sexta-feira, outubro 17, 2008

CASO ELFY

JUSTIÇA
A primeira Vara Criminal de Blumenau pré-selecionou hoje 25 pessoas para integrar o Juri Popular de um dos crimes de maior repercussão na cidade nos últimos anos, o assassinato da servidora da Furb, Elfy Eggert. Das 25, sete vão estar frente a frente com os dois acusados pelo crime, o marido Julio Cesar Sary e Ricardo Soares Rodrigues, conhecido como "Pai Ricardo". O julgamento acontece no dia 12 de novembro.

PRESÍDIO DE BLUMENAU

GUINADA
O governo do estado anuncia uma mudança profunda na política em relação ao presídio de Blumenau. No lugar de agentes prisionais de carreira e civis, coloca um oficial da Polícia Militar para administrar o local, que tem sido palco de denúncias de irregularidade e fugas constantes.

MILITAR NO COMANDO
O capitão Carlos Alberto Luvizotto, comandante do pelotão de Indaial, assume na próxima segunda-feira o cargo que já foi ocupado por outras quatro pessoas nos últimos 18 meses. Será uma experiência interessante, pois ali há uma rede promiscuidade de diferentes níveis enraizada e de difícil eliminação. A presença de um militar pode ajudar. Tomara.

CURRÍCULO
Luvizotto tem 25 anos de trabalho na PM, onde comandou os pelotões de Indaial (2004/2008) e Gaspar. É formado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau e tem especialização em Segurança Pública, pelo Centro de Estudos Superior da Polícia Militar.

quinta-feira, outubro 16, 2008

FIM DE GREVE

VOLTA AO TRABALHO
Em assembléia realizada no final da tarde os trabalhadores têxteis decidiram pôr fim a mobilização que durava 11 dias. Aceitaram a proposta do sindicato de 8,15% de reajuste salarial, 0,15% mais que o indíce que levou a categoria a paralisar parcialmente seis empresas de Blumenau e Gaspar. Hoje pela manhã houve uma audiência de conciliação em Florianópolis, convocada pela Delegacia Regional do Trabalho.

EMPAREDADOS
Os dirigentes do sindicato do trabalhadores estavam num mato sem cachorro, com a mobilização fugindo do controle e correndo risco de se esvaziar pela pressão dos empresários, que elevaram o tom de voz. Anunciaram que iriam recorrer a Justiça do Trabalho para solucionar o impasse e o pior. Começaram a disseminar a notícia de que poderiam ocorrer demissões.

DÚVIDA
Não tenho ainda a informação e fica a curiosidade. Os trabalhadores que aderiram a paralisação terão seus dias descontados, conforme anunciou o diretor executivo do Sintex, Renato Valim?

SEGURANÇA

COTIDIANO
Na noite de quarta-feira um carro foi furtado dentro do estacionamento do shopping Neumarkt. Depois de uma perseguição policial, o ladrão despencou com o veículo barranco abaixo, na SC 474. Destaco o fato por duas situações. Para refletir sobre a violência urbana e a responsabilidade pelo prejuízo sofrido e para destacar a mudança de postura da administração do maior empreendimento comercial de Blumenau.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA
Segundo o registro da ocorrência, feita pelo shopping e não pela vítima, o carro pertence a um sargento da PM de Florianópolis que esta de serviço na cidade por conta da Oktoberfest. A chave teria sido perdida na praça de alimentação. O ladrão a teria encontrado entrado no carro, estourado a cancela e fugido em alta velocidade até ser flagrado. Se o fato é assim como o descrito acima quem tem que pagar o prejuízo? O dono que foi descuidado ao ponto de perder a chave ou o estabelecimento?

PARENTESES
Pegando o gancho do fato, ouvi estes dias uma entrevista do secretário de Turismo Norberto Mette, onde ele falava que os donos dos estacionamentos localizados nos arredores da Vila Germânica têm sim responsabilidade caso ocorra algum sinistro no veículo durante o período que ele estiver lá dentro.

NOVA POSTURA
Independente de que tem responsabilidade no caso do furto do veículo, quero destacar a disponibilidade da administração do shopping, comandada faz pouco tempo por Luis Guilherme Kuhn. Ele deu entrevista, permitiu imagens e disponibilizou todas as informações necessárias. Em outro tempo seria muito difícil, vide o recente caso do totem.

PASSADO
Lembro quando trabalhava na RBS TV e o shopping tinha pouco tempo de vida. Uma bicicleta foi furtada no local, mas a administração usou seu peso de anunciante para abafar a reportagem, que não foi veiculada. Tomara que essas posturas tenham ficado no passado.

IMPACTO SC x JPK

RELAÇÕES ESTREMECIDAS
Não conheço o pessoal do blog e jornal Impacto SC, mas parece que não se bica mesmo com a administração de João Paulo Kleinübing. Ele posta hoje uma "muvuca" que teria acontecido entre a pessoa que distribui os jornais e um assessor da Prefeitura, o jornalista e meu amigo Humberto Trindade. Segundo o Impacto, o jornalista teria recolhido todos os 15o exemplares que seriam distribuídos dentro do Paço Muncipal. O funcionário do jornal registrou BO.

MAIS
Quem quiser acompanhar mais, é só acessar http://impactosc.blogspot.com/. Se a Assessoria de Imprensa da Prefeitura quiser dar
sua versão para o episódio, é só mandar e mail para o blog.

quarta-feira, outubro 15, 2008

A MOBILIZAÇÃO OS TÊXTEIS

FOCO EM FLORIANÓPOLIS
As relações entre Sintex e Sintrafite estão no limite e o impasse em torno da negociação salarial pode terminar amanhã ou no máximo na sexta-feira em Florianópolis. Nesta quinta-feira às 11h acontece uma reunião convocada pela Delegacia do Trabalho. E hoje o sindicato patronal ajuizou junto a Justiça do Trabalho o dissídio coletivo e a expectativa é que o Tribunal busque uma solução em no máximo 48 horas.

JOGO DURO
Conversei com o diretor-executivo do sindicato patronal. Renato Valim disse que os empresários não aceitam mais negociar enquanto a paralisação perdurar e que só vai participar da reunião de amanhã na Delegacia do Trabalho por ser uma convocação. Disse que o Sintrafite mente ao dizer há cinco mil trabalhadores paralisados: “São apenas 300 postos de trabalho que não estão sendo preenchidos, não mais de 600 pessoas”, afirmou Valim. E desferiu ataques ao movimento e fez uma ameaça: “os trabalhadores parados terão os dias descontados. Para quem está desde o começo, será cortado um terço do salário”. Vai pesar no bolso.

MÁRIO HILDEBRANDT

VAGA GARANTIDA
Uma pessoa que trabalhou ativamente na campanha vitoriosa de Mário Hildebrandt (DEM) para vereador disse que o prefeito já teria feito o convite para que o ex-secretário volte a ocupar a pasta de assistência social no segundo mandato. Uma escolha praticamente óbvia, pelo trabalho realizado nessa área. Mas segundo a fonte, ele estaria sendo sondado para a Saúde. Mas aí já acho mais difícil.

OS DOIS LADOS
De qualquer forma a pressão dos apoiadores é para que Mário assuma a cadeira na Câmara, pelo menos no começo. Mas será difícil resistir ao convite do prefeito.

NÃO AGUENTOU
Fiquei surpreso com essa mesma pessoa, pois sempre soube que ele trabalhava para Jovino Cardoso. Ao ser indagado, ele disse que abandonou o vereador mais votado de Blumenau nas últimas eleições há dois anos: “está louco, é um cara muito difícil de trabalhar”.

ESPECULANDO

PILHA
Um dos tantos anônimos que povoam a seção de comentários ou a caixa de entrada do blog, manda a seguinte mensagem para que eu corra atrás da informação.

O jornalista de uma das administrações indiretas que deu a maior visibilidade (notícias positivas) ao atual governo pode ser o novo secretário de comunicação. Teve papel fundamental na captação de recursos (patrocinados e com incentivo fiscal) que viabilizaram obras e ações importantes. E tem crédito na imprensa e junto a alguns setores empresariais, incluindo donos de veículos da cidade.

CHUTE
O interlocutor anônimo termina dizendo: "Como bom jornalista investigativo que és, sugiro ir atrás." Impulsionado pelo elogio, farei uma especulação pura e simples. Ele fala em jornalista da administração indireta, de grande visibilidade. Fecho em Oscar Jeninchen, do Samae. Se não me engano ocupou este cargo na gestão Kleinübing - Sasse.

MAIS CHUTE
Oscar é sim um nome forte, mas coloco mais alguns. Os seus colegas de prefeitura, Jaime Avendano e Marcos Nascimento se credenciaram ao cargo pela dedicação na campanha. E o nome de Clóvis Reis embala o sonho de muita gente.

FATO
É praticamente certa a saída da atual secretária Fabrícia Zucco. Se ela não pedir o chapéu, o prefeito deve tirá-la. Tem consciência do estrago que foi a gestão dela para sua imagem. Que teve de ser recuperada durante a campanha eleitoral. Vale lembrar que antes do processo começar JPK estava atrás nas pesquisas, mesmo com todas as obras realizadas. Fruto de uma política equivocada de comunicação, apesar dos bons profissionais que lá trabalham.

DEUSDITH DE SOUZA

VISITA
Ontem recebi a visita de Deusdith de Souza Jr. Ele veio falar sobre a nota postada aqui no blog no último dia 7, que reproduzo agora:

PARA TRÁS
A única coisa que lamento, se bem que já era previsto, foi a eleição de Deusdith de Souza (PP). Ele já foi parar no presídio por conta de denúncias de desvio de dinheiro no Samae, denúncias que partiram do então vereador Décio Lima. Antes de virarem amigos. Deusdith encarna o que há de pior na política. De fora já mantinha feudos na estrutura pública. Dentro então...

PAPO FRATERNO
Antes que alguém pense que o clima foi tenso durante a conversa, digo que ela foi extremamente cordial e de alto nível. Júnior, na condição de filho e coordenador político da campanha do vereador eleito Deusdith de Souza (PP), questionou o que eu havia escrito. Suas ponderações relato abaixo.

PONTO DE VISTA FAMILIAR
Junior fez o relato da vida pessoal do vereador eleito, de perdas financeiras que teria tido no período que esteve na Câmara, na década de 90 e no começo de 2000. Falou que Deusdith faz isso motivado pela paixão política e que o pai é uma das pessoas que mais entende dos trâmites legislativos. Afirmou que muitos o temem, por ser uma força política independente, que segue suas convicções pessoais.

PONTO DE VISTA FAMILIAR 2
Obviamente Júnior defendeu a honestidade do vereador eleito. Com relação ao episódio que culminou na prisão, em 1994, quando era presidente da CPI do Samae, fez duas observações. A acusação contra ele foi por tentativa de extorsão e não por desvio de dinheiro da autarquia, como postei. E a prisão não seria por isto e sim porque o juiz Jorge Henrique Schaffer Martins teria pedido a prisão preventiva por entender na época que o então vereador poderia influenciar na investigação. Ele ficou preso por 21 dias.

PONTO DE VISTA FAMILIAR 3
Deusdith Junior também questionou quando escrevi que o pai mantinha “feudos” na estrutura pública. Ele confirma que a empresa da família, a Construter, prestou serviço no Samae de 2005 ao começo de 2008, mas graças a uma licitação. Fora isso não houve nenhuma atividade empresarial do pai com o Poder Público. Júnior reconhece que muita gente imputa ao vereador eleito relações com a Prefeitura, mas ele nega que isso ocorra. Mas sabe que falam.

“FINALMENTES”
Para finalizar três situações. As correções pedidas por Deusdith Júnior estão aí. Este blogueiro tem o compromisso com a verdade e caso eu tenha noticiado uma fato de forma incorreta, não tenho receio em admitir e clarear as coisas. Segundo: continuo mantendo minha posição sobre o espírito da nota e quero que ao longo dos quatro anos de mandato o vereador surpreenda-me e faça-me mudar minha posição.


“FINALMENTES MESMO”
A terceira coisa, para finalizar. Gostei muito do gesto de Deusdith Júnior vir conversar comigo. Ele cumpriu seu papel de filho que acompanha a carreira política do pai. Eu, que perdi o meu faz três meses, faria o mesmo e o parabenizei por isso. O jornalista não está imune a erros e a críticas e estou sempre aberto a discutir minhas posições. Principalmente quando as pessoas vêm com argumentos.

TRABALHADORES TÊXTEIS

SIMBÓLICO
Na tarde de ontem os trabalhadores têxteis lotaram a Cãmara Municipal pedir apoio dos vereadores para resolver o impasse que já dura nove dias. Foi criada uma comissão para intermediar a negociação. Mas tanto a comissão, quanto a ida ao Legislativo, tem caráter simbólico, pois os parlamentares pouco ou nada podem fazer neste caso.

VOLTA À MESA
Os lados não confirmam, mas amanhã deve acontecer uma reunião entre as partes, que deve contar com o apoio da Fetiesc e Fiesc. A paralisação, parcial, atinge seis empresas e segundo o Sintrafite, cinco mil trabalhadores.

terça-feira, outubro 14, 2008

DICA

SANGUE BOM
Se tem dois irmãos que vivem inventando coisas legais aqui na nossa cidade são os Wolff, os multimídias Fabrício e Nico. Pouco conheço o berço deles, mas todos do meio de comunicação falam bem do pai, Vilarino. Mas são gremistas (como tantos que vivem em Blumenau e nos arredores) e para este blogueiro bairrista, já basta.

SINTONIZE
Bom, já que minha imparcialidade está comprometida, prossigo para dizer que os dois, juntos com o Cezar Rocha, estréiam no sábado o programa Clube dos Anos 80 na Furb FM, sempre às 20 horas. Prometem trazer fatos que marcaram o período, conversas sobre bandas e músicas e, claro, seleções de primeira.

TIRANDO O CHAPÉU
Fabrício e Nico estão por trás de importantes eventos culturais da cidade, que conseguiram realizar com criatividade e competência. Já transitaram nos diferentes setores da cultura e mídia de Blumenau, sempre com destaque.Na última eleição, Nico lançou-se candidato vereador pelo DEM, tendo uma boa votação – fez 959 votos, mas longe de conseguir uma vaga na forte nominata do partido.

CORREÇÃO
O Fabrício manda e mail para dizer que houve uma alteração no horário anunciado inicialmente. No lugar de 20 horas, leia-se 22 horas. (Esta correção foi postada quarta-feira, 15h)

NAATZ

INTERNAS VERDES
Ontem postei o descontentamento do ex-candidato a vereador pelo PV, Maurício Costa, com relação à entrevistas do ex-candidato a prefeito Ivan Naatz, sobre uma possível ida dele para outro partido que lhe garantisse a eleição para deputado estadual. Sobre isso Naatz manda e mail para o blog, que reproduzo agora:

1) a defesa do meio ambiente não (deveria) ter cor partidária, logo, não importa onde eu esteja, serei sempre verde - 2) o PV elegeu tres vereadores em todo o Estado dois em Joaçaba um em Gaspar. 3) em Joinville o maior colegio eleitoral do Estado o vereador mais votado fez 411 votos mais que o mais votado na capital 396 4) meu presidente não me ligou nem para perguntar como estava de saúde, ai fica dificil. 5) estou a busca de estrutura para a campanha para a ALESC, material humano. 6) não disse que vou sair do PV disse que existe esta possibilidade por ordem da falta de estrutura partidária.

SEGURANÇA

DINHEIRO DE MENTIRA
Além do recorde de público, o primeiro final de semana da Oktoberfest teve outro recorde, este negativo. Mais de 20 notas de R$ 100,00 falsas foram descobertas na bilheteria administrada pela Blucredi nestes cinco dias de festa. Três pessoas foram presas, sendo que um era menor.

OLHO GRANDE
Nenhum dos três presos tem a ver com a falsificação propriamente dita. Eles abriram o olho e compraram as cédulas de R$ 100,00 por valores inferiores a R$ 50,00. A polícia suspeita que os golpistas grandes, aqueles que falsificam, são de fora da cidade.

GREVE DOS BANCOS

PARADOS
Com uma semana de atraso em relação à mobilização nacional, os bancários de Blumenau param hoje. Os estatais, como Banco do Brasil, Caixa e Besc não vão abrir com certeza. Unibanco e Santander também devem começar o horário de expediente de portas fechadas. A categoria quer 13,5% de reajuste e os banqueiros oferecem 7,5%.

RESPEITO
Como se vê, a paralisação deve atingir principalmente os funcionários dos bancos públicos, que possuem estabilidade. Só espero que os grevistas permitam o acesso aos caixas eletrônicos, não prejudicando a população e angariando simpatia para o movimento. É fácil buscar o apoio popular, pois não conheço ninguém que não reclame de bancos.

segunda-feira, outubro 13, 2008

TELEVISIVAS

VIVIANE
No começo do dia postei que Chico Malfitani, marqueteiro responsável pela campanha de João Paulo Kleinübing, estava dando a linha para o programa de Esperidião Amim. Inclusive repetindo a fórmula que fez sucesso aqui. Hoje não vi os programas da capital, mas um amigo ligou para contar que a Viviane Wagenknecht também estava lá, pedindo voto para o candidato progressista.

DIFICULDADE
Mas apesar de Malfitani e Viviane, acho difícil Espertidião emplacar lá contra Dário Berger.

TELEVISIVAS

ATO FALHO
Não vi, mas me contaram. O competente e ex-colega de Ric Record, Marcos Pereira, estreiou hoje no Jornal do Almoço, da RBS TV. Lá pelas tantas se confundiu e chamou Jornal Meio Dia (da Ric) no lugar de JA. Ainda bem que a conversa era com o Walther Ostermann, que com sua cancha habitual, desanuviou o ambiente.

VERDE...DE RAIVA

NA BRONCA
O ex-candidato a vereador pelo PV, Maurício Costa, não gostou nada das declarações de Ivan Naatz, de que estaria pensando em deixar o partido para alçar vôos maiores na próxima eleição. Ele postou em seu site http://mauriciocostapv.com.br o seguinte texto, com o título: “Qual o significado do PV para Ivan Naatz?”

Estou sem entender até agora o papel decepcionante do candidato do PV de Blumenau, Ivan Naatz. Mal fecharam as urnas e antes de uma análise interna com o partido ele se apressou em dizer em entrevista a uma emissora de rádio que vai sair do Partido Verde e ir para outra agremiação. Seu gesto passa a impressão de que o PV e a Causa Verde não é mais que um mero coadjuvante em sua caminha política voltada a si próprio.
Não é só isto. Naatz ainda disse ainda na mesma entrevista que vai passar o comando do PV ao seu irmão, para continuar com o controle do partido. Nada contra o irmão de Naatz, mas partidos políticos, penso, é algo muito mais sério que relações familiares e imposições, para dizer o mínimo. Para quem quiser ler a repercussão da noticia, acesse a área de comentários do blog do Alexandre Gonçalves.
Aqui.
Fico refletindo que talvez seja por isto que o PV é tão fraco em Blumenau, que só abnegados querem sair candidatos a vereador e defender sua bandeira.
Como condutor do PV há quatro anos, Ivan Naatz deve uma explicação ao membros e simpatizantes do PV do município, aos seus eleitores e ao PV nacional por este posicionamento lamentável.

OPINIÃO PESSOAL
Com todo respeito que me merece o ex-candidato a prefeito Ivan Naatz, sempre achei que ele estava mais preocupado com seu projeto político do que com a causa verde.

(IN)SEGURANÇA URBANA

INSEGURANÇA NOS TERMINAIS
Estes dias falei sobre de quem seria a responsabilidade em garantir a segurança nos terminais urbanos de Blumenau. Tudo devido a duas ocorrências que aconteceram no terminal da Fonte Luminosa.

POSIÇÃO OFICIAL

Vale lembrar que recentemente, graças a nova licitação, a responsabilidade de administrar os locais passou a ser do Consórcio Siga. Liliani Bento, assessora de imprensa do Siga, manda o seguinte e mail:

O Consórcio é responsável pela segurança patrimonial, vigilância, limpeza e conservação do terminal. Porém, quando há brigas é um problema de segurança pública e deve ser chamada a Polícia Militar. A empresa contratada não tem autonomia para interferir. A presença de agentes até inibe algumas pessoas, mas não é o papel deles conter a segurança.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Essa é a posição oficial do Consórcio, que não deixa de ter razão, do ponto de vista deles e do que está previsto em contrato. Porém a colocação de câmeras de monitoramento e mais agentes patrimoniais inibiriam a ação de vândalos e delinqüentes. Pela grana que recebem, as empresas de ônibus deviam sim se preocupar com o tema segurança. É a minha opinião. De qualquer forma, a explicação oficial foi dada.

SAMU

TEASER
De novo o Samu é destaque no noticiário. Pelo lado negativo.

O FATO
Hoje por volta das 10h30 recebemos na Ric Record um telefonema de uma professora da Escola Felipe Schmidt, na Itoupavazinha. Ela dizia que tinha uma funcionária da escola passando mal e que o Samu não estava querendo atender. O atendente da equipe de emergência fazia questão de falar com a paciente, que não tinha condições de chegar ao telefone.

A AGRESSÃO
Nossa equipe de reportagem – o repórter Henrique Zanotto e o cinegrafista Emanoel Dionísio – chegaram antes do Samu e começaram a fazer seu trabalho. Mostraram o sofrimento da paciente e a agonia de quem tentava ajudá-la. Nisso chegou o atendimento de emergência. Um dos atendentes, quando viu que estava sendo filmado, partiu para cima do Emanoel. Deu um safanão nele e na câmera, danificando o equipamento. Em seguida bateu boca com as pessoas que estava ali, bastante alterado.

CASO DE POLÍCIA
Por parte da emissora o caso será resolvido na esfera policial, pois o nosso cinegrafista foi orientado a registrar boletim de ocorrência na Central de Polícia. Agora fico pensando a situação de quem precisa de atendimento e das pessoas que tentam ajudar. A quem elas podem recorrer? E como pode uma pessoa destas, despreparada e destemperada, prestar socorro a alguém?

RESPOSTA
O espaço está aberto para o Samu ou para a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Regional se pronunciar. A pergunta é clara. Concordam com o que aconteceu neste episódio?

REFLEXÃO DO LEITOR

ESPAÇO ABERTO
A Laíse Maria Poerner, que trabalhou na campanha da Coligação Blumenau de Todos, esperou passar uma semana para fazer uma reflexão sobre o resultado do processo eleitoral na cidade. E pede para eu publicar no blog. Segue então na íntegra:

ELEIÇÕES 2008 - 1

Não existe nada mais lamentável do que uma criatura humana que não constrói sua própria história. Por isso continuo com plena convicção que Décio Lima seria a melhor opção para prefeito, pois desde a sua mocidade vem, passo a passo, construindo sua história sempre engajado em lutas sociais e políticas. Isso é um motivo entre tantos outros. Mas...a democracia e a vontade soberana do povo se efetivaram no pleito de 05/10/2008. Resta a pergunta: E agora José? ou melhor João? Para o povo muita Oktober? Muita fluxetina?
NÃO!!!!!!!!

ELEIÇÕES 2008 - 2

Aprendi com Décio Lima que em política tem que se ter lado. Vou mais além, na vida tem que se ter lado. Eu escolho o lado do bem, do desenvolvimento, da evolução e da prosperidade. Uma cidade e um povo só prosperam e florescem quando existe um verdadeiro equilíbrio entre o progresso e o ser humano. Opressores e oprimidos - fórmula velha e decrépita, decadente, arcaica NÃO FUNCIONA. Vide a história: antigo Egito, antiga Roma, Estados Unidos entre tantos outros. Vejam as ultimas notícias - a sinistra rachadura ( estou sendo amena ) no sistema financeiro mundial.
Por isso lanço um desafio, sem ironias, de coração aberto ao nosso Prefeito: Sr. Prefeito, seja corajoso, livre-se de tendências e vaidades. Com todo respeito livre-se da sombra de seu pai. Construa sua própria história! Abrace os bons projetos, os que beneficiem a todos, sejam eles do governo federal ou da onde quer que venham. Perpetue-se na história como o prefeito e o homen que ousou e inovou. Honre seus 112.509 eleitores, surpreenda, a nós, os 64.187 restantes. Lembre-se: atrás de cada voto existe um ser humano com direito de viver bem em Blumenau.

MINHA ANÁLISE
Laíse, esta reproduzida sua reflexão. Mas seria importante você propor algumas questões também para o candidato derrotado. Os que perdem precisam ter humildade de ver quais os erros que determinaram a derrota. Que não começaram na campanha e sim bem antes.

CHICO MALFITANI

“REMEMBER”
Se alguém está com saudades dos programas eleitorais de João Paulo Kleinübing basta olhar os do segundo turno de Esperidião Amim, em Florianópolis. Só não é igual pela diferença física dos dois candidatos. O marqueteiro Chico Malfitani, que tanto sucesso fez aqui, está coordenando a campanha do progressista na capital. E repete a fórmula que deu certo

SEMELHANÇAS
Assisti na sexta-feira e me chamou atenção. As trilhas de fundo são as mesmas usadas no programa de João Paulo (aquela mais imponente e outra, de um clássico da música popular brasileira). Outra semelhança é no quadro onde Esperidião é colocado na rua, falando das coisas que fez, em um tom mais pessoal, mais de improviso. E ainda foi criado o quadro “Bate-papo com Amim”.

IGUAL
Um programa para cima que terminou com uma pegada forte contra o adversário, Dário Berger. Como Malfitani fez quando as pesquisas ainda não davam vantagem para João Paulo. Ou seja....Como em quase tudo na vida, muito pouco se cria, a maioria se copia. Principalmente na propaganda.