reúne-se com a Executiva Municipal e amanhã com os pré-candidatos a vereador. Sobre os rumos, diz que não há posição. Só é definitivo no que diz respeito ao apoio ao PT. O ex-prefeito garante que o PR está fora da coligação.

FORA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
Sobre sua lotação no gabinete da deputada estadual Ana Paula Lima (PT), Dalto dos Reis afirma:”Ou peço demissão, ou ela me desliga. Para evitar constrangimento, irei pedir o desligamento.”

ESPORTIVAS

INFLAÇÃO
O Metropolitano (e o novo BEC se vingar!) vai desembolsar R$ 7,5 mil para jogos noturnos no Sesi e R$ 5,5 mil para jogos de dia. Ano passado foi R$ 3,3 mil e R$ 2,9 mil respectivamente. Parece o aumento dos nossos vereadores, lá nas estrelas. A informação, em primeira mão, vem de Emerson Luis.

REAJUSTE DOS VEREADORES

O CHATO
O repórter Henrique Zanotto, da Ric Record, perguntou exatas cinco vezes a posição do prefeito João Paulo sobre o escandaloso aumento dos vereadores. Em todas, JPK disse que o Legislativo tem autonomia e é ele que deve prestar contas à sociedade. Foi esta resposta dada também quando perguntado se vai sancionar ou não a lei.

BASE ALIADA
Todos os sete votos dados pela aprovação do "pequeno" aumento vieram da base do prefeito. DEM, PMDB e PP e PTB. Dos aliados, apenas o PSDB se recusou a fazer parte desta triste página do nosso Legislativo.

OBS.
O chato a que me referi acima é o competente Henrique Zanotto. Só para não deixar dúvidas.

FALTA DE TRANSPARÊNCIA
Na segunda-feira, a Assessoria de Imprensa da Câmara mandou release aos órgãos de imprensa falando da marcação das três reuniões extraordinárias. Está lá que seria para discutir a emenda que altera o número de vereadores na cidade e outros (sic). Nada foi falado do aumento de salário, mas já era esperado. Logo depois da sessão de ontem, que aprovou o reajuste de quase 60% para os nobres parlamentares, a mesma Assessoria manda dizer que as sessões extraordinárias marcadas para hoje e quinta-feira foram canceladas.

MEDO DO POVO
Além da falta de senso comum, equilíbrio e transparência, faltou coragem aos nossos vereadores. Atenção eleitores: lembrem-se quem são aqueles que votaram por um aumento de 59.8% no próprio salário. Com exceção de Rufinus Seibt, que concorrerá a vice-prefeito, todos são candidatos à reeleição. Publico novamente o nome deles:

Braz Roncáglio – PTB
João José Marçal – PP
Jovino Cardoso Neto – DEM
Leoberto Cristelli – PDT
Marcelo Schrubbe – DEM
Nagel Marinho – DEM
Rufinus Seibt – PMDB

REAJUSTE VEREADORES

VERGONHA
Os nossos vereadores fizeram feio ao aprovar, para eles, um reajuste salarial de quase 60%. Perderam a chance de ter grandeza política e compreensão da situação que a maioria dos trabalhadores vive, em especial os servidores públicos municipais, cujo aumento de menos de 6% foi aprovado pelos próprios parlamentares.

NA CALADA DA NOITE
A decisão saiu na noite de ontem, por uma margem pequena, sete votos contra seis, com a abstenção do presidente da Casa, José Luis Gaspar Clerici. Foi durante uma reunião extraordinária, sem a transmissão da TV Legislativa. Com o aumento os vereadores passam a ganhar R$ 7,3 mil.

ESCONDIDOS
Durante todo o dia, a informação da votação foi escamoteada pelos vereadores. À noite, sem as câmeras de televisão, votaram o aumento indecente. Lamentável.

DE OLHO NA ELEIÇÃO
A eleição está aí, com exceção de três, todos os vereadores são candidatos à reeleição. Confira como cada um votou e avalie se ele merece contar com sua confiança.

FAVORÁVEIS AO AUMENTO
Braz Roncáglio – PTB
João José Marçal – PP
Jovino Cardoso Neto – DEM
Leoberto Cristelli – PDT
Marcelo Schrubbe – DEM
Nagel Marinho – DEM
Rufinus Seibt – PMDB

CONTRÁRIOS AO AUMENTO
Ângelo Roncáglio – PPS
Isaltino Pedron – PT
Jeans Mantau – PSDB
Marco Antônio Wanrowsky – PSDB
Maria Emília de Souza – PT
Vanderlei de Oliveira – PT

O presidente da Câmara, José Gaspar Clerici, não precisou votar.

ESPERANÇA
Ainda há uma chance. O prefeito João Paulo Kleinübing pode vetar o projeto. Alguém acredita?

terça-feira, junho 24, 2008

ELEITORAIS DO FRONT

TEASER
O médico Amauri Cadore foi oficializado na noite desta terça-feira, 24, como o pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Décio Lima. Cirurgião, filiado ao PDT desde 1990, foi vereador e três vezes secretário municipal, em diferentes pastas. Turismo, na gestão de Victor Sasse e de Saúde e Captação de Recursos na administração do petista.

CIRCO ELEITORAL
Estive na reunião realizada no hotel Himmeblau para decidir o nome do candidato a vice-prefeito na chapa de Décio. Dos 13 partidos (sem contar o PT) do arco de aliança projetado pelo comando da candidatura petista, oito mandaram representantes. PDT, PcdoB, PPS, PSB, PTN, PTdoB, PTC e PSDC. Não apareceu ninguém do PP, PV e PR. O PMN e o PRB já haviam bandeado para a campanha de JPK logo depois da formação desta “frente” de partidos.

ANTES DA TROPA DE CHOQUE
Posso dividir o encontro em duas partes. Antes e depois da chegada de José Garcia. Na primeira parte ela se arrastava em um jogo de conchavos (me perdoem a palavra, é no sentido de conversas) até chegar em uma disputa, diria eu, no mínimo esquizofrênica. De um lado o médico Amauri Cadore, pelo PDT, e de outro Claudete Stell, do glorioso PSDC. Alguém imaginou a senhora Stell (com todo respeito que ela merece), como vice de Décio?

DEPOIS DA TROPA
Enquanto discutiam se os oito votos da reunião seriam abertos ou secretos, chega o veteraníssimo Garcia e o presidente municipal do PT, Édson Adriano. A primeira medida de Garcia foi retirar este jornalista da reunião (com toda razão, diga-se de passagem) e enquadrar todo mundo. Em um primeiro momento alguns foram embora, inclusive a candidata a candidata, Claudete Stell. Um a um todos voltaram. Logo se ouviram os aplausos. Amauri Cadore é vice de Décio.

PRÓXIMOS CAPÍTULOS
Pretendo falar mais da reunião, mas permitam-me o cansaço. Amanhã coloco mais bastidores. Seguem as manchetes:
Édson Adriano considerou a ausência do PR de Dalto dos Reis ruim para a candidatura petista, o que pode ser um sintoma de ruptura.
O PP é bem provável que fique onde está, na companhia de JPK, ou saia apenas com candidatos a vereador. Não deve ter candidatura própria.
Parte do PDT, como o vereador Leoberto Cristelli e o professor Valdecir Mengarda, anuncia que fará de tudo para melar a decisão na convenção do partido no domingo.
O PPS está enigmático.
Enfim, o que está decidido está decidido. Mas se tratando em jogo, ele só acaba quando o juiz determina. E olhe lá.

OBRAS EM BLUMENAU

AMIGOS PARA SEMPRE
Agora sim jogando no mesmo time, a SDR de Blumenau liberou hoje pouco mais de R$ 2,3 milhões para a Prefeitura de Blumenau. O dinheiro é para o Programa Asfalta Blumenau e segundo release enviado, vai beneficiar obras nas seguintes ruas: Amazonas, Bernardo Scheidemantel, Hermann Lange, Guilherme Scharf, Jacó Ineichen, Pomerode, Bernardo Reiter, Gustavo Zimmermann, Hermann Kratz. Alem disto as rótulas do Tomio, na Velha, e da Ponte do Salto, serão contempladas.

OBRAS PARA O VALE

EM BRASÍLIA
O presidente da Acib, Ricardo Stodieck, participa de uma audiência com o ministro das Cidades Márcio Fortes e com a senadora Ideli Salvatti (PT), nesta quarta-feira (25), às 10h. Ele vai discutir à licitação do projeto executivo do Anel de Contorno de Gaspar e as obras da Ponte do Vale.

ELEITORAIS

FIO DE BIGODE
O ex-presidente municipal do PDT, Roberto da Luz, espera que a promessa de Décio Lima (PT) ao presidente estadual do PDT, Manoel Dias, seja cumprida na reunião de logo mais no hotel Himmelblau. E o nome do partido é Amauri Cadore, que esteve junto com Manoel Dias e Décio no último domingo.

MAIS TRADIÇÃO
Além da promessa, Roberto da Luz usa o argumento da representatividade para defender que a vaga seja do PDT. “Sem desmerecer os outros, mas nenhum tem o tamanho e a estrutura que nós temos”, diz. Caso o nome do partido não seja confirmado, o ex-presidente afirma que o PDT vai disputar a Prefeitura com Valdecir Mengarda.

FOCO DIFERENTE
O PPS não garantiu presença na reunião e a manifestação das duas principais lideranças é a pior possível quanto ao encontro. O advogado Léo Bittencourt, também pré-candidato à vaga, afirma que não participa deste tipo de processo de escolha, que ele chama de leilão. “A escolha deve representar uma discussão política”, sentencia Bittencourt, afirmando que o PPS só participa da aliança se for para fazer parte de um governo de esquerda. “Dalto dos Reis (PR) e Amauri Cadore (PDT) não representam este projeto”.

TIRANDO DA MANGA
Léo Bittencourt surpreende quando garante que abre mão de sua pré-candidatura se o nome indicado pela “frente” for o de Valdecir Mengarda, do PDT. O que não deve acontecer, pois enquanto o educador sonha com a vaga, o seu partido conspira contra.

DE BINÓCULO
Já o presidente do PPS em Blumenau, vereador Ângelo Roncáglio, disse estar avaliando se irá ao encontro desta noite. “Quero olhar de fora”, afirma, garantindo que ainda há muita “corda para puxar”.

EXPECTATIVA
A noite promete. Ou não...

segunda-feira, junho 23, 2008

ELEITORAIS

SEM RUMO
“A Executiva Estadual do PP aguarda do vice-prefeito Édson Brunsfeld o comunicado oficial que o prefeito (JPK) deu a vaga ao PMDB”. A expressão é do deputado federal João Pizzolatti e mostra o clima de “cordialidade” vivido no partido. Antes conversei com o vice, que me disse que iria numa reunião partidária no começo da noite. “Vou ouvir as bobagens que eles têm para dizer”, referindo-se aos companheiros de partido. Este é o PP, que não sabe para onde vai.

BLEFE
Também presidente da Comissão Municipal provisória, Pizzolatti define dois rumos. O entendimento com o PT ou a candidatura própria. Para quem gosta de blefe, o deputado dá até os nomes para uma hipotética chapa pura progressista: João Pizzolatti e Edson Brunsfeld.

ANIMADA
Promete ser tumultuada a reunião dos 13 partidos que compõe o arco de aliança cobiçado pelo PT, marcada para esta terça. Segundo o critério anunciado pelo coordenador Jair Girardi (PSB), todas siglas podem indicar nomes para vice de Décio e todos os votos terão o mesmo peso. Uma fonte ligada ao PP diz que os progressistas podem indicar Elke Pizzolatti, cujo sobrenome dispensa apresentações.

OBS
Só para constar. Gostaria de ver a cara do núcleo eleitoral da campanha de Décio se a tal “frente” referendasse o nome da esposa de João Pizzolatti. Queria ver explicar para a companheirada.

SONHO DIFÍCIL
Marcelo Greuel ainda resiste no sonho de manter sua candidatura pelo PSB e não autoriza ninguém a colocar o seu nome como vice de Décio. Portanto, está fora do páreo. Greul ainda espera um aceno do comando estadual do partido, ou seja, Djalma Berger. Mas revela que a candidatura do tucano à Prefeitura de São José, dificulta a sua em Blumenau, pois a campanha de Berger tende a concentrar o caixa do partido.

AINDA NÃO
Voltando a reunião desta terça no hotel Himmelblau. Dificilmente ela será a definitiva, como havia se proposto. Se os partidos já estão rachados, imagina 13 partidos? Os nomes de Dalto dos Reis (PR) e Amauri Cadore (PDT) permanecem como os mais cotados e são os que mais agradam a cúpula da campanha. Cadore inclusive teve um encontro no último final de semana com Décio, José Garcia e o presidente estadual do PDT, Manoel Dias.

VALE TUDO
Nenhum dos dois nomes passa por consenso na reunião de amanhã. São apostas de Décio Lima e seu grupo eleitoral, sem nenhuma discussão de construir um projeto político para o futuro. Assim como foi a aliança DEM-PMDB, o que vale é a eleição.

HAVAN

MEIO DEMAIS
A Havan colocou um painel na entrada de Blumenau (na rodovia Jorge Lacerda, próximo ao Sesi) dizendo que sua nova loja é o maior ponto turístico da cidade. Está certo que o empreendimento é importante, mas não precisa ser megalomaníaco.

ELEITORAIS

DIA D
Tanto petistas como representantes de alguns partidos que compõem o arco de aliança pretendido pelo PT dizem que amanhã, 24, será o dia D para a escolha do companheiro de chapa de Décio Lima. Representantes de 13 partidos estarão reunidos no Hotel Himmelblau a partir de 19 horas e prometem a fumaça branca para depois do encontro.

PESOS IGUAIS
O coordenador do encontro, Jair Girardi (PSB), diz que irá tentar o consenso, mas acha difícil. Sendo assim, a escolha será no voto. Independente do potencial eleitoral e do número de filiados, todos os partidos terão o mesmo peso. Os nomes mais cotados são de Dalto dos Reis (PR) e Amauri Cadore (PDT).

ISENÇÃO (?)
José Garcia, o mais experiente dos petistas de Blumenau, garante que nem o PT nem Décio vão interferir na escolha, mas é difícil acreditar. Acho ainda que se ela realmente for anunciada nesta terça-feira, o jogo já havia sido definido antes. Não acredito em uma possibilidade de escolha, com ou sem consenso, para esta terça-feira sem que haja um dedo do candidato Décio Lima.

PELAS COSTAS
É complicado este PDT. Enquanto anuncia a candidatura a prefeito com Valdecir Mengarda, negocia nos bastidores para emplacar o médico Amauri Cadore como vice de Décio. Segundo eu soube, o presidente estadual dos trabalhistas, Manoel Dias, trabalha nesta direção e ao mesmo tempo estimula candidatura própria.

OPERAÇÃO INFLUENZA

NA FRENTE
Está na coluna Mercado Aberto da edição de hoje do Jornal de Santa Catarina. A Agrenco do Brasil, empresa que está epicentro do escândalo desvendado pela Operação Influenza na última sexta-feira e que levou várias pessoas conhecidas à cadeia foi a maior doadora para a campanha de deputado federal de Décio Lima. Quase R$ 170 mil.

O QUE É
A Operação Influenza prendeu mais de 20 pessoas envolvidas com acusações como formação de quadrilha, evasão de divisa, lavagem de dinheiro e desvio de verba pública. O núcleo funcionava a partir do Porto de Itajaí, de onde Décio deixou o comando para ser candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados. Quem o substituiu foi Wilson Rebello, considerado um dos chefes do esquema.

APROFUNDANDO
A mesma notícia pode ser conferida em mais detalhes no http://opiniaodoneuronio.zip.net/