sábado, agosto 02, 2008

ELEITORAIS

DESCONFIADO
Tem petista que não engoliu o resultado da pesquisa do Instituto Mapa, publicada no Jornal de SC. A dúvida é como pode JPK liderar na pesquisa espontânea e perder na estimulada, tanto do primeiro quanto segundo turno. Outra questão levantada é o número pessoas que dizem não saber ou declaram que vão votar em branco ou nulos, 65%. O interlocutor considera impossível que quase 70% do eleitorado blumenauense não tenha seu candidato, ainda mais em uma disputa polarizada como esta.

MOVIMENTADO
A primeira gravação em estúdio da campanha de Décio Lima movimentou o bairro Victor Konder. Os carros de apoio do candidato e das equipes de marketing tomaram conta da rua Eugen Fouquet e arredores, onde fica a Lince Vídeo Produções. Uma pessoa não ligada à política diz que viu o ex-prefeito Dalto dos Reis em um dos carros próximos ao local.

LATINHA
A Folha de Blumenau publicou na edição de hoje (com chamada de capa inclusive) o boletim de ocorrência registrado pelo candidato José Ouriques, da coligação Blumenau. Ele me procurou na sexta-feira para relatar o fato e demorei em postar porque fiquei pensando o que fazer. Ele acusa uma pessoa de uma instituição na área de saúde de ameaçar matá-lo. Tenho o nome e a instituição, mas não vou publicá-lo. Se a polícia apurar alguma situação que indique que a ameaça realmente existiu, serei o primeiro a publicar o nome do envolvido.

RECAPITULANDO
O candidato falou da tal ameaça de morte durante entrevista no Jornal Meio Dia, da Ric Record, na última quinta-feira. Antes de começar ele já havia solicitado tempo para fazer uma denúncia, o que realmente aconteceu nos minutos finais. Pressionado por este jornalista e pelo colega Alexandre José, Ouriques se atrapalhou todo na explicação e foi registrar boletim de ocorrência muito mais por nossa insistência do que outra coisa. Quis ganhar uns minutos de fama e conseguiu.


REFLEXOS DA PESQUISA

PESQUISA
Conversei neste sábado com três dos cinco candidatos a prefeito de Blumenau, repercutindo a pesquisa do Instituto Mapa, divulgada pelo Jornal de Santa Catarina deste final de semana. Décio Lima, João Paulo Kleinübing e Ivan Naatz foram unânimes quanto a um ponto: a campanha somente começa com a propaganda eleitoral gratuita no rádio e principalmente na tv, marcada para 19 de agosto. Para todos, o palanque eletrônico será decisivo para a escolha do eleitor blumenauense.

NA FRENTE
O primeiro que falei foi Décio Lima, da coligação Blumenau de Todos. Antes da avaliação fez questão de dizer que eleição não se ganha antes, com pesquisa, mas sim com conteúdo. Avaliou de forma positiva os números que o colocam na frente em duas das três simulações feitas pelo Mapa, pois os bons índices mostrariam, na visão do candidato, que a população ainda lembra das realizações dele quando prefeito.

O EXAGERADO
O candidato petista exagera na dose ao comparar a disputa com JPK como a disputa entre “Davi e Golias”: “luto contra o poder e uma aliança poderosa de partidos políticos”, afirmou Décio. A última definição que podemos dar para a candidatura petista é de “coitadinha”.

QUERIA MAIS
De volta com os pés no chão, Décio Lima diz que o resultado do instituto era o esperado: “Importante que estamos na frente”, avalia o candidato, deixando transparecer (avaliação deste blogueiro) uma pequena decepção de quem pensava que o resultado pudesse ser outro.

IGUALDADE
João Paulo Kleinübing falou comigo no começo da tarde, depois de cumprir agenda no clube Guarani. Avalia o resultado como semelhante a todos outros levantamentos feitos pelo instituto Mapa até agora (antes do começo da campanha eleitoral, em julho). “Mostra um quadro de equilíbrio”, fala o candidato da Coligação Faz Blumenau Mais Forte.

SÓ OS DOIS
JPK destacou aquilo que muitos anunciavam, a polarização entre a sua candidatura e a de Décio Lima. “Sem demérito para os outros”, justifica o candidato preocupado, com razão, em não melindrar as outras candidaturas.

JUNTOS
Ao ser questionado como via a projeção de segundo turno, onde aparece atrás do candidato petista em pouco mais de dois pontos percentuais, Kleinübing rechaçou de imediato: “não estamos atrás, estamos empatados dentro da margem de erro”. Segundo o Mapa, a margem de erro é de 3,5%. Para cima ou para baixo.

APOSTA NOS INDEFINIDOS
Já Ivan Naatz encara os resultados com naturalidade e traz um componente importante, muitas vezes desprezado na análise dos dados das pesquisas: o número de eleitores que afirma não saber ou não responde os questionamentos. Para o candidato da coligação Salve Blumenau, “o fato importante não é o empate técnico entre Décio e JPK e sim que a maioria dos entrevistados não sabe em quem votarão”. Foram 57,5% na pesquisa espontânea, o que comprovaria, segundo Naatz “que a população ainda não sabe quem são os candidatos”.

BLOCO NA RUA
O candidato fala que a campanha dele será aberta oficialmente na próxima quinta-feira, dia seis de agosto, 19 horas, e a partir daí os materiais de divulgação vão para as ruas. Naatz, administrando os poucos recursos que tem, sabe que deve concentrar forças nos programas de televisão. Falo sobre a estratégia dele depois.

ELEITORAIS

PESQUISA
O Jornal de Santa Catarina publica hoje a primeira pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Blumenau. Várias outras pesquisas foram feitas, mas esta é a primeira que ganha publicidade por ser divulgado por um órgão de imprensa. Todos os três cenários apresentados pelo Instituto Mapa apontam empate técnico entre João Paulo Kleinübing e Décio Lima, disparados a frente dos demais candidatos.

ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, onde o nome do candidato não é apresentado ao eleitor, o resultado é o seguinte:

18 % – JPK
15,7 % – Décio
1 % – Naatz
0,1% – José Ouriques
0,2% - Outros
7,5% - brancos ou nulos
57,5% - não sabem/não responderam

ESTIMULADA
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, o resultado ficou assim:

36,3 % – Décio
32,9 % – JPK
2,9 % – Naatz
0,4% - Dari Diehl
0,2% – José Ouriques
9,8% - brancos ou nulos
17,5% - não sabem/não responderam

SEGUNDO TURNO
O instituto também fez uma simulação de segundo turno com os dois candidatos mais votados. O resultado foi o seguinte:

37,8% - Décio
35,4% - JPK
10,8% - Brancos e nulos
16% - não responderam

PAU A PAU
Todas as simulações apontam empate, respeitando a margem de erro de 3,5% .

DUCHA DE ÁGUA FRIA
Toda pesquisa mostra um raio xis do momento e esta é a primeira depois do começo da campanha eleitoral. O seu resultado precisa ser relativizado pela imprensa e principalmente pelo eleitor e trabalhados pelos marqueteiros das campanhas. Mas ela contraria todos os levantamentos internos do PT, que apresentavam números com uma diferença bem maior para Décio em relação a JPK.

MAISForam ouvidos 805 eleitores entre os dias 28 e 30 de julho. A margem de erros é de 3,5% e o registro é 73983/2008. Ao longo do final de semana falo mais sobre ela.

sexta-feira, agosto 01, 2008

ELEITORAIS

REFORÇO
Marcos Nascimento é outro que deixa a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau. Ele vai reforçar as equipes de TV e rádio da candidatura de João Paulo Kleinübing, da coligação Faz Blumenau Mais Forte.

ELEITORAIS

CANDIDATURA MANTIDA
O juiz eleitoral Roberto Ramos Alvim, da terceira Zona Eleitoral de Blumenau, considerou que não procedem as denúncias de inelegibilidade contra o candidato Décio Lima, da coligação Blumenau de Todos. A decisão foi publicada hoje.

PSOL

CONCURSO
Quem esteve junto com o candidato Dari Diehl na Ric Record foi o presidente do Psol de Blumenau, Osni Wagner. Ele é “uma figuraça” (no bom sentido!) e garantiu que haverá concurso público até para secretários municipais. Ele me convidou para ser o secretário de Comunicação nos primeiros seis meses de governo. “Depois você terá que fazer o concurso e passar”.

KOMBI
Ele veio em uma Kombi ano 1974. Que tal?







CRÉDITO
A foto é do colega de Ric Record e blogueiro, Henrique Zanotto.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

DARI DIEHL
O candidato do Psol encerrou a série de entrevistas no Jornal do Meio Dia da Ric Record. Dari Diehl, que concorre pela segunda vez à Prefeitura, reafirmou a proposta de criar os Conselhos Comunitários para democratizar as decisões do Poder Público, mas fez questão de enfatizar que a iniciativa é bem diferente do Orçamento Participativo, criado pelo PT.

PONDERADO
Dari Diehl desta vez não chutou a canela do empresariado. Preferiu criticar os grandes empresários, mas garantiu apoio aos micro e pequenos.

MUTIRÃO DE EXAMES
Com relação a resolver os problemas da saúde em 60 dias, o candidato explicou que a proposta dele é acabar com a demanda reprimida dos exames de alta complexidade neste período. Prometeu ainda manter os ambulatórios abertos 24 horas por dia.

RUA AMAZONAS A PERIGO
A reurbanização da Rua Amazonas, no Garcia, corre perigo de não prosseguir caso o candidato do PSOL seja eleito. Esta é uma das obras que ele não considera prioritária e que ele ameaça suspender para canalizar os recursos para outros setores, como a saúde, por exemplo. Ele critica a realização de obras na região central e também o asfalto colocado sobre ruas já pavimentadas.

CANDIDATO SOCIALISTA
O socialismo que Dari Diehl defende está mais ligado a um conceito de Justiça Social do que da ideologia que dividiu espaço com o capitalismo até a queda do muro de Berlim, no começo da década de 1980. Pelo menos foi o que entendi.

quinta-feira, julho 31, 2008

CONSUMIDOR

ORIENTAÇÃO
O Ministério Público Estadual lançou cartilha para orientar as pessoas para os seus direitos na hora de buscar um empréstimo pessoal. O lema resume tudo: “Não existe dinheiro fácil”.

SEGURANÇA

AÇÃO POLICIAL
A Polícia Civil de Blumenau madrugou hoje para fazer cumprir mais de 50 mandados de prisão. Eles estavam engavetados devido à proibição do juiz corregedor de colocar mais presos no presídio regional de Blumenau.

OKTOBERFEST

TRANSPARÊNCIA
O vereador Ângelo Roncáglio (PPS) protocolou hoje na Câmara requerimento pedindo explicações sobre o processo de seleção dos patrocinadores da Oktoberfest deste ano. Ele quer saber de que forma se deu a escolha e pediu para conhecer o contrato. Entre os patrocinadores estão o Grupo RBS e o Bradesco. Como o espaço e a festa são públicos, o vereador acredita que a escolha deveria ser através de licitação.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

PATÉTICO
Hoje foi dia do candidato José Ouriques, da coligação Blumenau, participar do Jornal Meio Dia da Ric Record. Não sei direito o que escrever.... Vou começar pelo final da participação dele. Chorou ao denunciar que estava sendo ameaçado de morte e passou mal no final do programa, sendo levado pelo assessor jurídico ao hospital. Falei com ele no meio da tarde e ele estava melhor.

SEM NOÇÃO
Durante os quase vinte minutos o candidato foi muito confuso e pouco claro nas propostas. Falou que seu partido (PTC) já elegeu um presidente da República (Fernando Collor, do então PRN), mas não sabia o nome dos representantes do seu partido na Câmara dos Deputados. Ele falou que eram três, mas no site consta apenas um, Carlos Willian, de Minas Gerais. Na última eleição o PTC teve um dos candidatos mais votados, Clodovil Hernandez, por São Paulo.

AZAR
Posso me complicar com a Justiça Eleitoral, mas não vou mais falar dele. José Ouriques não falou coisa com coisa. Ele não merece espaço, com todo respeito a pessoa dele. O final da entrevista foi patético.

GASPAR CITY

OBRA DE VULTO
Recebi da Prefeitura de Gaspar e repasso o convite pela “importância”. “Convidamos vossa senhoria para participar da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para construção de muro e da calçada do quartel da Polícia Militar {...}”. Se a pompa é assim com a assinatura da ordem de serviço, imagina a festa que vai ser quando forem inauguradas essas duas importantes obras.

quarta-feira, julho 30, 2008

ELEITORAIS TELEVISIVAS

DÉCIO LIMA
Ao contrários dos que antecederam – João Paulo Kleinübing e Ivan Naatz -, Décio Lima chegou à Ric Record acompanhado de uma verdadeira comitiva. A maioria ligada ao núcleo da comunicação, como os jornalistas Paulo Costa e Irene Huscher e o publicitário Eduardo Zilinsky, da Metra Escala.

SAÚDE COMO PRIORIDADE
Depois de dois mandatos, Décio assumiu o discurso daquele que já fez e pode fazer mais. Sempre que pôde alfinetou a administração de João Paulo Kleinübing, como no caso da saúde pública: “É uma questão de gestão e postura”, afirmou o candidato ao prometer que fará um mutirão nos primeiros dias para resolver os problemas do setor. Não ficou claro de que forma isto será feito.

REALIZAÇÕES E DÚVIDAS
O petista disse que construiu 20 postos de saúde, quatro ambulatórios gerais e deixou encaminhado o projeto e recursos para a Policlínica. Afirmou não entender o porquê de tantos problemas no setor, pois segundo ele, os recursos federais via SUS aumentaram de R$ 34 milhões no último ano do seu mandato para R$ 61 milhões na atual administração.

MEIA RESPOSTA
Ao ser questionado por que não construiu a nova ala do hospital Santo Antônio, um dos cartões de visita da campanha de JPK, Décio saiu pela tangente, lembrando as ações que fez na instituição, como a construção da passarela e a nova UTI infantil.

SEM RETORNO
Na educação garantiu que o projeto Escola Sem Fronteiras, implantado ainda em seu primeiro mandato, não retornará caso seja eleito. Reconheceu que foi uma marca negativa de seu governo: “São erros tentando acertar”.

PARA ANOTAR
Ao contrário do que falou na rádio Nereu Ramos, Décio Lima recuou na promessa de pavimentar todas as ruas da cidade. Disse que o Projeto Poeira e Lama Zero refere-se apenas as vias urbanas.

DO OUTRO LADO
Alfinetou o projeto Blumenau 2050, lançado recentemente com a chancela da Acib: “Este projeto não teve uma ampla discussão da sociedade e foi elaborado pelo atual governo”, afirmou o candidato, lembrando que ele criou o projeto Blumenau do Futuro, que previa muitas das obras do projeto lançado este ano.

PATRIMÔNIO
Décio mostrou-se simpático a parcerias público-privadas, mas garantiu que não privatizará a Vila Germânica: “É um patrimônio do povo” ·

EM PAZ
Sobre as duas CPIs que suas administrações foram alvo, Décio Lima se mostrou tranqüilo, principalmente pelo STF tê-lo inocentado. Disse que tomou as providências cabíveis no momento, entre elas, afastamento dos envolvidos. Este é um tema que promete pegar fogo na campanha eleitoral.

JUSTIÇA ELEITORAL

RECORDISTA
Na última semana postei uma informação sobre um convite para um evento do candidato a vereador Fábio Fiedler enviado pelo Orkut de um simpatizante, que acabou sendo o recordista de comentários desde a criação do blog, oito no total. A minha intenção era provocar o debate sobre a utilização das ferramentas da Internet na campanha eleitoral, uma situação ainda nova no Brasil e que por isto mesmo gera dúvidas.

DIREITO INDIVIDUAL
Naquela oportunidade defendi que não havia nada demais e que deveria ser respeitado o direito das pessoas de se manifestar em um espaço que é de sua esfera privada. O mesmo não acontece com outro e mail que recebi que reproduzo abaixo.

INTERESSE ESCUSO
Ele veio do seguinte destinatário jornal.verdade@gmail.com, com o título Décio Inelegível. Lá está reproduzida uma página do TSE com partes alteradas pelo autor da postagem, confira.

















CRIME
Não conheço o destinatário e para mim isto sim configura crime eleitoral. A pessoa que mandou manipulou uma informação oficial com interesse de prejudicar uma candidatura. Com a palavra a Justiça Eleitoral

terça-feira, julho 29, 2008

ELEITORAIS

PRIVILÉGIO
Antes de começar a entrevista na Ric Record, Ivan Naatz anunciou que está entrando com uma representação contra o Jornal de Santa Catarina, reclamando da disparidade de cobertura dada às candidaturas de JPK e Décio Lima em detrimento da sua. “Eles estão ganhando um espaço privilegiado, estou me sentindo prejudicado”, afirma Naatz.

OUTRO LADO
Se os amigos do Santa quiserem se manifestar, o espaço está aberto. Fiquem a vontade.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

CANDIDATO VERDE
O candidato Ivan Naatz (Coligação Salve Blumenau) foi o segundo entrevistado do Jornal Meio Dia, da Ric Record. Assim como JPK na segunda-feira, Naatz chegou sozinho na emissora, onde o assessor de comunicação “Zico” Amaro de Souza o esperava. Nos bastidores deixou transparecer que assim que a campanha eleitoral na TV começar vai bater pesado contra os candidatos Décio Lima e João Paulo Kleinübing.

DE OLHO NA CLASSE MÉDICA
O advogado analisa que a saúde é o maior gargalo da cidade e o principal motivo é a falta de médicos nas unidades. Voltou a dizer que vai pagar R$ 8 mil para os profissionais.

MÁQUINA MAIS ENXUTA
Promete reduzir para no máximo 110 os cargos comissionados caso seja eleito e enxugar o número de secretarias de 23 para 13 ou 12. Entre as que virariam gerência estão na mira a de Comunicação, Distrito do Garcia e Distrito da Vila Itoupava.

SERVIDORES
O candidato ficou em uma saia-justa depois da escolha, por sorteio, de qual representante da sociedade faria a pergunta para ele. Naatz respondeu ao questionamento de Dione Gonçalves, que comanda o Sintraseb e faz parte do grupo que o afastou da assessoria jurídica do sindicato. Tranqüilo confirmou que foi afastado e disse que o motivo teria sido uma queda-de-braço com a Blucredi e uma suposta pressão porque ele queria retirar a conta do sindicado da cooperativa.

PROMESSA PARA OS SERVIDORES
O candidato da coligação que reúne o PV e o PPS prometeu para os servidores a unificação da jornada de trabalho em seis horas, a correção de pontos do Estatuto e do Plano de Cargos e Salários e o fim da terceirização da merenda escolar, implantada pela atual gestão.

NEOLIBERAL 1
Chamou a atenção o discurso privatizante do candidato e fiquei pensando como ele é recebido por alguns filiados do PPS, em especial, o também advogado Leo Bittencourt. Prometeu passar para iniciativa privada o aeroporto Quero-Quero, sem deixar claro como fazer do ponto de vista jurídico, mas foi enfático sobre o que pensa: “se os empresários querem tanto, eles que assumam”.

NEOLIBERAL 2
A Vila Germânica, definida por ele como “um cabidão” de emprego, também passaria para o empresariado, assim como a gestão da Oktoberfest. “A iniciativa privada é que sabe promover o turismo”, disparou Ivan Naatz. Ele estima trazer para os cofres municipais R$ 90 milhões com a privatização da Vila e do aeroporto, dinheiro que promete dar aos mais “pobres”. O cálculo também não ficou claro de onde saiu.

EDUCAÇÃO PRIVATIZADA
Outra surpresa na vocação pelo Estado-Mínimo apresentada pelo candidato a prefeito está na educação infantil, de responsabilidade das Prefeituras. Prometeu criar a creche social privada, onde o empresário construiria a unidade e o município compraria a vaga para destinar aos mais pobres.

POIS
Para finalizar, Ivan Naatz disse que ele é o candidato da verdade e não o candidato da mentira.

PS
O candidato citou a Blucredi e a administração João Paulo Kleinübing. O espaço estará aberto para quem quiser fazer algum tipo de contestação ao que foi falado por Naatz.

ELEITORAIS

O OUTRO LADO
O assessor de imprensa da campanha de João Paulo Kleinübing não gostou da nota “Muro”, postada nesta segunda-feira sobre uma parte da entrevista do candidato na Ric Record. Reproduzo praticamente na íntegra o conteúdo do e-mail enviado pelo jornalista Jaime Avendano.

“[...] os chefes diretos dos gerentes não são os secretários, e sim os diretores. Por outro lado, o prefeito nunca disse que acredita ou deixa de acreditar na inocência ou culpabilidade dos mesmos. Foram exonerados porque havia indícios levantados pelo jornal de que não cumpriam horário. Era o que se esperava de uma administração séria e assim foi feito. Agora, daí a julgar é outra história e não cabe isso ao prefeito. Há regras, pessoas investidas e processos devidamente previstos em lei para fazer isso, com seus prazos e o direito de defesa dos acusados.”

RESPONSABILIDADE
Feitas as ressalvas, vamos por partes: tem razão o assessor quando diz que os chefes diretos dos gerentes são os diretores e não os secretários. Mas os secretários são chefes de todos. Ou não? Não é obrigação deles saber tudo que ocorre sob sua responsabilidade, ainda mais quando o servidor pisa na bola e a população é lesada?

FOI DITO
O jornalista lembra que o prefeito nunca disse que acredita ou deixa de acreditar na inocência dos gerentes e tem razão. Mas reproduzo duas manifestações do candidato feitas durante a entrevista: “os três servidores pediram o afastamento preventivo {...}”, “{...} eles estavam trabalhando e realizando atividades em outras secretarias”. Fica a cargo do leitor analisar.

FAZ PARTE
Jaime Avendano considerou a nota “forçada”. Assim é a vida de jornalista. Tanto da parte dele, como assessor de imprensa, como a minha, de blogueiro. O importante é que o espaço estará sempre aberto.

segunda-feira, julho 28, 2008

ESPORTIVAS

SUBSTITUIÇÃO
A diretoria do Metropolitano deve anunciar uma “barca” (definição para dispensas em massa) amanhã. O clube apostou na série C do brasileiro, mas a desclassificação precoce obriga a repensar o planejamento e se adequar à nova realidade. Enquanto isto recebi hoje um release da assessoria do clube dizendo que há vaga para assistente administrativo-financeiro. Uns saem outros entram.

ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

MENOS QUATRO
Sobrou para o PP a intervenção da direção nacional do PMN na comissão provisória do partido na cidade. Com a decisão de apoiar o PT e não mais o DEM e, portanto, ficar de fora da Coligação Faz Blumenau Mais Forte, o PMN está fora também da coligação na proporcional com os progressistas. Com isto o PP perderá quatro candidatos a vereador, baixando de 27 para 23. A definição dos que ficarão de fora sai nesta segunda-feira à noite.

ELEITORAIS TELEVISIVAS

ABERTURA
João Paulo Kleinübing abriu a rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito no Jornal Meio Dia da Ric Record. Chegou sozinho à emissora e estava muito bem-humorado. Logo depois chegou o assessor de imprensa da campanha, Jaime Avendano.

PARA ANOTAR
Vou listar os principais pontos da entrevista. Farei isto com todos os outros candidatos. Penso que esta é uma das tantas maneiras que temos para ver se o que o candidato fala é possível e coerente e para que, caso optemos por escolhê-lo, lembremos para cobrá-lo.

GERENTES
JPK disse que a engenharia política criada para reunir os nove partidos que compõem a aliança não vai interferir na definição dos cargos em uma eventual segunda gestão. Garantiu que o critério técnico irá nortear as escolhas do secretariado.

SÁUDE E SALÁRIOS
Com relação à saúde, o candidato enalteceu suas realizações e fez comparações que indicariam que os investimentos agora são maiores que em gestões anteriores. Falou que o salário de R$ 5.800 pago ao médico do PSF é um bom salário, principalmente para os recém-formados, não entendendo assim a dificuldade de se contratar estes profissionais.

MURO
Perguntei sobre os três gerentes da Prefeitura flagrados pelo Jornal de Santa Catarina há pouco mais de dois meses por não dar expediente. Eles foram exonerados, mas não houve punição para os chefes diretos deles, no caso os secretários. João Paulo prometeu que o resultado da sindicância aberta para apurar responsabilidade deve estar pronto em breve. Mas parece acreditar que não houve irregularidade, pois afirmou: “os três servidores pediram o afastamento preventivo {...}”, “{...} eles estavam trabalhando e realizando atividades em outras secretarias”.

NÃO
Descartou qualquer possibilidade de privatizar a Vila Germânica e muito menos a Oktoberfest. Na Secretaria de Turismo comenta-se o assunto à boca pequena.

SÓ NO PAPEL
Com relação a duas importantes obras viárias previstas no plano de governo da campanha anterior, JPK saiu pela tangente. Sobre a promessa de construir a ponte do Badenfurt, o candidato disse que avançou mais que qualquer um ao definir o traçado e encaminhar o pedido de licença ambiental. Promete começar a obra no ano que vem caso eleito.

ESQUECERAM DE MIM
Já com relação à ligação Velha - Garcia, o candidato disse que foi obrigado a colocar a obra em segundo plano, por causa dos projetos da ponte do Badenfurt.

SEGURANÇA

PROCURA-SE VOLUNTÁRIO
Blumenau é uma das dez cidades catarinenses que recebem o curso nacional de promotor de polícia comunitária. Ele é voluntário e busca garantir mais segurança para o cidadão através da prevenção. Das 50 vagas oferecidas, 35 foram preenchidas por lideranças comunitárias, bombeiros, guardas municipais e policiais, civis e militares. Outras 15 sobraram.

JUSTIÇA
Esta proposta de polícia comunitária sempre foi uma das bandeiras do comandante do 10º BPM, César Luis Dalri.

DE VOLTA

ENTREVISTAS
Hoje começa uma série de entrevistas com os candidatos a Prefeito de Blumenau na Ric Record. O candidato à reeleição João Paulo Kleinübing abre a rodada, que vai ao ar sempre no último bloco do Jornal Meio Dia. Amanhã é a vez de Ivan Naatz, quarta a de Décio Lima. Na quinta participa José Ouriques e na sexta-feira Dari Diehl encerra a semana. São vinte minutos para cada convidado responder perguntas da produção do programa e de representantes da sociedade..

PARA CONFERIR DEPOIS
Assim como fiz com as entrevistas na Rádio Nereu Ramos, pretendo reproduzir neste espaço as principais propostas dos candidatos.