sexta-feira, maio 23, 2008

POLÍTICA

BINGO
Como eu havia previsto, foi com representantes do Partido Progressista que a coordenação de campanha de Décio Lima tomou café na manhã dessa sexta-feira. O deputado federal João Pizzolatti não permitiu que a equipe de jornalismo da Ric Record fizesse imagem do encontro dele com os petistas. É um direito dele e revela algumas situações.

JOGO DE XADREZ
O PT tem feito uma força danada para mostrar que está interessado em conversar com todos os partidos, menos o DEM e o PSDB, inimigos do Governo Lula no plano federal. Faz questão de divulgar os encontros e assim, pressionar o adversário, prefeito João Paulo Kleinübing, a posicionar-se neste tabuleiro eleitoral. Com toda habilidade, JPK tenta manter a base política que tem, pois sabe que qualquer movimento errado joga o PP ou o PMDB para os braços de Décio Lima.

CORDIALIDADE
Com relação ao encontro dessa sexta-feira, o presidente do PT, Édson Adriano, se esforça para dizer que foi apenas uma conversa cordial, sem maiores propostas concretas. Reconhece que os dois partidos se constituíram politicamente em campos opostos, mas lembra que no plano federal PP e PT estão unidos.

NINGUÉM VIU, NINGUÉM SABE
Já o deputado Pizzolatti não foi encontrado por jornalistas na tarde dessa sexta-feira. Segundo fontes, estaria no litoral.

AMEAÇA
O ex-presidente do PT, Valmor Schiochet, garante que as bases do partido não apóiam as negociações com o PP, que são de responsabilidade exclusiva da coordenação de campanha de Décio Lima. Schiochet afirma ainda que se por acaso o namoro com os progressistas resultar em uma composição na chapa majoritária, o ex-prefeito corre o risco de perder boa parte do apoio dos próprios petistas.

quinta-feira, maio 22, 2008

GOSTARAM DO CAFÉ
“Sexta-feira, 11 horas da manhã, me liga que teremos grandes novidades”.A afirmação veio de um dos caciques da campanha do deputado federal Décio Lima, que pediu para não ser identificado. Ele deu a entender que uma reunião aconteceria antes daquele horário, sem citar com quem. Aposto que é com o PP.

SER OU NÃO SER?
O suplente de deputado estadual Cezar Cim não tem pressa em definir se será ou não candidato a prefeito pelo PDT. “Quem tem que ter pressa é o João Paulo e o Décio”. Cim coloca três condições para aceitar a empreitada: ter viabilidade eleitoral, plano de governo e estrutura financeira. E confessa que não queria concorrer: " mas tenho encontrado dificuldade para não ser candidato”

POR ÁGUA ABAIXO
Os planos de Cim já estavam definidos. Manter a aliança com o prefeito JPK e torcer para que o deputado estadual Dagomar Carneiro vença a disputa em Brusque, abrindo assim a vaga para o blumenauense voltar a Assembléia Legislativa. Com a decisão do PDT de ter candidatura própria, o ex-coordenador do Procon ficou numa encruzilhada.

FOGO AMIGO
Sobre os dois outros pré-candidatos do PDT, Amauri Cadore e Valdecir Mengarda, Cezar Cim não é nada diplomático. “Não tenho compromisso com nenhum dos dois, eles estão a serviço do PT”.

ELOGIO
Verdade ou não, uma das pessoas mais próximas a Décio Lima, o ex-chefe de gabinete da Prefeitura Arno Buerger, tem feito grandes elogios a Mengarda, que até 2006 estava filiado ao Partido dos Trabalhadores. “Seria um excelente vice para o Décio, os dois são afinados ideologicamente”, enaltece Buerger.

PRATA DA CASA
Ao contrário do que aconteceu na campanha passada, JPK e Décio anunciam soluções caseiras para tocar a campanha. Pelo lado do PT, a agência Escala, Metra cuida da comunicação e a Lince Vídeo fará o programa de televisão. Pelo Democratas, a Free Comunicação deve tocar a campanha, com a parceria da produtora de vídeo Quadro a Quadro.

SERÁ ?
Pessoas ligadas ao meio publicitário ficaram surpresas com o anúncio da Free Comunicação por Nélson Santiago, presidente municipal do Democratas. Todos apostavam que a Propague, com sede em Florianópolis, estivesse à frente dos trabalhos. A agência já trabalha com a Prefeitura e participou da última campanha.

quarta-feira, maio 21, 2008

CONDENAÇÃO
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a condenação ao diretor-presidente da Herco Consultoria de Riscos e Corretora de Seguros, Hans Dieter Didjurgeit. Ele, que já comandou a Acib por dois mandatos, é acusado de crime contra a ordem Tributária. Didjurgeit já havia sido condenado em primeira instância há dois anos de prisão em regime aberto, pena substituída pelo pagamento de 50 salários mínimos e prestação de serviços comunitários por dois anos, além de multa de cem salários mínimos.

PARA ENTENDER
Didjurgeit ainda pode recorrer da decisão, cujo processo começou ainda em 2003. Ele é acusado de simular a existência de uma filial da empresa dele em Ascurra, para fugir do fisco de Blumenau.

terça-feira, maio 20, 2008

ELEITORAIS

NOVA NOVELA
Com o PMDB encaminhando-se para selar a parceria com o Democratas, a curiosidade volta-se para o PP. A enfermidade de Edson Brunsfeld sepulta o sonho de permanecer com a vaga de vice-prefeito e duvida-se que o partido concorde em ser coadjuvante do PMDB, de quem é inimigo histórico. Como PP e PT são aliados em nível nacional, o caminho parece que encontra-se aberto a parceria.

DE BICO
“A conjuntura estadual nos deixou em uma sinuca", lamenta Nélson Santiago. O presidente do Democratas em Blumenau sabe que vai ser quase impossível contar com o PMDB e o PP no mesmo arco de aliança. Os progressistas, assim como o PT, são os maiores críticos do governo LHS na Assembléia Legislativa. “Mas faremos de tudo para manter", garante Santiago, lembrando que no plano municipal existe sintonia.

DESCEU MAL
Eles não confirmam, mas João Paulo Kleinübing e o deputado federal João Pizzolatti (PP) estiveram juntos na última quinta-feira (ou sexta-feira), quando começaram a pipocar na imprensa as especulações do acerto do PMDB com o Democratas. A notícia azedou a conversa entre os dois.

REUNIÃO
Como presidente da Comissão Provisória do PP de Blumenau, Pizzolatti está convocando uma reunião para domingo à noite. Ele controla boa parte desta comissão, mas não a base do partido, que demoniza o PT. Depois da novela PMDB, novas emoções devem vir por aí em breve.

PARA REGISTRAR
Vale um lembrete. João Pizzolatti e Décio Lima são colegas de Câmara dos Deputados e por certo a sucessão municipal já foi tema de conversas entre os dois parlamentares. Ou alguém acredita que não?

TEASER
Na quinta-feira vou falar um pouco sobre como o Democratas e o PT estão preparando-se para o pleito. As alianças ainda estão indefinidas, mas os que vão trabalhar já estão escolhidos.
PROVIDÊNCIAS
Na hora que mando esta mensagem, ainda não tenho o nome das vítimas ou mais dados. Mas o fato é que mais duas pessoas morreram na saída da rua Fritz Koegler com a BR 470. Foi no começo da noite desta terça-feira. O motorista de um corsa tentou cruzar a rodovia em direção a Pomerode e uma carreta o acertou em cheio, jogando o veículo contra um fiesta, que trafegava no sentido oposto. Um homem e uma mulher que estavam no corsa morreram na hora e os outros envolvidos tiveram ferimentos leves. Foram vários acidentes graves naquele local recentemente. Alguém tem que fazer algo.

AINDA A VAIA
O vereador Jovino Cardoso (DEM) mostrou grandeza ao lamentar a vaia à senadora Ideli Salvatti (PT), durante cerimônia de inauguração do Galegão, no último sábado (17). No plenário da Câmara, nesta terça, ele reconheceu a atenção que a senadora tem dedicado a Blumenau e região. Ideli foi apupada quando lembrou que a maior parte dos recursos para a construção do ginásio, cerca de R$ 3 milhões, veio do Governo Federal.
DESEMBARQUE
Dia dois de junho é a data que o PDT deixa a administração de João Paulo Kleinübing. É quando o único remanescente do partido, Roberto da Luz, entrega a coordenação do Procon para preparar-se para tentar uma vaga de vereador. Ele, que é também o presidente municipal da sigla, deve deixar o comando da legenda. O psicólogo Antônio da Rosa e o advogado Benjamim Coelho são os mais cotados para assumir o lugar.

CONFIRMANDO
O ainda presidente confirmou que o partido está à espera da decisão de Cezar Cim para definir a candidatura majoritária e que ela é para valer. “A base quer e é uma exigência do comando estadual. Como nós poderíamos ser contra?", argumenta Roberto da Luz.

SEGUNDA OPÇÃO
Caso Cim não seja convencido, o professor Valdecir Mengarda passa a ser a opção do PDT de Blumenau. Roberto da Luz disse a este blog que o médico Amauri Cadore não é candidato.

MARIA DA PENHA
Acontece hoje às 18h30min nova reunião do Fórum Regional Lei Maria da Penha. Ela está marcada para o Auditório da AMMVI, que fica na Rua Alberto Stein n° 466. Na oportunidade vão ser relatadas as conversas com o secretário regional Paulo França e com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco de Oliveira Filho e definidas as próximas ações. O convite é do gabinete da vereadora Maria Emília (PT).

segunda-feira, maio 19, 2008

EMBARRIGOU
Depois de curtir um bom período de ostracismo político, o PMDB de Blumenau valoriza o passe e deixa para os 48 minutos do segundo tempo a decisão sobre com quem vai selar aliança para disputar a Prefeitura. Na reunião da Executiva Municipal ampliada, terminada antes das 22 horas desta segunda-feira, ficou decidido que...”temos que pensar”. Este foi o discurso.

AS PROPOSTAS
Mais de cinqüenta filiados estiveram no hotel Viena. E ouviram da comissão eleitoral (leia-se César Botelho e Paulo França) como foram as conversas com o deputado federal Décio Lima e o que eles sabem das tratativas do prefeito João Paulo com o governador Luiz Henrique.

VER SE COLA
Além delas, uma outra proposta, com cheiro de balão de ensaio, foi lançada. Ter candidatura própria, com o PSDB como companheiro. Alguém acredita?

COM O TRAVESSEIRO
Então, como sempre acontece nestes casos, deliberou-se que é melhor ir para casa e refletir. Nas próximas duas segundas-feiras a executiva volta a encontrar-se para ver o que faz.

DÚVIDA
Tanto LHS como o presidente estadual Pinho Moreira, em recente aterrissagem na cidade, garantiram que a decisão seria dos filiados de Blumenau, mas manifestaram também o desejo da continuidade do projeto político estadual, que envolve a Tríplice Aliança. Fica a dúvida...o jogo está jogado, como já tem gente anunciando ou o partido ainda não decidiu mesmo o que vai fazer?

SINAL
O presidente municipal da sigla recomenda calma e dá o tom do discurso: “É preciso pensar se vale a pena confrontar o governador LHS. Vamos conversar, buscar a saída com todos filiados”. O advogado César Botelho é, até diga-se o contrário, um defensor da aproximação com o PT. Se ele fala isto, parece que as coisas se encaminham mesmo para uma aproximação com JPK.

TOPO, MAS NÃO QUERO
Do vereador Rufinus Seibt (PMDB), sobre aceitar ou não ser candidato à vice na chapa de João Paulo Kleinübing : “Tenho hoje uma boa condição de me reeleger vereador, mas o que o partido definir eu acato”, fala resignado.

NA EXPECTATIVA
O PT já colocou a proposta na mesa e agora não tem mais o que fazer do que ficar esperando a resposta do PMDB. O que não significa que o partido esteja parado. Tem gente que aposta que, caso o PMDB penda mesmo para a candidatura JPK, o ex-governador Esperidião Amim (PP) pousaria em Blumenau na mesma hora. Para conversar com Décio Lima. Ou alguém já esqueceu o projeto político de 2010, onde o PT e o PP trilham caminhos para estar juntos ?
NÃO APARECEU
O prefeito de Gaspar, Adilson Schmitt, não compareceu esta manhã à sessão que marcou os primeiros depoimentos na Comissão Processante criada pelo Legislativo para apurar denúncias contra ele. Ele é acusado de trancar 80 servidores dentro do prédio da Prefeitura, por causa do sumiço de uma pasta.
BLEFE
“Muito blefe e pouca ação prática”. A afirmação é do pré-candidato à Prefeitura de Blumenau pelo PSB, Marcelo Greuel, que completa: “O que se vê são partidos querendo barganhar espaços nos futuros governos”, analisa Greul, sobre as especulações para a composição das chapas majoritárias na cidade.

BLEFE 2
Greul não acredita na candidatura própria do PDT, anunciada na noite de domingo. Para ele, partido que quer lançar candidato próprio tem que deixar a administração municipal, referindo-se ao Procon coordenado por Roberto da Luz. O PDT anunciou que vai deixar sim o governo, mas não definiu a data.

CHATEADA
Falei agora pela manhã com o assessor da senadora Ideli Salvatti(PT), o incansável José Dias. Ele confirmou que a senadora ficou constrangida com a vaia que recebeu no último sábado durante a inauguração do Galegão. Acha que o blumenauense foi injusto com ela, que tanto tem feito para trazer obras para a região.

FAZ PARTE
A senadora tem toda razão de ficar chateada, mas faz parte do jogo político. Até acho que ela tirou de letra a "homenagem". Eu achei um desrespeito, mas a manifestação popular foi espontânea e ela é soberana.

PESQUISAS ELEITORAIS
Neste período surgem várias pesquisas eleitorais, encomendadas principalmente por partidos políticos. A Justiça Eleitoral impõe uma série de restrições com relação à divulgação das mesmas. Mas em breve estarei repercutindo algumas informações contidas nas três últimas a que tive acesso, que fazem uma radiografia deste momento pré-eleitoral.

MUDANÇA
A colega Marli Rudnik saúda o blog e anuncia que sua empresa, a New Age, está deixando a assessoria de imprensa do shopping Neumarkt, que passa a contar com os serviços de um empresa da capital. A New Wage continua firme cuidando das informações da Havan, entre outras.

domingo, maio 18, 2008

Domingueiras extras

NA DISPUTA
O PDT anunciou às 21h30min deste domingo que terá candidatura própria à Prefeitura de Blumenau nestas eleições. O presidente estadual Manoel Dias conversou comigo e disse que a decisão muda os rumos da sucessão na cidade. Afirmou que até o dia 30 de maio o partido decide quem será o candidato, entre três nomes: Cezar Cim, Valdecir Mengarda e Amauri Cadore.
VERDADE OU CONSEQUÊNCIA?
Resta saber se a decisão é para valer ou pretende servir apenas como moeda de troca para embarcar em uma outra chapa majoritária na condição de candidato a vice. Segundo Manoel Dias, esta possibilidade não existe. Mas...
DIFICULDADE
Algumas lideranças do PDT em Blumenau colocaram o custo da campanha como um dos entraves para se entrar no processo sem fazer feio. E quem estava lá sabe, a decisão do candidato depende apenas da disposição de Cezar Cim, a maior liderança do partido na região. Ele não deu resposta e disse que precisa pensar.
DESEMBARQUE
Com a decisão deste domingo, o partido, que hoje ocupa o Procon, desembarca do governo JPK nos próximos dias.
SEM BARREIRAS
No encontro do PDT também estiveram presentes o PSC, PCdoB e o PTB, que encaminharam uma possível coligação seguindo os rumos da Frente que está sendo construída nacionalmente. Pelo PTB estava presente o vereador Braz Roncáglio, que conseguiu, nas últimas gestões municipais, sempre estar no governo, independente dele ser do PT ou do Democratas.

domingueiras

MÁGOA
Tem nome e sobrenome a mágoa do PMDB estadual com o PT de Blumenau. Chama-se Ana Paula Lima. Segundo o presidente Eduardo Pinho Moreira, a postura da deputada estadual na Assembléia, onde faz oposição ferrenha a Luiz Henrique, dificulta um possível acordo com Décio Lima.

TRABALHANDO
Na saída das comemorações pela inauguração do Galegão, dei de cara com um folder colocado no pára-brisa do carro. Era do deputado estadual Jean Kuhlmann (DEM), com o título “Qual sua sugestão?”. No material, muito bem elaborado, Kulhmann coloca à disposição vários canais de contato para os eleitores. Se funciona, não sei, mas a iniciativa é bastante válida.

RECLAMAÇÃO
Tem razão aqueles que falam que a mídia, ao ficar em cima da polarização DEM X PT nas próximas eleições, deixa em segundo plano outras alternativas para a cidade. A crítica vem do presidente do PSol blumenauense, Osni Wagner. Por outro lado, o interesse da imprensa está diretamente ligado à representatividade dos partidos na sociedade. Independente de qualquer coisa, Wagner pode ficar tranqüilo com este blogueiro. Eu não estou comprometido com nenhum interesse e seus comentários não serão excluídos. Mesmo que eu não concorde.

POR FALAR NISTO
Já que falamos no PSOL, o presidente estadual do partido, o ex-deputado Afrânio Boppré, prestigia o blog e anuncia: No dia 30 de maio a ex-senadora Heloisa Helena estará em Florianópolis, onde vai palestrar sobre “Os socialistas e os desafios para as eleições de 2008”.

NAS VIZINHANÇAS
Amanhã a Câmara de Vereadores de Gaspar se reúne para ver os encaminhamentos com relação ao prefeito Adilson Schimitt. São três denúncias contra ele, a principal é a que ele teria trancado os servidores dentro do prédio da Prefeitura por causa do sumiço de uma pasta.

CAMPEÃO
Estou para ver prefeito para arranjar inimizades como este de Gaspar. Brigou com o ex-partido (PMDB), com o vice, vereadores, empresários e os servidores públicos.

ACIG
Por falar em Gaspar, o presidente da Acig, Samir Buhatem, foi reeleito para mais um mandato na última sexta-feira. A atuação de Buhatem se assemelha com a do colega Ricardo Stodieck, que colocou a ACIB ao lado dos interesses da sociedade e não apenas do empresariado. E assim, ganha a simpatia e o respeito de todos.

ESPECTADOR
Stodieck, que teve uma contribuição importante no projeto que elegeu João Paulo Kleinübing em 2004, é hoje um observador privilegiado do processo eleitoral. Sem se meter nas questões político partidárias, segundo ele.


COOPERATIVAS
Quem está à frente da nova cooperativa Sicredi é Valmir Zanetti, ex-Besc, que ajudou a fazer deslanchar a Blucredi.

NA MÍDIA
Depois de um bom período em silêncio, a Prefeitura de Blumenau volta a fazer campanha institucional na mídia, faltando cinco meses para a eleição. É sintomático.