sábado, setembro 27, 2008

AFUNILANDO
É o último final de semana integral de campanha. No próximo só no sábado existe a possibilidade buscar os votos daqueles ainda indecisos, já sem o apoio da televisão e do rádio. Mas além priorizar o corpo a corpo, os candidatos disponibilizam parte do tempo para planejar a estratégia para o debate da Ric Record neste domingo, às 20h30. Para Décio Lima e Ivan Naatz o debate assume caráter decisivo e caberá a João Paulo Kleinübing estar preparado para os torpedos que deve receber. Imagino que seja assim, se bem que Naatz deve bater também no petista.

EU GARANTO!
No seu programa de TV, o candidato da Coligação Salve Blumenau reafirmou o estilo propositivo, falando de seus principais projetos, com o seguinte bordão: “Eu posso e vou fazer”. Entre as propostas, a instalação de farmácias populares nos terminais, passe livre para estudantes da rede pública municipal, cheque-saúde e a creche social privada.

ALVO
É claro que Naatz sonha que possa canalizar os votos de quem não quer João Paulo ou Décio e assim ir para o segundo turno. Mas quer mesmo consolidar-se no imaginário do eleitor enfatizando uma série de propostas de apelo popular, todas boas, mas algumas com a viabilidade questionável. Visando 2010. Resta saber se as urnas respaldarão este projeto.

EXIBINDO FORÇA
Na reta final o programa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte deu nome aos bois, com João Paulo apresentando suas as principais propostas (ponte do Badenfurt, viaduto da Via-Expressa, três unidades de pronto-atendimento nos bairros, abertura de 1000 vagas por ano, são algumas que me lembro) e com depoimentos de pesos pesados da política local e estadual. Falaram os ex-prefeitos Renato Vianna e Félix Theiss, Casildo Maldaner, Jean Kuhlmann, João Pizzolatti, Leonel Pavan e Raimundo Colombo.

PLANEJAMENTO
O tom foi este. Eu já fiz, agora apresento minhas propostas e ainda por cima tenho os “iluminados” ao meu lado. Bem feito e dentro da estratégia planejada desde o começo da campanha. Como ainda não falaram o governador Luiz Henrique, o ministro das cidades Márcio Fortes e nem Jorge Bornhausen, imagino que novos depoimentos devam reforçar esta linha propositiva que deve nortear a campanha de João Paulo até o final.

BATENDO
O programa da Coligação Blumenau de Todos já saiu pegando forte, extraindo das propostas do plano de governo de João Paulo na campanha anterior promessas não cumpridas. Claro, pegando forte na saúde. “Quem é o candidato da mentira? Das falsas promessas?” Também exibiu o quadro “A Vida Real”, criado para responder ao “Gente Que Faz”, explorando o que seriam diferenças no atendimento dos agentes do Programa Saúde da Família nas duas administrações.

MATO SEM CACHORRO
As pesquisas apontam a vitória de João Paulo e o que resta a candidatura petista é forçar o segundo turno para criar uma nova eleição. Na televisão a estratégia é tentar “desmascarar” o adversário. Tem gente que acha que isto pode ser um tiro no pé. Mas não vejo alternativa diferente a ser adotada nesta altura do campeonato. A estratégia foi equivocada no começo da campanha e quando a coordenação percebeu estava atrás nos levantamentos dos mais diversos institutos, independente da diferença de resultado entre eles.

DILMA
Na próxima segunda-feira o programa de Décio Lima deverá contar com depoimento da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que discursou para um bom público na noite de sexta-feira, no Clube de Caça e Tiro Blumenauense. O evento tinha um caráter mais de mobilizar a militância do que angariar votos, visto que a maioria, se não todos, são eleitores de Décio Lima.

PARA ENCERRAR
Não posso deixar de falar em uma coisa que me incomodou bastante do programa de JPK, por eu conhecer bem o assunto. Na reportagem sobre educação, a Viviane Wagenknecht abre falando do desabamento da quadra da Escola Fernando Ostermann, ocorrida em janeiro de 2006. Relembra, com propriedade, que a quadra caiu um ano e meio depois de ser construída, ou seja, na gestão de Décio. Para em seguida dizer que consertou as obras mal feitas pelo adversário. Mentira, pelo menos no caso da escola Fernando Ostermann, localizada no bairro Boa Vista. Dois anos e sete meses depois de cair, as crianças continuam sem quadra. E o que é pior. Ninguém foi responsabilizado, independente de ser deste governo ou do outro. Porque?

REFLEXÃO
Sabe aquele ditado que papel aceita tudo? Isto até passa...O problema é o eleitor aceitar.

sexta-feira, setembro 26, 2008

DEBATE RIC RECORD

DIA DECISIVO
O debate da Ric Record marcado para às 20h30min deste domingo promete e muito. Os candidatos concentram suas atenções para o programa. Serão quatro blocos com duas horas de duração. Os candidatos terão em três momentos diferentes oportunidades de perguntas livres entre si, sem um tema determinado. É a chance do confronto direto entre eles e a oportunidade de se confrontar tudo o que se vem falando até agora nesta campanha eleitoral. Tomara que aproveitem e não se escondam atrás das estratégias dos marqueteiro.

REGRAS
Este que vos escreve será o mediador. Segue abaixo o resumo das regras.

1º Bloco
Dois minutos para cada candidato responder pergunta inicial do mediador
Em seguida duas rodadas de perguntas entre candidatos, com temas e escolhas livres de quem vai responder. Um mesmo candidato pode ser perguntado mais de uma vez. 30 segundos para pergunta, 1min30seg para resposta, 30 seg. para réplica e 30 seg. para tréplica.

2º Bloco
Rodada de perguntas entre candidatos, com tema livre, mas a ordem de quem irá responder é decidida através de sorteio. Mesmo tempo da rodada do primeiro bloco.

Depois o radialista Alexandre José, o acadêmico de jornalismo e radialista Henrique Zanotto e a jornalista Danielle Fuchs, do Jornal Folha de Blumenau, farão perguntas para candidatos, que têm 1min30mseg para a resposta. O tema é livre.

3º Bloco
Nova rodada de perguntas entre candidatos, com temas e escolhas livres de quem irá responder. Um mesmo candidato pode ser perguntado mais de uma vez. No mesmo molde do primeiro bloco.

Na seqüência os candidatos voltam a responder perguntas dos jornalistas e radialistas, com tema livre, igual ao segundo bloco.

4º Bloco
Os candidatos terão dois minutos para as considerações finais.

AINDA A OPERAÇÃO INLUENZA

DEIXANDO CLARO
Alertado por um leitor na seção de comentários, fui atrás da notícia do Santa que falava sobre a data das conversas de Décio Lima e outros petistas grampeadas pela Polícia Federal. Foram gravadas de 10 de dezembro de 2007 a seis de janeiro deste ano. Portanto fora da período considerado nulo para a investigação por parte da juíza federal Ana Cristina Krämmer.

TÁTICA
Ou seja, o e mail enviado pela campanha petista comemora uma situação que não diz respeito a decisão judicial de ontem. E busca confundir a opinião pública.

OPERAÇÃO INFLUENZA

GRAMPOS FECHADOS
Esta no Jornal de Santa Catarina. A Justiça Federal de Florianópolis mandou anular os grampos utilizados na Operação Influenza por considerar que as gravações não seguiram os procedimentos necessários. A juíza Ana Cristina Krämmer decretou nulas todas as escutas realizadas entre 9 de agosto e 19 de novembro de 2007. A Operação Influenza foi aquela deflagrada pela Polícia Federal, que flagrou uma série de crimes financeiros a partir do Porto de Itajaí.

REPERCUSSÃO ELEITORAL
Recentemente os jornais Diarinho e o Santa, assim como o Estadão depois, publicaram trechos de conversas de petistas com um dos principais acusados, Chico Ramos, da Agrenco. Ente elas estava a de Décio Lima. Desconheço se estas conversas do candidato estão entre as consideradas nulas pela Justiça Federal. De qualquer forma elas foram divulgadas de forma ilegal, pois não havia autorização para tanto, pois a fase é de investigação e até o momento o nome dele não está entre os denunciados.

RELEASE
A campanha petista comemora a decisão judicial e contra-ataca. Segundo release enviado aos meios de comunicação, a decisão “comprova armação para atingir a candidatura de Décio Lima à prefeitura de Blumenau pela Coligação Blumenau de Todos".

quinta-feira, setembro 25, 2008

JORNALISMO

DEMOROU
Pioneira na imprensa de Santa Catarina, com a primeira televisão e o primeiro jornal em off set, além das emissoras de rádio, apenas agora Blumenau forma sua primeira turma de jornalismo. É a da Faculdade Ibes. A colação de grau acontece sábado próximo, às 18h30 no Teatro Carlos Gomes.

PARABÉNS
Eu, que gosto muito do que faço, fico muito feliz. É muito bom para todos. Além disso, comemoro por ter grandes amigos se formando, como o Marcão, da rádio Menina e o Rodrigo Ramos, da Fundação Cultural. Se formam também o Everton, da Folha, Leo, da TV Galega e mais muita gente boa. Safra nova, com exceção de alguns já experientes, que buscaram a formação acadêmica.

COMPARANDO

PESQUISAS
A informação não é confirmada, mas a fonte é boa. A RBS deve divulgar na próxima quinta-feira a pesquisa do Instituto Mapa. Três dias depois da divulgação da pesquisa Brasmarket. Será mais uma boa oportunidade de confrontar os números das duas, na reta final da eleição. E comparar as duas com o resultado das urnas.

ELEITORAIS

DEPOIMENTO MINISTERIAL
O Ministro das Cidades, Márcio Fortes, gravou depoimento em rádio e TV para o programa de João Paulo Kleinübing. Ele não citou nominalmente o candidato, mas destacou o papel do seu partido, o PP, na obtenção de recursos importantes para Blumenau, como os R$ 52 milhões para o saneamento básico. Mas estrategicamente ignorou a sigla PAC.

CAMPANHA

REFORÇO ESTADUAL
Enquanto o PT anuncia para amanha a presença da ministra chefe da Casa Civil Dilma Rousssef em Blumenau, a candidatura do Democrata João Paulo recebe hoje três reforços. O senador Raimundo Colombo, presidente estadual do partido, o ex-senador Jorge Bornhausen e o deputado Julio Garcia, presidente da Assembléia Legislativa, estarão hoje às 18 horas participando de evento de campanha na feira livre próxima à Vila Germânica.

RETA FINAL

PESQUISA
Hoje e amanha o pessoal da Brasmarket está nas ruas de Blumenau para coletar os dados para mais uma pesquisa encomendada pela Ric Record. A previsão para a divulgação é segunda-feira à noite no bloco estado do Ric Notícias. O resultado balizará os últimos dias de campanha.

PEDIDO NEGADO
Aliás, a Brasmarket não levou o pedido de direito de resposta contra a Coligação Blumenau é de Todos, que questionou o resultado em seus programas eleitorais. A negativa veio do juiz Roberto Ramos e foi publicada ontem.

DECISIVO
A Ric Record estará no centro do debate político nesta reta final de campanha. Domingo, às 20h30, promove debate entre os candidatos, com duas horas de duração. Segunda-feira divulga pesquisa. São os dois fatos que movimentarão a disputa, a uma semana do pleito.

quarta-feira, setembro 24, 2008

CALMA GENTE

DEVAGAR NO ANDOR
Gente amiga, depois de pouco mais de quatro meses e 25 mil acessos registrados, exclui duas postagens do super animado “chat” político que a seção de comentários deste blog se transformou, sem nenhum planejamento prévio deste blogueiro. Foi a primeira vez e espero que seja a última. Como já havia escrito antes, vale canelada, mas xingar a mãe é meio demais.

REPRODUÇÃO
Pego um comentário de um dos tantos anônimos que povoam esta página virtual para refletirmos. Falta pouco, vamos manter o jogo na boa.

Existe um blog, aonde as pessoas podem colocar suas OPINIÕES, mas eles preferem colocar insultos, palavrões, ofendendo os candidatos, não importando seus partidos. Quero lembrar a tds que escreveram aqui que tds tem famílias e filhos, ninguém precisa ficar ofendendo. Precisam sim colocar sua opiniões sobre as propostas que eles estão apresentando

PROGRAMAS DE QUARTA À NOITE

MADRUGANDO
As assessorias das campanhas de João Paulo Kleinübing e Décio Lima divulgaram notas hoje (todas postadas na íntegra aqui no blog) posicionando-se sobre os acontecimentos nessa madrugada e começo da manhã no ambulatório geral da Velha. As equipe de filmagem dos dois, assessores, candidatos a vereador, o marqueteiro Chico Malfitani e integrantes do primeiro escalão da Secretaria da Saúde estiveram lá. Mas apenas o programa da Coligação Blumenau é de Todos usou o que gravou. Embalado pela vantagem nas pesquisas eleitorais, a Coligação Faz Blumenau Mais Forte preferiu ignorar o episódio.

CHATO
As imagens exibidas no programa petista são bastante contundentes e revelam os bastidores de uma campanha eleitoral. Baixaria pura, independente do lado onde ela começou e de quem estava com a razão, se é que alguém a tinha naquele momento. Fico pensando como duas profissionais da mais alta competência do jornalismo blumenauense, a Viviane Wagenknecht e a Maria Helena Saris, devem ter se sentido naquele episódio. Duvido que alguma delas estivesse à vontade.

MUITO ERRADO
De qualquer forma o que foi apresentado para mim é bastante grave. É verdade ou não é verdade? Quem forçou a barra? E o respeito com o ser humano, onde fica? Infelizmente é assim. Os fins justificam os meios. Não deveria.

LEVANDO
Já o programa de João Paulo, diminuído em três minutos devido ao direito de resposta, foi no melhor estilo paz e amor
, ou melhor, “não é comigo”. Faz isto quem sabe que está em vantagem na corrida eleitoral. Estava lá com duas equipes de gravação e o marqueteiro Chico Malfitani, mas preferiu ignorar o ocorrido. Guardou na manga. Estratégia pura.

RESPOSTA
O direito de resposta foi explorado de duas formas pela coordenação de campanha de Décio Lima, leia-se Paulo Costa. Para acusar JPK de mentir e tentar mostrar que o projeto Blumenau Digital é viável. Três minutos.

PISARAM NA BOLA
O programa petista usou parte de uma reportagem exibida na terça-feira na Ric Record, a exemplo que as duas campanhas já fizeram com o Santa e a Folha de Blumenau, para ficar apenas em dois exemplos. Não gosto, mas todo mundo usa nestes momentos. Agora usar a imagem de um profissional sem autorização considero falta de respeito. Usaram a imagem do colega Henrique Zanotto. Não precisava.




DIREITO DE RESPOSTA SUSPENSO

EFEITO SUSPENSIVO
Os advogados da Coligação Blumenau de Todos conseguiram agora no começo da noite junto ao TRE, em Florianópolis, um efeito suspensivo para o direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral de Blumenau à Coligação Faz Blumenau Mais Forte. Assim o programa de Décio Lima será exibido na íntegra, enquanto o de João Paulo virá com três minutos a menos.

OS PESOS DIFERENTES
Foram duas situações que envolveram a concessão de direito de resposta. O da Coligação Blumenau de Todos foi negado pelo juiz Osmar Mohr, em Blumenau e concedido pelo TRE em Florianópolis. O mesmo juiz concedeu o direito de resposta à Coligação Faz Blumenau Mais Forte, que depois foi revogado pelo Juiz Márcio Fogaça Vicari, na capital. Está claro que os critérios adotados aqui e em Florianópolis não estão sendo os mesmos, apesar da Justiça, essa sim, ser apenas uma.

AINDA SOBRE O AG DA VELHA

OUTRO LADO
Como divulguei logo ali abaixo o e mail enviado pela assessoria de imprensa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte, faço o mesmo com o release enviado pela coordenação de campanha da Coligação Blumenau de Todos, sobre o episódio envolvendo os fatos acontecidos nessa madrugada e começo da manhã no Ambulatório Geral da Velha, nessa madrugada. Segue o texto, na íntegra:

A equipe de televisão da candidatura de Décio Lima a prefeitura de Blumenau sofreu uma tentativa de intimidação na madrugada desta quarta-feira, dia 24, quando gravava imagens da fila de espera no Ambulatório Geral do bairro da Velha. Os três profissionais foram abordados por duas equipes de filmagem que estavam a serviço de João Paulo Kleinubing. Além de tentar impedir o trabalho da equipe de Décio Lima, essas duas equipes ainda abordaram as pessoas que esperavam na fila em mais uma tentativa de intimidação.

Os fatos ocorreram por volta das 3h30min. Ao chegarem para fazer seu trabalho, os profissionais da equipe de Décio Lima (cinegrafista, repórter e assistente) se depararam com as equipes completas de João Paulo, formadas por dois cinegrafistas, um fotógrafo, repórter, maquiador, produtores e assistentes, comandados pelo marqueteiro Chico Malfitani, trazido de São Paulo especialmente para a campanha.

Enquanto parte deles gravava as ações da equipe de Décio Lima, numa clara intenção de constranger seus membros, outra abordava as pessoas da fila. Os pacientes tiveram que explicar, diante das câmeras, que não estavam ali a pedido da equipe de Décio Lima, mas, sim, por necessidades de atendimento de saúde.

A tentativa de intimidação da equipe e das pessoas na fila teve como objetivo impedir o registro de uma situação conhecida por todos, em mais uma tentativa de esconder a realidade precária do atendimento à saúde do blumenauense.

JUSTIÇA ELEITORAL

????
Com todo respeito que merece, não entendi o critério da Justiça Eleitoral sobre a exibição dos dois únicos direitos de respostas concedidos até agora. As duas coligações irão usá-los nos programas da noite desta quarta-feira. A Coligação Faz Blumenau Mais Forte usará um minuto do programa de Décio e a Coligação Blumenau de Todos tem pouco mais de três minutos de JPK.

PESOS DIFERENTES
A sentença de primeira instância concedida pelo juiz da 88ª Zona Eleitoral Osmar Mohr foi dada ontem, às 18h30m, para a Coligação Faz Blumenau Mais Forte. Já a sentença em segunda instância do Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis, foi proferida favoravelmente para a Coligação Blumenau de Todos no dia 18, na última quinta-feira. Pelos meus cálculos, a campanha petista já teria direito a usar o espaço ainda na sexta-feira ou na pior das hipóteses na segunda-feira de noite.

ATRÁS DE EXPLICAÇÃO
Sendo assim as duas campanhas apresentarão os direitos de respostas no mesmo horário que aliás, promete pegar fogo. Confesso que ficou esquisito este negócio, mas...

EXPECTATIVA
Por falar em programas eleitorais o de hoje deve se superar pela baixaria. Ou a campanha de João Paulo Kleinübing mente ou é a de Décio Lima que mente. Ou as duas que a meu ver é o mais provável.

CLIMA MAIS QUE QUENTE

ACUSAÇÃO
A assessoria de imprensa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte manda o seguinte e mail, assinado pelo jornalista Jaime Avendano. Segue na íntegra:

Nesta quarta-feira (24) de madrugada a equipe de TV da coligação Faz Blumenau Mais Forte flagrou tentativa do PT de tumultuar o atendimento no Ambulatório Geral da Velha. A equipe de TV do PT, por exemplo, chegou às 3h40min, mesmo horário de um veículo Gol trazendo dois idosos que deram testemunho ao programa.
Pessoas ligadas ao PT também foram vistas entre a população tentando tumultuar o atendimento e dois candidatos a vereador da coligação Blumenau de Todos estiveram presentes, inclusive um deles aproveitou para distribuir material de campanha e tentar impedir as filmagens da equipe de TV da coligação Faz Blumenau Mais Forte.
Toda a tentativa de tumulto está filmada.
O AG iniciou o atendimento às 6h e, uma hora mais tarde, não havia mais ninguém na fila de espera por consulta no ambulatório.

RESPOSTA
O espaço está aberto para a manifestação da Coligação Blumenau de Todos. Mas também deixo a pergunta para a Coligação Faz Blumenau Mais Forte. Porque o ambulatório abriu uma hora mais cedo? Havia medo das filas?

BOLA DE CRISTAL

BINGO
Na noite de ontem especulei o que poderia acontecer nessa madrugada e começo da manhã no Ambulatório da Velha (leia abaixo) e realmente aconteceu. As equipes das produtoras Quadro a Quadro e Lince Vídeo, que prestam serviços para as campanhas de João Paulo Kleinübing e Décio Lima respectivamente, amanheceram no local. As imagens devem estar nos programas de hoje.

SE FOSSE SEMPRE ASSIM
Uma força tarefa da secretaria da Saúde, comandada pela própria secretária Elisabete Ternes Pereira, estava no local antes de abrir. Ontem perguntei para a assessoria de imprensa se o ambulatório abriria mais cedo nesta quarta. A resposta, que veio do diretor Marcelo Lanzarin, foi negativa. Pinóquios. O AG da Velha abriu hoje às 6 horas, quando o normal é às 7 horas. Não houve filas quilométricas.

FORÇANDO A BARRA
Por outro lado quem trabalha no AG da Velha diz que a equipe da campanha petista exagerou na dose, “importando” pseudo-pacientes. O resultado das produções veremos hoje. Os programas ganham. A população perde.

terça-feira, setembro 23, 2008

TRABALHO ÁRDUO

MADRUGANDO
A madrugada e o começo da manhã desta quarta prometem muito trabalho para as equipes de produção dos programas eleitorais de João Paulo e Décio Lima. Elas estarão no ambulatório geral da Velha ao raiar do dia, ou mesmo antes. Porque é sempre neste dia, quarta, que acontece a marcação semanal das consultas e as filas que dobram o prédio antes mesmo do nascer do sol. Boas imagens para as câmeras. Ou não.

FORÇA TAREFA
A secretaria de Saúde, através do diretor Marcelo Lanzarim, não confirmou a informação. Mas como a fonte é confiável, especulo. O ambulatório abrirá nesta quarta-feira uma hora mais cedo para a distribuição de senhas ou haverá um mutirão interno de funcionários para um atendimento mais ágil, que faça a fila andar mais rápido. Melhor ainda seria se elas não existissem.

OS LADOS
Se a estratégia de um é “maquiar” o problema, o outro lado deve madrugar na fila para tentar captar imagens e depoimentos que atinjam o calcanhar de Aquiles da administração de JPK.

EMBLEMÁTICO
O ambulatório geral da Velha, por sua demanda populacional e localização geográfica, tem o atendimento sobrecarregado. Desenvolve um monte de atividades legais, com diversos programas preventivos e com boa parte dos servidores dispostos a ajudar. Mas a estrutura é insuficiente para atender a todos que lá vão e é justamente nas quartas-feiras que há mais fila, pois é o dia da marcação semanal de consulta.

EXEMPLO
São vários os aspectos. O principal é que há um problema de gestão. Não há um gerenciamento eficiente que garanta o atendimento mínimo à população. Hoje pela manhã um médico deixou seus pacientes sem atendimento no ambulatório geral da Fortaleza. Para fazer um curso. Ele tem todo direito de se aperfeiçoar , mas o que isto requer? Planejamento e organização. Um sai, outro substitui. Assim é em qualquer empresa, em qualquer serviço. Menos no público. Essa é a realidade.

CALMA LÁ...
Antes que alguns torçam o nariz, o problema de gerenciamento na saúde pública não é uma exclusividade da administração de João Paulo Kleinübing. Muitos problemas também aconteceram na gestão de Décio Lima. Gerenciar o serviço público não é tarefa fácil, por uma série de circunstâncias.

PARA FINALIZAR
Os últimos dois prefeitos, Décio Lima e João Paulo Kleinübing, ficaram devendo à população de Blumenau no que diz respeito ao atendimento na área da saúde.

MANIFESTAÇÃO OU POLITICAGEM ?

MANIFESTAÇÃO
Hoje pela manhã um grupo de pessoas, supostamente moradores de um loteamento na Velha Grande, esteve na secretaria de Regularização Fundiária exigindo uma série de melhorias do Poder Público. Elas carregavam faixas cobrando o prefeito e estavam acompanhadas do candidato a vereador Célio Hohn, do PcdoB.

TRANSPORTE FRETADO
O que chamou à atenção deste blogueiro é que os manifestantes, com uma aparência de bastante humildes, vieram de ônibus. Mas não aquele de linha, e sim um de turismo, da empresa Reatur. Quem pagou o transporte? O espaço está aberto para a resposta.

RECORDE

RECONHECIMENTO
De ontem de manhã até esta terça, às 9 horas, foram 1029 acessos, o maior volume em apenas um dia destes quatro meses de blog. Obrigado.

SEÇÃO DE COMENTÁRIOS
Encontrei um amigo dentista, pessoa atuante na seção de comentários, que me questionou. "Você não deveria permitir os anônimos". Disse para ele que não iria fazer isto, somente em caso de ofensa de baixo nível. Quando criei o blog não esperava tanta repercussão. É um espaço democrático para que as pessoas exorcizem seus fantasmas políticos e botem para fora suas opiniões. Com a cara limpa ou não. Continuem participando.

PS.
Esta postagem foi corrigida às 11 horas por um cochilo de português deste blogueiro
.

segunda-feira, setembro 22, 2008

PROGRAMAS DE SEGUNDA À NOITE

DESPERDÍCIO
Olha, se a campanha petista aposta que aquele depoimento curto e mecânico de Lula atrairá votos para Décio Lima pode tirar o cavalinho da chuva. O presidente, que desfruta índices de aprovação nunca vistos antes, não acrescentou nada naquela fala escrita para ser utilizada por vários candidatos a prefeitos Brasil a fora. O vínculo pessoal do candidato com ele não foi explorado.

TEMA DA HORA
A tônica dos programas de João Paulo e Décio Lima foi a mesma, a saúde. Os marqueteiros lançaram mão dos candidatos falando de uma forma mais intimista com o eleitor e de reportagens sobre o setor, obviamente sob ângulos absolutamente diferentes.

8 OU 80
O programa da Coligação Blumenau de Todos reproduziu trecho de reportagem que mostra as dificuldades no atendimento, sem no entanto apelar para a morte do comerciante, como fizera em outros programas. Já o espaço da Coligação Faz Blumenau Mais Forte se superou mostrando a tranqüilidade do atendimento nos ambulatórios em um...Sábado.

OS CANDIDATOS NO VÍDEO
Décio se disse vítima da mentira e da maldade e ressuscitou Fernando Collor: “apesar da cara de bom moço, não falava com o coração”. João Paulo voltou com o discurso de que só fala a verdade e garantiu que não iria apelar, “usando de situações trágicas para se beneficiar eleitoralmente”.

MEIO DEMAIS
Depois de conclamar na semana passada a população ajudar a construir o seu plano de governo, JPK apareceu hoje ao lado do vice Rufinus Seibt analisando o que a população supostamente teria respondido. Em seguida as propostas foram apresentadas, pela primeira vez nesta campanha, se não me engano. E mesmo assim em um estilo “pra” lá de publicitário. Com a agilidade na entrega das correspondências para elaboração do plano e mais agilidade ainda na suposta devolução das mesmas, estão de parabéns os carteiros de Blumenau. Ou será que o programa forçou a barra?

PRÁTICO
A coligação Salve Blumenau mais uma vez usou seu espaço para apresentar propostas, desta vez para o trânsito, propondo a construção de um túnel na BR 470 para resolver o problema da comunidade do Badenfurt. Também usou o exemplo dos modernos semáforos de Timbó para dizer que a solução para o tráfego fluir com
mais rapidez não é tão difícil assim.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

EXPECTATIVA
Hoje o programa da Coligação Blumenau de Todos deve exibir o depoimento daquele que é considerado pelos petistas o maior cabo eleitoral de Décio Lima, o presidente Lula. É esperar para ver o que ele dirá. Depois eu comento.

A CAMPANHA QUE NÃO QUEREMOS

VOTO POR GASOLINA
A procuradora eleitoral Maristela do Nascimento Indalêncio, da terceira zona eleitoral, encaminhará amanhã o pedido de abertura de inquérito policial para verificar se houve crime eleitoral por parte de uma coligação em Blumenau. A denúncia é que motos-taxistas e motociclistas estariam recebendo gasolina em troca de favores eleitorais. No sábado à noite um fiscal de propaganda, acompanhado de policiais civis, deu uma incerta em um posto de gasolina localizado na Rua Itajaí. E teria constatado um caderno com o nome dos favorecidos.

PARA DEPOIS
O delegado regional Rodrigo Marchetti disse que o inquérito dura no mínimo trinta dias e pode ter o prazo ampliado dependendo das necessidades. Segundo ele cerca de cem pessoas estariam envolvidas na denúncia. Ou seja, não haverá decisão antes da realização do primeiro turno. Mas caso a Justiça Eleitoral avalie que houve crime e o candidato desta coligação venha a ser eleito, ele corre o risco de ser cassado.

OBS
Sei o nome da Coligação suspeita, mas não falarei, pois ainda não existe denúncia e somente uma investigação.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

SÓ NA QUARTA
Será exibido apenas na quarta-feira à noite o direito de resposta concedido à Coligação Blumenau de Todos no programa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte. Havia uma expectativa que ele fosse exibido nesta segunda-feira à noite, o que mudou inclusive a estratégia da equipe de JPK, que colocou um programa inédito no começo da tarde de hoje. De qualquer forma o direito de resposta já está pronto.

VIOLÊNCIA URBANA

FAROESTE CABOCLO
Os terminais urbanos voltaram a ser palco de violência neste final de semana devido à briga de gangues. Dois jovens foram feridos a bala no terminal da Fonte em uma desavença que começou numa danceteria na Itoupava Norte. Os dois, um de 20 e outro de 16 anos, passam bem. Brigas deste tipo acontecem seguidamente nos terminais, principalmente no final de semana.

PROPOSTA
Está certo que a administração dos terminais agora é do Consórcio Siga, mas bem que àquela proposta de instalar câmeras de monitoramento poderia voltar à tona neste momento eleitoral.

TRÂNSITO E POLÍTICA

BENZEDEIRA
Quando a fase não é boa aí tudo acontece. Hoje pela manhã a Guarda de Trânsito flagrou um motorista completamente embriagado na Itoupava Norte. Ele bateu na traseira de uma motocicleta e tentou fugir, sendo pego em seguida. O carro estava totalmente adesivado com propaganda do Décio Lima.

DA IMPRENSA

COINCIDÊNCIA
Reproduzo uma nota que publiquei no começo da tarde de sexta-feira, mais precisamente às 13:14. Ela falava sobre a vinda do Ministro das Cidades ao Vale.

VISITA MINISTERIAL
O ministro das Cidades, Márcio Fortes, estará na região terça e quarta-feira da próxima semana para dar um gás nas campanhas do PP no Vale. Cumprirá agenda com o deputado federal João Pizzolatti. Estou curioso para saber como será sua postura em relação à Blumenau. Fará campanha para o principal adversário do candidato do presidente Lula?

Neste final de semana, ao abrir a Folha de Blumenau, olha lá a nota que encontro na página 3, na coluna Ponto Final.

DÚVIDA
O ministro das Cidades, Márcio Fortes, estará na região terça e quarta da próxima semana para dar um gás nas campanhas do PP no Vale. Cumprirá agenda com o deputado federal João Pizzolatti (PP). A dúvida que fica é como será a atitude dele em Blumenau, já que os progressistas apoiam JPK, principal adversário do candidato do presidente Lula.

Pelo menos o título foi diferente.

domingo, setembro 21, 2008

DOMINGUEIRAS

DO JORNAL
Duas notícias publicadas no Jornal de Santa Catarina no final de semana me chamaram a atenção. A primeira é sobre o arquivamento das denúncias de que três gerentes da Prefeitura não cumpriam jornada nos respectivos locais de trabalho. Apesar das evidências constatadas a partir do belo trabalho da reportagem, o prefeito em exercício Édson Brunsfeld preferiu virar as costas para o óbvio. E confirmar, com a decisão, o senso comum. No Poder Público tudo pode, principalmente para aqueles que jogam no mesmo time. A atual gestão perdeu a oportunidade de mostrar que não compactua com esse tipo de coisa. Preferiu outro caminho.

PARA INGLÊS VER
Outra reportagem que me chamou a atenção é aquela que mostra a prestação de contas dos candidatos a vereador de Blumenau. Além do volume relativamente pequeno de dinheiro empregado até agora, chama a atenção à franciscana prestação de contas de três candidatos do Democratas, aqueles que na visão deste blogueiro devem garantir assento no próximo parlamento, pelo volume empregado até agora. Fábio Fiedler, Marcelo Schrubbe e Jovino Cardoso não estão entre os cinco que mais investiram na campanha até agora, pelo menos na prestação de contas. Fiedler, por exemplo, teria gasto apenas a metade que Vanderlei de Oliveira, do PT, o primeiro colocado na lista com R$ 33 mil. Até o Nagel Marinho gastou mais que seus colegas de partido.

O APRENDIZ
Com esta economia toda e a visibilidade que percebemos nas ruas, os três candidatos têm tudo para se transformarem em um “case” de sucesso no mundo dos negócios.

O PMDB E A ELEIÇÃO

UNIDOS
Conversei neste final de semana com uma importante liderança do PMDB de Blumenau, talvez a mais engajada na campanha de reeleição do prefeito João Paulo Kleinübing. Ele confirmou que no começo houve uma grita geral dos candidatos a vereador pelo PMDB, que perceberam que a majoritária estava privilegiando os candidatos do DEM em detrimento deles. Aparadas as arestas, todos estão no mesmo barco, segundo minha fonte.

APOSTA CERTA
Ele fez uma relação interessante que mostra a dinâmica da política. “Quando se bateu o martelo para estar ao lado do prefeito na chapa, trocamos uma eleição praticamente certa com o Décio, por uma, onde o quadro não era favorável”, lembrando que há três meses as pesquisas de bastidores davam favoritismo para o petista. Hoje, os peemedebistas que tiveram que engolir a intervenção do governador, vislumbram a chance de administrar a cidade junto com o Democratas, deixando para trás PT, PSDB e PP.

CONVENIÊNCIA
Na mesma direção, mas em posição distinta, vai a linha de pensamento de um assessor da Prefeitura e presente na campanha de JPK, com quem conversei na sexta-feira. “Aqueles candidatos do PMDB que estavam relutantes no apoio ao João Paulo mudaram de opinião assim que saíram as primeiras pesquisas”.

PARA ENCERRAR
Esta mesma conversa com este representante do PMDB resultou ainda em uma avaliação sobre as possibilidades do partido na proporcional. A estimativa é que juntos, PMDB e PSDB elejam quatro vereadores. O peemedebista dá como certo a eleição de José Gaspar Clerici e Marlene Schilindwein e aposta que os tucanos emplaquem novamente Marco Antônio Wanrowsky. A dúvida está na quarta vaga. O PSDB tem ainda o vereador Jeans Mantau e o suplente Napoleão Bernardes com campanhas fortes.

MAS,
O sonho é que esta vaga caia no colo do PMDB, que com uma legenda forte possa atrair mais votos e conquiste a quarta vaga destinada à coligação. Aí a aposta é em Roberto Tribess, ligado aos Clubes de Caça e Tiro. Assim como Jeans Mantau, que disputa diretamente a cadeira com ele.