sexta-feira, janeiro 23, 2009

POLÍTICA

MESMO NINHO
A informação vem de um fonte confiável, que disse que me presentearia com a informação para que eu entrasse de férias dando a notícia em primeira mão. Já está definido o nome do novo procurador jurídico da Câmara e ele é do PSDB, partido do presidente Jens Mantau. É o advogado e atual diretor da Secretaria de Turismo, José Carlos Oecshler. Oechsler, que comandava o Parque Vila Germânica, foi posto na geladeira no final do mandato de JPK por causa de problemas administrativos ocorridos durante sua gestão.

POLÍTICA

RECESSO PRAIANO
Entro em férias a partir deste dia 24 e pretendo gozá-la no sentido literal da palavra. Portanto estarei desplugado até pelo menos o dia três de fevereiro, com a possibilidade de estender até o dia nove, dependendo do fôlego financeiro.

DE FORA
Entre as tantas as coisas que perderei neste período é a composição do novo secretariado de JPK, prometido por ele para dia 31 de janeiro, por coincidência data do meu aniversário. Por isso especulo os nomes, com base em algumas conversas, análises e o famoso chutômetro.

PMDB
O presidente do PMDB manifesta sempre sua preferência por candidatos a vereador para ocuparem os espaços destinados ao partido pelo prefeito. Cesar Botelho diz que é preciso valorizar quem tem voto se a legenda quiser crescer. Mas sabe do bom desempenho dos companheiros que ocupam cargos no primeiro escalão hoje: Ivo Hadlich (FCB), Rudolf Clebsch (Seterb) e Neusa Pasta Felizetti (Regularização Fundiária). Os dois últimos foram extremamente leais a JPK durante as eleições e no momento da tragédia da chuva e vai pesar na decisão do prefeito. Será difícil mexer neles, apesar de Botelho querer valorizar os suplentes Marlene Schlindwein e Álvaro Pinheiro.

TUCANOS
Já o PSDB tem como certa a manutenção de Norberto Mette no Turismo e deve substituir Élson Campos por Sérgio Galdino na FMD. A presença do médico Maurici Nascimento na Educação está condicionada ao interesse dele. Parte do partido tentou forçar a barra para emplacar Sylvio Zimmermann Neto na Fundação Cultural, o que gerou constrangimentos com o parceiro PMDB. Mas ele tem chance de emplacar em outro lugar ou mesmo na FCB. Os tucanos sonham ainda com uma autarquia.

PP
O PP tem o anunciado secretário de Governo e Articulação Política Édson Bunsfeld e fará de tudo para encaixar Célio Dias em uma vaga. A permanência de Jorge Muller na Faema e Klitzke na secretaria de Obras depende da vontade deles. A continuidade de Luiz Ayr a frente do Samae é uma incógnita e depende do estado de saúde dele.

DEM
Já o Democratas se divide entre os filiados tradicionais e os que são a cota do prefeito. Desses estão certos, salvo surpresas, Fernando Lenzi (Administração), Walfredo Balistieri (Planejamento), Marcel Hugo (Orçamento e Gestão) e Cássio Quadros (Gabinete). Mário Hildebrandt, também ligado a João Paulo, está confirmado na Semascri. Horácio Rebello, que representa o grupo mais antigo, deve permanecer também e há uma grande expectativa se Nélson Santiago vai manter o "não" ao companheiro JPK. Caso mude de idéia escolhe a vaga, mas é cotado para a Comunicação.

DÚVIDAS GRANDES
A Secretaria de Saúde, calcanhar de Aquiles da primeira administração, tem tudo para contar com um dos dois diretores atuais, Marcelo Lanzarin ou Marcelo Schaeffer. Pesa contra eles o fato da não filiação partidária. Outra dúvida grande está na permanência de José Eduardo Bahls de Almeida na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os tucanos sonham com a pasta.

TÉCNICOS
Dois que têm tudo para subir ao primeiro escalão são Éder Marchi e Evandro Schuller. Ou na própria Secretaria de Obras, onde são diretores, ou na nova secretaria de Serviços Urbanos. Merecem.

ECONOMIA

EU NÃO
Depois das 210 demissões da Altona, o sindicato das indústrias têxteis se apressou em mandar release dizendo que o setor “está livre da onda de demissões em massa”. Já Cacídio Girardi . diretor presidente da empresa metalúrgica disse que espera em breve poder recontratar os demitidos. Que bonzinho!

SEGURANÇA

EM TEMPO
Não consegui postar ontem, quando aconteceu o fato, mas não posso deixar passar em branco a pronta ação do Departamento de Assuntos Penitenciários no caso dos quatro quilos de maconha encontrados no sótão da cozinha do presídio. Duas pessoas foram presas, entre elas um agente prisional. O outro é um jovem de classe média alta, que há quase dois anos foi preso como traficante de ecstassy. O rapaz era o encarregado de distribuir a droga para os outros detentos.

ENFIM
Depois de muitas perguntas sem resposta ao que acontece lá dentro, pelo menos uma foi dada.

POLÍTICA

DO RAMO
O vereador Fábio Fiedler (DEM) contará em seu gabinete com a ajuda da jornalista Sabini da Silva, que tem a tarefa de mediar o fluxo de informação entre o parlamentar e à imprensa. Não sei dos demais vereadores, mas foi o primeiro que anunciou a contratação de um profissional específico para esta função.

POLÍTICA

FUTURO
Lideranças do PDT se reúnem na próxima segunda-feira na Câmara de Vereadores. Vão discutir os rumos do partido. A informação é do presidente da comissão municipal provisória, Benjamim Coelho. Desta reunião deve sair inclusive a linha de atuação do único vereador pedetista, Zeca Bombeiro.

NA OPOSIÇÃO
Se depender de Benjamim Coelho o partido será oposição ao governo de JPK. Espontaneamente o advogado se posicionou contra os 24 novos cargos de comissão que foram anunciados na imprensa; “Um absurdo, nada justifica”, foram os termos usados pelo advogado para se referir ao assunto, sem ser perguntado por este blogueiro.

PELA ESQUERDA
Coelho diz que quer ser candidato a deputado estadual e promete trabalhar para formar uma aliança envolvendo PDT, PT e PcdoB. Mas lembra que é um homem de partido e caso na reunião de segunda-feira se decidir por outra posição, ele acatará.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

POLÍTICA

PRESIDENTE
Graças a sua experiência como prefeito reeleito e como Blumenau é a cidade pólo para centralizar as ações de reconstrução da região, João Paulo Kleinubing foi escolhido como presidente da AMMVI, Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí.

GERAL

UFA!
Nessa quinta-feira tirei um peso das costas por conta de uma situação que me deixava em uma saia justa por não ter como responder a seguinte pergunta: qual a situação das casas da campanha organizada pelo Instituto Ressoar? Depois de cerca de 40 dias de indefinição sobre a destinação dos recursos arrecadados durante a campanha do braço social da Rede Record, os quase R$ 10 milhões foram repassados ao Governo do Estado na tarde de hoje, em uma cerimônia concorrida, com várias autoridades presentes, entre elas o governador Luiz Henrique da Silveira.

O COMEÇO
O dinheiro dará para construir 630 casas de 36 metros quadrados cada, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. 300 delas são de madeira tratada e 330 de alvenaria. Serão beneficiadas famílias de 24 cidades catarinenses. Blumenau receberá cem delas. Segundo a entusiasmada presidente da COHAB, Maria Darci Beck, “é a primeira verba efetiva destinada para a construção de casas aos atingidos pela chuva de novembro.”

PASSANDO A BOLA
Cabe agora aos municípios a aquisição dos terrenos para que as casas comecem a ser erguidas. Em Blumenau o prefeito João Paulo volta a falar no mapeamento das áreas que interessam e anunciar que em breve elas deverão ser adquiridas.

EXPECTATIVA X REALIDADE
Nesta quinta-feira fez dois meses do começo da tragédia provocada pela chuva em Blumenau. Foi o dia da primeira explosão do gasoduto e da morte da pequena Luana, de três anos, na região da Rua Araranguá, onde estive naquele fatídico momento. A mobilização da Rede Record começou uma semana depois e só agora, passados cerca de 50 dias, é possível perceber a concretização do fato anunciado. Assim foi com várias ações anunciadas pelas “autoridades”, em suas diferentes esferas. Mas infelizmente as coisas não andam na velocidade que se precisa e esperamos. No Poder Público é bem pior.

POLÍTICA

MAL ESTAR
A informação vazada à imprensa, atribuída a uma fonte do PSDB, sobre a suposta confirmação do nome de Sylvio Zimmermann Neto para assumir a Fundação Cultural não agradou ao PMDB, que hoje comanda a pasta com Ivo Hadlich. “Acho uma deselegância”, resume Cesar Botelho, presidente municipal do PMDB.

PENSANDO NA FRENTE
Botelho coloca panos quentes no assunto em nome da consolidação do novo bloco parlamentar da Câmara, PSDB-PMDB, que garantiu inclusive sua nomeação para a direção geral do Legislativo. Dele não saiu, mas tive informação que houve uma reunião de emergência entre caciques dos dois partidos para afinarem o discurso e assim evitarem que especulações desse tipo estremeçam uma relação que, espera-se duradoura.

ECONOMIA

INSENSIBILIDADE SOCIAL
O sempre bem informado Pancho, em sua coluna Mercado Aberto, do JSC, publicou hoje a notícia que a Altona demitiu 210 funcionários, por conta da crise mundial. Não havia um pacto dos empresários blumenauenses para manutenção dos empregos por causa da tragédia?

SÓ DISCURSO

Para lembrar, a Altona é a empresa que foi dirigida durante anos por Alcantaro Corrêa, presidente da Fiesc. O empresário normalmente faz discursos veementes contra o Poder Público, em especial o Governo Federal. E agora, falará o que?

quarta-feira, janeiro 21, 2009

POLÍTICA

LIDERANÇAS
Na sessão de hoje da Câmara ficaram definidas as lideranças de bancadas: Napoleão Bernardes (bloco PSDB + PMDB); Antônio Veneza (DEM); Deusdith Souza (PP); Vanderlei de Oliveira (PT); e o líder dele mesmo, Zeca Bombeiro (PDT). Marcelo Schrubbe (DEM) foi confirmado como líder do Governo.

POLÍTICA

EMBOLOU
Ficou para a segunda-feira a decisão sobre o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. Na sessão extraordinária de hoje nem Jovino Cardoso (DEM) , nem Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), abriram mão da vontade de disputar a vaga. O prazo até semana que vem foi pedido pelo presidente da casa, Jens Mantau (PSDB), alegando que encaminharia à Procuradoria do Legislativo um pedido de orientação de como proceder para fazer a escolha neste caso. Na verdade, tenta-se ganhar tempo para convencer um dos dois a desistir da disputa e assim evitar o primeiro racha na base governista.

AS RAZÕES DE CADA UM
O PSDB, respaldado por sua boa votação na última eleição, deixa para o Governo e para o Democratas o ônus de convencer Jovino Cardoso a desistir. Já Jovino tem a seu favor o fato de ser o vereador mais votado. E por isso mesmo se considera no direito de reivindicar espaços, o que tem sido negado até agora por seu partido.

POLÍTICA

DISPUTA PELA CCJ
A primeira sessão da nova Legislatura depois da posse, marcada para a tarde desta quarta-feira, terá também o primeiro embate entre o Democratas e o recém criado bloco parlamentar formado entre PSDB-PMDB. Com cinco votos cada, os dois lados querem a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Câmara.

WANROWSKY X JOVINO
O “bloco” quer Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), enquanto Jovino Cardoso pleiteia a vaga pelo Democratas. Diga-se de passagem, a vontade é muito mais do vereador mais votado da última eleição do que do partido dele. Vale lembrar que até agora Jovino, mesmo com a votação que fez, ficou alijado das três principais vagas do DEM: participação na mesa diretora, liderança do Governo e liderança de bancada. A decisão sairá de uma reunião marcada para ainda antes da sessão, no começo da tarde. Ou não.

terça-feira, janeiro 20, 2009

CHUVA E POLÍTICA

NA CAPITAL FEDERAL
O prefeito João Paulo Kleinübing reúne-se nesta quarta-feira pela manhã com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Ele vai pedir agilidade na liberação de recursos para a manutenção de moradias provisórias para os desabrigados. Ele vai acompanhado do secretário de Assistência Social, Mário Hildebrandt.

PROTESTO
E o "Movimento dos Atingidos pelo Desastre" está lançando uma carta aberta à imprensa criticando ações que estão sendo desenvolvidas em prol da recuperação da cidade, principalmente no que diz respeito a situação das pessoas que vivem em abrigos. O "movimento" fará uma manifestação quinta-feira, às 14 horas, em frente à Prefeitura.

OMISSÃO
Segundo o texto, a mobilização conta com o apoio dos Movimentos Sociais e Fórum dos Trabalhadores, que diga-se de passagem não ouvi falar nada das atividades desenvolvidas por eles durante os primeiros dias da catástrofe.

VIÉS POLÍTICO
Achei a manifestação confusa e ideologizada. É certo que existem muitos problemas e não poderia deixar de ser diferente. A pressão é legítima, mas a politização do processo não. Pelo menos é assim que encaro o "movimento". De qualquer forma reproduzo na íntegra o texto:

MOVIMENTO DOS ATINGIDOS PELO DESASTRE
CARTA ABERTA
Ao povo de Blumenau,
Ao Prefeito da cidade, João Paulo,
Ao governador de Santa Catarina, Luiz Henrique e
Ao Presidente Lula.

Somos o Movimento dos Atingidos pelo Desastre da cidade de Blumenau, coordenado por desabrigados e desalojados. Contamos com o apoio do Fórum dos Movimentos Sociais e Fórum dos Trabalhadores de Blumenau.

Hoje, passados quase três meses do desastre que se abateu sobre nossa região, ainda vivemos em situação precária. Continuamos sem moradia, alojados em abrigos, em casas de parentes ou amigos e, infelizmente, ainda sem perspectiva de ver resolvida nossa situação.

Nos abrigos, estamos submetidos a situações humilhantes. Nossos direitos fundamentais são violados quando, por exemplo:

· Somos proibidos de realizar nossas reuniões e, que para realizar qualquer atividade é exigida autorização da SEMASCRI (Secretaria Municipal da Assistência Social);
· Somos permanentemente ameaçados de expulsão do abrigo e de demissão dos nossos empregos. Valem-se da presença de militares para aumentar a intimidação.Agora querem nos transferir para abrigos provisórios sem nos dar informações elementares como localização, capacidade de pessoas, segurança, respeito à privacidade familiar, tempo de permanência, etc. Não aceitamos esta transferência para os abrigos provisórios sem garantia de moradia com prazo e projetos que atendam nossas reivindicações.

Pela imprensa, acompanhamos as inúmeras reuniões e atividades de empresários com o governador e o prefeito, onde são oferecidos incentivos e isenções fiscais enquanto parte de nós “desalojados” só resta o "auxílio-reação".

Os recursos das doações, que deveriam ser destinados a resolver nosso problema de moradia estão servindo para aumentar a especulação imobiliária. Isso porque o dinheiro é usado para pagar aluguel de casas e não para a construção das moradias destruídas pelas chuvas.

Nesse ato público, estamos nos dirigindo ao prefeito João Paulo, ao governador do estado Luis Henrique e ao presidente Lula para apresentar nossas reivindicações. Cada um deles tem poder de decidir e responsabilidade nessa situação.

O Movimento dos Atingidos pelo Desastre exige:

· Imediata reconstrução gratuita das moradias e definição de prazo para que todos os desabrigados tenham as suas moradias.
· Os Abrigos Provisórios devem ser construídos em localização adequada, com segurança, respeito à privacidade familiar e conforto adequado.
· Participação dos desabrigados nas decisões e definição do tempo de permanência nos abrigos provisórios.
· Imediato parecer da Defesa Civil nas áreas que ainda não foram vistoriadas!
· Direito de reunião! Direito de ir e vir! Fim imediato das perseguições e ameaças nos abrigos!
· Respeito às famílias nos abrigos e direito de privacidade!
· Acesso às informações de recursos das doações e sua destinação final.
· Acesso e discussão pública sobre os projetos e propostas em tramitação.
· Não demissão e repressão no ambiente de trabalho!
· Reconhecimento do Movimento dos Atingidos pelo Desastre como legítimo representante de todos os desabrigados e atingidos!Sem o atendimento destas condições nós desabrigados não aceitamos deixar os atuais abrigos.

Reivindicamos, de imediato, audiência com o Sr. Prefeito Municipal para entregar nossa pauta de exigências e definir compromissos claros e públicos sobre a forma de encaminhá-la.

Nosso sincero agradecimento a todos pelas doações e a solidariedade e pedimos seu apoio e participação em defesa dos direitos dos atingidos e na reconstrução de parte do que perdemos.

ATO PÚBLICO
Data: 22 de janeiro (quinta-feira)
Horário: Concentração às 14 Horas.
Local: Em frente à Prefeitura (Figueira)Blumenau, janeiro de 2009.

PALESTRA

GRATUITO
O jornalista Jaime Avendano, diretor de imprensa da Secretaria de Comunicação, esclarece que a palestra de logo mais de Roberto Shinyashiki, marcada para às 19h30 no setor 2 da Vila Germânica, não terá custo para a Prefeitura. Segundo Avendano, " o próprio Shinyashiki se colocou à disposição da Prefeitura para vir a Blumenau fazer a palestra, sem qualquer custo aos cofres públicos, inclusive sem custo de passagens, estadia e alimentação. A estadia, por exemplo, é uma cortesia do hotel Viena, já que se trata de um evento social que tem como objetivo contribuir para a auto-estima do blumenauense."

ABERTO
Ótimo, fico feliz que não teremos custo. Faltou essa informação no release enviado pela Secom. Vale lembrar que o evento é aberto à comunidade.

SEGURANÇA

"VOU DE TÁXI"
Nessa madrugada um detento fez uma "teresa", uma espécie de corda feita com lençóis, para pular o muro do presídio de Blumenau. Do lado de fora um táxi o esperava. É a segunda fuga de 2009. Além delas, tem o caso dos quatro quilos de maconha descobertos no sótão da cozinha, ainda sem explicação. Nem encerramos o primeiro mês do ano e esse é o balanço no presídio.

IMPUNIDADE
O Major Luvizzotto, diretor do presídio, parece que tem feito seu trabalho. Pelo menos recebe a imprensa e dá explicações, ao contrário dos seus antecessores. Mas alguma coisa precisa ser feita. Os problemas não serão resolvidos apenas com o reforço dos novos agentes prisionais, conforme anunciado hoje. Se a impunidade persistir, nada vai mudar.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

GERAL

PALESTRA
A Prefeitura de Blumenau promove amanhã, às 19h30min, uma palestra com Roberto Shinyashiki, psiquiatra, escritor e conferencista segundo o release. O evento acontece no Setor 2 da Vila Germânica e é aberto à comunidade, que deve retirar convite na Secretaria de Comunicação da Prefeitura, terceiro andar.

PREÇO
O palestrante já esteve em Blumenau para um evento destinado aos servidores públicos municipais. Fiquei curioso apenas com o custo de Roberto Shinyashiki para os cofres públicos, ou melhor, para nós contribuintes. Se a Secretaria de Comunicação tiver interesse em divulgar, o blog está aberto.

FGTS

ONDE FOI PARAR?
Alguns trabalhadores que buscam o FGTS estão tendo o dissabor de encontrar as contas zeradas. Muitos não se deram conta que já retiraram o benefício, mas outros não o tem porque a empresa não depositou. Como é o caso da Teka. O sindicato dos Trabalhadores Têxteis está estudando medidas para reverter o problema.

ROUBO
O dinheiro é do trabalhador, descontado dele pela empresa empregadora por uma lei federal. Se não é depositado, há uma apropriação indébita por parte de quem recolhe. Ou seja, traduzindo: empresário que recolhe e não deposita é ladrão. Merecia cadeia.

ERRATA Informei, de forma errada, que o dinheiro do FGTS é descontado do trabalhador pelas empresas, quando na verdade não há o desconto. De qualquer forma é um direito do assalariado previsto em lei e a empresa que não o faz comete um crime. Assim como qualquer cidadão que não pague imposto.

SEM NOTÍCIA
Por falar em ramo têxtil, a notícia de uma possível venda da massa falida da Sulfabril movimenta a cidade, mas as partes interessadas mantém a negociação envolta em mistério. Ainda em dezembro a Justiça vetou uma proposta de compra feita pela mesma TKR Participações, por considerar que ela não teria condições de assumir os ativos e passivos da indústria blumenauense. A informação é da Promotora de Justiça Monika Pabts, que garantiu desconhecer alguma nova proposta por parte de quem quer que seja.

POLÍTICA

COM AVAL DO PT
Lurian Cordeiro, filha do presidente Lula, pediu licença do PT de Blumenau, onde está filiada, para assumir a secretaria de Ação Social de São José, administrada por Djalma Berger, do PSB. A informação e outras curiosidades estão na entrevista especial da Revista Isto É desta semana. Pode ser acessada também pelo site www.terra.com.br/istoe/

LAÇOS AFETIVOS
A história de Lurian tem muito a ver com Blumenau e principalmente com o casal Décio e Ana Paula Lima. Quando Lula ainda sonhava com a presidência, ele pediu uma força para o ex-prefeito para que a filha pudesse tentar a vida em Santa Catarina. Com a acolhida, criaram-se os laços de amizade e gratidão entre Luis Inácio e o casal Lima.

domingo, janeiro 18, 2009

ECONOMIA

SULFABRIL
O jornalista Francisco “Pancho” Fresnard começou a desenrolar os novelos que implicam em um possível definição sobre a situação da Sulfabril, em processo de falência desde 1999. Ele publicou em sua coluna do final de semana no Santa o interesse de um grupo (supostamente gaúcho) na compra. Acrescento uns pitacos na informação do colega.

SEMANA DE DEFINIÇÕES
Qualquer definição de compra no caso da Sulfabril depende de autorização judicial, o que ainda não teria sido dada, pelo menos por enquanto. O sindicato dos Trabalhadores Têxteis deve convocar uma assembléia extraordinária para tratar o assunto ainda esta semana.

LOUCO PARA CONTAR
E ainda tem mais uma novidade sobre os compradores, informação extra-oficial, que infelizmente não tenho como confirmar e, portanto, não serei leviano de colocar no blog. Mas dou uma pista: gente daqui estaria participando do processo de aquisição. Mais não falo ainda, a não ser que minhas duas fontes autorizem, o que ainda não aconteceu.

DOMINGUEIRA CULTURAL

DICA
Já está disponível em DVD o filme “O Escafandro e a Borboleta” (pelo menos na Summer Vídeo tem!), a transcrição para o cinema de uma história real. Mas diferente de todas que possamos supor imaginar. Recomendo como lição de vida e um ótimo filme, diferenciado, como não poderia deixar de ser.

SINOPSE
O filme conta a história de Jean-Dominique Bauby, jornalista, na época redator-chefe da revista francesa “Elle”. Aos 43 anos, com duas filhas e com uma carreira bem sucedida, Bauby sofre um Acidente Vascular Cerebral grave, chamado de “locked-in Syndrome” e teve seu corpo paralisado totalmente. Somente dois “órgãos” funcionavam: o cérebro e o olho esquerdo.

SINOPSE AMPLIADA
O filme mostra a agonia dele (retratada muito bem pelo diretor) em muitas situações e sua força de vontade para escapar do “escafandro” a que foi confinado. Situação possível graças a profissionais de saúde que vislumbraram uma chance de mostrar que é possível fazer diferente e fizeram. Dessa combinação nasceu um livro (Ed. Martins Fontes) e é nele que se baseia o filme. Jean Bauby morreu logo depois da publicação, na segunda metade da década de 90.

TRAZENDO PARA CÁ
Eu estava para escrever sobre a história faz uns dias, pois reúne duas preferências minhas, o jornalismo e o cinema. Por uma triste ironia, leio no Santa, que morreu o Luis Passos, também jornalista como o francês e pela mesma doença, AVC. Os dois sofreram o derrame quando estavam na faixa dos 45 anos. Não fui amigo do Passos, mas mantivemos alguns contatos profissionais, que me deixaram a imagem de uma pessoa de inteligência fina e uma paixão pela profissão.