quinta-feira, janeiro 08, 2009

POLÍTICA

DE LONGE
Teclo de Porto Alegre, que segundo meu amigo João Krein, é a capital do mundo. Assim como ele sou encantado por esta cidade onde me criei, que respira política e cidadania. E pratica um jornalismo de qualidade, referência nacional. Isto sem falar nas livrarias, enormes, de onde, aliás, teclo agora.

POR CIMA
Fiz esse introdutório para dizer que as notícias estarão comprometidas até segunda-feira. Mas não as especulações, principalmente sobre a Câmara Municipal, que volta efetivamente ao trabalho na próxima segunda-feira.

RISCO
Sem oposição, pressinto que a maior dor de cabeça para o prefeito João Paulo Kleinubing virá da sua própria base. Falo de Jovino Cardoso, o mais votado na última eleição.

BRINCANDO COM FOGO
E parece que o Democratas, partido do vereador e do prefeito, que elegeu o maior número de representantes, não está muito preocupado com o conhecido temperamento de Jovino Cardoso e possíveis crises. Tanto que não o escolheu para nenhum dos cargos possíveis. Fábio Fiedler foi indicado para compor a mesa diretora, Marcelo Schrubbe permanece como líder da bancada e o novato Antônio Veneza é o líder da bancada.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

POLÍTICA

SÓ EU SABIA
Vou falar o óbvio ululante. O vereador Mário Hildebrandt não assumirá como vereador quando começar o trabalho no Legislativo blumenauense. Vai ficar na Secretaria de Assistência Social, pelo menos até o trabalho emergencial de atendimento às vitimas da chuva estar resolvido.

DIVIDIDO
Mário não terá como negar o pedido de João Paulo, mesmo que saiba que irá causar frustração em uma parcela de seus eleitores e apoiadores. Agora resta saber se ficará também no comando da Pró-Família. Talvez a gestão seja desmembrada para se adequar a divisão do bolo político entre os partidos da base governista.

POLÍTICA

FOCO AJUSTADO
Conversei com o deputado estadual Jean Kuhlmann (DEM) por conta de suas emendas na Medida Provisória que criou o Auxílio-Reação. Mas o tema foi política, pois perguntei seu planejamento para 2010. Ele garantiu que é buscar a reeleição para Assembléia Legislativa. De olho na cadeira de João Paulo Kleinübing em 2012.

PASSO A PASSO
Friso que a última frase do texto acima é absolutamente de responsabilidade deste blogueiro. O deputado não falou nada sobre o assunto. Mas é o caminho das pedras para quem planeja a carreira política como Jean faz.

EU VOU
Sobre a disputa interna em 2010, Jean sai na dianteira com relação aos colegas Democratas Ismael dos Santos e Jovino Cardoso, que manifestaram interessem em disputar a vaga. “Acho inevitável que o partido apresente duas candidaturas de Blumenau em 2010, mas três já seria demais”, afirma Kuhlmann, garantindo que uma vaga é dele, até por já estar no parlamento.

DO LEITOR

ESCALAÇÃO
A pedido de alguns leitores e com a ajuda do Adalberto Day, seguem os colegas de time do vereador Deusdith de Souza no Amazonas, clube de futebol do Garcia na década de 70. A foto foi mostrada em postagem abaixo.

Em pé da (E) para a (D) Adir,Vilmar, Girão,Deusdith, Nena, Assunção, Ziza e Wilson Gevard; Agachados: Werninha, Eloy , Bigo,Poroca,Nene.

AUXÍLIO-REAÇÃO

MAIS UM CADASTRAMENTO
Com a confirmação da sanção da Medida Provisória que institui o Auxílio-Reação, com as duas emendas de autoria do deputado Jean Kuhlmann ( DEM), a Prefeitura de Blumenau anuncia como será o cadastramento das famílias atingidas, que começa na segunda-feira. Ele pode ser feito na sede da Pro-Adolescente, das 8h às 15h, sem fechar ao meio dia. A expectativa é que 2.500 famílias sejam beneficiadas na cidade.

SERVIÇO
É preciso um monte de documentos e também deve-se obedecer ao critério de região determinado pelo município. Segue o serviço:

ATENDIMENTO

12/01/2009 - Itoupava Norte
13/01/2009 - Ribeirão Fresco e Boa Vista
14/01/2009 - Rua Pedro Kraus e transv.
15/01/2009 - Vorstadt, Centro, Vila Formosa e Jd Blumenau
16/01/2009 - Bairro Água Verde

DOCUMENTOS
- Protocolo do cadastro único do cidadão atingido
- Carteira de identidade
- CPF
-Comprovante de endereço atual da família ( água, luz, telefone, etc)
-Carteira de trabalho de todas as pessoas com idade acima de 16 anos que residiam na casa
-Comprovante de renda de todas as pessoas que residiam na casa( folha de pagamento atualizada)
-Comprovante de recebimento de benefício ( aposentadoria ou pensão, auxílio doença, seguro desemprego, pensão alimentícia própria e dos filhos ou protocolo do processo de pensão alimentícia)
-Declaração de renda do mercado informal: formulário fornecido pela SEMASCRI
-Certidão de nascimento de todos os membros da família ou documento de guarda ou tutela dos filhos e dependentes
-Declaração do INSS de que nenhum membro da família recebe qualquer benefício previdenciário ou dos valores recebidos.

terça-feira, janeiro 06, 2009

MEMÓRIA

OS VETERANOS....
A dica foi dada pelo veterano jornalista Carlos Tonet a este veterano colega, sobre o que viu no blog do veterano Adalberto Day ( http://www.adalbertoday.blogspot.com/). Uma foto do vereador Deusdith de Souza(PP) como goleiro do Amazonas, que disputou a copa Colombo Salles em 1974.














A MODERNIDADE
Nada como a Internet para trazer a público este tipo de memória. É a modernidade, são os novos tempos. Mas a sacada de encontrar uma personalidade como Deusdith pertence aos que que têm cabelo branco. Ou não tem mais tanto cabelo, como o colega Tonet e Adalberto Day, que não conheço, mas presta um importante serviço a memória da região.


DO LEITOR

PASSARELA
O leitor Maurício Pereira faz um questionamento que é recorrente aqui no blog e reproduzo, para que não caia no esquecimento:

Já foi ventilado o assunto no teu blog, entretanto, parece que a passarela do Giassi caiu no esquecimento; vai se tornar uma sucata. Ninguém mais fala e, em breve, as aulas na Furb recomeçarão e a cidade retornará às atividades normais, com o grande fluxo de carros e transeuntes na região. Como justificativa pela morosidade da conclusão, será que a enchente de novembro passado é a resposta para a não-conclusão da obra?

NA ESPERA
Qual a desculpa então ? Aguardamos!

FGTS

EXTRA
A Ric Record e a coluna Mercado Aberto do Santa de hoje falam sobre aqueles que aproveitam a fila do FGTS para lucrar algum. Há casos como o do Chico da Pipoca, que perdeu a casa mas está no local tentando recuperar parte do prejuízo. Há também a situação de uma empresa de embalagem que funciona na feirinha em frente ao Galegão. Rapidamente os proprietários alugaram duas máquinas de fotocópias, mudaram de ramo provisoriamente e estão faturando.

OLHUDO
Mas também tem os olhos gordos. Um despachante que funciona na Humberto de Campos estava cobrando 50 centavos a cópia, quando a média é no máximo 20 centavos se não me engano. Menos mal que a máquina estragou e eles ficaram na mão.

JÁ FOI MELHOR
Hoje de novo deu confusão no Galegão. Remanescentes da letra A estavam lá para se habilitar e mais uma vez faltou senhas e atendimento para todos. Com a chegada da equipe de jornalismo da Ric Record o povo voltou a ser atendido. A Caixa, que vinha apresentando um serviço brilhante, precisa rever seus processos.

TRÂNSITO

MORTE
Luis Oliveira, de 38 anos, é a primeira vítima fatal de 2009 no trânsito de Blumenau. Um motociclista, como a grande maioria das mortes registradas em 2008, 25 de um total de 39.

IMPRUDÊNCIA
A morte de Luis revela duas imprudências, uma sua e outra dos moradores da região. Ele fazia um atalho proibido pela Fritz Koegler em direção à Via Expressa. O local estava fechado por blocos de concreto, mas foi aberto pela comunidade.

DESRESPEITO
Ainda para fazer o registro, uma criança de 12 anos foi atropelada essa manhã em cima da faixa de pedestre, na Rua Sete de Setembro. O estado de Gabriel Bruner é regular, mas passará por uma cirurgia no Hospital Santo Antônio.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

POLÍTICA

RUÍDO
A ampliação dos benefícios da Medida Provisória que instituiu o Auxílio-Reação gerou um estresse em Blumenau. Os petistas não gostaram de ver estampado no Jornal de Santa Catarina uma declaração do deputado estadual Jean Kuhlmann (DEM), autor das emendas que aumentaram o leque de pessoas aptas aos R$ 415,00 mensais disponibilizados pelo Governo do Estado. A frase pinçada na reportagem do esperto e competente Rodrigo Pereira diz que “O erro do PT foi tentar partidarizar a questão. Com isso, não conseguiu apoio para a proposta”. O deputado democrata se referia ao fato da emenda petista que estendia os benefícios também a pessoas que estão em abrigos ter sido rejeitada.

EXPLICANDO
O vice-presidente estadual do PT Jefferson Forest não gostou e lamentou o pronunciamento em mail enviado à imprensa. O primeiro suplente de vereador destaca a importância da MP e lembra que o partido apoiou a emenda do deputado democrata. Mas gostaria de ver sua proposta aprovada para beneficiar também pessoas que estão nos abrigos provisórios.

EXPECTATIVA
As mudanças precisam ser sancionadas pelo governador Luis Henrique da Silveira nos próximos dias. A proposta do Executivo previa benefícios para famílias com renda até três salários mínimos e pela proposta de Kuhlmann ela foi ampliada para quem ganha até cinco salários. Outra situação diz respeito à moradia do atingido. Pela regra original somente quem teve a casa própria interditada totalmente teria direito e na proposta modificada e aprovada mudou. Quem vivia de aluguel também tem direito, valendo também para casas interditadas temporariamente.

CURTAS

BOLA FORA
Quando a fonte erra, o blogueiro erra junto. Se a informação do Jornal de Santa Catarina publicada no final de semana estiver correta, o blog errou ao colocar Alexandre Baumgratz, atual assessor jurídico da Faema, como futuro presidente da Fundação que cuida do meio ambiente em Blumenau. A informação partiu de um filiado do PP, normalmente bem informado, que me deixou na mão nesse caso. Segundo o informe da página 3, o xará Alexandre vai trabalhar com o progressista Paulo Pizzolatti, em Pomerode.

COMPETÊNCIA
E por falar em xará, Alexandre Gevaerd, que ocupou cargos de destaque nas administrações petistas de Décio Lima e Volnei Morastoni, volta para sua cidade natal. Será secretário de Planejamento em Brusque, a convite do também petista Paulo Eccel. Nem sei se Gevaerd é filiado ao PT, mas é um profissional reconhecido por sua capacidade técnica e terá como prioridade dar jeito no complicado trânsito daquela cidade.

NO CARGO
E a secretária de Saúde Elisabete Ternes Pereira já está de volta ao cargo, apesar da Prefeitura não ter enviado release comunicando o retorno. Ela esteve fora no mês de dezembro participando de um congresso médico no Chile.