sexta-feira, agosto 08, 2008

ELEITORAIS

HAJA FÔLEGO
Como já havia feito um “evento” por conta da oficialização da candidatura JPK e Rufinus, no final de junho ainda, a coligação Faz Blumenau Mais Forte não tem nenhuma atividade deste tipo programada para os próximos dias. Neste sábado estão previstas duas caminhadas, uma pela manhã e outra pela tarde, na Vila Itoupava e na rua Araranguá. Se São Pedro permitir.

ELEITORAIS

LANÇAMENTO
A candidatura da Coligação Blumenau de Todos promove amanhã às 19h30 o lançamento oficial da campanha majoritária e promete um grande público na Expofair, mesmo palco do lançamento da candidatura de JPK. Das estrelas federais pensadas virão apenas as catarinenses: o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, a senadora Ideli Salvatti e o deputado federal Cláudio Vignatti, além, é claro, da deputada estadual Ana Paula Lima.

AUSÊNCIA
O senador Eduardo Suplicy havia confirmado presença originalmente, mas como o lançamento mudou de data, ele não poderá estar presente. Mas anunciou que estará em Blumenau no dia 5 de setembro para o lançamento de um livro.

ANIMAÇÃO CONTIDA
Será um lançamento no seco. Sem a possibilidade de contar com artistas, impedidos pela legislação eleitoral, resta à coordenação da campanha de Décio Lima apostar em vídeos e jingles para motivar a militância.

ELEITORAIS

ESTRATÉGIA
O presidente municipal do Psol revelou estes dias uma estratégia criativa, visto que o partido conta com poucos recursos financeiros. Osni Vagner pega sua Kombi vermelha com o número 50 estampado em amarelo e estaciona em pontos movimentados da cidade. Estes dias ele me contou que acabou acordando de madrugada por causa de seu filho pequeno e não conseguiu mais dormir. Pegou sua Kombi, estacionou em uma rua movimentada (me esqueci o qual, perdão) e lá tirou um cochilo até umas 9 horas da manhã. Foi o maior sucesso, segundo ele.

ELEITORAIS

VERDES
É hoje às 19h30 a inauguração do comitê da candidatura da Coligação Salve Blumenau, localizado na Rua São Paulo, 714. Ivan Naatz e Ângelo Roncáglio anunciam a presença de lideranças estaduais, como o presidente do PV em Santa Catarina, Gérson Basso e os deputados estaduais Sérgio Grando e Voltolini (este assumiu esta semana, é de Benedito Novo), ambos do PPS. O secretário nacional do PV, Cláudio Fischer, também é esperado.

PREFEITURA

ATENDIMENTO MATUTINO
Sobrou para a população a reforma que está sendo feita no prédio da Prefeitura de Blumenau. É que devido as obras, o atendimento será feito em novo horário a partir de segunda-feira, das 7h às 13h. O funcionamento da Praça do Cidadão permanece normal, das 8h às 17h.

O SERVIÇO
A reforma está concentrada no quarto andar e no telhado. Os banheiros também estão recebendo melhorias. A fachada também ganhará um trato e o prédio receberá novos elevadores.

quinta-feira, agosto 07, 2008

NORBERTO METTE

FEIO
O secretário de turismo de Blumenau foi procurado às 14 horas para falar sobre a entrega do contrato que permite a RBS captar patrocinadores para a Oktoberfest sem licitação, pedido aliás que já foi protocolado semana passada pelo vereador Ângelo Roncáglio (PPS) através de requerimento na Câmara Municipal. Com celular desligado, sua secretária no Parque Vila Germânica disse que Norberto Mette estava em Florianópolis. Informação confirmada por ela às 15h30, quando ligou de volta a este blogueiro. Qual a minha surpresa em ver que Mette estava presente na reunião da Acib hoje, no mesmo horário, para falar sobre o aeroporto.

MEDO?
Falta transparência por parte do secretário de Turismo e da própria Prefeitura. Se o contrato está certo, não tem porque não mostrar. Muito menos se esconder.

AEROPORTO

VAI DECOLAR
A mobilização dos empresários para reativar o aeroporto Quero-Quero vai dar resultado mais rápido que o esperado. A empresa VAP (Viação Aérea Pan-americana) se mostrou interessada em fazer vôos de segunda a sexta-feira de Blumenau para São Paulo e vice-versa e promete para 30 dias o começo das operações. Depois de muita letargia a Prefeitura resolveu se mexer e está fazendo as adequações necessárias.

PRESTÍGIO
A demonstração que a Prefeitura se rendeu a mobilização da Acib pôde ser comprovada durante a reunião com os representantes da VAP, hoje a tarde na sede da entidade empresarial. Além do prefeito João Paulo Kleinübing, estavam presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e o diretor-presidente do Seterb, além do assessor pessoal de JPK, Flávio Coelho.

SERVIÇO
Segundo Ricardo Stodieck, os vôos sairão de Blumenau ás 7 horas da manhã com desembarque no Campo de Marte, região Central de São Paulo. De lá volta às 16h30. Isto de segunda a sexta-feira. O avião terá capacidade para vinte passageiros. O preço ainda não está definido, mas o presidente da Acib acredita que será mais competitivo que os praticados em Navegantes.

MERCADO SOBERANO
"O mercado é o patrão de tudo". A afirmação é de Stodieck, referindo-se ao interesse da VAP em operar em Blumenau. Para ele bastou discutir a revitalização do aeroporto de forma séria para aparecerem interessados.

ELEITORAIS

BRIGA FEIA
Falei da corrida dos veículos de imprensa para agendarem entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Blumenau logo abaixo e agora tem mais uma rádio que entrou no rol. A Guararema FM também fará entrevistas a partir de segunda-feira, nos mesmos dias e horários da rádio Menina FM, sua principal concorrente no segmento popular. Amanhã será feito o sorteio da ordem dos entrevistados.

ORDEM ENTREVISTAS
A Menina FM vai pular a entrevista na terça-feira, a pedido dos representantes das candidaturas. É que neste dia a rádio Nereu Ramos promove debate. Pela ordem de sorteio ficaram assim as entrevistas: José Ouriques, na segunda, Dario Diehl na quarta, JPK na quinta, Ivan Naatz na sexta e encerrando a série, na segunda dia 18, Décio Lima.

COBERTURA COMPLETA
A rádio Menina FM fará também entrevistas com os candidatos a vice, começando no dia 25 de agosto, com Rufinus Seibt (PMDB). Depois seguem Amauri Cadore (PDT), Ângelo Roncáglio (PPS), Hartmut Kraft (Psol) e Paulo Villain(PTC). A emissora fará ainda um debate no dia 8 de setembro, no hotel Viena.

TRABALHISTAS

MOBILIZAÇÃO
Cerca de 40 representantes de movimentos sindicais e sociais de Blumenau, acompanhados do deputado Pedro Uczai (PT), foram recebidos hoje a tarde pelo secretário regional Paulo França. Eles foram pedir o apoio do secretário para aprovação do projeto de lei que instituiu um piso regional para Santa Catarina. O projeto é do deputado petista. Dos estados do Sul, apenas SC não tem seu salário mínimo próprio.

ELEITORAIS

AGENDA APERTADA 1
Com a campanha eleitoral tomando corpo, os veículos de comunicação já estão se batendo em achar datas para entrevistas com os candidatos e debates. Um exemplo é a TV BV, que marcou para dia 28 próximo o debate com os candidatos a prefeito de Blumenau, data que a TV Galega estará entrevistando Décio Lima. A emissora de Florianópolis deve propor outro dia.

AGENDA APERTADA
Outro choque de datas está na semana que vem. A rádio Menina FM programou para a semana dos entre os dias 11 e 15 entrevistas diárias com os candidatos, às 7 horas da manhã. Na terça-feira, dia 12 acontece o debate da rádio Nereu Ramos, das 9 h às 12 h. O candidato sorteado para ir neste dia na Menina enfrentará uma maratona.

DEBATES EM TV ABERTA
A RIC Record disponibilizará o último domingo antes da eleição para o debate. Com mediação deste que vos escreve, a emissora promoverá o confronto de idéias entre os candidatos no dia 28 de setembro, às 20h30. Na quinta-feira seguinte, dia 2 de outubro, é a vez da RBS fazer o seu.

quarta-feira, agosto 06, 2008

ELEITORAIS

EQUILÍBRIO
A mais recente pesquisa interna do PT bate com os números do Instituto Mapa, divulgadas pelo Jornal de Santa Catarina no último final de semana. Os dados do IPAC, contratado pela campanha de Décio Lima, são semelhantes, observando a margem de erro. Ou seja, Décio e João Paulo Kleinübing estão tecnicamente empatados.

DIFERENÇA
A única e grande distorção entre as duas diz respeito ao número de eleitores que ainda não definiram o voto. Na do Ipac ele está na casa dos 22,9% , a do Mapa aponta 57,5%. O levantamento diz respeito à pesquisa espontânea.

UNIVERSO A SER EXPLORADO
Um entendido em pesquisas fez a seguinte leitura. Pelo índice histórico de abstenção em Blumenau, o município deve ter cerca de 180 mil votos. Décio Lima teria consolidado 70 mil votos e João Paulo Kleinübing teria os outros 70 mil. Dez mil iriam para as candidaturas de Ivan Naatz, Dari Diehl e José Ouriques. Pela análise, Décio e JPK disputam 30 mil votos.

FAZ MAIS
Tem gente querendo fazer aposta, mas como não faz meu tipo, resta-me ser cético. Acho que a dobradinha Ivan Naatz e Ângelo Roncáglio faz mais de 10 mil votos e dependendo do ritmo empregado nos programas de TV pode chegar a 20 mil.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

ISMAEL
Além de perder as vagas na Assembléia Legislativa de Ivan Naatz e Cezar Cim, anunciadas aqui no blog ontem, Blumenau ficou também sem Ismael dos Santos, que também teve que deixar o parlamento por conta da volta do titular.

BLOG

DESCULPA A IGONORÂNCIA DO MACACO...
O leitor Rafael publicou comentário com sugestões legais para dinamizar o blog. Sou aqui obrigado a confessar que em alguns casos eu brigo com esta maquininha chamada computador. E normalmente ela vence. Por isto quero pedir ao Rafael para entrar em contato comigo no mail goncale@hotmail.com e me passar os contatos pessoais dele para eu procurá-lo e ver como posso implementar as sugestões. Desde já agradeço.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

NO PAÍS DAS OLIMPÍADAS
Sobre a viagem do deputado Tomelin(PSDB) à China, um dia depois de ser empossado, a leitora Rossana Espezim escreve:

Para ficar dois meses na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o deputado blumenauense Giancarlo Tomellim vai receber quatro salários. Já recebeu antecipadamente 14 mil reais a título de convocação para posse. Mas, mal foi empossado, viajou para abertura das Olimpíadas na China, por conta do dinheiro público, ganhando passagem mais diárias de R$ 750,00. Das dez sessões ordinárias que teria de participar já faltou a cinco.

DANDO SATISFAÇÃO
Hoje um assessor do deputado Tomelin estava ligando para os veículos de imprensa, oferecendo a participação do parlamentar direto da China, para falar dos “importantes” convênios que estariam sendo tratados no país da Olimpíada. O blumenauense acompanha o vice-governador Leonel Pavan na visita e ambos desfilam por lá com a Chinapéia, de Nerino Furlan.

terça-feira, agosto 05, 2008

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

VOLTA AO NORMAL
A tão “esquentada” representatividade de Blumenau na Assembléia Legislativa começa a fazer água. Além de Ivan Naatz, que larga o parlamento para concorrer à Prefeitura, Cezar Cim (PDT) deixou o cargo porque o titular, Dagomar Carneiro, reassumiu a vaga hoje. Tem também o Giancarlo Tomelin (PSDB), que tomou posse num dia e no outro foi para a China. Trabalhando ficaram o suplente Ismael dos Santos e os titulares Ana Paula Lima e Jean Kuhlmann.

ELEITORAIS

RÁPIDO NO GATILHO
Não sei se a assessoria do candidato João Paulo Kleinübing está acessando o blog, mas o fato é que às 18 horas desta terça-feira o site dele, com a terminação com.br estava fora do ar. E a página com a terminação can ainda não havia entrado. Às 14 horas de hoje constatei o cochilo da candidatura, passível de punição pela Justiça Eleitoral.

ELEITORAIS

SUBSTITUIÇÃO
Um mês depois começar, apenas agora o candidato a vice-prefeito Rufinus Seibt (PMDB) entrará de corpo e alma na campanha para a reeleição de João Paulo Kleinübing. Hoje foi comunicado seu afastamento da Câmara de Vereadores, por 60 dias. Segundo está no release é para tratar de assuntos pessoais. No lugar dele assume a suplente Marlene Schlindwein, também candidata, mas a vereadora.

ELEITORAIS

PISARAM NA BOLA
Descobri porque não conseguia acessar o site de campanha de João Paulo Kleinübing, da coligação Faz Blumenau Mais Forte. Contrariando a legislação eleitoral, ele colocou o endereço como com.br. O certo é can.br. O endereço é o www.kleinubing.com.br.
PS:
Corrigindo às 21 horas. O endereço onde conferi a página foi www.kleinubing25.com.br . Não está mais no ar.

OKTOBERFEST SEM TRANSPARÊNCIA

NA BOCA DO POVO
Ric Record, Folha de Blumenau e Rádio Menina FM já repercutiram o pedido de informações protocolado na semana passada pelo vereador Ângelo Roncáglio (PPS). O parlamentar quer saber os termos do contrato que permite a RBS buscar patrocínio para a próxima Oktoberfest e com isto ter sua marca associada à festa, considerada pela própria Prefeitura como a segunda maior das tradições germânicas do mundo.

PROPAGUE
O contrato com a RBS teria sido feito pela agência de publicidade Propague, de Florianópolis, a mesma que fez a última campanha de João Paulo Kleinübing e dá a linha do material gráfico na atual. Os valores ultrapassam a marca de R$ 1 milhão. Não houve licitação.

TERCEIRIZAÇÃO
A Propague ganhou licitação para executar serviços da Vila Germânica e, segundo o diretor do Parque e secretário de Turismo Norberto Mette, está previsto no contrato que ela pode captar patrocinadores para a Oktoberfest. Ela, a Propague. O que foi feito? A agência passou a responsabilidade para o grupo RBS. Ou seja, terceirizou uma tarefa que era dela de acordo com a licitação. Pode?

ÁGUA COMEÇA A BATER...
Ontem o diretor do Jornal de Santa Catarina tentou explicar o contrato para os donos e gerentes de rádio de Blumenau. Falou mas não convenceu os presentes.

NA ESPERA
A Blucredi acompanha à distância. A cooperativa é a responsável pelos serviços financeiros da festa há pelo menos cinco anos, direito este conquistado através de licitação, o que permite a exploração da marca na festa. Um dos patrocinadores desde ano é o Bradesco, em tese, concorrente da Blucredi.

segunda-feira, agosto 04, 2008

POLÍTICA E SEGURANÇA

ESPECIALISTA
O colombiano Hugo Acero, assessor da ONU, considerado um dos maiores especialistas em segurança pública do mundo, dará palestra em Blumenau nesta manhã de terça-feira. O convite veio do Democratas e o evento será realizado no Viena Hotel, às 9 horas.

FORA DE CONTEXTO
Segundo o release, Acero foi secretário de segurança de Bogotá, considerada uma das cidades mais violentas do planeta. Lá teria conseguido reduzir drasticamente os índices de criminalidade. Sem nenhuma espécie de crítica a presença do especialista, confesso que não entendi a iniciativa do Democratas. Acho ela válida, mas não vejo a relação com o processo político eleitoral que vivemos. Mas certamente a assessoria de imprensa do partido mandará uma nota explicando os motivos de patrocinarem a palestra. Pode parecer uma ironia minha, mas não é.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

PARTICIPAÇÃO METEÓRICA
O mais novo deputado estadual blumenauense deve ser um ilustre desconhecido na Assembléia Legislativa. Giancarlo Tomelin tomou posse no dia 24 de julho e no dia seguinte embarcou para a China, onde participa de atividades da Chinapéia, a mais nova engenhoca de Nerino Furlan. Ele volta dia 13 de agosto, segundo informou o seu gabinete.

SEM ALÍBI
Tomelin não pode usar a desculpa de que está ausente para visitar as bases. Afinal ele não deve ter nenhum eleitor na China.

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

FOGO AMIGO
Uma pessoa próxima a Deusdith de Souza, candidato a vereador pelo PP, diz que ele não está trabalhando para a candidatura de João Paulo Kleinübing. Estaria brigado com o prefeito por conta das obras de saneamento do PAC. Deusdith lidera um consórcio de empresas que foi excluído da licitação do Samae e questiona o processo na Justiça. O candidato, que pertence a aliança que quer levar JPK a reeleição, tem tudo para ser um dos mais votados para a Câmara de Vereadores.

JUNIOR
Ainda não saiu a nomeação do Deusdith Jr para um gabinete de Ministério das Cidades, mas ela é dada como certa. O deputado João Pizzolatti (PP), padrinho da indicação, fará a cobrança esta semana em Brasília. Esta proximidade com o PT e o cenário eleitoral em 2010 dão crédito a notícia acima.

DEMAIS
Estes dias defendi o candidato Fábio Fiedler (DEM), quando do envio de um convite para o lançamento de sua candidatura via Orkut. Mas ele tem que pedir para seus apoiadores ir devagar no envio de mensagens de sua propaganda. Recebo as mesmas todo os dias.

GENTE

CURIOSIDADE
Estes dias uma equipe da Ric Record foi fazer uma reportagem em um estande de treinamento para tiro, recém inaugurado na cidade. Deu de cara com o ex-presidente da Acib, Hans Didjurgeit, dando uns tirinhos.

ELEITORAIS

NA CANELA
O Ivan Naatz aposta todas suas fichas na propaganda eleitoral na televisão para alavancar sua candidatura. E promete bater firme nos dois principais candidatos na expectativa de subir no conceito do eleitor blumenauense.

O NOVO
O candidato da coligação Salve Blumenau vai usar o discurso da renovação nos programas de TV, buscando desqualificar o discurso de experiência na gestão pública que JPK e Décio devem imprimir na campanha. “Eles já tiveram a chance deles e não fizeram o que tinham que fazer, que deixem para os mais novos”, alfineta o candidato que deixa a Assembléia Legislativa esta semana.

TIRO DE CHUMBINHO
A munição contra o prefeito João Paulo Kleinübing estará centrada em promessas de campanha não cumpridas e pelo inchaço na máquina pública. Tudo, é claro, na visão do candidato Naatz. Reconhece que o atual prefeito não tem nenhum fato que possa ser considerado um escândalo e assim explorado na TV. “É um governo técnico”, analisa.

FOGO CERRADO
Já contra a candidatura de Décio Lima a artilharia promete ser maior. ’Vou lembrar o histórico de corrupção do PT, os últimos escândalos no Porto de Itajaí, as doações para a campanha de deputado do petista e até o crescimento do patrimônio pessoal do Décio”, afirma Naatz. Sai de baixo.