sábado, setembro 13, 2008

PESSOAL

FOLGA
Este final de semana estou de folga. Volto apenas na segunda. Sobre os programas de sexta, não assisti o de JPK, portanto não comentarei de ninguém.

CONSIDERAÇÕES
Está literalmente bombando a sessão de comentários, que de uma certa forma muito me orgulha. Alguns me chutando a canela e outros elogiando a minha postura ( a estes agradeço). Faz parte do debate e de quem se expõe e não vou retrucar aqueles que me criticam. Mas preciso fazer apenas uma observação para uma pessoa, que postou como anônima ( sempre eles, hein?). Disse que eu teria retirado um comentário da listagem. Até o momento nunca fiz isto, podem ficar tranquilos. O que não quer dizer que não farei caso ache alguma ofensa pessoal ou expressões de baixo calão. O resto vale.

CURIOSIDADE
Porque as pessoas têm receio de se identificar?

sexta-feira, setembro 12, 2008

INSERÇÕES ELEITORAIS

OS DOIS LADOS
A pesquisa da Brasmarket vai dominar as próximas inserções de Décio e JPK na televisão. A campanha de João Paulo faz alarde sobre o resultado favorável, enquanto o petista vai tentar mostrar que o Instituto Brasmarket não é confiável.

BOLÃO ELEITORAL

FAZENDO SUAS APOSTAS
Estou curioso para saber o que vai dar o bolão feito pelo pessoal da Furb sobre a eleição para vereadores. Cada um indicou 15 nomes e colocou sua aposta. Quem chegar mais perto leva a bolada. Vou tentar descobrir quem são os mais cotados.

MALDADE
Disseram que o pessoal de lá pensou em fazer bolão também para a majoritária. Mas desistiu por considerarem a disputa já decidida.

CURTAS

PROGRAMA VERDE
Ivan Naatz inovou em seu programa de televisão da tarde. Trouxe uma jovem, Marina, como apresentadora. E ela falava da importância do segundo turno, fato inédito na história da cidade. “Não tenha pressa para decidir, permita o debate”, foram as palavras da Marina, pedindo voto para Ivan.

PROGRAMAS ELEITORAIS

PENALIDADE
O programa eleitoral do PT teve quatro segundos a menos. Foi a punição imposta pela Justiça Eleitoral decorrente de um candidato a vereador pelo PSB, que citou o nome de Décio Lima durante sua apresentação.

ZERADOS
Até agora a Justiça Eleitoral não concedeu nenhum direito de resposta. Isso mostra duas situações: Uma mostra que os programas estão optando por uma linha mais “light” e que a Justiça tem buscado intervir o menos possível.

DEBATE TV GALEGA

CLIMA QUENTE
O final do debate na TV Galega foi marcado por uma discussão áspera entre Décio Lima e João Paulo Kleinübing. O motivo foi a discussão por causa do número de vagas nas creches da cidade, a partir de um questionamento de Ivan Naatz.

TROCA DE ACUSAÇÕES
Quem me relatou disse que Décio teria colocado o dedo no rosto de JPK e chamado o atual prefeito de mentiroso. João Paulo retrucou no mesmo tom. A cena teve algumas testemunhas e foi registrada pela TV Galega e deve se exibida no jornal desta noite.

quinta-feira, setembro 11, 2008

PESQUISAS

VISÃO PARCIAL
Assisti apenas os dois últimos blocos do debate promovido pela TV Galega. Os candidatos responderam perguntas da população e de lideranças e na seqüência fizeram perguntas entre si, com quem pergunta escolhendo quem responde. Considerei apenas uma situação mais relevante.

EM CASA
Décio Lima, quando teve a oportunidade, fez um jogo de cartas marcadas com José Ouriques. Fez uma pergunta qualquer sobre a “força” da gente de Blumenau. Em seguida, Ouriques retribuiu. Perguntou sobre as pesquisas.

NOS DEDOS
O candidato petista voltou a lembrar sua primeira eleição para prefeito, quando as pesquisas desprezaram seu crescimento, e criticou fortemente os resultados das pesquisas, citando nominalmente a do Instituto Brasmarket, divulgada pela Ric Record. Décio Lima falou de uma condenação judicial, já postada na sessão de comentários, contra o referido instituto.

TRANSPARÊNCIA
Segue o endereço para ver a reportagem.
http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/13593/

DO JOGO
Faz parte da vida, da minha profissão e do que eu gosto de fazer. A “corneta” e a crítica fazem parte de quem se expõe. No caso específico da pesquisa Brasmarket, contratada pela Ric Record, também sou sujeito das discussões, pois coordeno o departamento de jornalismo da emissora. Lá onde ganho meu salário. Décio Lima tem todo direito de espernear contra o resultado e tem suas razões.

IGUAL
Mas quem me acompanha, na tv e mais recentemente no blog, pode perceber uma coerência, priorizando sempre o jornalismo e a ética, profissional e pessoal. Pelo menos assim tento fazer no dia-a-dia. De coração, espero que meus leitores entendam isto.

PESQUISAS ELEITORAIS

POIS É
Pesquisas eleitorais exigem uma metodologia científica. É matemática pura, mas revestida da paixão política e nervos a flor da pele. Muitos dizem que não acreditam nelas, outros as relativizam. Mas é certo que quando os resultados são apresentados, as pessoas pulam. De alegria ou de indignação. É o caso dessa, feita pelo Instituto Brasmarket e divulgada pela Ric Record. A repercussão foi grande na cidade e no blog, basta ver o recorde de comentários e acessos ( foram 570 acessos nas últimas 21 horas e 33 comentários).

DISPARIDADE
Uma coisa é fato. Ou os dados do Instituto Brasmarket ou os do Instituto Mapa estão errados, apesar das tendências apresentadas convergirem. Elas foram feitas nos mesmos dias (3 e 4 de setembro) e têm a mesma margem de erro (3,5% para mais ou para menos), portanto não poderiam dar resultados tão diferentes.

DIFERENÇA GRANDE
Na do Mapa, publicada no Jornal de Santa Catarina no último final de semana, JPK tem 40,7 % na pesquisa estimulada. A do Brasmarket apresenta para JPK um índice de 53%, uma diferença de mais de 12 pontos percentuais. Mais de vinte mil votos de diferença entre um e outro levantamento. Muito. Assim como estes, outros levantamentos mostraram disparidades entre os institutos.

RESPONSABILIDADE
Como não questionei os números do Instituto Mapa, farei o mesmo com os apontados pela Brasmarket. Agora um dos dois terá que prestar contas para a sociedade blumenauense no futuro . Com respingos para os veículos de comunicação que as divulgaram.

quarta-feira, setembro 10, 2008

PESQUISA

BRASMARKET
A Ric Record divulgou no Ric Notícias o resultado da pesquisa encomendada junto ao Brasmarket sobre a corrida eleitoral. Os dados foram coletados nos dias 3 e 4 de setembro e têm uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. 800 pessoas foram ouvidas. A grande novidade é apontar que talvez não tenha segundo turno em Blumenau. Pela amostragem, João Paulo Kleinübing venceria já no dia 5 de outubro.

RESULTADOS

1 - Espontânea
JPK foi citado por 370 pessoas, ou seja, 46%. O índice de eleitores indecisos ou que disseram votar em Décio, é o mesmo: 24%. O candidato da Coligação Blumenau de Todos foi indicado por 193 eleitores. Ivan Naatz ganhou 20 indicações, 2% da amostragem. José Ouriques e Dari Dielh foram citados três e uma vez, respectivamente.

2 - Estimulada
Na estimulada, quando o nome dos candidatos é apontado ao eleitor, João Paulo atinge a marca de 53%, com 424 indicações. Décio Lima foi mencionado 219 vezes, 27%. O índice de indecisos foi de 13%. Ivan Naatz foi citado por 22 pessoas, 3% da pesquisa. José Ouriques apareceu melhor colocado que Dari Diehl nesta amostragem. Recebeu sete indicações contra quatro do candidato do Psol.

3 - Rejeição
Pela pesquisa o candidato petista tem a maior rejeição, 30%, superando de longe José Ouriques e João Paulo, com 14 e 13% respectivamente.

DEBATE COM OS EMPRESÁRIOS

RECUO
Valeu a pressão. Ivan Naatz reclamou e garantiu sua participação no evento que será promovido pelas entidades empresariais de Blumenau na próxima terça-feira, dia 16. A idéia das entidades era ouvir apenas João Paulo Kleinübing e Décio Lima. Sexta-feira acontece uma reunião na Casa do Comércio para definir a ordem de apresentação dos candidatos. Cada um terá 30 minutos para fazer uso da palavra e depois 15 minutos para responder questionamentos dos presentes.

REPRESENTATIVO
Tem gente que avalia que Naatz perdeu um bom palanque para se fazer de vítima nesta eleição. Se ficasse quieto, poderia angariar alguma simpatia do eleitorado. Ou será que ele poderá garantir algum voto nesta platéia? Fica a dúvida. Independente disto acho que foi importante as entidades reavaliarem a posição. Pois gostem ou não, o candidato da Coligação Salve Blumenau tem sua representatividade. E é ela que pode determinar a realização ou não de um segundo turno na cidade.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

EXPECTATIVA
Pela movimentação das produtoras no debate da Rádio Menina FM os programas de TV de João Paulo e Décio Lima devem repercutir as falas dos candidatos. Resta saber se usarão trechos dos respectivos candidatos ou do adversário.


terça-feira, setembro 09, 2008

PESQUISA

PARA AMANHÃ
A pesquisa que a Ric Record exibiria hoje, feita pela Brasmarket, ficou para quarta-feira à noite. Hoje foram divulgados os números de Florianópolis e Joinville. Amanhã Blumenau e Itajaí.

O MARQUETEIRO DE JPK

O CARA
O marqueteiro paulista Chico Malfitani, que conduz a campanha de João Paulo Kleinübing, esteve presente em boa parte do debate da rádio Menina FM. É a primeira vez que o encontro nestes eventos da campanha. Tenho maior respeito pela sua história de trabalho.

COM JEITO DE PT
Conhecido por dirigir campanhas petistas, ele é sempre lembrado pela vitória de Luisa Erundina em São Paulo, na década de 90. Se você for pesquisar na Internet, verá que Malfitani é considerado um dos criadores no Brasil do que se chama hoje marketing político. Quem trabalha com ele na campanha concorda que o homem é bom. Decidido, sabe o que quer. Dá a linha para o programa, mas nem sempre agrada o candidato.

ELE
Este é o homem. De camisa azul, orienta JPK (encoberto por Nélson Santiago) no intervalo do debate e sentado assistindo seu candidato falar.





RELAÇÕES
Se há quatro anos o sobrenome Kleinübing predominou no discurso eleitoral, agora é o João Paulo que entra em cena. Estratégia de marqueteiro, que parece que demorou a ser digerida pelo povo daqui. Outra discordância teria acontecido com relação ao programete “Outra Família”, principalmente o primeiro, com a história da suposta doação de computadores. O candidato não teria gostado e pediu para tirar. Pelo sim, pelo não, a linha mudou no segundo programete em relação ao primeiro, e depois disto nenhum foi exibido. Mas pode voltar a qualquer momento.

NOVA FASE
Agora a estratégia será valorizar o resultado da última pesquisa e apresentar as propostas para um segundo mandato. Se tudo permanecer assim como foi o cenário da semana passada.

EXTRA-OFICIAL
Diz a lenda, que Chico Malfitani também coordena (ou colabora com) a campanha em outra cidade, provavelmente em São Paulo. Queria confirmar. Se alguém tiver a informação mande para cá. Eu vou tentar ir atrás.

DEBATE RÁDIO MENINA

TERCEIRA ETAPA
O debate da rádio Menina FM nessa noite de segunda-feira tem tudo para marcar uma nova fase na campanha eleitoral. Ela, que demorou a deslanchar em um primeiro momento, foi marcada depois pela propaganda eleitoral, quer seja nos meios eletrônicos, nas placas ou nos carros. Agora, faltando cerca de quatro semanas para o dia de votação, são os debates e o corpo a corpo eleitoral que devem predominar. E serem decisivos.

TEASER
Foi um debate legal pelo ponto de vista da democracia, pois lá ela estava representada em sua essência. Candidatos, assessores, militantes, simpatizantes, jornalistas, estudantes e aspones dividiram espaço por quase três horas de programa. E fora os ouvintes da nossa Rádio Menina. Eu, que adoro política e conversar, encontrei ali um prato cheio para a troca de idéias e confraternização. Conversei com muita gente. Seguem então algumas percepções.

SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES
O pessoal da campanha de João Paulo Kleinübing passava serenidade e segurança. Já nos aliados de Décio Lima o sentimento era de confiança e otimismo. O candidato petista teve direito até a recepção na entrada do hotel apesar da noite fria, lembrando os bons momentos da militância. Todos da Coligação Blumenau de Todos fizeram questão de mostrar que têm muito jogo para ser jogado ainda. E que ainda há tempo para reverter o placar. No time de JPK uma felicidade levemente disfarçada, mas com a clareza que a partida está longe de ser decidida. Apesar da vantagem.

DIFÍCIL
Ivan Naatz foi bem no debate, mas nos bastidores se mostrava cansado, principalmente devido a pequenos infortúnios que teve em sua campanha, como carro quebrado e tempo perdido, fora o prejuízo financeiro. Mas sem nunca esmorecer.

ESTRUTURA
O debate foi “politicamente correto” nos dois primeiros blocos, quando os candidatos responderam a perguntas do departamento de jornalismo da rádio. Mas ganhou molho quando foi pergunta de candidato a candidato. Neste momento foram as poucas tiradas boas do programa, obviamente na visão deste blogueiro, aquelas mais apimentadas que provoquem uma certa polêmica.

DESTAQUES
Duas tiradas foram as mais acirradas. Quando Naatz retrucou JPK, dizendo que o então prefeito teria criado a secretaria de Regularização Fundiária para atender o PMDB, quando do ingresso da sigla de Luiz Henrique na Prefeitura. E quando Décio, aproveitando uma bola que o Latinha deixou picando, criticou a campanha da Coligação Faz Blumenau Mais Forte por ter exibido o quadro onde um candidato prometia computador para a população (Outra Família). “Você não pode acreditar nesta novelinha mentirosa”, respondeu o petista.

NA DELE
João Paulo seguiu seu discurso habitual, mas ao contrário do outro debate de rádio que acompanhei, o da Nereu, procurou não alfinetar seu principal adversário. Por ser prefeito, foi a vidraça para os seus adversários. Desta vez preferiu a defensiva, talvez embalado pelos resultados das pesquisas que lhe chegam ao ouvido. Dele e de seus estrategistas, é óbvio.

ESTILINGUES
Já os outros candidatos – Décio, Naatz e Dari – foram para a ofensiva, com propostas e críticas à atual gestão. O candidato petista voltou a prometer grandes obras viárias e o projeto da inclusão digital e foi ajudado indiretamente por falas dos adversários. Teve um bom desempenho, o melhor dos três confrontos que assisti.

O TIME
Parabéns à Rádio Menina. Apesar da programação musical não fazer meu estilo, tenho a maior simpatia pela emissora por causa dos amigos que lá trabalham. Marcão, Emerson Luiz, Eusébio e Marquinhos são algumas das pessoas que me aproximaram da rádio. Se tem um time que se mexe para relacionar-se com a comunidade é este.

PARA MAIS TARDE
Tem mais um monte de bastidores que quero trazer, mas vamos nos respeitar, já são quase duas da manhã e tenho que acordar cedo. Até foto tirei e vou postar mais tarde. Quero falar sobre o trabalho das produtoras e a presença do marqueteiro de JPK.

segunda-feira, setembro 08, 2008

OBSERVADOR ELEITORAL

DO LEITOR
Carlos Alberto Silva (que não é o produtor cultural/jornalista/professor universitário/meu amigo Carlos Silva) manda um e mail lembrando de uma coisa que falei no blog faz um tempo. As perdas na chapa proporcional do PT de 2004 para hoje. O levantamento de Carlos é mais apurado e mostra um dos principais prejuízos da campanha petista em relação à de JPK.

AS PERDAS

(02) Ângelo Roncáglio (3.464 votos)
(03) Maria Emília de Souza (2.333 votos)
(05) Antonio Veneza (2.264 votos)
(06) Valdecir Mengarda (2.143 votos)
(07) Roberto Imme (2.084 votos)
(08) Maurício Pacheco (2.083 votos)
(09) Rolf Sprung (1.809 votos)
(10) Célio Scholemberg (1.560 votos)
(11) Armando Ferrari (1.507 votos)
(12) Adilson Costa (1.162 votos)
Total: 20.409 votos

CONCLUSÃO DO LEITOR
“Ou seja, dos 12 mais bem colocados candidatos do PT, estão neste pleito apenas (1) Vanderlei de Oliveira (3.558 votos) e (3) Isaltino Pedron (2.. 269 votos). Como pode o partida ter feito uma relação de vereadores tão fraca? Não seria o caso de levar ao pleito, nem se fosse contra a vontade, algum nome forte, como do Edson Adriano, por exemplo?”

CONCLUSÃO DO BLOGUEIRO
O leitor está coberto de razão.

UM POUCO MAIS ALÉM
Por outro lado há alguns reforços, entre eles os radialistas Arnaldo Zimmermann e Adriano Pereira, a assessora de Ana Paula Lima, a Canarinha e o genro Jefferson Forrest, com base na luta estudantil. Mas as defecções são mais representativas.

DEBATE NA MENINA

NOITE PARA SINTONIZAR A 97,5 FM
A Rádio Menina FM promove debate esta noite com os candidatos à Prefeitura de Blumenau. Será a partir das 20 horas e terá duas horas de duração. Os candidatos farão perguntas entre si e responderão questionamentos formulados pelo departamento de jornalismo da emissora e de representantes de entidades da cidade. Marcos Jana, o Marcão, e Elias Silveira mediam o encontro.

domingo, setembro 07, 2008

PESQUISA MAPA/RBS

INTRODUÇÃO
Vou tentar traduzir em números e não índices o que a pesquisa do Instituto Mapa trouxe no seu último levantamento, divulgado pelo Grupo RBS neste final de semana. Como não sou muito bom em matemática (por este motivo fui ser jornalista!), peço que entendam que eles não são absolutos e sim estimados. Se as pesquisas podem trabalhar com margem de erro, por que este blogueiro não?

PARÂMETROS
São duas situações que temos que levar em conta, mas trabalharei com apenas uma. De acordo com o TRE, Blumenau tem 212 mil eleitores. Historicamente, 10% deles não comparece para votar. O número de pessoas a serem seduzidas passa a ser de 191 mil. É em cima deste que faço meus cálculos.

CENÁRIO UM
Se JPK tem 34,7% na projeção espontânea, isso representa cerca de 66 mil votos. Décio, com 26% das intenções, teria quase 46 mil. Uma diferença de 20 mil eleitores. Ainda pelo levantamento espontâneo 31,1% não sabem em quem votarão. São 59 mil corações e mentes a serem conquistados.

CENÁRIO DOIS
Quando o Instituto Mapa apresentou o nome dos candidatos e perguntou a seus 805 entrevistados em quem votaria, João Paulo receberia 77 mil votos, ou 40,7% como aponta. O candidato petista tem, na pesquisa estimulada 33,3%, 63 mil votos. Nesta simulação a diferença favorável ao atual prefeito é de 14 mil votos. Restam 31 mil indecisos, ou 16,3%.

RESUMO
É o retrato que o Mapa e a RBS trouxeram da eleição, faltando 30 dias para a votação (a pesquisa foi feita nos dias 3 e 4 de setembro). Mostra o crescimento da campanha de João Paulo Kleinübing e um quadro muito difícil para Décio Lima. Mas faltam quatro semanas e tem muita campanha ainda.

OS CANDIDATOS E A PESQUISA

TEASER
Conversei com João Paulo Kleinübing, Décio Lima e Ivan Naatz no sábado. É o que segue.

TRANQUILO
O candidato da Coligação Faz Blumenau Mais Forte se mostrou de bem com a vida, mas sem baixar a guarda. “Os números refletem o crescimento da campanha e é um reconhecimento ao trabalho de todos e também da população, que percebe nossas ações de governo”, sem deixar de lembrar que faltam pouco mais de quatros semanas para a eleição e que isto, em campanha, é uma eternidade. “Muita coisa pode acontecer”.

NOVA ETAPA
O resultado mostra uma virada, mas não está consolidado. É isto que pensa João Paulo Kleinübing, falando que sua campanha entrará em outra fase. Depois de mostrar o que fez, agora começará a apresentar suas propostas de governo. “Fazia parte da estratégia”, afirmou o candidato.

RELATIVIZANDO
Não tenho como afirmar que Décio Lima ficou chateado com os números do Mapa, ele não me disse isto. Mas imagino que sim. Na conversa comigo não se mostrou abatido “Represento a negação das pesquisas”, lembrando sua eleição em 1996 quando nenhum instituto apontava isto. Também lembrou quando seu nome estava à frente em pesquisas anteriores, “não fiquei arrogante”, passando a mensagem que a pesquisa não o desanima.

CORREÇÃO DE RUMO
Mas é certo que a campanha petista mudará de rumos e parece que as correções estão sendo feitas já a partir deste final de semana. Reuniões aconteceram e acontecerão (escrevo no domingo à tarde) para ajustar a casa e conclamar os aliados e filiados. “Este é o momento da militância tomar para si a campanha, impulsionando nossa candidatura”, afirma Décio.

EU VOU, MAS VOCÊ TAMBÉM VAI.
Também não enxergo a tradicional militância do PT fazendo a diferença. Pelo menos em volume, a campanha de JPK é bem superior, basta andar pelas ruas da cidade e olhar para o lado. Placas por toda parte. Por outro lado, tem muito militante reclamando a presença do candidato na rua, pedindo o voto, batendo de casa em casa. Para se ter uma idéia, Décio passou três dias fora esta semana. Estava em Brasília, segundo a assessoria. Uma das tantas reuniões deste final de semana deve também ter tido o caráter de “lavar a roupa suja”.

NÃO É BEM ASSIM
Ivan Naatz disse-me que encara com naturalidade, mas discorda dos números, que lhe colocaram com 4,2% na pesquisa estimulada, pouco mais de oito mil votos. Como sempre provoca os adversários: “Como pode João Paulo não prometer nada e está com 40%?”, pergunta. E faz um prognóstico. “Décio vai despencar”. O candidato ainda fez questão de enfatizar um outro dado levantado pelo Instituto Mapa, pouco explorado. Aquele que mostra que quase 50% dos entrevistados disse ter pouco ou nenhum interesse sobre as eleições.

MATERIAL INTERESTADUAL
O candidato viajou a São Paulo e Paraná. O objetivo é colher material e fazer reportagens para o programa eleitoral de TV. Está confiante, apesar da pouca estrutura.