terça-feira, agosto 19, 2008

ELEITORAIS

PRÉ-ESTRÉIA
Nessa terça-feira começou a propaganda eleitoral no rádio e na tv. Muitos a consideram como decisiva para definição do voto do eleitor. Mas a largada foi apenas para os candidatos a vereador, o que reduziu muito as expectativas. Nesta quarta, quando as campanhas majoritárias mostrarem suas armas, vamos dimensionar o poder de fogo de cada candidato, em especial João Paulo Kleinübing e Décio Lima, que despontam nas pesquisas.

PROPORCIONAIS
Não acredito que ninguém decida seu voto para vereador graças aos programas que assistem na tv ou no rádio. São apenas 30 segundos, duas vezes ao dia, a cada dois dias, quando tanto, visto que as coligações com mais candidatos fazem revezamento, o que dilata o prazo de inserção. Aliado a isso, a audiência é baixíssima. Vereador ganha eleição na rua, trabalhando e pedindo voto olho no olho.

PS
Apesar de pensar assim, não me furtarei a analisar o primeiro dia de nossos candidatos a vereadores e algumas estratégias.

BRECHA
Muitos dos candidatos das coligações proporcionais que estão no leque da base de Décio Lima falaram o slogan da candidatura majoritária. A imponente logo-marca da candidatura de JPK emoldurava o discurso de seus vereadores. Pode ou não pode? Para mim depende da interpretação do juiz referente à lei. Não foi abusivo e que interferisse na proposta de apresentar o candidato. E é importante saber também quem ele apóia.

EXTERNAS
Fábio Fiedler foi o que mais usou imagens externas, mostrando suas diferentes atividades. Até uma “releitura” de uma famosa música sertaneja foi explorado como jingle. O tucano Marco Antônio Wanrowsky foi outro que explorou algumas imagens diferenciadas de sua rotina diária.

TROFÉU "SE ACHÃO"
O candidato à reeleição Jovino Cardoso se apoiou no Jornal de Santa Catarina (e de carona no Diário) para dizer que foi o vereador mais atuante na Câmara. Já Jairo Santos, que na eleição passada foi candidato pelo PSTU, apresenta-se como o único candidato que cursou Ciências Políticas. Concorre pelo Democratas.

AVAL
A candidata Arlete Canarinha apresentou algumas credencias e fez referência ao tempo que foi assessora parlamentar da deputada estadual Ana Paula Lima. Junto com Jefferson Forrest, é a candidata da família Lima.

NA POLÍTICA
Os candidatos da Coligação Salve Blumenau não me chamaram a atenção, com exceção do advogado Léo Bittencourt (PPS). De todos que acompanhei, fez o discurso mais contundente pela defesa da ética na política. Como sempre consistente.

CARONA
O Psol aproveitou o patrimônio ético da ex-senadora Heloísa Helena para encerrar sua inserção de três vereadores.

AVALIAÇÃO
Nada do que já não tenhamos visto em outras eleições. Os mesmos discursos surrados. Muitos pregando a novidade e se apresentando como alternativa de mudança. Alguns beirando o folclore, como os candidatos da Coligação Blumenau.

CODINOME
E os apelidos, hein? Seguem alguns que anotei hoje.
Bafo
Sapo
Canarinha
Tubarão
Gibi
Markitto
Secco

Um comentário:

Anônimo disse...

PSOL - Partido Socialismo e Liberdade de Blumenau, Os candidatos a Majoritária Dari Diehl e Hartmut Kraft e Proporcional Osní Vagner, Cristiano Santos, Marcos Bugmann e Estiveram presentes na reunião em Florianópolis nesta terça dia 05/08/08 a partir das 19 horas.
Foi tratado com João Rubens (SKIP ADVENTURE) detalhes sobre filmagens, grade a ser gravada legenda para facilitar essa tarefa que a até então era um desafio. Marcamos Gravação de programa de TV e vamos utilizar o mesmo para Rádio.
Aproveitamos para fazer avaliação de campanha nos 11 municípios do estado.
E debatemos sobre programa de governo depois de duas horas de exposição de Afrânio Boppré Presidente Estadual e Conhecedor da ária Urbanista,
até a simples luz do poste hoje deve ser olha não apenas como estética.
Mas como segurança e o prefeito devem investir nesta área que serve para o turismo e ao cidadão que transita a noite em locais como o centro.
O que precisa ficar claro é a prioridade Saúde para todos e em defesa do SUS, Educação não é só prédios bonitos e investir no humano, e Transporte municipalizado.
Falei sobre fazer (can.br) diretamente com o Presidente estadual e vamos fazer um espaço virtual, companheiro das nossas finanças de Blumenau Edson vai orientar essa possibilidade.
Quando não se tem recursos financeiros o melhor a fazer é planejar, e seguir o plano estratégico cumprindo cada meta com paciência histórica.

Os dias 9, 10 e 16/08/08 foi feitos às filmagens do Partido Socialismo e Liberdade de Blumenau - PSOL.
Resolvemos que essas filmagens se repetirão até dias 25/08 e dia as 26 inserções.
Como temos 1,12 minutos para Proporcional decidimos que os 3 aparecem, Osní 0,18 segundos - Fala do Papel da Câmara, Marcos 0,16 segundos Popular, e Cristiano 0,28 segundos com rima poética, em torno de 0,10 segundos de vinhetas PSOL– 50 e Heloisa Helena a guerreira não poderia faltar, ela fez em 2006 7% dos votos em Blumenau hoje são mais de 14 mil votos, o objetivo é chegar nestas pessoas para votarem na Proporcional e majoritária, não podemos ser menores que o PSOL em votação, temos a obrigação de satisfazer essa demanda eleitoral, para garantir o crescimento do Partido Socialismo e Liberdade para 2010 Heloisa Helena Presidente do Brasil.
As pessoas estão procurando a gente para se filiar, temos critérios de formação política, não é só encher de filiados, número etc...
Participação nos movimentos comunitários, histórico limpo, ético e que defenda os direitos sociais, inclusão social, seja solidário com as causas sociais, respeite o meio ambiente e as pessoas, cooperação com a classe proletária em lutar por melhores salários e renda a todos.