sexta-feira, julho 18, 2008

SAIDEIRAS

FRASE DO DIA
“Estou aqui em uma missão, não queria ser candidato. Se eu não concorrer, Deus pode tirar minha vida”.
José Ouriques, sexta pela manhã, na recepção da Ric Record.

MALDADE DO DIA
De um amigo meu, religioso, mas espirituoso, na hora do almoço. “Se ele diz isto, já ganhou. Afinal se Deus o escolheu...”

FRUSTRAÇÃO
Foi uma semana decepcionante do ponto de vista político. Acompanhei as entrevistas dos cinco candidatos à prefeitura de Blumenau na Rádio Nereu Ramos. Foi a largada da campanha, que ainda não começou nas ruas. Não gostei do que ouvi e não falo da iniciativa e capacidade dos colegas, pelo contrário, quero aqui elogiar o desempenho do Joelson, do PC e do Jorge Theiss. A decepção é com as propostas e até o (des) preparo de alguns candidatos.

RESENHA
Vou tentar resumir, sempre do meu ponto de vista, as imagens que me vieram na cabeça a partir das entrevistas na Nereu. Décio com discurso emotivo apresentou-se como aquele que vai resolver os problemas, principalmente dos mais pobres, uma espécie de pai. Ivan Naatz é o franco atirador, centrando fogo em JPK, mas mirando também o petista. João Paulo Kleinübing fez um discurso técnico, se apresentando como o gerente, aquele que facilita a vida das pessoas. Dari Dielh apresentou um discurso chavão de esquerda de décadas passadas. Bacana, mas sem pé na realidade. Parou no tempo.

CASO A PARTE
Peço para não me pronunciar ainda sobre o candidato José Ouriques. Quando critico que precisa haver algum tipo de critério para que uma pessoa possa ser candidato a prefeito de qualquer lugar do mundo, ainda mais Blumenau, penso nele. Por força da lei somos obrigados a falar dele.

OPS
Hoje é sexta-feira. Recesso até segunda.

TELEVISIVAS ELEITORAIS

ENTREVISTAS
O candidato à reeleição João Paulo Kleinübing abre a série de entrevistas do Jornal Meio Dia, da Ric Record, marcada para os dias 28 de julho a 1º de agosto. Na terça-feira Ivan Naatz, quarta Décio Lima, na quinta José Ouriques e Dari Dielh encerra na sexta a rodada.

ÀS CLARAS
A ordem das entrevistas e as regras foram estabelecidas na tarde dessa sexta-feira em reunião na emissora. Todas candidaturas mandaram representantes, com exceção de José Ouriques, que esteve presente. Todos terão 20 minutos para apresentar propostas e responder questionamentos preparados pela produção do programa.

ESPAÇO PARA A CONCORRENTE
A RBS também já programou sua cobertura local. Serão cinco minutos para cada candidato no RBS Notícias, a partir do dia 18 de agosto e outros cinco minutos no Jornal do Almoço, a partir de 15 de setembro. A emissora segue a grade da Globo e já tem definido o dia dois de outubro para o debate com os candidatos, em horário nobre, depois da novela.

NA ESPERA
É certo que a Ric Record fará pelo menos um debate, mas a definição da data depende de acerto com a grade nacional.

DÉBITO
Fico devendo a proposta de cobertura da Furb TV e TV Galega. Vou atrás e trago no blog.

ELEITORAIS

ÚLTIMA
O candidato José Ouriques fechou a série de entrevistas com os prefeituráveis de Blumenau na rádio Nereu Ramos. Vou cuidar as palavras que uso para não me incomodar com a Justiça Eleitoral. Se você leitor achar que tem algum absurdo, não brigue comigo. É só pedir a gravação para o pessoal da rádio.

CONSERTO
“Serei um maestro”, afirmou o candidato do PTC, dizendo que irá contratar 12 PHDs para ajudar a governar a cidade.

DA ILHA DE FIDEL PARA BLUMENAU
Sobre a falta de médicos na rede pública, o candidato, que ficou conhecido nas últimas eleições como Latinha, tem a solução. Vai importar os profissionais de Cuba. Isso mesmo, de Cuba. Mas antes verá se algum brasileiro tem interesse nas vagas.

HÁ VAGAS
Prometeu gerar cinqüenta mil empregos criando o pólo industrial. “Tenho contatos com empresários do Paraná e São Paulo e irei trazer um grande grupo empresarial para cá”, anunciando que concederá incentivos fiscais para quem quiser instalar-se aqui.

VAI BAIXAR
Prometeu instalar, de forma terceirizada, uma usina de gás em Blumenau, que funcionará a partir do reaproveitamento do lixo e esgoto da cidade (!). Entre outras utilidades da usina, ela produziria combustíveis para os ônibus da cidade, baixando assim a passagem. Palavra do candidato José Ouriques.

PERGUNTINHA
Os ônibus da nossa cidade funcionam a gás?

CANDIDATO INTERNACIONAL
Assim como os médicos cubanos, Ouriques recorreu a outros países para falar de suas propostas de governo. No setor turístico falou que a cidade seria uma nova Miami e sobre as propostas para a cultura garantiu que elas seguirão o programa Francês. Peço que vocês desculpem o blogueiro, mas não entendi que programa é este.

CULPA DO JOÃO
Na última eleição municipal, Latinha concorreu a vereador na aliança que elegeu João Paulo Kleinübing. Ele fez menos de 25 votos e atribui a baixa votação a JPK. “Deixei minha campanha de lado para ajudar a elegê-lo e ele me abandonou”, reclama o candidato do PTC.

quinta-feira, julho 17, 2008

REFLEXÕES

BEBIDA E DIREÇÃO
Cheguei agora a pouco da Cachaçaria Xanadu, na Velha, a cerca de três quilômetros de onde moro. Junto com minha esposa Priscila, fui abocanhar o gostoso e diferente rodízio de petiscos. Das 19h às 21hs ficamos somente nós no local, além dos funcionários. Quando fomos embora, 21h30, tinha uma mesa com seis pessoas.

PREJUÍZO
Já fui lá outras vezes, sempre casa cheia. Não pude deixar de associar com os reflexos da Lei Seca. Garçons e proprietários falaram que o movimento caiu de 50 % para cima. E o efeito dominó atinge toda uma cadeia produtiva: bares, restaurantes, produtores, vendedores, distribuidores e por aí vai. Postos de trabalho serão fechados porque neste país nunca se puniu com rigor alguém que tenha praticado um crime de trânsito ou sido flagrado dirigindo embriagado.

CONFESSIONÁRIO
Tomei uma cerveja e trouxe meu carro numa boa. Pela nova lei eu poderia ser punido e isto criou uma sensação desconfortável. Esse é o objetivo, intimidar. A lei tem o mérito de fazer a pessoa pensar duas vezes, mas não concordo. Se a anterior sobre bebida e direção fosse aplicada com rigor, acho que não haveria tantos acidentes e mortes no trânsito.

JOVINO CARDOSO

CONTRAPONTO
O vereador Jovino Cardoso (DEM) me procurou e mostrou duas fotos que demonstrariam, segundo versão dele, que ele foi vítima dos agentes de trânsito. Uma das fotos mostra mesmo o vereador entre dois guardas. Jovino garantiu que não agrediu ninguém e nem tentou tirar a máquina das mãos dos agentes e muito menos arrancar o bloco de multas deles.

RELEMBRANDO
O caso foi contado logo abaixo, mas relembro. A Guarda de Trânsito foi chamada pelos moradores de uma rua no bairro Vila Nova ontem à noite. No local estavam vários carros estacionados em cima de calçadas e alguns na contramão. Eles pertenciam a fiéis que participavam de um culto em uma igreja.

AUTORIDADE
Quando soube da ação da Guarda, o vereador tomou as dores do seu rebanho e tentou evitar as multas dando o famoso “carteiraço.”, lembrando a todos que é vice-presidente da Câmara Municipal. Ele diz que foi agredido e os agentes falam o contrário.

ELEITORAIS

LATINHA EM NÓS
O juiz eleitoral Roberto Ramos Alvim negou o pedido de impugnação da candidatura de José Ouriques, conhecido como Latinha. Ele concorre à prefeitura de Blumenau pelo PTC. O pedido foi feito por Domingos Sávio Salvador, que se apresentava como vice-presidente do PRP, que faz parte da coligação de José Ouriques.

PEIXE DE FORA
O responsável pela 3ª Zona Eleitoral considerou que o proponente da ação, no caso o Domingos Salvador, não tinha legitimidade para propor a ação.

ELEITORAIS

DARI DIEHL NO RÁDIO
O Candidato do PSOL foi o quarto convidado da série de entrevistas promovida pela Rádio Nereu Ramos. Dari Diehl falou de suas propostas para administrar Blumenau.

DEMOCRATIZAÇÃO CONFUSA
Ele disse que caso eleito sua gestão será norteada pelos Conselhos Populares, que reuniria representantes da classe trabalhadora e também dos empresários, “afinal eles também são importantes”, afirmou o candidato. Não ficou claro como este conselho funcionaria na prática e nem como seriam definidos estes representantes.

PARA ANOTAR
Dari Diehl promete acabar com os cargos comissionados e fazer funcionar os ambulatórios gerais 24 horas por dia e em regime de plantão no final de semana. Os problemas da saúde pública da cidade seriam resolvidos em 60 dias, de acordo com a promessa do candidato.

MEDO
Vamos torcer para que as principais obras de Blumenau fiquem prontas ainda este ano, pois caso Diehl ganhe a eleição ele promete suspender as que estão em andamento, para canalizar os recursos para outros setores, em especial a saúde.

PARA FINALIZAR
O candidato, que usou e abusou de respostas genéricas e vagas, tirou do sério os condutores do programa, Paulo César e Jorge Theiss, ao responder (ou não responder!) como faria para resolver o problema viário da cidade. Ao ser colocado na parede para responder que obras ele priorizaria, disse que não era engenheiro e não teria como responder, precisaria debater o assunto.

GESTOR
O prefeito não precisa ser engenheiro, mas precisa ter em mente o que é preciso fazer para amenizar o caos viário da cidade. Dari Dielh deveria ter pelo menos uma proposta sobre o assunto, ainda mais que é candidato pela segunda vez.

ELEITORAIS

IGUALDADE
Com relação às entrevistas com os candidatos, o leitor Ivan questiona se os veículos são obrigados a fazer as mesmas perguntas para todos. Até onde entendo, não. O que a Justiça Eleitoral cobra é equilíbrio. Mesmo tempo, mesmo formato e principalmente, mesmo tratamento. É jornalismo, diferente de debate, com regras estabelecidas e rígidas.

REUNIÃO
O cartório da 88ª Zona Eleitoral de Blumenau convoca para segunda-feira uma reunião com os veículos de comunicação e os partidos políticos. Vai ser apresentado o plano de mídia para a exibição dos programas de rádio e tv.

DISTRIBUIÇÃO
O tempo oficial de cada candidatura é:
13:34 – João Paulo Kleinübing – Faz Blumenau Mais Forte
08:44 – Décio Lima – Blumenau de Todos
03:21 – Ivan Naatz – Salve Blumenau
02:11 – José Ouriques – Blumenau
02:07 – Dari Diehl – 50-PSOL

quarta-feira, julho 16, 2008

BAFÃO

DESTEMPERO
O vereador Jovino Cardoso (DEM) está neste momento (quarta-feira, onze horas da noite) na Central de Polícia. Ele se envolveu em uma confusão com a Guarda de Trânsito no bairro Vila Nova. Segundo informações, o vereador, candidato à reeleição, estaria em uma igreja situada numa transversal da rua Almirante Barroso, quando soube que os agentes estavam multando os carros dos fiéis estacionados em cima das calçadas. A denúncia teria partido de vizinhos da igreja.

MAU EXEMPLO
O vereador foi cuidar de seu rebanho e tomar satisfação dos agentes. Segundo os presentes, Jovino teria arrancado a máquina fotográfica de um deles e arrancado o bloco de multa. Em uma gravação de áudio feita através de celular, o candidato à reeleição avocou para si o poder de autoridade e criticou o trabalho da Guarda de Trânsito administrada pelo seu partido.

NÃO SE MANCA
O vereador tem se notabilizado por ir contra o senso comum da comunidade de Blumenau. Para relembrar alguns episódios: ano passado espalhou placas com mensagens natalinas pela cidade, contrariando a lei de combate a poluição visual; Instalou barracas que funcionavam em vias públicas como verdadeiros comitês itinerantes; por último, foi um dos principais defensores da tentativa de reajuste de quase 60% para os vereadores, rechaçada pela população. É candidato à reeleição.

TELEVISÃO

DA CASA
A Ric Record promoveu na noite desta terça-feira um evento para comemorar por ter sido escolhida o veículo do ano. 43 mídias de diferentes agências do Vale elegeram a emissora, que está há três anos e meio operando na região. A casa agradece.

DEBATES
A emissora aguarda a definição da grade nacional da Record para ver as datas dos debates eleitorais a serem realizados. É certo que Blumenau terá um debate e cidades como Brusque e Rio do Sul terão vez através da Record News.

ENTREVISTAS
A partir do dia 28 de julho a Ric Record promoverá uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Blumenau dentro do Jornal do Meio Dia. A condução ficará a cargo deste que vos escreve e de Alexandre José. A ordem dos participantes será definida na próxima sexta-feira, durante sorteio na sede da emissora.

ELEITORAIS

MORNA
São dois os pontos de vista possíveis sobre a entrevista do candidato à reeleição João Paulo Kleinübing, da Coligação Faz Blumenau Mais Forte, na Rádio Nereu Ramos na manhã desta quarta-feira: enfadonha ou extremante “pés no chão”. Durante uma hora e pouco de conversa, JPK enalteceu as realizações de seu governo e não fez nenhuma promessa bombástica.

PERFIL ADMINISTRATIVO
João Paulo repetiu seu discurso de administrador público e destacou o perfil técnico, e não político do seu secretariado e disse que esta situação permanecerá caso seja reeleito. Afirmou que economizou cerca de R$ 6 milhões nos últimos quatro anos apenas com a redução dos cargos comissionados na administração direta, pouco mais de 50 segundo ele.

GARGALO 1
Sabendo que a saúde é o maior problema hoje em Blumenau, o prefeito candidato lembrou algumas ações, como a ampliação do Hospital Santo Antônio, a construção da Policlínica (que já existia, mas funcionava em um prédio alugado) e ampliação dos Postos de Saúde da Família, que hoje são 16 e ele promete que serão 21 até o final deste mandato.

GARGALO 2
Sobre a constante falta de médicos, disse que hoje são mais profissionais do que na gestão do seu antecessor, Décio Lima: 235 contra 180. Sobre as filas nos ambulatórios e a superlotação da emergência do HSA, JPK disse que a Prefeitura está resolvendo o problema, com a criação da figura do médico para atender a demanda do dia nas unidades de saúde que ficam nos bairros. Reconheceu que só existe no AG da Velha e não entendi se disse que já estava funcionando este serviço na região norte ou AG do centro.

VAGAS EM CRECHES
Kleinübing destacou as mais de quatro mil vagas em creches criadas pela Prefeitura nestes três anos e meio e prometeu criar mais 1.200 a cada próximo ano do novo mandato, terminando assim com a lista de espera nos CEIs.

PÉS NO CHÃO
Foi realista ao prometer pavimentação. Das duas mil ruas com barro na cidade, disse que vai pavimentar cem por ano. Ao contrário do seu principal concorrente, Décio Lima (Blumenau Para Todos), que alardeou que todas as ruas da cidade terão seus problemas de poeira e lama resolvidos caso o petisto seja eleito.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

FISCALIZAÇÃO
Duas equipes da Vigilância Sanitária de Blumenau percorreram seis supermercados da cidade a pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O objetivo era recolher um lote de cinco diferentes marcas de leite, que teriam adição de soro e um lote de água mineral contaminada por bactéria. Além disso, buscavam mais um lote de duas marcas de amendoim com uma toxina acima do nível permitido pela Anexa, que pode causar até cirrose hepática. Os nomes dos produtos não foram divulgados ainda. Nada foi encontrado hoje, mas a ação dos fiscais continua amanhã de manhã.

AEROPORTO

SERÁ QUE DECOLA ?
O projeto de revitalização do Aeroporto Quero-Quero será apresentado hoje a tarde no Salão Nobre da Prefeitura, conforme convênio firmado entre a ACIB, Prefeitura de Blumenau e Seterb. Ele foi executado pela empresa H&S Serviços Aeronáuticos Ltda.

terça-feira, julho 15, 2008

ELEITORAIS

PARA EVITAR PROBLEMAS
Peço aos meus amigos leitores um favor e não entendam como censura, longe de mim. Que aqueles que tenham interessem em postar comentários evitem o cunho eleitoral, para que o blog não tenha problema com a Justiça Eleitoral. As opiniões são livres, mas evitem declarar voto e coisa do tipo. Para que este espaço permaneça democrático e imparcial.

PRESÍDIO REGIONAL DE BLUMENAU

DE VOLTA
O deputado estadual Jean Kuhlmann (DEM) pediu hoje, na tribuna da Assembléia Legislativa, a volta de Ângelo Poltronieri à direção do presídio regional de Blumenau. Segundo o deputado, em quatro anos e cinco meses no comando da instituição, Poltronieri não enfrentou rebeliões ou incidentes graves e inclusive fez um importante trabalho de ressocialização.

MEMÓRIA
O que o deputado esquece é a falta de transparência do ex-diretor, que sistematicamente se recusava a prestar contas do que fazia lá dentro. Ninguém tem notícias do dinheiro arrecadado graças ao trabalho interno dos presos e também das regalias concedidas de forma arbitrária por Poltronieri. Era ele que determinava qual o regime que o detento deveria cumprir, sem buscar respaldo na Justiça. Vale lembrar que por causa disto alguns presos fugiram por estarem em locais não compatíveis com a pena estabelecida.

PROVOCAÇÃO

REFORMA
O prédio da Prefeitura está sendo reformado depois de 26 anos. Tanto a fachada quanto a parte interna, em especial o quarto andar, receberão melhorias. O investimento é de RS 1.650.000,00 e a previsão é que tudo fique pronto até 18 de dezembro

MALDADE
Sobre a reforma, estes dias um petista de carteirinha saiu com a seguinte pérola: “Está na lei do inquilinato”. Perante a surpresa dos seus interlocutores, ele emendou: “quando o inquilino entrega o imóvel é obrigado a deixá-lo em bom estado de conservação”, referindo-se é óbvio ao processo sucessório e uma hipotética derrota de JPK.

ELEITORAIS

FRANCO ATIRADOR
Hoje foi a vez do advogado Ivan Naatz, candidato da Coligação Salve Blumenau (PV-PPS), dar entrevista a rádio Nereu Ramos. Como nunca foi administrador público e não tem telhado de vidro, centrou fogo contra a atual gestão de JPK (DEM) e também nas administrações de Décio Lima (PT).

FÁCIL
Entre as propostas para a saúde está o funcionamento dos ambulatórios 24 horas por dia, além dos finais de semana. E para atrair os médicos, a promessa de um robusto aumento de salário. Dos atuais R$ 1.700,00, eles passariam a receber entre R$ 7 e 8 mil. “Igual ao salário dos engenheiros da Prefeitura. Será que eles receberam tal reajuste porque o vice-prefeito Edson Brunsfeld é engenheiro?”, questiona o candidato, com uma pitada de maldade.

EDUCAÇÃO
Ivan Naatz criticou a escolha de um médico para a Secretaria da Educação ( Maurici Nascimento) e prometeu transporte gratuito para crianças que estudam nas escolas municipais. Anunciou que caso eleito acabará com a terceirização da merenda, feita hoje por uma empresa de Curitiba.

MÁQUINA MAIS ENXUTA
Prometeu enxugar a máquina administrativa e diminuir o número de secretarias. Disse que terá no máximo 75 cargos comissionados. Os números apresentados pela Prefeitura são de 227 cargos de confiança. Para o candidato o número é bem maior, 382. “Eles não contam a URB, Seterb e Samae, mentem descaradamente.”

segunda-feira, julho 14, 2008

PROFISSIONAIS

NOVO DESAFIO
O jornalista Tobias Mathies vai pegar duas semanas de férias na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau. Aproveita o tempo para supervisionar a campanha dos vereadores do PMDB, principalmente no que diz respeito à gravação dos programas de TV e rádio.

TROCA
A jornalista Aline Soares deixou a Furb TV para trabalhar junto com Tobias na SDR.

LEI SECA

IRRESPONSABILIDADE
A Guarda de Trânsito de Blumenau fez onze testes de bafômetro durante o último final de semana. Em todos ficou comprovada a ingestão de bebidas alcoólicas. Oito destes motoristas foram encaminhados à Central de Polícia, por apresentarem mais de 0,3 mm de álcool no sangue. A multa é de R$ 947,00 e o motorista vai responder processo que pode resultar na suspensão da carteira por um determinado tempo. O veículo só é apreendido se não existir outra pessoa habilitada para dirigir.

FALHA
Três motoristas se recusaram a fazer o teste e foram enquadrados da mesma forma, de acordo com o responsável pelo trânsito na cidade, Ivonei Leite. Segundo ele, o guarda pode fazer a autuação, basta comprovar o estado de embriaguez e juntar duas testemunhas. Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha... E se o condutor tiver bebido apenas duas ou três latinhas, o suficiente para infringir a lei mas não para caracterizar embriaguez, como fica? Segundo Ivonei, os agentes de trânsito conseguem perceber quando alguém bebeu, mas aí a coisa resvala para a subjetividade.

OPINIÃO
Demorei em emitir minha opinião sobre a lei e descerei do muro agora. O fato positivo é que ela realmente vai gerar uma mudança de comportamento, mas se não houver punição nada adianta. Se os motoristas flagrados realmente embriagados fossem exemplarmente punidos, tenho certeza que esta lei não precisaria existir.

ELEITORAIS

ENTREVISTA COM DÉCIO LIMA
O candidato do PT, Décio Lima, abriu a rodada de entrevistas da Rádio Nereu Ramos esta manhã. Durante pouco mais de uma hora falou sobre o que fez e o que quer fazer. Ouvi boa parte da entrevista dada aos colegas Joelson dos Santos e Paulo César, o PC.

PARA COBRAR DEPOIS
É bom o eleitor anotar em um caderno as propostas dos candidatos, para cobrar dele caso seja eleito. O blog pretende ajudar. No caso do petista anotei algumas promessas.

ATÉ O FIM
Décio se comprometeu a ficar os quatro anos no mandato, caso eleito. Descarta assim qualquer possibilidade de ser candidato a senador e governador nas eleições de 2010.

SERÁ?
O petista disse que vai lançar o programa Poeira Zero, onde promete pavimentar todas as ruas da cidade.

SAÚDE
Também prometeu resolver todos os problemas da saúde pública em Blumenau em 100 dias. Segundo Décio, na sua gestão não terá fila em ambulatórios e não faltarão médicos nem remédios. Disse que não haverá mais reclamação sobre o setor.

EDUCAÇÃO
Décio Lima reconhece que o projeto Escola Sem Fronteiras, implantado no segundo ano da sua primeira gestão à frente da Prefeitura, não vingou e garantiu que ele não será reeditado.

domingo, julho 13, 2008

REFLEXÕES DOMINGUEIRAS

OPERAÇÃO SANTIAGRAHA
Esta ação da Polícia Federal de nome complicado desencadeou uma grande oportunidade para refletirmos sobre atuação dos Poderes constituídos deste país. É possível ter tamanha divergência de pensamento entre a Polícia, Ministério da Justiça, Ministério Público e Justiça, todos da esfera Federal, e o presidente da mais alta instância do Poder Judiciário, o Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes?

MENINO DO PASSO TORTO
Desde que as imagens de pessoas conhecidas da sociedade sendo presas foram mostradas em rede nacional, o presidente do STF manifestou-se contrário à ação, dando a entender qual seria sua posição sobre uma ação judicial que, muito provavelmente, caberia a ele dar a posição final, o que de fato aconteceu. Daniel Dantas, Naji Hajas, Celso Pitta e outros estão soltos.

SOBROU...
...para o delegado Prostógenes Queiroz (que nome, hein!), da PF, responsável pelas investigações que culminaram com a prisão do grupo, acusado de vários crimes convencionados chamar de colarinho branco. Segundo reportagem da Folha de São Paulo deste domingo ele está pela bola sete. A cúpula da instituição estaria esperando apenas um deslize dele para rifá-lo.

PROVAS CLARAS
Até uma tentativa de suborno contra o delegado para livrar a cara de Daniel Dantas foi documentada pela Polícia Federal, mas pouca valia teve para o comandante mor da mais alta corte jurídica do país. Algo está errado e é bom ver que pelo menos muitas entidades de magistrados, procuradores e mesmo a imprensa estão mobilizados para reverter este quadro de impunidade que vivemos. Nossa Justiça não é para todos.

DICA DE LEITURA
Reproduzo um texto do blog do Josias de Souza, no site da Folha de São Paulo.

No Brasil, como se sabe, não há muito em comum entre os habitantes do pedaço miserável e os moradores do país dos ricos. Ocupam o mesmo espaço por mera fatalidade geográfica. Ainda assim, em bairros diferentes.

Nesse cenário, a prisão de um brasileiro poderoso, por incomum, sempre chama a atenção. Tem-se, por um instante, uma sensação benfazeja.

Surpreendido, o rico sente-se violado nas fronteiras que o separam de um Brasil que não é o dele. É como se acordasse no país dos pobres.

E a alma do miserável é tomada de assalto por uma ilusão. A ilusão de que vive no mesmo Brasil dos bem-nascidos, submetido às mesmas leis.

Logo, porém, o sistema de conveniências tácitas que dirige a apuração dos escândalos volta a dar as caras.

Entre a apuração e a perspectiva de punição há um longo curso de decisões. Entre elas a que manda prender. E outra, invariável: a que manda soltar.

Às vezes, o escândalo é tão escancarado que é impossível não reagir. Mesmo que a
contra-reação dê à ação uma aparência de pantomima.

O encrencado rico, quando é pego, tem os seus segundos de má fama. Arrosta um ou outro embaraço. Porém...

Porém, sabe que cadeia não é lugar de rico. Sabe que, no Brasil, acima de um certo nível de renda, nada é tão grave que justifique o desconforto de uma cana longeva.

Mesmo num desenho animado, quando submetidos a um abismo, os personagens só caminham sobre o vazio até certo ponto.

Caem no instante em que se dão conta de que estão pisando o nada. Na animação brasileira, a coisa é diferente.

Só o pobre despenca. O rico não cai em precipício. Não se dá por achado. Não olha pra baixo. Sempre consegue alcançar o outro lado. O seu lado.

Nos últimos anos, o Brasil conseguiu içar alguns patrícios pobres do fundo do poço.
Não viraram ricos. Mas trocaram a miséria absoluta pelo mercado consumidor.

O novo desafio é trazer o rico delinqüente para o Brasil miserável. O grande, o maior escândalo do sistema carcerário não são os que estão lá. São os que não estão.

Diz-se que o diabo está nos detalhes. E detalhes não faltam ao escândalo que assedia Daniel Dantas.

Demonstrou-se, por exemplo, em minúcias, a tentativa de aliciamento de um delegado: R$ 1 milhão. Tudo filmado.Parte da grana desembolsada. O resto apreendido. Depoimento confirmando a origem da pecúnia. Pela lei, coisa bastante para justificar uma prisão preventiva.

Subverteu-se, porém, a máxima. No Brasil, não é o Tinhoso, mas Deus quem mora nos detalhes. Melhor: Deus está no Daniel Dantas.