domingo, junho 15, 2008

DOMINGUEIRAS

14 DIAS
Hoje completa duas semanas da prisão do sócio da revista Metrópole, Ivonei Silva, acusado de extorsão contra o Governo do Estado. Ele está detido na sede da DEIC, em Florianópolis em um escândalo de grandes proporções envolvendo políticos ligados a LHS e duas pessoas bastante conhecidas do meio jornalístico de Blumenau, que são o Ivonei e também o radialista Danilo Gomes. Danilo, sócio da revista, se apresentou espontaneamente à Polícia Civil e pelo menos por enquanto ainda não é o centro das denúncias.

NA ÍNTEGRA
Na semana passada o jornal Folha de Blumenau colocou na sua página da Internet trechos do polêmico livro “A Descentralização no Banco dos Réus”. Agora o blog do jornalista Sérgio Rubin posta o livro na íntegra. O endereço é www.cangablog.blogspot.com.

ESTILO PAULO COELHO
São 257 páginas de um texto pobre, com erros de português e digitação. O autor muitas vezes coloca a publicação como uma obra importante para entender a relação entre políticos e a imprensa, mas deveria ter vergonha de participar e viabilizar tais negócios. Nas linhas e entrelinhas confirma que o esquema só foi revelado por que o pagamento acertado não foi cumprido e não por algum acesso pessoal de dever cívico.

PARA TODOS
Agora o que não justifica é que a corda estoure apenas no mais fraco. Houve o crime de extorsão sim, mas as páginas indicam outros tipos de ilícitos. Ivonei Silva tem que pagar, mas outras pessoas devem satisfação à comunidade. .

DANILO
Um dos que têm que se explicar é o radialista Danilo Gomes, que já foi considerado um ícone da imprensa de Blumenau. Ele disse, em conversa telefônica acompanhada por este jornalista, que era apenas redator da revista. Que não acompanhava os negócios de Ivonei. Pois, do prefácio assinado por ele, retiro dois trechos:

“Determinação meu sócio {...}”.
“Meu amigo Nei Silva, com quem tenho dividido há 12 anos o ônus e bônus do desafio de manter viva a Revista Metrópole {...}”

Quem é de Blumenau sabe que Danilo Prestes, que assina o prefácio, e Danilo Gomes são a mesma pessoa. E graças às relações pessoais que os anos de rádio e jornal deram a ele foi possível abrir caminhos para a revista Metrópole, principalmente no meio político.

OS POLÍTICOS
Com relação a políticos, muitos integrantes do primeiro time de LHS devem também explicação, no mínimo. O próprio governador, o vice Leonel Pavan, o presidente da Celesc, Pinho Moreira, o presidente da Casan, Walmor de Lucca, alguns secretários regionais e os ex-secretários Derli Anunciação e Armando Hess de Souza são alguns. Os quatro primeiros foram capas da Metrópole, com matérias bajulativas e um monte de anúncio de estatais e empresas prestadoras de serviço da administração pública. Como políticos experientes e escaldados em questões jurídicas, não perceberam que poderia ter algum tipo de problema em publicação deste tipo? Ninguém ganha outdoor de graça e eles sabem disto. Não se preocuparam pelo menos?

TRANSPARÊNCIA
Acho esta parte dos políticos uma das mais importantes e que carece de ser aprofundada, apesar de eu acreditar pouco nesta possibilidade. Ivonei Silva e quem mais estiver envolvido pela revista Metrópole são aquilo que chamamos de café pequeno; tentaram se aproveitar do famoso “jeitinho” para obter sua remuneração. O trabalho da revista era falar bem de quem a pagava. E quem a pagava? De que forma? No livro ele relata detalhes de negociação, a maioria intermediada por agentes do Governo. É mentira de Ivonei? Ele publicou revistas, criou e espalhou out doors e fez pesquisas de opinião (isto é fato, ninguém pode desmentir) sem ter garantias?

VÍNCULOS
O Governo diz que não tem vínculo com a Metrópole, mas quem tiver um pouco de paciência para ler as páginas postadas no Cangablog, não demorará a ver fotos e relatos que dizem o contrário. O próprio Ivonei usa o episódio do julgamento do TSE, que analisa se houve ou não propaganda irregular por parte de LHS, como prova de que havia vínculo.

MEMÓRIA
O Jornal Voz da Razão na sua edição 432 traz uma foto de Ivonei Silva entrevistando o então promotor público Anselmo de Oliveira para o programa Carta Aberta, da Rádio Nereu, comandado por Danilo. Gomes e não Prestes.

Nenhum comentário: