sexta-feira, junho 20, 2008

ELEITORAIS

EM PRIMEIRA MÃO
A notícia veio do Democratas. O Bloco PMDB-PSDB oficializou nesta sexta-feira o nome do vereador Rufinus Seibt como pré-candidato a vice de João Paulo Kleinübing. Sendo assim, uma chapa majoritára esta definida.

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
E o PP?

POLÍCIA FEDERAL

RECONHECIMENTO
Vale destacar a atuação da Polícia Federal. Aqui, como em todo Brasil, ela tem feito o seu serviço com extrema qualidade, não importando a cor partidária nem as relações de poder dos envolvidos. No caso da Operação Influenza, atingiu, pelo menos por enquanto, gente ligada ao PT e PMDB. Dois partidos da base aliada do presidente Lula.

PROBLEMA
Pena que a eficiência da Polícia Federal não seja acompanhada pelo Poder Judiciário. As entranhas das leis permitem que corruptos com acesso a bons advogados prossigam impunes.

OPERAÇÃO INFLUENZA

INSINUAÇÕES
Algumas pessoas me instigaram a estabelecer uma relação entre personagens e cenários da Operação Influenza e o pré-candidato Décio Lima. Nas várias reportagens e informações que colhi sobre a ação da Polícia Federal nada foi falado que pudesse envolver Décio, que entre 2005 e 2006 dirigiu o Porto de Itajaí. A investigação atinge em cheio o sucessor dele, Wilson Rebello, que virou “freguês” da PF.

AS RELAÇÕES
A bem da verdade, duas situações relacionam o ex-prefeito com o episódio. É que tanto o jornalista Anderson Saldanha, o Fiu, como a agência de publicidade Callier, de Antônio Dias, foram contratados pelo Porto de Itajaí quando Décio era o administrador. O que não quer dizer absolutamente nada, pois tanto a Callier, quanto o Fiu, respondem por problemas acontecidos após a saída de Décio para concorrer a Câmara dos Deputados.

ARTILHARIA ELEITORAL
Neste período pré-eleitoral qualquer fato que possa de alguma forma macular e “colar” na imagem de um ou outro candidato é saudado com fogos pela equipe adversária. Ninguém me falou, mas uma das tarefas desta fase é buscar algum “rabo”, ou melhor, descobrir alguma situação que prejudique o adversário.

CASO DOSSIÊ

SOLTO
O radialista Ivonei da Silva, sócio da Revista Metrópole, está solto desde hoje a tarde. O juiz Leopoldo Brugmann, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, decidiu que o acusado de tentar extorquir o Governo do Estado pode responder o processo em liberdade. O juiz determinou também que o sócio dele, Danilo Gomes, preste depoimento em até 30 dias.

NADA CONSTA
Na decisão o juiz escreve: “segundo se apanha de todo o processado, não pesa nenhum antecedente criminal a lhe macular o passado”.

MAIS FUNDO
Insisto no que venho falando. Nei e Danilo Gomes têm muito que explicar. Mas eles não podem ser os únicos réus em um processo que envolve muita gente importante.

PF EM AÇÃO

OPERAÇÃO INFLUENZA 1
Nova operação da Polícia Federal em terras catarinenses abate uma quadrilha especializada em desviar dinheiro público. Ela era integrada por políticos, servidores públicos e policiais. De novo gente conhecida está envolvida. Entre os detidos estão o secretário de comunicação de Itajaí, Normélio Weber, o ex-superintendente do Porto de Itajaí, Wilson Rebello e o jornalista Anderson Saldanha, conhecido como Fio, com passagem por veículos de imprensa de Blumenau, como o Jornal de Santa Catarina e o extinto Diário do Vale. Também foi assessor de imprensa da Prefeitura de Blumenau na gestão de Décio Lima.

OPERAÇÃO INFLUENZA 2
O grupo é acusado, entre outras coisas, de desviar dinheiro do Porto de Itajaí através de uma agência de propaganda de Blumenau bastante conhecida, a Callier, de Antônio Dias. A PF cumpriu mandado de busca e apreensão na sede da agência, localizada na Rua Marechal Deodoro. Os policiais também recolheram material do escritório do advogado Marcelo Moreira, no edifício Classic Center, na Rua Amadeu da Luz. O advogado foi preso na noite anterior em São Paulo.

quinta-feira, junho 19, 2008

CÂMARA DE VEREADORES

RECADO
Está no release da Câmara de Vereadores: “Blumenau parece um canteiro de obras”. A frase foi dita pelo vereador Rufinus Seibt, pré-candidato a vice de JPK (bloco PMDB-PSDB), durante sessão desta quinta-feira. Nesta suspeita que o PP possa dar o bote na sua candidatura, o experiente vereador aproveita o palanque eletrônico para dizer que quer a vaga.

COCHILO
No release colocaram o vereador Rufinus como sendo do PTB. Está certo que tem uma parte que não quer apoiar JPK, mas o partido de Rufinus ainda é o PMDB.

ELEITORAIS

REVIRAVOLTA
Vá tentar entender este povo do PDT! Hoje, por volta das 19 horas, me ligaram Roberto da Luz e Benjamim Coelho. Colocaram o telefone no viva voz para comunicar que o partido terá sim candidatura própria e o candidato é...Valdecir Mengarda! Tudo em nome da unidade partidária.

HUMMMMM...
Fiquei boiando. Afinal duas horas antes eu tinha conversado com Coelho, que mais uma vez anunciou sua intenção em fazer o enfrentamento com Mengarda. Tanto o advogado como Roberto da Luz criticaram neste blog, em mais de uma oportunidade, a postura do agora candidato “oficial”. Não aceitavam que um recém filiado, egresso do PT, tomasse a dianteira do processo. É para valer este anúncio de hoje ou há algo novo no front?

TABULEIRO
Eu gosto de analisar a política pré-eleitoral como um jogo de xadrez. Movimenta-se uma peça pensando na reação do adversário, antevendo possíveis caminhos para chegar no Xeque Mate. Fiquei curioso com a “jogada”.

PELA ESQUERDA
A idéia do PDT (leia-se Coelho, Roberto da Luz e Mengarda) é atrair os partidos da tal “frentinha”, que reúne PcdoB, PPS e PSB. Está marcada uma reunião com os representantes das duas primeiras siglas para discutir a viabilização da parceria. Ela acontece no começo da noite desta sexta-feira.

VIABILIDADE
Quero dizer que se for para valer a candidatura de Mengarda e ela conseguir agregar o PPS, PcdoB e PSB, a eleição em Blumenau encaminha-se para ter segundo turno. Os votos vindos desta aliança pela esquerda podem empurrar a decisão entre JPK e Décio para o último domingo da Oktoberfest.

ELEITORAIS

PP
Tem cheiro de notícia plantada a informação de que Esperidião Amim teria vindo a Blumenau no último final de semana e acertado a permanência do PP na coligação de João Paulo Kleinübing, inclusive permanecendo com a vaga de vice. Falei com Aldo Rosa, secretário nacional e secretário geral do PP em SC. Ele não tem conhecimento da informação, mas ressalta: "Quem comanda o processo em Blumenau é JPK e até agora o prefeito não nos disse que estamos fora da chapa".

ELEITORAIS

PARADEIRO
Olha, ainda não consegui falar com o ex-prefeito Dalto dos Reis (PR) para saber se ele será o candidato a vice na chapa de Décio Lima. Mas pelo menos descobri onde ele trabalha. É secretário parlamentar da Assembléia Legislativa. Adivinha de qual gabinete? Da deputada Ana Paula Lima (PT). Está lá há pelos menos dois anos.

ATO FALHO
Conversei com um assessor do gabinete da deputada Ana Paula Lima, que deixou escapar sobre Dalto: "Mas ele está se licenciando.". Será por quê? Para assumir a candidatura de vice?

ELEITORAIS

DESEMBARQUE
O PDT decidiu. Está fora do “foro” criado por Décio Lima para decidir quem será o vice dele na chapa. O anúncio foi feito na última quarta-feira, depois de uma conturbada reunião na noite anterior entre os representantes dos 13 partidos que estão sendo cobiçados pelo pré-candidato petista para compor a aliança.

PROMESSA É DÍVIDA
Roberto da Luz, que deixou a presidência municipal do partido recentemente, lembra que Décio Lima assumiu um compromisso junto ao presidente estadual do PDT, Manoel Dias, de entregar a vice aos trabalhistas. Por isto, Da Luz não entende o porque do “Foro”. “Foi oferta deles”, enfatiza. “Só apoiaremos o PT nesta condição”, garante o ex-presidente. O PDT ofereceu o nome do médico Amauri Cadore para a vaga, mas ele foi “bombardeado” pelos demais partidos.

PEGOU PESADO 1
Já outra liderança importante do partido, o advogado Benjamim Coelho, que se coloca como pré-candidato a prefeito, vai além ao referir-se ao “Foro”. “É uma arapuca do PT para excluir o PDT do processo.” Coelho se diz decepcionado com os petistas e afirma que até domingo os trabalhistas terão que tomar uma posição, para ter tempo hábil para articular a coligação para vereadores.

PEGOU PESADO 2
Coelho esteve na quarta-feira na Casa Amarela para comunicar a retirada do PDT das discussões. Chegando lá encontrou José Garcia e Arno Buerger reunidos com Dalto dos Reis (PR). “ Fui recebido em uma sala cheia de sucatas de máquinas de escrever”, reclama, antes de disparar: “ É preciso ter postura no debate. Seria mais digno o PT anunciar logo o nome de Dalto dos Reis e parar de brincadeira”.

ESTRUTURANDO-SE
Outro que mantém sua pré-candidatura a prefeito pelo PDT é o professor Valdecir Mengarda. Anuncia inclusive que já contratou uma produtora local para fazer a campanha de televisão e está conversando com um marqueteiro de São Paulo, que já trabalhou em campanhas para o ex-deputado Afrânio Boppré. Nos próximos dias promete anunciar a sede do comitê de campanha.

POLÍTICA

LADO A LADO
Depois de trocarem farpas pela imprensa, o secretário Paulo França e o presidente da Acib Ricardo Stodieck estiveram juntos na inauguração da nova sede do restaurante Gruta Azul. Na maior cordialidade.

quarta-feira, junho 18, 2008

ELEITORAIS

FORA DE ÁREA
Tenho tentado conversar com o ex-prefeito Dalto dos Reis (PR), sem conseguir. Para alguns, Dalto disse que não atende o celular se não reconhecer a origem da chamada. "É que com esta especulação em torno do o meu nome para vice, o que tem de gente me ligando para pedir coisas...", confidenciou. Lembrando que Dalto é a bola da vez para ser o companheiro de chapa de Décio Lima.

BOTA NA AGENDA DALTO!
Caso o ex-prefeito leia o blog ou alguém conhecido, segue o meu telefone: 84159299.

PODER JUDICIÁRIO

DA CASA
O blumenauense Jorge Borba é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ele fazia parte da relação de seis nomes indicados pela OAB catarinense para apreciação dos demais desembargadores, que selecionaram três e encaminharam para a escolha do governador. Luiz Henrique da Silveira optou pelo mais votado da lista, no caso Jorge Borba. É o primeiro advogado blumenauense a ocupar o cargo de desembargador.
NOTÍCIA REPETIDA
O Jornal de Santa Catarina deu como chamada de capa a informação de que Décio e JPK apostam em agências locais para a campanha. A informação foi dada neste blog em pelo menos quatro oportunidades, começando no dia 22 de maio. Para quem não se lembra, seguem as notas com data:

PRATA DA CASA(22/05)
Ao contrário do que aconteceu na campanha passada, JPK e Décio anunciam soluções caseiras para tocar a campanha. Pelo lado do PT, a agência Escala/ Metra cuida da comunicação e a Lince Vídeo fará o programa de televisão. Pelo Democratas, a Free Comunicação deve tocar a campanha, com a parceria da produtora de vídeo Quadro a Quadro.

ESCALAÇÃO DOS TIMES(26/05)
Além da definição das agências e produtoras de vídeo que irão trabalhar para DEM e PT nesta campanha, anunciada semana passada aqui no blog, já se sabe quem vai coordenar a comunicação nos dois times. Nélson Santiago e Paulo Costa.

ESCALAÇÕES (01/06)
Com relação à campanha eleitoral propriamente dita, os dois times já colocam seus craques em campo. O PT anuncia a apresentadora Cinthia Canziani (ex-Ric Record) e o comunicador da rádio Guararema Edson Goll como âncoras dos programas de Décio Lima. Pelo Democratas, um marqueteiro paulista tem sido visto na cidade orientando a equipe de JPK. Diz inclusive que a recente campanha publicitária da Prefeitura já tem o dedo dele.

MARQUETEIRO IMPORTADO(03/06)
O presidente municipal do Democratas, Nélson Santiago, não quis passar mais detalhes, mas o blog foi atrás e descobriu. O nome do marqueteiro que vai dar linha para a candidatura de JPK é Chico Malfitani. O publicitário paulista ficou conhecido por trabalhos para candidatos petistas do centro do país, entre eles Luisa Erundina e Eduardo Suplicy. Dizem que a última propaganda da Prefeitura já tem o dedo dele.

ATUAL
Para não ficar somente no passado, digo que os jornalistas Carlos Silva e Fernando Arteche estarão na retaguarda da campanha petista, que trouxe um redator e um diretor de comerciais de Porto Alegre. Do lado dos Democratas, sabe-se que sondaram uma conhecida repórter da praça, que não deu resposta ainda.

ELEITORAIS

CONTAGEM REGRESSIVA
Hoje faltam 13 dias para o prazo final das convenções que oficializarão candidaturas e alianças. Menos de duas semanas antes do prazo encerrar, os principais pré-candidatos estão definidos, mas os nomes dos companheiros de chapa não foram anunciados. Pelo menos oficialmente.

BANHO MARIA
João Paulo Kleinübing deve ter como parceiro o vereador Rufinus Seibt, representando o bloco PMDB-PSDB. É o caminho natural e só não foi confirmado para o PMDB poder fazer seu charminho e, principalmente, para ver como acomodar o PP, do vice-prefeito Édson Brunsfeld.

EMBARALHADO
Já do lado de Décio Lima, a coisa está mais encaroçada. O deputado federal ofereceu a vaga de vice para os 14 partidos que ele quer contar como parceiros. Disse para eles escolherem e indicarem o nome. Como diz um entendido; “fazer isto é a mesma coisa que não querer escolher ninguém”. É muito difícil fazer 14 partidos, com tamanhos e interesses tão diversos, chegarem a um consenso de uma posição tão importante.

NO PÁREO
O nome mais falado neste meio de semana é o do ex-prefeito Dalto dos Reis (PR). Ele tem sido visto com freqüência na Casa Amarela, QG petista. Até semana passada o médico Amauri Cadore era a bola da vez. Ainda está no páreo, mas já anda meio desconfiado. Outros dois nomes lembrados são do PPS: Leo Bittencourt e Ângelo Roncáglio.

APOIO SIM, CANDIDATURA NÃO
Dentro do PT é certo que o PP não emplaca a vaga de vice e Décio já teria sinalizado isto. Especula-se que o comando de uma secretaria numa eventual administração do PT teria sido oferecido ao deputado João Pizzolatti em troca do apoio.

INDEFINIDOS
Dá para dizer que pelo menos dois partidos não sabem para onde vão: PDT e PP. Anunciam candidatura própria, mas flertam ou flertaram com Décio e JPK.

terça-feira, junho 17, 2008

AGENDA

PROGRAMA
Carlos Silva promove nesta quarta-feira uma das tantas facetas que lhe tornaram conhecido, que é reunir um bando de gente legal para um "batuque", como define. Nesta noite que promete ser gelada, ele junta o pessoal do The Zorden, Ozuê e os poetas e escritores Maicon Tenfen e José Endoença Martins. A proposta, segundo Carlos, é "ouvir MPB, jazz, blues e soul, acompanhado de leitura de trechos de livros e de poesias de produção local e ainda dos clássicos". O "palco" não poderia ser mais apropriado, o Na Moita, do Pedrinho.

CURRÍCULO
Jornalista e Mestre, cursando doutorado, professor e produtor cultural. Pesquisador. Agitador e aglutinador. Negro, gaúcho, Carlos é uma das figuraças de Blumenau.

ELEITORAIS

DE VOLTA
Em sua primeira entrevista a imprensa depois do sai não sai da Secretaria Regional de Desenvolvimento, Paulo França foi comedido nas declarações. Sabe que para sua imagem e seu projeto político foi importante a decisão de voltar atrás e no fundo parece aliviado.

PROJETO INICIAL
O projeto de França sempre foi 2010. Sua passagem pela SDR reforçou sua imagem de bom administrador, mas reconhece que falta o respaldo da população para consolidar-se como líder político. Espera superar esta dificuldade elegendo-se deputado estadual daqui a dois anos. Já tentou em 2006, quando fez 26 mil votos.

CANDIDATURA RELÂMPAGO
A pré-candidatura de Paulo França durou menos de meio dia. Segundo ele, todos os detalhes foram acertados terça-feira pela manhã em uma reunião que estavam, entre outros, LHS, JPK e o vice Leonel Pavan. Chegando aqui França percebeu os primeiros “ruídos”, expressão usada por ele para definir as críticas ao lançamento do seu nome. Os torpedos iniciais partiram de Ricardo Stodieck.

FINAL FELIZ
O secretário queixa-se que não houve defesa por parte da aliança que estava sendo construída. Sentiu-se minado pelo DEM e resolveu apressar o desfecho. Bom para ele que não queria ser candidato, bom para o Democratas que não o queria como vice. Sendo assim, tudo se encaminha para o nome de Rufinus Seibt como vice de JPK.

NÃO SEI NÃO
Paulo França diz que o partido irá trabalhar para a reeleição de JPK, mas não esconde que o PMDB está dividido e será difícil caminhar unido.

FESTA
Quem comemora são os pré-candidatos a vereador pelo PMDB. Com a confirmação de Rufinus como vice, abrem-se as possibilidades de outros nomes se elegerem. A eleição de Rufinus era considerada certa, o que estava desmotivando muita gente. O partido aposta que volta a eleger três vereadores.

DIREITOS DO CONSUMIDOR

O OUTRO LADO
O responsável pelo Procon de Blumenau não gostou das críticas do blog sobre a fiscalização executada pelo órgão na tarde de segunda-feira. Conheço Nilton Leitempergher há algum tempo, é um homem sério e esforçado e ele tem razão.

PARA TORCIDA
A minha crítica foi embasada na lentidão do Procon em fazer a fiscalização de uma lei. Cansamos de fazer reportagens sobre o assunto na Ric Record, dando holofotes várias vezes para o órgão, que nada de efetivo fazia.

PRECARIEDADE 1
Agora a situação do Nilton e seus colegas não é nada fácil. Segundo ele, o Procon tem apenas três fiscais para todo tipo de trabalho. “Uso meu celular, que tem máquina fotográfica, para registrar possíveis irregularidades. Não temos nem câmera.”, queixa-se o coordenador.

PRECARIEDADE 2
“Fazemos das tripas coração”, fala resignado o coordenador. Ele está de parabéns pela dedicação. Nós consumidores é que estamos ferrados pela falta de estrutura do órgão.

segunda-feira, junho 16, 2008

CONSUMIDOR

FISCALIZAÇÃO
Depois de muito prometer e da pressão da imprensa, o Procon de Blumenau saiu hoje às ruas da cidade para fiscalizar o cumprimento da Lei das Vitrines, que obriga os comerciantes a colocarem de forma clara os preços e condições de pagamento nos produtos expostos. Cinco estabelecimentos foram visitados e três autuados. As notificações foram encaminhadas ao Ministério Público.

PARA TV
A fiscalização demorou 1 hora e meia. O tempo que a equipe de jornalismo da Ric Record acompanhou os fiscais. Acabou a gravação, acabou a fiscalização.

ELEITORAIS

FORA
“O PP de Blumenau não participará da coligação de JPK”. A garantia foi dada nesta segunda-feira pelo presidente da Comissão Municipal Provisória, o deputado federal João Pizzolatti. “Fomos parceiros do prefeito, conseguimos liberar R$ 60 milhões para obras na cidade. Não temos como ficar de fora da chapa majoritária”, afirma Pizzolatti, indicando que seu partido não avalizará a Tríplice Aliança em Blumenau.

FUTURO
Sobre o futuro, Pizzolatti aponta dois caminhos. Candidatura própria ou ser vice na chapa de Décio Lima. O deputado reiterou as conversas com o PT e diz que elas só evoluirão para a formalização da aliança caso a vaga de vice seja assegurada aos progressistas.

DENTRO
Como é público, o deputado Pizzolatti fala apenas por parte do PP. Outra parte, ligada ao vice-prefeito Edson Brunsfeld, tem uma visão parecida, mas em campo oposto. O grupo concorda que o partido deve estar na chapa majoritária, mas nunca com o PT.

ESPERANÇA
Conversei com um assessor do vice-prefeito, que disse: “A sorte é que o prefeito nunca falou oficialmente que Brunsfeld estaria fora.”. Assim abre uma porta para que tudo fique como está e o PP permaneça com a vaga, raciocina. Este assessor finaliza: “Será uma semana longa para JPK, que não está com a vida fácil”.

ELEITORAIS DA CAPITAL

EM FAMÍLIA
O ex-governador Esperidião Amin é o candidato do Partido Progressista a prefeito da Capital. Quando todos esperavam que a deputada federal Ângela Amin seria candidata, o marido dela disse que está na disputa. Existe a possibilidade dos dois fazerem uma dobradinha. Os nomes fortes na briga pela Prefeitura de Florianópolis por enquanto são do atual prefeito, Dário Berger(PSB) e de Cesar Souza Jr.(DEM).

TECNOLOGIA

CONTATO COM BLOG
Infelizmente uma burocracia tecnológica impede as pessoas que não tenham conta no google de postar comentários. Alguns amigos reclamaram, e com razão. Enquanto eu não superar minhas divergências com a máquina, solicito aos interessados que mandem e mail para o endereço goncale@hotmail.com

POLÍTICA

PESQUISA
A Senadora Ideli Salvatti (PT) realizou nas principais regiões de Santa Catarina uma pesquisa qualitativa, aquela onde o eleitor analisa pontos positivos e negativos de Governos, políticos e pré-candidatos. Em Blumenau o deputado federal Décio Lima, pré-candidato do PT, foi bem avaliado, mas o desempenho de Ideli foi considerado pífio.

FOCO ERRADO
Para quem não consegue entender como a senadora, que tem desempenhado um papel importante para trazer as principais obras para o Vale – Viaduto da Mafisa, Galegão, Via Expressa de Blumenau e agora a duplicação da BR 470, entre outros – não é bem avaliada, segue a análise de um petista importante, que está afastado das discussões partidárias. “Ela tem buscado se aproximar dos empresários, mas precisa fazer um movimento junto aos movimentos sociais e parcelas mais pobres da população. Os empresários até reconhecem o trabalho da senadora, mas nunca vão trabalhar por ela”.

domingo, junho 15, 2008

DOMINGUEIRAS

14 DIAS
Hoje completa duas semanas da prisão do sócio da revista Metrópole, Ivonei Silva, acusado de extorsão contra o Governo do Estado. Ele está detido na sede da DEIC, em Florianópolis em um escândalo de grandes proporções envolvendo políticos ligados a LHS e duas pessoas bastante conhecidas do meio jornalístico de Blumenau, que são o Ivonei e também o radialista Danilo Gomes. Danilo, sócio da revista, se apresentou espontaneamente à Polícia Civil e pelo menos por enquanto ainda não é o centro das denúncias.

NA ÍNTEGRA
Na semana passada o jornal Folha de Blumenau colocou na sua página da Internet trechos do polêmico livro “A Descentralização no Banco dos Réus”. Agora o blog do jornalista Sérgio Rubin posta o livro na íntegra. O endereço é www.cangablog.blogspot.com.

ESTILO PAULO COELHO
São 257 páginas de um texto pobre, com erros de português e digitação. O autor muitas vezes coloca a publicação como uma obra importante para entender a relação entre políticos e a imprensa, mas deveria ter vergonha de participar e viabilizar tais negócios. Nas linhas e entrelinhas confirma que o esquema só foi revelado por que o pagamento acertado não foi cumprido e não por algum acesso pessoal de dever cívico.

PARA TODOS
Agora o que não justifica é que a corda estoure apenas no mais fraco. Houve o crime de extorsão sim, mas as páginas indicam outros tipos de ilícitos. Ivonei Silva tem que pagar, mas outras pessoas devem satisfação à comunidade. .

DANILO
Um dos que têm que se explicar é o radialista Danilo Gomes, que já foi considerado um ícone da imprensa de Blumenau. Ele disse, em conversa telefônica acompanhada por este jornalista, que era apenas redator da revista. Que não acompanhava os negócios de Ivonei. Pois, do prefácio assinado por ele, retiro dois trechos:

“Determinação meu sócio {...}”.
“Meu amigo Nei Silva, com quem tenho dividido há 12 anos o ônus e bônus do desafio de manter viva a Revista Metrópole {...}”

Quem é de Blumenau sabe que Danilo Prestes, que assina o prefácio, e Danilo Gomes são a mesma pessoa. E graças às relações pessoais que os anos de rádio e jornal deram a ele foi possível abrir caminhos para a revista Metrópole, principalmente no meio político.

OS POLÍTICOS
Com relação a políticos, muitos integrantes do primeiro time de LHS devem também explicação, no mínimo. O próprio governador, o vice Leonel Pavan, o presidente da Celesc, Pinho Moreira, o presidente da Casan, Walmor de Lucca, alguns secretários regionais e os ex-secretários Derli Anunciação e Armando Hess de Souza são alguns. Os quatro primeiros foram capas da Metrópole, com matérias bajulativas e um monte de anúncio de estatais e empresas prestadoras de serviço da administração pública. Como políticos experientes e escaldados em questões jurídicas, não perceberam que poderia ter algum tipo de problema em publicação deste tipo? Ninguém ganha outdoor de graça e eles sabem disto. Não se preocuparam pelo menos?

TRANSPARÊNCIA
Acho esta parte dos políticos uma das mais importantes e que carece de ser aprofundada, apesar de eu acreditar pouco nesta possibilidade. Ivonei Silva e quem mais estiver envolvido pela revista Metrópole são aquilo que chamamos de café pequeno; tentaram se aproveitar do famoso “jeitinho” para obter sua remuneração. O trabalho da revista era falar bem de quem a pagava. E quem a pagava? De que forma? No livro ele relata detalhes de negociação, a maioria intermediada por agentes do Governo. É mentira de Ivonei? Ele publicou revistas, criou e espalhou out doors e fez pesquisas de opinião (isto é fato, ninguém pode desmentir) sem ter garantias?

VÍNCULOS
O Governo diz que não tem vínculo com a Metrópole, mas quem tiver um pouco de paciência para ler as páginas postadas no Cangablog, não demorará a ver fotos e relatos que dizem o contrário. O próprio Ivonei usa o episódio do julgamento do TSE, que analisa se houve ou não propaganda irregular por parte de LHS, como prova de que havia vínculo.

MEMÓRIA
O Jornal Voz da Razão na sua edição 432 traz uma foto de Ivonei Silva entrevistando o então promotor público Anselmo de Oliveira para o programa Carta Aberta, da Rádio Nereu, comandado por Danilo. Gomes e não Prestes.