segunda-feira, outubro 13, 2008

(IN)SEGURANÇA URBANA

INSEGURANÇA NOS TERMINAIS
Estes dias falei sobre de quem seria a responsabilidade em garantir a segurança nos terminais urbanos de Blumenau. Tudo devido a duas ocorrências que aconteceram no terminal da Fonte Luminosa.

POSIÇÃO OFICIAL

Vale lembrar que recentemente, graças a nova licitação, a responsabilidade de administrar os locais passou a ser do Consórcio Siga. Liliani Bento, assessora de imprensa do Siga, manda o seguinte e mail:

O Consórcio é responsável pela segurança patrimonial, vigilância, limpeza e conservação do terminal. Porém, quando há brigas é um problema de segurança pública e deve ser chamada a Polícia Militar. A empresa contratada não tem autonomia para interferir. A presença de agentes até inibe algumas pessoas, mas não é o papel deles conter a segurança.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Essa é a posição oficial do Consórcio, que não deixa de ter razão, do ponto de vista deles e do que está previsto em contrato. Porém a colocação de câmeras de monitoramento e mais agentes patrimoniais inibiriam a ação de vândalos e delinqüentes. Pela grana que recebem, as empresas de ônibus deviam sim se preocupar com o tema segurança. É a minha opinião. De qualquer forma, a explicação oficial foi dada.

3 comentários:

Anônimo disse...

É sempre assim em Blumenau. Quando os órgão incompetentes são chamados às falas, tiram o seuzinho da reta e transferem a responsabilidade. "É Blumenau, Forte de Novo" tem coisa que acontece aqui que até no Paraguai dá cadeia! Segurança? Joga a culpa na PM que é do Estado.. ah, é SAMU? Joga a culpa no Federal. Assumir que não temos saúde e seguranças dignas não nos diz respeito. 63% devem estar realmente certos. Certos de que estamos todos perdidos. Enquanto isso olha lá... o Joãozinho no palanque da Oktober " Ein Prosit, ein prosit..." parabéns Blumenau!

Anônimo disse...

Realmente é Blumenau forte de novo...
Forte é o dinheiro no bolso do JPK para fazer campanha apoido pela imprensa que não gosta do PT.
Agora não adianta reclamar... a um mês atras... Blumenau era uma maravilha de cidade...
O que aconteceu?
Acho que o problema é o MST que está apoiando a greve do servidor têxtil...
E viva o consórcio que fizeram...

Anônimo disse...

Pela grana que recebem?

Fosse assim, "deveríamos" ter direito também a serviços de qualidade de telefonia, energia elétrica, transporte coletivo, saúde, educação, setor bancário...

Ou não?