terça-feira, dezembro 23, 2008

É NATAL

RECESSO NATALINO

Gente amiga, vou suspender as postagens até a próxima segunda-feira, dia 29. Recebi vários presentes de Natal durante o ano e um deles foi à relação criada com vocês através do blog. Muito bacana e diferente, unindo dois opostos na linha de tempo da comunicação humana, a escrita e a Internet, com resultados sem predentes. Obrigado e que este clima de fraternidade natalina impregne nossos corações (mas sem nunca esquecer a pimenta do noticiário político!). Até segunda-feira.

segunda-feira, dezembro 22, 2008

POLÍTICA

MUDANÇA RADICAL
Dos seis ocupantes do primeiro escalão ligados ao PP poucos devem permanecer no segundo mandato de JPK. A saída de Jorge Muller do comando da Faema é dada como certa. Em seu lugar deve assumir o procurador jurídico da Fundação, Alexandre Baumgratz. Elisabete Ternes Pereira(Saúde), Mário Santos (URB) e Luiz Ayr (Samae) também não devem permanecer, sendo que o último por problemas de doença. A permanência de Luiz Carlos Klitzke na secretaria de Obras depende da vontade dele e Mário Zindars perde o cargo de secretário com a mudança de status do Distrito da Vila Itoupava.

NOMES
O único nome confirmado até o momento é do vice, Édson Brunsfeld, na nova secretária de Governo e Articulação Política. Célio Dias, que ficou de fora da Câmara por impedimento do TSE, deve ganhar uma pasta, provavelmente a URB. E a permanência de Luiz Ayr depende basicamente do seu estado de saúde.

POLÍTICA

NO FÍGADO
A advogada e militante petista Daniela Silva, manda e mail batendo pesado contra o presidente da Câmara dos Deputados, o também petista Arlindo Chináglia. Tudo por conta da postura dele de não promulgar a Proposta de Emenda Constitucional que criava novas vagas para vereadores em todo Brasil, incluindo Blumenau, que passaria a ter 21 e não os 15 eleitos em cinco de Outubro. Reproduzo alguns trechos:

“Lamentável a atitude anti-democrática do presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia.”

“ Esta atitude é característica de alguém com ideologia semelhante de um militante nazista de direita, e infelizmente o nosso partido permite que alguém com este tipo de comportamento esteja sentado na janela da nossa carruagem, acredito inclusive que os companheiros do Partido irão rever seus posicionamentos em relação ao atual presidente da Câmara. ”

“Com todo respeito aos grisalhos que lhe cercam a cabeça, não posso me furtar e não emitir o meu posicionamento como militante de esquerda, Advogada e filha de um grande Deputado Federal que tem a infelicidade de ser companheiro de bancada de um homem que envergonha não só o Partido dos Trabalhadores, mas também uma das casas mais importantes do País.”

CRISE
A decisão de Chinaglia criou uma crise entre a Câmara e o Senado, e pelo jeito, com os militantes petistas. Ela foi tomada pelo fato que os senadores tiraram do texto o item que previa a redução de gastos, prevendo uma economia de R$ 1, 5 bilhão.

ENVOLVIDA
Como todos sabem, Daniela é filha dos deputados Décio e Ana Paula Lima e esposa do primeiro suplente de vereador pelo PT, Jéferson Forest. Caso a PEC fosse aprovada, ele estaria na Câmara Municipal no próximo mandato. Pode até ser convicção ideológica que motivou o e mail dela, mas é óbvio que há uma relação de interesse pessoal.

SEM MURO
Na minha leitura não precisamos mais vereadores. Precisamos é qualificar os que temos.

COMÉRCIO

PROPAGANDA ENGANOSA
A CDL espalhou outdoors com os dizeres “Blumenau Aberta o Ano Todo” em pontos estratégicos, como na BR 101, o que gerou grande polêmica com o comércio das cidades litorâneas no ano passado. Mas não é bem verdade. Ontem mesmo fui numa loja da Rua Quinze, onde a vendedora disse-me que fecharia no dia 24 à tarde, só reabrindo no dia 5 de janeiro.

domingo, dezembro 21, 2008

REFLEXÕES BLOGUEIRAS

HISTÓRIA
Morreu no último dia 18 um senhor de 95 anos chamado de Mark Felt. Conhecido como “garganta profunda”, foi ele a fonte de dois jornalistas norte-americanos, cujas reportagens levaram à renúncia do então presidente dos EUA, Richard Nixon. Isso foi em 1974, no caso chamado Watergate. Durante 30 anos (até 2005) o nome desse ex-agente do FBI não foi revelado (a seu pedido), mas suas informações foram tão confiáveis que fizeram o presidente da principal nação do mundo pedir para sair antes do impeachment, visto como irreversível.

REFERÊNCIA
Falo dessa história por ela ser um marco do jornalismo político e porque acho que tem uma relação direta com o que acontece no blog. Muitas das fontes que consulto preferem anonimato sobre determinados tema, mas carregam informações preciosas. E é nesta relação que alicerço meu trabalho aqui.

CURTAS

PARA ANOTAR NA AGENDA
90 dias. Esse é o prazo dado pelo Governo do Estado recuperar a SC 470, nos trechos castigados pela chuva. Segundo o release, serão liberados R$ 2,9 milhões para a recuperação da rodovia também conhecida como Jorge Lacerda, que liga Blumenau à BR 101. As obras começam nesta segunda-feira.

MARQUETEIRA
A senadora Ideli Salvatti (PT) anuncia presença em Blumenau nesta segunda, por conta do primeiro dia do cadastramento para a liberação do FGTS. Está certo que ela teve participação importante para a liberação do fundo para toda à população e não apenas para os atingidos, mas a visita dela é mais marketing que qualquer coisa. Vai garantir mídia, com certeza.