sexta-feira, agosto 22, 2008

ELEITORAIS TELEVISIVAS

PARA COMEÇAR
No segundo dia da propaganda das candidaturas majoritárias, as duas principais mais uma vez deixaram as novidades para os programas da noite. Apenas Ivan Naatz apresentou programa inédito no começo da tarde, mas exibiu o mesmo à noite.

CLAREANDO
Os discursos empregados ao longo dos dois programas de tv (na verdade três, mas o primeiro, frio, não vale) deixam claro o norte das campanhas. João Paulo Kleinübing é o cara que fala pouco, mas faz, “nem parece político”. “A cara de Blumenau”. Já Décio é aquele que já fez muito pela cidade, conhece as coisas e trabalhará pelos mais pobres. “É a Blumenau de Todos, do Povo de Novo”.

EMPATE
Os dois programas bombardearam os telespectadores com informações, muitos números, grafismo na tela e imagens dinâmicas.

ATAQUE
Novamente o programa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte bateu no adversário. “Antes a cidade não tinha esperança, hoje está bonita, não pode voltar para trás” é um resumo das expressões usadas. Apresentou muita informação de como estava a cidade antes e agora (na versão dos marqueteiros, deixando bem claro), mas não me lembro de ver proposta de governo.

VENDO O QUE ACONTECE
O programa de Décio Lima usou o espaço para apresentar algumas propostas de governo, de forma bastante superficiais. E explorou o clipe da estréia, uma declaração de amor por Blumenau.

É ISTO
João Paulo Kleinübing fala pouco, é honesto, trabalhador, a cara de Blumenau. O administrador sério. Décio Lima já fez muito, administrou com o povo e vai ajudar a resolver o problema dos que mais precisam. Aquele que vai te ajudar. Na visão deste blogueiro são estes referenciais que os estrategistas das duas candidaturas estão querendo passar.

“TERCEIRA VIA”
Tentando comer pelas bordas, Ivan Naatz investiu hoje na proposta de transporte gratuito para todos alunos da rede pública municipal e diz que os recursos virão da redução de cargos comissionados. Ainda não bateu em ninguém. Por enquanto.

SERVIÇO PÚBLICO

EMBARRIGOU 1
Está na Procuradoria do Município e não com o prefeito, o relatório da Comissão de Sindicância que apurou as denúncias de que três gerentes da Prefeitura, cargos comissionados, recebiam salário sem, no entanto, dar expediente. A denúncia partiu do Jornal de Santa Catarina, em maio último.

NA PROGEM
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o relatório tem 700 páginas e chegou a Progem na última terça-feira. O prazo para que a Procuradoria apresente suas conclusões é de 30 dias, que pode ser dilatado.

EMBARRIGOU 2
Como o prefeito João Paulo Kleinübing se licencia do cargo na próxima segunda-feira, se livra também desta batata quente. Cabe ao Chefe do Executivo tomar a decisão. Será que Édson Brunsfeld irá se manifestar ou o assunto fica para depois da eleição? Façam suas apostas.

VONTADE DE MENOS
Vamos e venhamos. Já são quase quatro meses para se apurar uma denúncia onde três “fantasmas” foram pilhados com a mão na massa. Ou melhor, sem botar a mão na massa. É pouco tempo ou falta vontade? E continuo com a minha posição. E os chefes destes gerentes? Não sabiam? São incompetentes, omissos ou coniventes?

ELEITORAIS

REFORÇO ELEITORAL
O Ministro do Trabalho e ex-presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, fará um rasante em Blumenau neste sábado para dar uma força à candidatura de Décio Lima. Além de gravar depoimentos para a Coligação Blumenau é de Todos, Lupi participa de evento no hotel Himmelblau, às 19 horas. O objetivo é reunir sindicalistas e empresários para conversar sobre a política econômica do Governo Lula e os reflexos na geração de empregos.

PDT
Por falar em PDT, o partido está de olho em seus candidatos a vereador. Quer todos engajados na campanha majoritária, pedindo votos para Décio e Amauri Cadore. Quem não fizer é passível de punição. O recado tem endereço certo: o candidato à reeleição, vereador Leoberto Cristelli.

AVULSOS
Está cheio de candidato avulso, aquele que não explora a imagem do candidato a prefeito junto com a sua. Já vi alguns do PR assim, com propaganda na rua sem citar Décio. Marlene Schlindwein, do PMDB, também, com uma alusão bem discreta da candidatura de JPK. À medida que eu for percebendo outros, coloco no blog.

DEBATE SINTRASEB

INSCRIÇÕES ON LINE
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Blumenau está orientando os interessados em participar do debate com os “prefeituráveis” na próxima terça-feira a se inscreverem no site www.sintraseb.org.br.

PARTICIPAÇÂO POPULAR
Vale destacar que quem for ao Hotel Himmeblau na terça, 26, a partir das 19 horas, poderá formular perguntas aos cinco candidatos à Prefeitura de Blumenau. Fichas serão distribuídas entre os participantes e a coordenação do debate fará um sorteio delas.

RELEMBRANDO
Quem entrar no site do Sintraseb encontrará a foto e a posição de cada vereador de Blumenau sobre a tentativa infrutífera de aumentar o próprio salário.

quinta-feira, agosto 21, 2008

ELEITORAIS

PMDB FORA DA CAMPANHA
O PP está com adesivo na rua, escrito assim: “O Partido Progressista de Blumenau apóia João Paulo Kleinübing”. O recado, segundo um filiado bem informado, é para o PMDB, que não estaria se empenhando devidamente na campanha de JPK.

SEI NÃO
Provoquei e perguntei se o adesivo não serviria também para alguns “progressistas”, como o candidato a vereador Deusdith de Souza. Meu interlocutor disse que não, que foi fumado o cachimbo da paz entre Deusdith e João Paulo e tudo estaria resolvido.

EXPLICANDO
O imbróglio foi um só. O candidato a vereador não se conforma com o prefeito porque consórcio que ele liderava foi excluído da licitação para obras do PAC do saneamento, cujas cifras ultrapassam os R$ 30 milhões.

ELEITORAIS

NA BOA
O procurador eleitoral Flávio Duarte considerou tranqüilo os primeiros programas eleitorais. Segundo ele, a única representação até o momento partiu da Coligação Salve Blumenau e tem relação com candidatos a vereador pedindo votos para Décio Lima. A representação deve chegar até ele nesta sexta-feira. O procurador tem uma posição definida sobre isto, com base em decisões de tribunais em São Paulo e aqui mesmo de Santa Catarina. Acha legítimo o candidato que, eventualmente, estabeleça vínculo com quem pode vir a coordenar o Executivo.

MONITORANDO
Na lei eleitoral é proibido o uso de imagens externas do candidato nos programas, o que foi feito pelas duas principais candidaturas. Para Flávio Duarte esta é uma ação questionável, o que não quer dizer que ele considere irregular. O procurador não irá se pronunciar, pelo menos neste momento inicial: “Quero ver se esta será uma prática das campanhas”, explica, usando e metáfora do juiz de futebol que deixa o jogo correr, mas sempre atento às regras.

ACOMPANHANDO DE PERTO
A aparição de Décio falando no evento do lançamento oficial da campanha, a conversa de João Paulo na casa de uma mulher e sua fala com a Vila Germânica ao fundo são passíveis de serem questionadas. O recado está dado.

SUSPEITA DE ABUSO
O que tem incomodado a Justiça Eleitoral é quantidade de carros plotados. Existe a denúncia que motoristas estariam recebendo de R$ 80,00 a R$ 150,00 para circularem pela cidade com os veículos adesivados.

ELEITORAIS

CARA DE PAU
Estávamos nós nesta manhã na sede da Ric Record, quando deparamos com o candidato a vereador pelo PT, Airton Valmor Nunes, colocando placa na cerca de arame que divide o pátio da emissora com a rua. Questionado, disse que tinha autorização do proprietário, visto que a emissora é locatária do prédio e que estava colocando do lado de fora, portanto, em via pública.

SENSÍVEL
Obviamente a placa foi retirada. Se este Airton continuar com esta sensibilidade de elefante, fará um caminhão de votos. Para os outros candidatos.

INFERIORIDADE
Questionei a coordenação da campanha de Décio Lima sobre o maior volume de placas da candidatura de JPK, espalhadas pela cidade. A informação é que a prioridade foi a plotagem dos carros, considerados como out doors ambulantes. As placas começam a ser colocadas a partir desta semana.

CORREÇÃO
O atento Éder Lima, ex-presidente do PT de Blumenau, ligou para este blogueiro para fazer uma correção. O Airton não é candidato a vereador pelo PT e sim pelo PR. Corrigido.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

OPINIÃO PESSOAL
Acordei pensando em fazer uma crítica à estratégia dos marqueteiros da campanha petista, que priorizaram a proposta da Internet como carro-chefe das primeiras inserções comerciais. Para mim existem inúmeras outras prioridades e a população, principalmente a mais humilde, ainda não tem claro como o computador pode revolucionar a vida delas.

CAÍ NA REAL
Qual minha surpresa no café da manhã, durante conversa com minha super secretária do lar, a Darce, quando o assunto descambou para a campanha. Ela disse: “E o Décio, hein? Não tá fraco.” Quando murmurei um” não sei não” e pensei em externar a minha crítica a proposta, lá veio ela: “este negócio da Internet para todos está todo mundo falando. Muita gente está dizendo que votará nele por causa disto.” Guardada os exageros da minha faxineira, está registrado o fato.

CONVICÇÃO
De qualquer forma, implicante que eu sou, mantenho minha posição. Para mim, este não é tema para começar qualquer campanha. Até agora, no que eu vi, as propagandas (inserções) de Kleinübing estão melhores.

quarta-feira, agosto 20, 2008

ELEITORAIS TELEVISIVAS

COLOCANDO AS CARTAS NA MESA
Os marqueteiros das candidaturas de JPK e Décio Lima mostraram suas estratégias nos programas eleitorais da noite. As duas campanhas apresentaram programas diferentes dos exibidos no começo da tarde. Sabiam da audiência maior à noite e não quiseram quebrar uma suposta expectativa. Apostaram na curiosidade inicial de boa parte dos telespectadores para passarem suas mensagens e conquistarem corações e mentes dos eleitores. Cada um do seu jeito, os dois fizeram bem.

8 OU 800
De um extremo a outro. Um lado fala que Blumenau era triste até 2004 e agora tudo é bom enquanto o adversário fala que a cidade tem que voltar a ser de todos e ter dias melhores. Ou era ruim antes e bom agora ou ruim agora e bom antes.

1º ROUND
O clipe de abertura da campanha de Décio Lima foi longo, mas muito bom, na forma de uma declaração de amor a Blumenau. Buscou emocionar. Já o programa de João Paulo começou batendo, com a exibição de um comercial de 30 segundos dizendo que em 2004 “a cidade estava parada, empresas iam embora e o caos reinava na saúde”.

EXTERNAS
A campanha da Coligação Blumenau é do Povo exibiu uma matéria com uma overdose de números, bombardeando o telespectador com uma super dosagem de informação difícil de assimilar, mas que impressiona. A Coligação Faz Blumenau Mais Forte usou da competência da repórter Viviane Wagenknecht para fazer uma matéria sobre a construção da Vila Germânica e o seu impacto no turismo de eventos, pegando como gancho a Febratex.

PS
Pelo bom jornalismo, os leitores podem perceber que não me referi ao material descrito acima como reportagens e sim matéria.

EMOÇÃO X RAZÃO
Até por força do tempo maior, a coordenação de campanha de JPK explorou mais o seu candidato do que a de Décio Lima. E para aqueles que avaliam que João Paulo não tem muita desenvoltura no vídeo, como este blogueiro, quero dizer que ele esteve muito bem. Décio também aproveitou bem sua imagem, com um discurso que posso definir como “propositivo-emocional”, ou seja, apresentando propostas, mas apelando para o sentimento das pessoas. Já o candidato à reeleição apela para a racionalidade das pessoas, explorando a imagem do administrador honesto e competente.

TIROTEIO
O programa de Décio Lima alfinetou a gestão do prefeito João Paulo, mas foi a campanha de JPK que pegou mais pesado com o adversário. Além do comercial de abertura, o “quadro” “Gente que Faz” foi fundo. No entender deste blogueiro, apelativo demais. O prefeito conversando na casa de uma pessoa extremamente humilde com a maior naturalidade passou do ponto. Mas campanha é campanha.

REFLEXÃO 1
Foi apenas o primeiro dia. As duas campanhas vão mostrar suas armas ao longo dos próximos 42 dias e elas dependem muito da ação do adversário. Para mim, a propaganda da tv não pode ser decisiva para a definição do voto. Porque todos mentem, sem exceção. Não é jornalismo, é marketing. Ela é importante do ponto de uma visibilidade que possa gerar curiosidade, a ponto da pessoa buscar mais informações sobre determinado candidato.

REFLEXÃO 2
Apesar de eu pensar assim, a propaganda eleitoral, principalmente na TV, repercute aos quatro ventos e determina a agenda e o ritmo da campanha, monopolizando o debate político entre as pessoas consideradas “formadoras de opinião”.

SEM FÔLEGO
Não falei dos outros três programas porque repetiram o do começo da tarde.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

AGORA SIM, DADA A LARGADA
João Paulo Kleinübing apostou na família, Décio investiu na política e Ivan Naatz abusou da simpatia. Assim pode ser resumida a primeira aparição dos candidatos à Prefeitura de Blumenau na propaganda de TV.

PROGRAMA E CANDIDATO RUINS
A propaganda foi aberta pela candidatura da Coligação Blumenau, um programa de péssima qualidade técnica. O presidente estadual do partido deu as boas vindas, uma hora olhando para a esquerda, outra para a direita, sempre em busca do texto que deveria estar colado do lado da câmera. Duvido que contasse com tele-prompter, aquele aparelhinho maravilhoso que salva os apresentadores durante os programas. Depois veio José Ouriques e sua ladainha. Pulamos.

NA POLÍTICA
Já a coligação Blumenau é de Todos contou com a abertura da apresentadora Cinthia Canziani, de cabelos pretos, mas não menos linda. Alguns figurantes apareceram com a fala “Eu quero Décio de novo” e “o prefeito que mudou a cara de Blumenau”. Depois todo programa foi centrado no lançamento oficial da candidatura, realizada no começo do mês. Falaram o ministro da Pesca, Altemir Gregolin; Cláudio Vignatti, deputado estadual; a senadora Ideli Salvatti; Lurian Silva, filha do presidente Lula e os presidentes de cinco partidos que fazem parte da aliança. Entre eles, Dalto dos Reis, do PR.

DISCURSO
Os marqueteiros de Décio exploraram trechos do discurso do candidato durante o lançamento. Em tom emotivo o candidato sempre que pode frisava o compromisso com as camadas mais pobres da população.

APOSTA NA EX-SENADORA
Já o PSOL começou com a fala do candidato a vice, Hartmut Kraft e depois do candidato a prefeito Dari Diehl, com a tradicional cortina de fundo. O programa fez menção ao nome da estrela maior, Heloísa Helena e no final um clipe com imagens de Blumenau.

CAMPANHA VERDE
O programa da Coligação Salve Blumenau começou com um Ivan Naatz “pra lá” de sorridente. Esbanjando simpatia, usava uma gravata verde limão em um cenário verde também. Ele propôs um pacto com o eleitor e lembrou: “eles já tiveram a chance deles”. Chamou o seu companheiro de chapa, Ângelo Roncáglio, que falou que os dois representam a única oportunidade de mudança. Encerraram com um clipe recheado de imagens bonitas. É cedo ainda, mas a música da candidatura tem tudo para pegar. É muito boa.

EM CASA
O programa de João Paulo Kleinübing começou com uma inserção comercial estrelada por Carol Lapolle, falando da qualidade do candidato. “Ele não é de falar, é de fazer”, afirma a apresentadora. Em seguida, os quase 13 minutos que sobraram foram em família, um tom bastante pessoal, como se fosse a sala da casa de JPK. Ele estava com a esposa, as duas filhas, a mãe, o coordenador financeiro da campanha e amigo pessoal da família Horácio Rebello, o vice atual Édson Brunsfeld e o candidato a vice Rufinus Seibt, alem do motorista Marcelino. Tudo feito para tentar tirar a imagem de sisudez de João Paulo.

TOM INTIMISTA
A esposa Patrícia batia nesta tecla que o marido era assim em uma primeira impressão. Depois se soltava. A mãe, Vera, lembrou da infância e da vocação pelo estudo e pela política do filho. Quando lembrava que ele não tinha aptidão para o futebol deram boas risadas. O companheiro de chapa frisou que JPK “faz mais do que fala” e o inseparável Marcelino fez uma avaliação pessoal que parecia sair da cabeça de marqueteiro, ao falar como era Blumenau antes e depois da administração de João Paulo. “Blumenau era triste”. A frase é a mesma dita pela apresentadora Carol Lapolle, em comercial que está sendo exibido.

RESUMO
As armas foram apresentadas aos poucos, mas muitas cartas ficaram escondidas na manga. Ivan Naatz não bateu em ninguém. Décio fez questão de frisar as diferenças entre a gestão dele e de JPK e João Paulo se apressou em passar um lado mais humano de seu jeito técnico de ser.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

LATINHA NA TELA
Já estão no ar as inserções de 30 segundos do candidato José Ouriques, da Coligação Blumenau. No primeiro dia ele ficou de fora, por não ter entregue no prazo. Em compensação, ontem entregou 22 comercias diferentes para todo o período eleitoral.

MARQUETEIRO
De Latinha para Latão. O candidato que se notabilizou na eleição passada falando “lá tinha médico, lá tinha remédio, etc...”, agora ataca com outro refrão: “lá tão aqueles que prometeram, lá tão aqueles que já governam”. Não dá para negar que é criativo.

terça-feira, agosto 19, 2008

ELEITORAIS

PRÉ-ESTRÉIA
Nessa terça-feira começou a propaganda eleitoral no rádio e na tv. Muitos a consideram como decisiva para definição do voto do eleitor. Mas a largada foi apenas para os candidatos a vereador, o que reduziu muito as expectativas. Nesta quarta, quando as campanhas majoritárias mostrarem suas armas, vamos dimensionar o poder de fogo de cada candidato, em especial João Paulo Kleinübing e Décio Lima, que despontam nas pesquisas.

PROPORCIONAIS
Não acredito que ninguém decida seu voto para vereador graças aos programas que assistem na tv ou no rádio. São apenas 30 segundos, duas vezes ao dia, a cada dois dias, quando tanto, visto que as coligações com mais candidatos fazem revezamento, o que dilata o prazo de inserção. Aliado a isso, a audiência é baixíssima. Vereador ganha eleição na rua, trabalhando e pedindo voto olho no olho.

PS
Apesar de pensar assim, não me furtarei a analisar o primeiro dia de nossos candidatos a vereadores e algumas estratégias.

BRECHA
Muitos dos candidatos das coligações proporcionais que estão no leque da base de Décio Lima falaram o slogan da candidatura majoritária. A imponente logo-marca da candidatura de JPK emoldurava o discurso de seus vereadores. Pode ou não pode? Para mim depende da interpretação do juiz referente à lei. Não foi abusivo e que interferisse na proposta de apresentar o candidato. E é importante saber também quem ele apóia.

EXTERNAS
Fábio Fiedler foi o que mais usou imagens externas, mostrando suas diferentes atividades. Até uma “releitura” de uma famosa música sertaneja foi explorado como jingle. O tucano Marco Antônio Wanrowsky foi outro que explorou algumas imagens diferenciadas de sua rotina diária.

TROFÉU "SE ACHÃO"
O candidato à reeleição Jovino Cardoso se apoiou no Jornal de Santa Catarina (e de carona no Diário) para dizer que foi o vereador mais atuante na Câmara. Já Jairo Santos, que na eleição passada foi candidato pelo PSTU, apresenta-se como o único candidato que cursou Ciências Políticas. Concorre pelo Democratas.

AVAL
A candidata Arlete Canarinha apresentou algumas credencias e fez referência ao tempo que foi assessora parlamentar da deputada estadual Ana Paula Lima. Junto com Jefferson Forrest, é a candidata da família Lima.

NA POLÍTICA
Os candidatos da Coligação Salve Blumenau não me chamaram a atenção, com exceção do advogado Léo Bittencourt (PPS). De todos que acompanhei, fez o discurso mais contundente pela defesa da ética na política. Como sempre consistente.

CARONA
O Psol aproveitou o patrimônio ético da ex-senadora Heloísa Helena para encerrar sua inserção de três vereadores.

AVALIAÇÃO
Nada do que já não tenhamos visto em outras eleições. Os mesmos discursos surrados. Muitos pregando a novidade e se apresentando como alternativa de mudança. Alguns beirando o folclore, como os candidatos da Coligação Blumenau.

CODINOME
E os apelidos, hein? Seguem alguns que anotei hoje.
Bafo
Sapo
Canarinha
Tubarão
Gibi
Markitto
Secco

ELEITORAIS

DEDICAÇÃO EXCLUSIVA
João Paulo Kleinübing vai se dedicar de corpo e alma ao projeto de reeleição. Foi encaminhado hoje à Câmara de Vereadores o pedido de licença do prefeito para o período de 22 de agosto a 06 de outubro. Ele não receberá salário e será substituído pelo vice, Édson Brunsfeld.

COMERCIAIS ELEITORAIS

DISTRIBUIÇÃO
A Coligação Blumenau, de José Ouriques, foi a única que não mandou comerciais para serem inseridos na programação das emissoras de TVs. A Coligação Faz Blumenau Mais Forte mandou quatro comerciais diferentes, a Blumenau é do Povo três e a Salve Blumenau e o Psol mandaram uma cada.

DÉCIO
Só não vi uma das inserções de Décio Lima. Nas outras duas o candidato aparecia falando da proposta da Blumenau Digital e em outra era um monte de gente falando sobre a cidade, terminando com a seguinte fala: “Blumenau volta a ser do povo de novo”.

JPK
As inserções de João Paulo Kleinübing foram bastante diversificadas. O candidato apareceu uma vez falando em tom pessoal. Uma outra, com locução em off falava e mostrada as realizações dele como prefeito e finalizava mandando recado: “Blumenau não pode andar para trás”. Os outros dois comerciais tiveram ainda uma sucessão de pessoas falando de JPK e a apresentadora Carol Lapolle, com mesmo foco. Falavam da seriedade do candidato.

NAATZ
Já a de Ivan Naatz foi crua, apenas em off com letreiros. Falava das propostas dele, entre elas a gratuidade do transporte para crianças da rede pública municipal e a solução, em 30 dias, para as filas de exames complexos na rede de saúde.

DARI
Infelizmente, até o momento que posto esta mensagem, não vi a única de Dari Diehl.

DO LEITOR

BRONCA UM
O leitor Eraldo César Ramos entra em contato com o blog para manifestar algumas indignações sobre problemas de Blumenau. Reproduzo duas por considerar pertinente. Ele diz que às pessoas que foram tiradas das pontes em uma mega-operação da Prefeitura realizada, que contou com o apoio das Polícias, estava ontem às 20 horas na rodoviária. Ele questiona: “É este o abrigo que prometeram?”

BRONCA DOIS
A outra reclamação diz respeito à obra da Via Expressa e o acesso a BR 470. “Acho de uma tremenda irresponsabilidade que o poder publico municipal entregue uma obra onde se pensa somente no momento político e deixa para traz a vida. Levamos quase trinta anos para que o trevo da Mafisa fosse construído e agora a prefeitura cria mais um problema na BR 470 entregando uma obra sem um viaduto de acesso”, afirma o leitor Eraldo.

AÇÃO PREFEITURA
Pois é, ele tem razão. Quero falar sobre a ação da Prefeitura junto a moradores de rua. Era para comentar ontem, mas faltou fôlego. Cerca de 100 pessoas perambulam pelas ruas da cidade, segundo dados da Secretaria de Assistência Social. O objetivo era levar estas pessoas para o Abrigo Municipal.

FLAGELO SOCIAL
A iniciativa é bastante válida, mas a situação destas pessoas é muito difícil e a solução não é simplista. São pessoas renegadas pelas famílias e pela sociedade, com vícios e transtornos graves. Elas não querem ir para abrigos. Ontem a Ric Record mostrou um senhor que está há 16 anos morando nas ruas. Ele é alcoólatra e não parava de tremer. Não tinha tomado cachaça ainda e não queria ir para um lar. O que fazer? Triste, muito triste. A Prefeitura tem sim responsabilidade, mas as culpas destes problemas não são somente dela.

SAÚDE

DECEPCIONANTE
Assim pode ser definida a participação dos pais de Blumenau na segunda etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite. 17.372 crianças foram imunizadas quando a expectativa era 19.444. Ou seja, 2.172 deixaram de receber a gotinha contra a paralisia infantil. A meta, que era de 95% de cobertura, ficou em 85%. Os números foram divulgados agora pela manhã.

COMPARANDO
Na primeira etapa, realizada em junho, foram imunizadas 19.719 crianças com idade de zero a cinco anos, 2.347 mais que agora. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raquel Martelli, não tem muita explicação para a baixa adesão. O fato de ter chovido muito no sábado, 9, considerado o dia D da campanha, pode ter atrapalhado. Informação sobrou, chegou a ter uma overdose de reportagens e divulgação. Faltou responsabilidade dos pais.

segunda-feira, agosto 18, 2008

PROPAGANDA ELEITORAL

TELESPECTADOR NÚMERO UM
Tem uma pessoa que não vai perder nenhum dos 39 programas eleitorais previstos para começar amanha. É o procurador eleitoral Flávio Duarte. Ele terá que assistir e ouvir cada um, mesmo que seja repetição. Ele, ou eventuais interessados, têm 24 horas para apresentar denúncia e o juiz Osmar Morh tem 72 horas para se manifestar.

PRAZOS
Com relações a eventuais abusos cometidos pelos veículos de comunicação, os prazos são um pouco maiores. Para as emissoras de rádio e televisão são 48 horas para formalizar a denúncia. Já para veículos impressos este prazo aumenta para 72 horas.

COMEÇO FRIO
Quem espera emoção já nos programas desta terça-feira pode esquecer. Amanhã é a vez dos candidatos a vereador se apresentarem. Os candidatos a prefeito somente serão vistos nas inserções de trinta segundos ao longo da programação.

ELEITORAIS

CORRERIA
Hoje a tarde foi um entra e sai de pessoal ligado às produtoras e aos partidos nas emissoras de TV e rádio. Como amanhã começa a propagada eleitoral, eles têm que respeitar os horários determinados pela Justiça Eleitoral. Passou do horário determinado o programa não vai ao ar. A RBS será a geradora dos programas eleitorais nesta primeira fase e depois a Ric Record terá a responsabilidade. Com relação aos comerciais, cada emissora gera os seus.

PARA INGLÊS VER
No Jornal Meio Dia de hoje, fizemos uma enquete com os telespectadores. A pergunta foi a seguinte: “a propaganda eleitoral no rádio e na televisão é importante para definir seu voto?” Dos quase duzentos que telefonaram, 87% disseram que não. Apenas 13% disseram que sim.

ELEITORAIS

O FUTURO PREFEITO E A CULTURA
O Conselho Municipal de Cultura quer saber as propostas dos candidatos a prefeito de Blumenau para o setor. Na próxima quarta-feira, dia 20, realiza um painel na Câmara de Vereadores. O evento está marcado para começar às 17 horas.

ELEITORAIS

DEBATE
Este promete ser quente. O Sintraseb realiza para terça-feira, dia 26, às 19h, debate entre os candidatos à Prefeitura de Blumenau. Será no salão Heidelberg do Hotel Himmelblau. O evento é destinado aos servidores públicos, mas também será aberto à comunidade. Segundo a assessoria de imprensa a população poderá fazer perguntas aos candidatos através de fichas.

DUVIDO
Entre as regras estabelecidas está a proibição, por parte do público, de vaias ou manifestação considerada ofensiva a qualquer candidato. Iniciativa válida, mas...

domingo, agosto 17, 2008

ELEITORAIS DOMINGUEIRAS

SIM E NÃO
Dizem os entendidos e apostam alguns candidatos que a campanha eleitoral deslancha a partir de terça-feira, quando começa a propaganda na TV e no rádio. Concordo, mas sem nunca esquecer o trabalho de base, formiguinha, de porta em porta. Candidato que faz isto sai na frente.

MAIS VOLUME
Com quase um mês e meio de propaganda liberada, a campanha de João Paulo Kleinübing tem mais visibilidade. Graças às placas espalhadas pela cidade, é inegável que o candidato da coligação Faz Blumenau Mais Forte aparece mais.

APOIO
Colocação de placas é resultado muito do trabalho dos candidatos a vereador. São eles que conhecem os moradores dos bairros e garantem a autorização dos proprietários dos terrenos e casas. Aproveitando uma nominata de vereadores forte, JPK tem sua imagem pulverizada em vários bairros. Quem anda pela cidade constata.

CUSTO ALTO
Não dá para deixar passar que para se colocar estas placas todas é preciso dinheiro. Elas não são baratas. Informações extra-oficiais dão conta que estas, mais comuns, custam entre R$ 55,00 e R$ 75,00.