quinta-feira, junho 05, 2008

ELEITORAIS

EM PÉ DE GUERRA
A disputa entre dois grupos do PDT revela a divisão do partido em Blumenau. De um lado o grupo que defende a aliança com Democratas, do outro a parceria com o PT. No meio o discurso de candidatura própria.

DISPARANDO
O ex-presidente municipal Roberto da Luz (estava no cargo até terça-feira) mandou e mail para este blog, fazendo algumas considerações sobre questões levantadas aqui e mostra o nível de tensão entre os grupos. Confira alguns trechos:

“Os recém chegados ao PDT (referindo-se ao grupo de Valdecir Mengarda) ainda alimentam a possibilidade de retornar à Casa Amarela em uma aliança PT/PDT”

“Se querem tanto apoiar Décio Lima, porque deixaram o PT?”

“Acrescento que o debate será interno e decidido na convenção. Entretanto, antecipo de forma segura que o Sr.(sic) Mengarda poderá até ser indicado candidato a prefeito pelo PDT, mas nunca, nunca mesmo candidato a vice do PT.”

“Se pretendia retornar ao PT como vice na chapa do Décio, o camarada (Mengarda) tomou o ônibus errado!”

MAGISTRADO
Eu conversei agora com o presidente estadual do PDT, Manoel Dias, que pôs panos quentes na disputa. Disse que não há decisão tomada e que a vontade dele é pela candidatura própria. Desautoriza Roberto da Luz a anunciar qualquer decisão, pois ela só será tomada na convenção, que ainda não tem data para acontecer.

DESMENTINDO
Também garante que a posse de Cezar Cim na Assembléia não faz parte de nenhum acordo referendado pela direção estadual, como afirmado pelo ex-presidente municipal. Lembrou ainda que uma decisão do Congresso Nacional do PDT determina que em cidades com mais de 200 mil habitantes, toda e qualquer decisão municipal deve ser submetida à direção nacional.

MUITA CONVERSA
“Vamos conversar até superar as posições divergentes. Temos até o dia 30 de junho e até lá garanto que o PDT de Blumenau vai estar unido em torno da decisão tomada pela maioria.”. Palavra do presidente do PDT em Santa Catarina, Manoel Dias.

PARA FINALIZAR
Manoel Dias confirma que foi fechada uma aliança nacional entre o PDT, PSB e PCdoB. “Assim garantimos pelo menos 10% dos votos e pelo menos seis minutos de programa de televisão”, avalia Dias sobre a parceria, montada pela esquerda.

ESPECULANDO
Pelo sim, pelo não, tenho a informação e posso especular...Diz a lenda que o grupo do PDT ligado a Cim e Da Luz já teria acertado com o prefeito JPK o ingresso na administração municipal nos próximos dias. Sobraria uma secretaria municipal, provavelmente a Saúde, Semascri ou ainda a Secretaria de Ação Comunitária.

Nenhum comentário: