quarta-feira, julho 23, 2008

INTERVALO

PAUSA
Precisarei dar uma pausa no blog. Por uma situação familiar estarei fora até domingo. Volto segunda-feira.

DIREITO DO LEITOR

FAZ PARTE
O artilheiro( leia comentário) chuta na trave ao tentar enxergar uma ligação deste blogueiro com a candidatura de Fábio Fiedler, mas aceito a provocação. Ele postou comentário criticando as informações dadas logo ali embaixo.

ELEITORAIS

PODE OU NÃO?
Está circulando no Orkut um convite do candidato a vereador Fábio Fiedler (DEM), reproduzido abaixo. A utilização de ferramentas da Internet ainda gera muitas dúvidas e acho que até a Justiça Eleitoral não sabe direito o que fazer. O que está claro é que propaganda é permitida apenas na página especialmente criada pelos candidatos, com o número e a terminologia can. E como fica esta situação?















TÁ NO MANUAL
No manual expedido pela 88ª Zona Eleitoral está escrito assim: "é vedada a propaganda eleitoral por meio de blogs, orkuts ou qualquer outra forma similar na internet, ficando sujeito a multa o infrator"

OPINIÃO
Para ficar claro. A mensagem não partiu do candidato Fábio Fiedler. Ela veio através de um simpatizante da campanha do ex-diretor da Praça do Cidadão. Como fica neste caso? As pessoas não podem usar o espaço de sua vida privada para apoiar este ou aquele candidato? A página é minha e lê quem quer, ninguém é obrigado. A Internet, no Brasil, está longe de ser um veículo de massa. Portanto, qualquer tentativa de cercear o direito das pessoas usarem suas páginas pessoais para trocar informações sobre o candidato a ou b é censura.

OBS.
O que não quer dizer que não se deva coibir os abusos.







TURISMO

PARCERIA
A FURB e o Convention Bureau de Blumenau firmaram um acordo que prevê que estudantes da universidade façam levantamentos que possibilitem à captação de eventos para a cidade.

PRIVATIZAÇÃO DA VILA
No encontro o presidente do Convention, Luciano Monteiro, anunciou que o secretário de Turismo de Blumenau, Norberto Mette, teria confidenciado que caso João Paulo Kleinübing seja reeleito a Vila Germânica tem tudo para ser privatizada. Está proposta estará no plano de governo do candidato?

MEMÓRIA
Por falar em Vila Germânica, vocês se lembram que quando o ex-diretor do Parque, José Carlos Oechsler saiu do comando foi anunciada uma profunda reestruturação visando reduzir custos? Não vi nada, além do rebaixamento do Oechsler (hoje ele é CC 2) e do acúmulo de função de Norberto Mette.

terça-feira, julho 22, 2008

ELEITORAIS

NAS RUAS
A candidatura de João Paulo Kleinübing está programando para sábado pela manhã uma caminhada pela rua XV, com o candidato a prefeito e o vice Rufinus Seibt. Os primeiros materiais de campanha vão para a rua nesta quarta-feira. No comitê, que fica na Rua Getúlio Vargas, as pessoas já estão trabalhando, mas ele ainda não foi aberto oficialmente, o que deve acontecer amanhã.

DEMORA
As duas principais candidaturas a prefeito de Blumenau ainda não estão com site. As equipes de informática de JPK e Décio acertam os últimos detalhes para colocar as páginas no ar.

ELEITORAIS

ADIAMENTO
Ontem o José Garcia me disse que o lançamento oficial da campanha de Décio Lima estaria marcado para o dia 16 de agosto, na Expofair. Mas a data já está reservada para outro evento. Com isto a coordenação de campanha estuda se antecipa ou atrasa em uma semana o lançamento. Dependerá da vontade do candidato, tratado também como coordenador geral da sua própria campanha.

PESO
Décio estaria estudando a possibilidade de trazer uma personalidade federal para o lançamento. Por falar em federal, a equipe de TV está de volta a Brasília, desta vez para buscar depoimentos de ministros do Governo Lula.

ELEITORAIS

CANDIDATO E GENRO
O fato de ser genro de Décio Lima tem trazido alguns dissabores para o candidato a vereador Jefferson Forest, do PT. Nas internas ele está sendo questionado porque receberia privilégios por ser casado com a filha do candidato a prefeito. Jefferson lembra que tem um histórico de luta política e principalmente estudantil. E é por este histórico que houve a aproximação com a família Lima.

QUERIDINHOS
Não adianta, toda eleição é assim. Sempre um ou outro candidato a vereador recebe a “pecha” de ser o queridinho da chapa majoritária. A condição de genro coloca Jefferson nesta situação. Especula-se que Marcelo Schrubbe seja o “queridinho” de João Paulo Kleinübing, que não confirma. E também não desmente.

segunda-feira, julho 21, 2008

ELEITORAIS

TIRO CURTO
A campanha, que era para ter noventa dias, está começando em ritmo de tartaruga. Apenas no último sábado visualizei o primeiro adesivo de carro, do candidato genro Jefferson Forest, do PT. Ela está liberada desde seis de julho. Devidos aos últimos escândalos, principalmente o Mensalão, a Justiça Eleitoral está ainda mais rígida, cobrando CNPJ e conta bancária do candidato. É o que está atrasando mas tem que ser feito.

FREIO DE MÃO PUXADO
Enquanto a coisa segue neste passo “devagar quase parando”, a coordenação de campanha de Décio Lima joga o lançamento da candidatura para 16 de agosto (48 dias antes) e a de JPK ainda não tem data. A do petista acontece na Expofair, mesmo palco de onde aconteceu o registro oficial da coligação que quer levar o prefeito à reeleição.

BOA
Quem saiu na frente inovando ao aproveitar as ferramentas tecnológicas, é o candidato a vereador Maurício Costa, do PV. Já tem site, uma arma pouco e mal explorada pelos candidatos brasileiros.

ELEITORAIS

MEDIAÇÃO
Uma reunião no Fórum definiu as regras de exibição da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Representantes de partidos políticos e das emissoras de Blumenau discutiram formas de fazer cumprir o que a lei diz, mediados pelo Poder Judiciário. Foi tranqüilo, como não poderia deixar de ser.

TRABALHEIRA
São 45 dias de uma engenharia que exige muito cuidado, além de suor e trabalho por parte das emissoras, produtoras e partidos envolvidos. Para se ter uma idéia, os programas devem ser entregues e recebidos nas emissoras por pessoas indicadas, tanto pelos veículos quanto pelas coligações, em horários pré-determinados, de segunda à sexta-feira.

RESPONSABILIDADE
Ric Record e RBS TV ficarão responsáveis pela transmissão da propaganda na televisão. Pela lei a FURB TV e TV Legislativa também teriam que entrar no rodízio, mas houve entendimento e caberá às emissoras comerciais esta tarefa.

UFA
Serão 19 dias de propaganda para prefeito e 20 para vereadores. Em tese são 39 programas exibidos, que tendem aumentar na medida que podem ser reproduzidos dois diferentes no mesmo dia (como fazem a coligações com mais estrutura) ou repetidos uma ou várias vezes. Na segunda, quarta e sexta apresentam as propostas os cinco candidatos a Prefeitura e vice. Terça, quinta e sábado é a vez de 10 coligações para eleição de vereadores.

REGRAS
Para a exibição de tudo isto é preciso ter conferência, protocolo, rigidez de horário e mais um monte de formalidades. O programa precisa ser entregue nas emissoras, no caso de tv, entre 8h e 9h da manhã para exibição às 13 h e das 15h às 16h para rodar às 20h30. Sem mais nem menos.

SORTEIO
Na reunião foi sorteada a ordem da exibição dos programas eleitorais. Como começa numa terça-feira, 19 de agosto, a coligação PP-PMN para vereador abre a rodada. O PSOL encerra. O primeiro candidato a prefeito a dar as boas vindas aos eleitores no dia seguinte, quarta-feira, é José Ouriques. (silêncio)

NA BOLINHA
Ele mesmo, Latinha, abre os trabalhos da propaganda para prefeito. Depois a coligação Blumenau Para Todos, de Décio. Em seguida, Dari Diehl do PSOL e logo depois é a vez do advogado Ivan Naatz e a coligação Salve Blumenau. Fecha o primeiro dia o candidato à reeleição João Paulo Kleinübing, da aliança Faz Blumenau Mais Forte. No outro dia JPK começa e assim por diante.

BRINCADEIRA
O sorteio foi à moda Casa Feliz, Prêmio do Rei e outros similares, com bolinha numerada e tudo. O juiz Osmar Mohr, que conduziu os trabalhos, se antecipou a dizer que o processo estava dentro da legalidade, apesar dos equipamentos.

ELEITORAIS

TELEVISIVAS
A jornalista Maria Helena Saris fará as reportagens para o programa eleitoral do candidato Décio Lima, que terá apresentação de Cinthia Canziani. Do lado de João Paulo Kleinübing a coordenação de campanha ainda não definiu quem será a repórter de rua, mas é certo que contratará uma. Viviane Wagenknecht já deixou a Ric Record para ancorar o programa da aliança pela reeleição. Por causa do tempo reduzido, Ivan Naatz será ele mesmo a estrela do seu programa eleitoral.

CORREIOS

TRÊS SEMANAS
Depois de 21 dias terminou a greve dos funcionários dos Correios. Em Blumenau ela atingiu basicamente o setor de distribuição, o que provocou o acumulo de quase 315 mil correspondências. A expectativa da coordenação dos Correios em Blumenau é de que a situação esteja normalizada em duas semanas. Um mutirão será feito para que o prazo seja cumprido.