segunda-feira, julho 21, 2008

ELEITORAIS

MEDIAÇÃO
Uma reunião no Fórum definiu as regras de exibição da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Representantes de partidos políticos e das emissoras de Blumenau discutiram formas de fazer cumprir o que a lei diz, mediados pelo Poder Judiciário. Foi tranqüilo, como não poderia deixar de ser.

TRABALHEIRA
São 45 dias de uma engenharia que exige muito cuidado, além de suor e trabalho por parte das emissoras, produtoras e partidos envolvidos. Para se ter uma idéia, os programas devem ser entregues e recebidos nas emissoras por pessoas indicadas, tanto pelos veículos quanto pelas coligações, em horários pré-determinados, de segunda à sexta-feira.

RESPONSABILIDADE
Ric Record e RBS TV ficarão responsáveis pela transmissão da propaganda na televisão. Pela lei a FURB TV e TV Legislativa também teriam que entrar no rodízio, mas houve entendimento e caberá às emissoras comerciais esta tarefa.

UFA
Serão 19 dias de propaganda para prefeito e 20 para vereadores. Em tese são 39 programas exibidos, que tendem aumentar na medida que podem ser reproduzidos dois diferentes no mesmo dia (como fazem a coligações com mais estrutura) ou repetidos uma ou várias vezes. Na segunda, quarta e sexta apresentam as propostas os cinco candidatos a Prefeitura e vice. Terça, quinta e sábado é a vez de 10 coligações para eleição de vereadores.

REGRAS
Para a exibição de tudo isto é preciso ter conferência, protocolo, rigidez de horário e mais um monte de formalidades. O programa precisa ser entregue nas emissoras, no caso de tv, entre 8h e 9h da manhã para exibição às 13 h e das 15h às 16h para rodar às 20h30. Sem mais nem menos.

SORTEIO
Na reunião foi sorteada a ordem da exibição dos programas eleitorais. Como começa numa terça-feira, 19 de agosto, a coligação PP-PMN para vereador abre a rodada. O PSOL encerra. O primeiro candidato a prefeito a dar as boas vindas aos eleitores no dia seguinte, quarta-feira, é José Ouriques. (silêncio)

NA BOLINHA
Ele mesmo, Latinha, abre os trabalhos da propaganda para prefeito. Depois a coligação Blumenau Para Todos, de Décio. Em seguida, Dari Diehl do PSOL e logo depois é a vez do advogado Ivan Naatz e a coligação Salve Blumenau. Fecha o primeiro dia o candidato à reeleição João Paulo Kleinübing, da aliança Faz Blumenau Mais Forte. No outro dia JPK começa e assim por diante.

BRINCADEIRA
O sorteio foi à moda Casa Feliz, Prêmio do Rei e outros similares, com bolinha numerada e tudo. O juiz Osmar Mohr, que conduziu os trabalhos, se antecipou a dizer que o processo estava dentro da legalidade, apesar dos equipamentos.

Nenhum comentário: