sábado, junho 07, 2008

ELEITORAIS

ANTECIPANDO O DOMINGO
Neste domingo trago os bastidores da reunião do PT na manhã de domingo. Décio Lima garantiu presença e vai defender que o partido deve abrir-se para alianças e buscar o nome do vice em outras siglas caso isto dê mais consistência a chapa majoritária. Uma ducha de água fria em boa parte dos petistas que vão defender um nome próprio, provavelmente Édson Adriano, para compor com o ex-prefeito. Amanhã as notícias quentinhas.

ELEITORAIS

REUNIÃO
Por imposição do presidente estadual, Manoel Dias, duas das principais lideranças do PDT de Blumenau, Cezar Cim e Roberto da Luz, reuniram-se com o pré-candidato do PT à Prefeitura, Décio Lima. Foi na noite da última sexta-feira na casa do advogado Benjamim Coelho. Estavam presentes também Antônio Gomes da Rosa, Amauri Cadore e Arno Buerger.

CANTO DA SEREIA
Lá ouviram do deputado federal a possibilidade de ceder a vaga de vice ao PDT. Foi o que bastou para que o discurso anti PT fosse amenizado e que a aliança com o DEM, anunciada aqui neste blog por Roberto da Luz, ficasse ameaçada. Ainda há uma desconfiança se Décio fala sério quando oferece a vaga, mas todos os presentes gostaram do que ouviram e avaliam, que caso se confirme à proposta, ela é bem melhor que a oferecida por JPK.

BOLA DA VEZ
A reviravolta vai ao encontro das pretensões do professor Valdecir Mengarda (PDT), que conta com simpatia de parte dos petistas, mas esbarra nos caciques trabalhistas, leia-se Cim, Da Luz e Coelho. É fato que a costura desta conversa com o PT se deu no andar de cima, com Décio articulando com Manoel Dias e o presidente nacional Vieira da Cunha. As lideranças locais estão sendo obrigadas a engolir, o que não quer dizer que vão digerir. Se o ex-prefeito confirmar a oferta, é bem provável que o PDT aceite, mas não será fácil Mengarda emplacar seu sonho. O movimento é oferecer um nome mais identificado com o partido aqui, como por exemplo, o do médico Amauri Cadore, ex-secretário do próprio Décio.

EM TEMPO
Roberto da Luz diz que ele e o deputado Cezar Cim mantém a posição em defesa da aliança com o DEM, mas garante que vão avaliar o que é melhor para o partido. "Reconheço a importância do convite", afirma Da Luz, que mesmo tendo deixado a presidência do PDT municipal, continua no cargo pois ninguém tem claro quem assume a vaga.

ARTIGO

TROCA
O espaço do blog é aberto também a livre expressão daqueles que se sentirem dispostos a contribuir, como é o caso do professor Aroldo Bernhardt, ex-secretário de administração de Décio Lima. Boa leitura.
A ELITE

A palavra elite, durante o século XVIII, caracterizava produtos de qualidade excepcional, posteriormente se transformou em conceito político e sociológico com “A Teoria das Elites” de Gaetano Mosca e sua doutrina da classe política, com o trabalho de Vilfredo Pareto, em sua “teoria da circulação das elites” e com Robert Michels com sua concepção da “lei de ferro da oligarquia”, entre outros.
Elite, agora, de um modo geral, é entendida como um grupo dominante na sociedade, e mais que isso, especificamente, como a classe social com maior poder econômico. Portanto, o embricamento do termo com a idéia de dominação levou facilmente ao elitismo, que decorre de um viés, de uma maneira peculiar de examinar a realidade, a partir da “janela” de quem detém poder, principalmente poder econômico.
Coerente com essa visão, segundo um determinado manual de política e estratégia, muito apreciado pelos segmentos mais conservadores da nossa sociedade, a elite seria o estamento social responsável por detectar, encaminhar e atender as necessidades do povo. Este é o cerne do pensamento conservador: há uma elite que tudo sabe, tudo tem e tudo pode, e há o povo, a massa que precisa ser orientada, dirigida porque não sabe o que quer, não sabe votar, não sabe dizer quais são as suas prioridades, e, portanto, é irresponsável.
Trata-se evidentemente de uma visão de mundo eivada de arrogância e preconceito, muito distante do que legaram os pensadores fundamentais da civilização como Cristo, Buda, Ghandi e outros tantos que há milênios pregam a liberdade, a igualdade e a fraternidade. É também uma postura incompatível com a idéia de democracia. Não custa lembrar que não são poucos os que aos domingos nos cultos e missas se ajoelham, dobrados por manifestações de fé e caridade e que, na segunda, voltam a ser frios e calculistas, como se a vida fosse um grande balcão de negócios. Cabe ainda registrar a existência daqueles que se autodenominam democratas, apesar das práticas discriminatórias e excludentes.
Entretanto, há uma elite sem elitismo, uma elite efetiva e substantiva. Essas pessoas entendem que exercitar a sua humanidade compreende: a percepção de que a sua posição não lhes dá mais direitos e sim mais obrigações; que ética, é diferente de moral; que racional não é o ser que calcula, mas aquele que se baseia em valores éticos, estéticos e até mesmo religiosos; que preservar a natureza não é somente guardar para as próximas gerações, mas sim proteger a vida (em todas as suas manifestações); que o diferente não é melhor nem pior, é apenas vário; que justiça social se faz com a política e não com a economia e finalmente, como diria Gandhi, que “não há caminho para a paz. A paz é o caminho”.

AROLDO BERNHARDT
PROFESSOR

CASO DOSSIÊ

FURO
A Folha de Blumenau(www.folhadeblumenau.com.br/casolivro.html) publica em sua versão pela Internet trechos do tão comentado livro dossiê “A descentralização no banco dos réus”, saindo na frente e matando parte da curiosidade sobre o conteúdo daquelas páginas.

PONTO DE VISTA DO ACUSADO
O que está escrito é a versão de Nei Silva, portanto merece às devidas ressalvas. Ele relata o que teria sido sua peregrinação pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional em busca dos recursos para a publicação da revista e colocação de Outdoors, entre outros serviços oferecidos pela Metrópole. Tudo para falar bem da menina dos olhos do governador, as SDRs. Era lá que Silva, supostamente com a chancela do governador, tentava buscar os apoiadores entre os prestadores de serviço para o Estado. A famosa mordida.

BLUMENAU
No caso de Blumenau, transcrevo na íntegra, o que foi publicado na Folha.

"Fomos surpreendidos com um convite para a cobertura do pré-lançamento do DVD 'Eu sei que vou te amar', da filha do governador, Márcia Méll", em Florianópolis, na Casa Rosa, no Morro da Lagoa. "A noite memorável serviu para um feedback junto a LHS, quando nossa repórter acertou com ele os detalhes para a conclusão da publicação … bem como a exposição dos outdoors combinados…" "Ali também se falou sobre eventuais nomes de anunciantes ou empresários ainda não visitados… LHS recomendou que não se gastasse toda a munição, mas mesmo assim foram ventilados nomes como o empresário Lourival Fiedler, ex-Auto Viação Catarinense … fixado em R$ 50 mil." "Fiedler avistou-se com o governador e garantiu que participaria da revista com o numerário solicitado".[p. 117, 121, 122]

ARMANDO HESS DE SOUZA
Os trechos transcritos são importantes para tentar entender o papel do ex-secretário de Planejamento de SC, o blumenauense Armando Hess de Souza. Segundo Nei, no primeiro mandato de LHS Hess de Souza teria sido o articulador entre o governo, a revista e os fornecedores. O ex-secretário presta depoimento na DEIC no começo desta semana. Ele montou junto com a polícia o flagrante da suposta tentativa de extorsão por parte de Nei Silva, preso quando embolsava R$ 40 mil.

sexta-feira, junho 06, 2008

CASO DOSSIÊ

NA BOCA DO POVO
Foi para o espaço o tal segredo de justiça para o caso do dossiê contra o Governo do Estado. Páginas do livro "A Descentralização no Banco dos Réus" circulam na internet.

ALTA SOCIEDADE

PRESTIGIADÍSSIMO
O PIB de Santa Catarina compareceu em peso ao evento em comemoração aos 80 anos da Haco, quinta-feira à noite, no Tabajara. Circulava a informação que políticos nacionais, como o governador de MG, Aécio Neves, e o ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Melo, estariam presentes, o que acabou não acontecendo. Mas para os interessados, a Hebe Camargo esteve presente.

SECRETÁRIA AFASTADA

PROBLEMAS DE SAÚDE
O diretor administrativo-financeiro da Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação, Augustinho Long, confirma o afastamento da secretária Neusa Pasta Felizetti (PMDB) por motivo de saúde: “inclusive agora ela deve estar no consultório médico, fazendo alguns exames”, afirma Augustinho, lembrando que Neusa tem problemas cardíacos. Ele responde interinamente pela secretaria na ausência dela.

ATÉ SEGUNDA
Segundo Augustinho, Neusa deve voltar à secretaria na próxima segunda-feira. Assim enterraria de vez a especulação de que ela teria se afastado visando atender a legislação eleitoral, que determina que detentores de cargos públicos devam deixar o cargo quatro meses antes da eleição caso queiram se candidatar a cargos majoritários. A suposição caiu como uma bomba em setores do próprio partido dela, o PMDB, que excluiu a secretária dos possíveis candidatos à vice na chapa de JPK.

REVISTA METRÓPOLE

ATÉ ONDE?
Estamos fechando a semana com um escândalo de grandes proporções e que tem tudo para virar pizza pelo caráter explosivo e envolver políticos graúdos e ter ramificações em vários partidos e administrações. Falo do livro dossiê “A Descentralização no Banco dos Réus”, de autoria de Ivonei Silva, com prefácio de Danilo Gomes, que assina como Danilo Prestes.

PERGUNTAS
Até que ponto os parlamentares terão interesse em dar seqüência às investigações? É possível uma CPI neste período pré-eleitoral? E a polícia civil vai a fundo no caso ou parará na suposta tentativa de extorsão?

TRANSPARÊNCIA
Seria bom para a política e também para o jornalismo que a investigação fosse rigorosa e extrapolasse a questão da extorsão, que é muito grave e parece que aconteceu mesmo. Mas afinal, existiu ou não promiscuidade na relação entre o Governo e a revista Metrópole? Além de LHS, a revista publicou também matérias favoráveis a outros políticos, entre eles o ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima (PT). As reportagens foram pagas ou seguiram critérios editoriais? Se foram pagas, de que forma? O espaço está aberto para esclarecimentos.

LÁ ESTÁ ELA
Está nas páginas do explosivo “A Descentralização no Banco dos Réus” uma reportagem intitulada “Animação e alegria na Oktoberfest”. Como colunista, na parte de cima da página, a jornalista Lurian Cordeiro da Silva, também conhecida como primeira filha, ou filha do homem, Lula.

quinta-feira, junho 05, 2008

PDT NO GOVERNO JPK

NEGATIVA
O prefeito João Paulo Kleinübing nega que tenha havido uma conversa encaminhando a entrega de uma secretaria municipal para o PDT nos próximos dias. O cargo faria parte de um acordo com o grupo de Cezar Cim visando atrair o partido para a aliança com o Democratas. A informação partiu de dentro do PDT. E olha que foi do mesmo grupo político que comanda o partido há anos.

DO LEITOR

INCOERÊNCIA
Do atento leitor e jornalista Fábio Ricardo, sobre a possibilidade de Paulo França vir a ser o vice de JPK : "Infelizmente o discurso se perdeu no caminho mesmo, e em politica é sempre assim. O que se falou ontem, não vale mais para hoje. Falta coerência. Infelizmente o discurso se perdeu no caminho mesmo, e em politica é sempre assim. O que se falou ontem, não vale mais para hoje. Falta coerência." Disse tudo. Um dia temos que divagar sobre isto. Ideologia foi para o saco.

STODIECK E PAULO FRANÇA

APARANDO ARESTAS
Ricardo Stodieck ligou para Paulo França para falar sobre a saída dele da SDR de Blumenau, depois do tiroteio via imprensa. Voltou a dizer da contrariedade das lideranças empresariais com a decisão do peemedebista, mas buscou dar um ponto final na história. ”Não vamos transformar esta decisão política em batalha pessoal", finaliza o presidente da Acib.

ALÉM DO HORIZONTE
"Acredito que as críticas capitaneadas pelo presidente da Acib tenham vindo de JPK", bombardeia uma importante liderança do PMDB de Blumenau. Para ele, João Paulo não quer ter Paulo França como vice.

ELEITORAIS

LICENÇA?
A secretaria de Regularização Fundiária e Habitação da Prefeitura de Blumenau, Neusa Pasta Felizetti (PMDB), entrou em licença médica a partir de hoje. Pelo menos é a informação dada na secretaria. Ninguém sabia o problema de saúde e nem o período da licença.

PULGA ATRÁS DA ORELHA
Coincidência ou não a licença de Neusa coincide com o período de desincompatibilização exigido pela Justiça Eleitoral para os interessados em concorrer a cargos majoritários. Vários telefonemas foram disparados para o celular da secretaria, mas não houve resposta. Questionada sobre um possível pedido de exoneração por parte dela, a Procuradoria do Município, através da Assessoria de Imprensa, disse que não há nada neste sentido.

PALAVRA DE JPK
O prefeito também foi procurado e respondeu curto e grosso: “Não recebi pedido de exoneração e não sei de nada”, garantiu JPK.

PMDB EM ALERTA
A possibilidade de Neusa ter pedido exoneração mexeu com os bastidores da política, principalmente com a cúpula do PMDB, que já anunciou que a disputa à vice na chapa de JPK está entre Paulo França (que se desincompatibilizou ontem) e Rufinus Seibt. Uma das lideranças chegou a dizer: “caso isto se confirme, é mais uma afronta do prefeito com a gente”, especulando que João Paulo poderia estar por trás da suposta decisão da secretaria.

DESCONFIADO
Por enquanto não há nada, pelo menos nos pronunciamentos oficiais. Mas serviu para mostrar que parte do PDMB ainda não engoliu a aliança e acha que JPK não respeita as lideranças locais.

POLÍCIA MILITAR

RESPOSTA
O competente Tobias Mathies, assessor de imprensa da 15ª SDR contesta as críticas deste blog ao 7º Comando da PM, que troca de comandante na tarde de hoje. Segue a nota:

“O 7º Comando da Polícia Militar em Blumenau é um órgão essencialmente administrativo, que coordena a atuação dos batalhões dos municípios entre Brusque e Rio do Sul. Dentre as atribuições destaco a agilidade na remoção de pessoal nas operações especiais, como é caso da Oktoberfest, por exemplo. Uma outra função desta estrutura é conceder aumento de patentes aos policiais, além de, organizar a atuação dos programas dos batalhões e manter um contato direto com o Comando-geral, em Florianópolis. Não é função de o comando regional discutir, efetivamente, políticas públicas para o policiamento. Esta atribuição é específica da secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão. As questões práticas, na execução das políticas públicas, cabem ao batalhão. Toda a parte operacional está sob o comando do batalhão. Por isso, tenho certeza, que a vinda de um comando regional mudou muito o trabalho da PM. Só em falar da desburocratização do processo já resolvemos grande parte dos problemas. Hoje, as questões operacionais e administrativas são resolvidas em Blumenau. E, as políticas de atuação, em Florianópolis, na secretaria setorial.”

CONTRAPONTO
Está dada a resposta oficial. Mas mantenho minha opinião e quero lembrar que falar do efetivo, da linha de atuação e manifestar-se em momentos de problemas graves ocorridos na cidade é dever sim do Comando. E que, ao contrário dos antecessores, os atuais comandantes da PM de Blumenau, coronel Galdino e tenente coronel Darli, não gostam de ir para linha de frente prestar contas da atuação da corporação.

ELEITORAIS

EM PÉ DE GUERRA
A disputa entre dois grupos do PDT revela a divisão do partido em Blumenau. De um lado o grupo que defende a aliança com Democratas, do outro a parceria com o PT. No meio o discurso de candidatura própria.

DISPARANDO
O ex-presidente municipal Roberto da Luz (estava no cargo até terça-feira) mandou e mail para este blog, fazendo algumas considerações sobre questões levantadas aqui e mostra o nível de tensão entre os grupos. Confira alguns trechos:

“Os recém chegados ao PDT (referindo-se ao grupo de Valdecir Mengarda) ainda alimentam a possibilidade de retornar à Casa Amarela em uma aliança PT/PDT”

“Se querem tanto apoiar Décio Lima, porque deixaram o PT?”

“Acrescento que o debate será interno e decidido na convenção. Entretanto, antecipo de forma segura que o Sr.(sic) Mengarda poderá até ser indicado candidato a prefeito pelo PDT, mas nunca, nunca mesmo candidato a vice do PT.”

“Se pretendia retornar ao PT como vice na chapa do Décio, o camarada (Mengarda) tomou o ônibus errado!”

MAGISTRADO
Eu conversei agora com o presidente estadual do PDT, Manoel Dias, que pôs panos quentes na disputa. Disse que não há decisão tomada e que a vontade dele é pela candidatura própria. Desautoriza Roberto da Luz a anunciar qualquer decisão, pois ela só será tomada na convenção, que ainda não tem data para acontecer.

DESMENTINDO
Também garante que a posse de Cezar Cim na Assembléia não faz parte de nenhum acordo referendado pela direção estadual, como afirmado pelo ex-presidente municipal. Lembrou ainda que uma decisão do Congresso Nacional do PDT determina que em cidades com mais de 200 mil habitantes, toda e qualquer decisão municipal deve ser submetida à direção nacional.

MUITA CONVERSA
“Vamos conversar até superar as posições divergentes. Temos até o dia 30 de junho e até lá garanto que o PDT de Blumenau vai estar unido em torno da decisão tomada pela maioria.”. Palavra do presidente do PDT em Santa Catarina, Manoel Dias.

PARA FINALIZAR
Manoel Dias confirma que foi fechada uma aliança nacional entre o PDT, PSB e PCdoB. “Assim garantimos pelo menos 10% dos votos e pelo menos seis minutos de programa de televisão”, avalia Dias sobre a parceria, montada pela esquerda.

ESPECULANDO
Pelo sim, pelo não, tenho a informação e posso especular...Diz a lenda que o grupo do PDT ligado a Cim e Da Luz já teria acertado com o prefeito JPK o ingresso na administração municipal nos próximos dias. Sobraria uma secretaria municipal, provavelmente a Saúde, Semascri ou ainda a Secretaria de Ação Comunitária.

quarta-feira, junho 04, 2008

FURB FEDERAL

VITÓRIA ESMAGADORA
O Comitê pela federalização da FURB encerrou no final da tarde desta quarta-feira a contabilidade externa do plebiscito iniciado na semana passada. 19.780 votos, de um total de 20.254, foram considerados válidos. Destes, 19.002 disseram sim à proposta e 692 não. Ficou 96,06% a 3,5%.

VITÓRIA ESMAGADORA 2
Já na comunidade interna da instituição, cerca de 7.100 pessoas participaram do plebiscito de um total de 15.643. Destes, cerca de 90% declararam apoiar a federalização da universidade.

INTERESSANTE
Alguns dados me chamam atenção: menos da metade da comunidade acadêmica participou da votação. E o índice de aceitação entre a população foi maior que dentro da universidade.

E AGORA?
Com o resultado expressivo desta mobilização, o Comitê vai agora pressionar o Ministério da Educação e nossos parlamentares no sentido de viabilizar a proposta.

PAULO FRANÇA X STODIECK

RESPOSTA
Com relação às críticas de Ricardo Stodieck, representando as lideranças empresariais de Blumenau (leia notas abaixo), Paulo França diz que não interpreta do mesmo jeito. Reconhece a importância das lideranças na sua recondução à SDR no segundo mandato de LHS, mas diz que isto foi fruto do seu trabalho à frente da secretaria na primeira gestão.

O PMDB E EU
É impossível dissociar os projetos da SDR para Blumenau do Governo do PMDB, assim como é impossível dissociar o meu nome do partido aqui na cidade. Quando se estabelece a necessidade de continuidade de um projeto político a partir do engajamento no processo eleitoral, é natural que meu nome seja colocado na discussão. Em resumo, é isto que Paulo França pensa das críticas, que considerou exagerada.

ELEITORAIS

É ELE
Conversei com Paulo França no final da tarde desta quarta-feira. Ele estava repassando as orientações para o pessoal da 15ª SDR, de onde deixa o comando a partir de hoje. França não confirmou que será o candidato a vice de JPK, mas deu a entender que está tudo bem encaminhado. Disse que uma reunião ontem em Florianópolis entre ele, o governador LHS, o vice Leonel Pavan, o prefeito João Paulo, o ex-prefeito Renato Vianna e outras lideranças, selou um projeto pensando em 2008, 2010 e 2012. Foi o que fez Paulo França mudar de idéia com relação a sua possível pré-candidatura.

DISCURSO FICOU PARA TRÁS
Paulo França já havia manifestado para mim que nunca poderia ser companheiro de chapa de JPK, lembrando que já havia sido candidato pelo PMDB em 2000 e depois vice na chapa do PT em 2004. Falou que ficaria desconfortável. Agora diz que a situação mudou e que a perspectiva de um projeto futuro de longo prazo o fez mudar de posição.

NOVA TENTATIVA
“Precisamos virar a roda e renovar o quadro político, dentro de uma política maiúscula”, afirma o ex-secretário de Desenvolvimento Regional. Considerado um político sério e um bom administrador, França é ruim de voto. Tentou a prefeitura, a vice e uma vaga como deputado estadual. Não levou nenhuma. Vai tentar de novo.

QUASE LÁ
Como em política nada se escreve definitivamente, vale dizer que o nome de Paulo França não foi confirmado oficialmente como vice na chapa de JPK.

POLÍCIA MILITAR

INEXPRESSIVO
Um ano e dois meses depois de ser criado, acontece a primeira troca de comando da 7ª Região da Polícia Militar no final da tarde de quinta-feira. A unidade foi criada originalmente com o nome de Comando de Policiamento do Médio e Alto Vale do Itajaí. Alguém sabe o quê, de concreto, este Comando fez pela região?

COMPOSITOR
O Coronel Antônio Manoel Machado assume o lugar do também coronel João Galdino de Campos Filho, que assume a Corregedoria da PM em Florianópolis. Para dizer que o trabalho do coronel Galdino não deixou marcas na cidade, ele vai ficar marcado como o autor do hino do 10º BPM. Pelo menos.

DESCENDO DO MURO
A minha crítica é que nada de prático aconteceu com a vinda desta unidade. E o que é pior: quem tinha por obrigação de prestar informações à comunidade, como no caso do coronel Galdino, sentava em cima delas. A PM de Blumenau tem que saber que quando passa uma informação à imprensa, presta um serviço à sociedade que paga o salário dos policiais militares.

CASO DOSSIÊ

HIPOCRISIA
Vejos nos noticiários que as informações sobre o dossiê contra o governo do Estado não podem
ser divulgadas pois o processo corre em segredo de justiça, acho engraçado. O livro (ou dossiê, como queiram), corre de mão em mão na Assembléia Legislativa e pode se transformar em CPI. Ou pelo menos deveria. Praticamente todos deputados já leram. Muitas coisas devem ser explicadas.
FALTA DE INDEPEDÊNCIA
Olha, fica difícil acreditar na lisura das investigações, comandadas pela Polícia Civil. Tendo como chefe maior o governador LHS, até onde elas irão?

GASPAR CITY

EXPLOSIVO
O blog é de Blumenau, mas as notícias de Gaspar sempre são bem vindas, principalmente quando partem do prefeito Adilson Schmitt (PSB). Ele esteve na Ric Record nesta quarta-feira e distribuiu “elogios” para tudo que é lado. Os mais pesados foram para o governador LHS, que ele considera um traidor da cidade. “Tirou R$ 5 milhões do Fundo Social que viria para nós para colocar na Vila Germânica”, torpedeou. O prefeito “Bing Bing” tem uma dívida com Gaspar, por conta disto, garante o folclórico prefeito, referindo-se, obviamente, ao prefeito JPK.

CANDIDATO
Schmitt confirmou que é pré-candidato a reeleição e que até amanhã deve anunciar seu vice. Deve ter como seu principal concorrente o ex-prefeito Celso Zucchi (PT).

ELEITORAIS

FALANDO EM CAUSA PRÓPRIA
Um grupo de pedetistas não gostou nada da posição anunciada ontem por Roberto da Luz, que até ontem comandava o PDT em Blumenau. Da Luz disse que o partido caminha a passos largos para se coligar com o DEM, de JPK, contrariando as orientações feitas pela direção nacional e também estadual para que as alianças se dêem com partidos considerados de esquerda.

POR CIMA
Uma das lideranças que conversei disse que Roberto da Luz e Cezar Cim não podem passar por cima do diretório municipal. Vale lembrar que recentemente um encontro do partido deliberou por candidatura própria. O anúncio foi feito pelo próprio presidente estadual do PDT, Manoel Dias.

MENGARDA
O principal prejudicado com esta posição é o professor Valdecir Mengarda, que tem costurado apoios para garantir a vaga de vice na chapa de Décio Lima e conta hoje com a simpatia de amplos setores do PT. Mas Mengarda garante que o anúncio de Roberto da Luz não é uma decisão partidária e que ele permanece na disputa.

TIROTEIO
De alguns filiados do PDT. "Se Roberto da Luz e Cezar Cim querem tanto se juntar com JPK, que se filiem logo no Democratas", alfinetam. Cim assume hoje uma vaga na Assembléia Legislativa e sonha permanecer lá por mais dois anos, no lugar de Dagomar Carneiro, que disputa a prefeitura em Brusque.

STODIECK X PAULO FRANÇA

NÃO GOSTOU
O Presidente da Acib, Ricardo Stodieck, não gostou nada nada da saída de Paulo França do comando da SDR de Blumenau, garantindo assim a possibilidade para que ele, França, participe da chapa majoritária de JPK. Stodieck lembra que as entidades empresariais tiveram um papel decisivo na nomeação de França na segunda gestão de LHS, quando o cargo vinha sendo disputado também por outros partidos, principalmente o Democratas. “É importante a franqueza nas declarações”, dispara Stodieck com alvo certo, Paulo França e seu grupo político.

ALFINETANDO
O presidente da Acib alfineta: “Na época do governo Amim a opinião das entidades era levada em conta”.

DE FORA
Stodieck não quis se manifestar publicamente sobre a possibilidade de França ser vice de JPK. Ele tem evitado falar publicamente sobre o processo eleitoral por estar comandando a principal entidade empresarial da cidade. Tem muita gente que não acredita que ele não esteja participando do processo. Na última eleição, quando ainda não era presidente da Acib, Ricardo Stodieck teve papel importante na campanha de João Paulo.

terça-feira, junho 03, 2008

ELEITORAIS

CIM NA ASSEMBLÉIA
No começo da noite o PDT anunciou que Cezar Cim assume nesta quarta-feira a vaga de Dagomar Carneiro, que vai disputar a Prefeitura de Brusque, numa costura política que envolve DEM, PMDB e PSDB. Caso Dagomar vença, Cim permanece por mais dois anos na Assembléia Legislativa. Com isto, a maior liderança do PDT em Blumenau anuncia que não será candidato a prefeito.

AFINANDO COM JPK
Antes que alguém pense que o PDT terá candidatura própria a prefeito, o presidente municipal se apressa em esfriar o entusiasmo. Roberto da Luz diz: “hoje o PDT deu um largo passo na manutenção da aliança com o prefeito JPK”. A idéia é fazer parte da aliança proporcional com o DEM e PTB e eleger dois vereadores.

ARTILHARIA PESADA
Sobre o namoro de alguns pedetistas com o PT de Décio Lima, Roberto da Luz dispara: “O PT faz uma tentativa de cooptação de companheiros. Nunca houve convite formal ao partido para discutir aliança.” Ele tem informações que foram travadas conversas com a direção nacional e estadual do PDT para buscar a aliança, mas desafia: “Se tiverem força para uma intervenção do Diretório Municipal, que tentem”.

NOVO COMANDO
Roberto da Luz deixa a presidência do PDT hoje, para concorrer a vereador. Em seu lugar deve assumir o advogado Benjamim Coelho, que anunciou aqui neste blog na última quinta-feira que o partido terá candidatura própria. E agora?

TRIBUNA QUENTE

NAGEL
Não existe nada melhor para quem pretende escrever sobre política do que ouvir o pronunciamento dos nossos vereadores devido às pérolas que falam. Nagel Marinho (DEM) então é campeão. Na sessão desta terça distribuiu críticas, até contra o companheiro de partido Jovino Cardoso. Nagel o chamou de demagogo ao colocar faixas e placas nas proximidades da rua Coripós, que começou a ser pavimentada.

ARTILHARIA PESADA
Para o agora deputado estadual Ivan Naatz (PV), Nagel lançou farpas mais pesadas: “falta massa encefálica a este cidadão”, dispara o vereador. Mas pelo menos desejou boa sorte ao novo deputado.

ELEITORAIS

O GATO SUBIU NO TELHADO
Paulo França anunciou na final da tarde a sua saída do comando da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Como amanhã termina o prazo para quem quer concorrer a cargo majoritário se desincompatibilizar, França dá um forte sinal que pode vir a ser o vice na chapa de JPK.

NOVA DIREÇÃO
No lugar de Paulo França assume o tucano Raimundo Mette, que era o diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional.

TIROTEIO

EXPLICAÇÕES
O vereador Marcelo Schrubbe (DEM) pega carona no escândalo da revista Metrópole e lembra de uma publicação feita no final do segundo mandato de Décio Lima como prefeito de Blumenau. O título da publicação foi “Missão Cumprida”, com a foto de Décio estampada. Na tribuna, Schrubbe pergunta como a reportagem foi paga.

ANTI-JORNALISMO
Quando somos obrigados a falar quanto foi paga por determinada reportagem não estamos falando em jornalismo. É picaretagem.

REAJUSTE DOS VEREADORES

EXEMPLO
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal deu parecer contrário ao projeto da Mesa Diretora que reajusta o salário dos vereadores para R$ 5.865,00 (hoje é de cerca de R$ 4.500,00). João Marçal (PP) e Vanderlei de Oliveira (PT) votaram contra o projeto. Marcelo Schrubbe (DEM) votou a favor do aumento e Rufinus Seibt (PMDB) se absteve. Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) não compareceu.

IGUAL PARA TODOS
Mas a decisão não tem muita força, pois a proposta vai à votação em plenário e é provável que o espirito corporativo fale mais alto. Bem que os vereadores poderiam pegar o exemplo e se posicionarem da mesma forma que se colocaram quando do aumento dos servidores. Se não dá para o funcionalismo, não deve dar também para os parlamentares.

ELEITORAIS

NOTÍCIA VELHA
O PMDB oficializou na noite de ontem o que todos já sabiam: o embarque na chapa de JPK. Resta saber quem será o vice e os dois mais cotados estão com pepino na mão. O secretário regional Paulo França, que pode rasgar o seu discurso caso aceite, ou o vereador Rufinus Seibt, que trocaria uma eleição considerada certa como vereador. Nenhum dos dois está à vontade com a possibilidade.

REUNIÃO DO PT
O Diretório Municipal do PT se reúne no próximo domingo e vai anunciar Édson Adriano como candidato do partido a vice na chapa de Décio Lima. Apenas para marcar posição, pois todo mundo sabe que o que vale é a preferência do ex-prefeito.

MARQUETEIRO IMPORTADO
O presidente municipal do Democratas, Nélson Santiago, não quis passar mais detalhes, mas o blog foi atrás e descobriu. O nome do marqueteiro que vai dar linha para a candidatura de JPK é Chico Malfitani. O publicitário paulista ficou conhecido por trabalhos para candidatos petistas do centro do país, entre eles Luisa Erundina e Eduardo Suplicy. Dizem que a última propaganda da Prefeitura já tem o dedo dele.

EXTORSÃO E DÚVIDAS

REVISTA METRÓPOLE
O jornalista e radialista Danilo Gomes nega qualquer envolvimento no escândalo de extorsão contra o Governo do Estado, que resultou na prisão de Nei Silva. Nei é acusado de exigir dinheiro para não publicar um dossiê contra o Governo, intitulado “A Descentralização no Banco dos Réus”, de autoria dele próprio. Ele foi flagrado quando tentava receber R$ 40 mil de outro blumenauense, Armando Hess de Souza, ex-secretário de Planejamento de LHS, encarregado de montar o flagrante junto com a polícia. Nei diz apenas que estava tentando cobrar uma dívida com relação à reportagem publicada na revista.

FATOS
Vamos aos fatos. Danilo diz que era redator da revista Metrópole, pivô do escândalo. Não é o que a comunidade de Blumenau sabe. Quem é do ramo sabe que Danilo se apresentava como proprietário da revista, que nos últimos anos se especializou em publicar reportagens favoráveis a políticos e governos.

CHAPA BRANCA
Outro fato que é público e notório é que a revista Metrópole publicou reportagens (favoráveis) ao Governo LHS. Um jornalismo repudiável, mas infelizmente corriqueiro, principalmente nas relações com o poder. Uma das edições inclusive resultou na denúncia que corre no STF e pode resultar na cassação do governador.

APURAÇÃO
A polícia precisa apurar os fatos e mostrar a mesma agilidade. Houve extorsão ou apenas a cobrança de uma dívida, como alega Nei Silva? Quem pagou as reportagens e as publicações? Houve licitação? Onde estão as notas fiscais? O que consta no dossiê é grave ou apenas leviandade de um homem desesperado?

JORNALISMO E POLÍTICA
Nós, que militamos no jornalismo, ficamos tristes quando coisas assim acontecem. A gente sabe da relação promíscua que acontece algumas vezes entre comunicadores e políticos e só tem a lamentar. Não sei se é este o caso, mas tudo indica que sim.

PENA
Danilo Gomes já foi um dos radialistas e jornalistas mais respeitados de Blumenau e serviu de exemplo para muitos que começaram no rádio. Chegou a ser colunista político do Jornal de Santa Catarina. Ultimamente sua figura estava muito associada a políticos. Para quem não se lembra, na última eleição municipal protagonizou um fato lamentável. Divulgou durante todo o dia da votação uma boca de urna que apontava vantagem de Edson Adriano (PT) contra o então candidato João Paulo Kleinübing. O resultado, todos sabem.

segunda-feira, junho 02, 2008

HOSPITAL SANTA ISABEL

FALOU DEMAIS
Sobrou para Elizeu Lopes Júnior, no episódio do cancelamento das cirurgias eletivas pelo Hospital Santa Isabel. O diretor administrativo-financeiro foi demitido pela diretora geral, Irmã AnaLuzia Schmitz no final da manhã desta segunda-feira. Ela não gostou de ver publicado na capa do Jornal de Santa Catarina a informação que o hospital suspenderia também os transplantes.

BEM PAGO
Vale lembrar que se o SUS paga mal por procedimentos médicos, os transplantes são a “galinha dos ovos de ouro” dos hospitais. O Governo Federal paga bem por cada cirurgia desta.

NOTA OFICIAL CURIOSA
Interessante a nota da direção do HSI. Reproduzo na íntegra, por ser pequena:
“Levamos ao conhecimento de Vossas Senhorias o desligamento do senhor ELIZEU LOPES JÚNIOR, Diretor Administrativo-Financeiro, do quadro de colaboradores do Hospital Santa Isabel. Pedimos gentilmente que a informação não seja divulgada.”
A última frase é ótima!

EXTORSÃO

BAFÃO
O radialista Danilo Gomes e seu genro, Ivonei Raul da Silva, foram parar na DEIC de Florianópolis acusados de extorsão. Ivonei, conhecido como Nei, foi preso em um hotel de Florianópolis e Danilo se apresentou espontaneamente. Os dois, responsáveis pela Revista Metrópole, de Blumenau, são acusados de tentar tirar dinheiro de representantes do governo do Estado através de chantagem.

FEIO
O caso é o seguinte: eles teriam escrito o livro, “A Descentralização no Banco dos Réus”, onde contariam denúncias contra o Governo. Para não publicar, teriam pedido propina. Vão ter que se explicar.

PARCERIA DESFEITA
Os que hoje brigam, já estiveram juntos. Vale lembrar que um dos processos judiciais contra o governador LHS diz respeito justamente a uma publicação da Revista Metrópole, considerada uma propaganda dissimulada.

CURIOSIDADE
Nenhuma pessoa dada à extorsão deve merecer crédito, mas que este suposto livro teria tudo para se transformar em um best seller, isto teria. Ainda mais neste período pré-eleitoral.

ELEITORAIS

PÉROLA
“Ficamos pensado em formas criativas de ludibriar a imprensa”, brinca Nélson Santiago(DEM), ao ser questionado sobre o teor de mais uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira com os partidos da base aliada. O PP não mandou representante.

VEREADORES
Depois da brincadeira, Nélson falou que o aumento no número de vereadores, discutido em Brasília, foi o tema central do encontro de hoje. “Não estávamos preparados para isto”, confessa Santiago. Caso as mudanças se confirmem, Blumenau passará a ter 21 vereadores, contra os 15 previstos originalmente. Aí entra o pepino. Os partidos não têm candidatos para este aumento.

SÉRIO
Na brincadeira ou na seriedade, o presidente municipal do DEM e coordenador da campanha de JPK, não adiantou o nome do marqueteiro que veio de São Paulo para dar a linha na comunicação da Prefeitura e na campanha de JPK. “Só sei que é Chico...”, afirma Nélson, como se não soubesse o sobrenome. Também não quis falar sobre o currículo do profissional.

1º ICOM

PENSANDO A COMUNICAÇÃO
Os cursos de jornalismo e publicidade e propaganda da faculdade Ibes Sociesc promovem a partir de hoje o primeiro Icom, Festival Interdisciplinar de Comunicação. Até quinta-feira os interessados poderão conferir palestras, oficinas e trabalhos acadêmicos nas diferentes áreas. O tema central do evento são os desafios do profissional multimídia.

PROGRAMAÇÃO
Mais informações podem ser obtidas no site www.festivalicom.com.br.

NOVOS DEPUTADOS

POSSE
Dois blumenauenses bons de votos assumem a Assembléia Legislativa nesta terça-feira, neste período que muitos deputados abrem vagas para a disputa eleitoral nos municípios. São eles os suplentes Ismael dos Santos (Dem) e Ivan Naatz (PV).

PULA-PULA
Ismael é conhecido por sua capacidade de pular de partido, claro, antes da lei que determina a fidelidade entrar em vigor. Já foi PT, PMDB, PSB, PL e agora garante uma vaga pelo Democratas, onde obteve 25.938 votos na última eleição. Em 2002 conseguiu quase 60 mil votos na disputa a deputado, mas sua legenda de então, o PSB, não fez os votos suficientes para garantir uma vaga e Ismael ficou de fora.

VERDE NA ASSEMBLÉIA
Já Ivan Naatz será o primeiro vereador “verde” da história da Assembléia. Advogado conhecido por questionar a moralidade das ações dos políticos, tem a oportunidade de mostrar que é possível fazer diferente. Mas começa mal apelando para a demagogia, ao anunciar que chegará para a posse de bicicleta. Quer atrair a atenção dos fotógrafos e cinegrafistas da imprensa da capital.

AUDIÊNCIA PÚBLICA
Por outro lado, Naatz anuncia que tentará trazer para Blumenau uma audiência pública da Assembléia para discutir a federalização da Furb. O novo parlamentar diz que é preciso bastante discussão sobre o tema, e questiona: “quem vai assumir o passivo da Universidade? E os aposentados?”, indaga Naatz.

domingo, junho 01, 2008

ELEITORAIS

PARA INGLÊS VER
Está marcada para os próximos dias uma reunião entre membros do PT para a escolha do candidato a vice na chapa de Décio Lima. Por mais que a “companheirada” decida, o que pesa mesmo é a palavra do ex-prefeito, que está de olho em abrir espaço para alguém de outro partido que agregue votos e tempo de televisão.

ELEITORAIS

ESCALAÇÕES
Com relação à campanha eleitoral propriamente dita, os dois times já colocam seus craques em campo. O PT anuncia a apresentadora Cinthia Canziani (ex-Ric Record) e o comunicador da rádio Guararema Edson Goll como âncoras dos programas de Décio Lima. Pelo Democratas, um marqueteiro paulista tem sido visto na cidade orientando a equipe de JPK. Diz inclusive que a recente campanha publicitária da Prefeitura já tem o dedo dele.

VOU ATRÁS
Vou me informar sobre o marqueteiro e trago mais dados nos próximos dias.

NOVA PESQUISA

PARA ONDE VAI A NOIVA?
O blog já está com nova pesquisa e quer saber do leitor: qual posição que o PMDB de Blumenau vai tomar nesta eleição? Ao longo das últimas postagens tenho escrito sobre o papel do partido no pleito deste ano. Para mim a situação está definida, mas tem gente que aposta no contrário. E vc? Participe.

GOVERNO FEDERAL

MINISTRO
O ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, estará na região no próximo dia 12. Em Blumenau entrega o cheque de cerca de R$ 5 milhões para as obras da Via Expressa e visita as obras do viatudo da Mafisa, na BR 470.

ELEITORAIS

PESQUISA
A senadora Ideli Salvatti (PT) encomendou uma pesquisa qualitativa em todo estado para saber o que os eleitores pensam do desempenho dela e é claro, não deixa de analisar a disputa eleitoral nas principais cidades catarinenses, Blumenau incluída. O resultado deve ser divulgado entre os colaboradores da senadora na quinta-feira.

PESO IMPORTANTE
As pesquisas sempre se tornam um ponto de polêmica nas campanhas eleitorais, mas penso que seu papel deve ser relativizado. Elas não podem servir de instrumento de indução do eleitorado e aí entra a grande responsabilidade dos veículos de comunicação de massa na divulgação. Mas não se pode negar a importância que os levantamentos têm para o trabalho das equipes de campanha, funcionando como um importante balizador do momento eleitoral. Também funciona como instrumento de barganha política, neste período de definição das alianças. Quem está na frente, tende a ser mais cobiçado.

MOMENTO
Apenas isto, uma radiografia do momento eleitoral, sem dar nenhuma garantia que o resultado se confirme em quatro meses de campanha. É assim que as pesquisas devem ser encaradas.

NÃO É BEM ASSIM
Pelo menos três pesquisas que tive acesso nos últimos dois meses davam vantagem para o deputado federal Décio Lima na corrida contra o prefeito João Paulo. Algo em torno de 10 pontos percentuais de diferença. Mas quem acha que estes números são definitivos e que a campanha vai ser fácil, engana-se.

FURB FEDERAL

MAIS UM DIA
Por problemas técnicos, o Comitê Pró-Federalização da Furb prorrogou até esta segunda-feira o período para que a comunidade acadêmica possa votar pela Internet. A meta é que oito mil pessoas participem. Até o final da tarde de sexta-feira este número era um pouco superior a seis mil votantes.

ELEIÇÃO INTERNA
Na primeira pesquisa interativa do Blog, a grande maioria das pessoas declarou sua preferência pela federalização. Foram 33 votos favoráveis e apenas cinco contrários

ESTRADAS

LEI SECA
Um balanço da Polícia Rodoviária Federal aponta que houve um crescimento de 12% no número de acidentes nas rodovias federais nos primeiros três meses de aplicação da Medida Provisória 415, que proíbe a venda de bebidas em locais situados ao longo das estradas. A comparação é com o mesmo período do ano passado. O número de mortes também é maior: 1531 este ano contra 1.497 em 2007.

PUNIR QUEM TEM QUE SER PUNIDO
Concordo em gênero e número com qualquer medida que resulte na punição do motorista que venha a dirigir embriagado. Mas é hipocrisia querer jogar a conta dos acidentes nas rodovias nos donos de estabelecimentos.