domingo, janeiro 18, 2009

DOMINGUEIRA CULTURAL

DICA
Já está disponível em DVD o filme “O Escafandro e a Borboleta” (pelo menos na Summer Vídeo tem!), a transcrição para o cinema de uma história real. Mas diferente de todas que possamos supor imaginar. Recomendo como lição de vida e um ótimo filme, diferenciado, como não poderia deixar de ser.

SINOPSE
O filme conta a história de Jean-Dominique Bauby, jornalista, na época redator-chefe da revista francesa “Elle”. Aos 43 anos, com duas filhas e com uma carreira bem sucedida, Bauby sofre um Acidente Vascular Cerebral grave, chamado de “locked-in Syndrome” e teve seu corpo paralisado totalmente. Somente dois “órgãos” funcionavam: o cérebro e o olho esquerdo.

SINOPSE AMPLIADA
O filme mostra a agonia dele (retratada muito bem pelo diretor) em muitas situações e sua força de vontade para escapar do “escafandro” a que foi confinado. Situação possível graças a profissionais de saúde que vislumbraram uma chance de mostrar que é possível fazer diferente e fizeram. Dessa combinação nasceu um livro (Ed. Martins Fontes) e é nele que se baseia o filme. Jean Bauby morreu logo depois da publicação, na segunda metade da década de 90.

TRAZENDO PARA CÁ
Eu estava para escrever sobre a história faz uns dias, pois reúne duas preferências minhas, o jornalismo e o cinema. Por uma triste ironia, leio no Santa, que morreu o Luis Passos, também jornalista como o francês e pela mesma doença, AVC. Os dois sofreram o derrame quando estavam na faixa dos 45 anos. Não fui amigo do Passos, mas mantivemos alguns contatos profissionais, que me deixaram a imagem de uma pessoa de inteligência fina e uma paixão pela profissão.

Um comentário:

Thiago Duwe disse...

ótima dica, a crítica tb considera esse um dos melhores dos últimos tempos.