quarta-feira, novembro 26, 2008

FORA DO AR

EXPLICANDO 1
Caros leitores, a tragédia que assola Santa Catarina e em especial Blumenau comprometeu o trabalho do blog. Desde a última postagem, no começo da tarde de domingo, fiquei fora do ar. Primeiro por problemas absolutamente técnicos. Minha casa, na Velha, ficou sem energia desde a noite de sábado até o final da tarde de segunda-feira. Na televisão fomos obrigados a desmontar a estrutura da emissora no domingo à tarde, pois a água ameaçava entrar no prédio e ficamos praticamente incomunicáveis até a noite de segunda e ainda estamos trabalhando para restabelecer a operação, o que deve acontecer efetivamente amanhã.

EXPLICANDO 2
Como escrevi, desde a noite de segunda eu teria condições de voltar a postar, mas não o fiz por absoluta falta de tempo. Assim como milhares de blumenauenses, estou em uma operação de guerra, tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. O prédio onde moro ( nos fundos do Vasto Verde) foi invadido pela água e teve sua estrutura comprometida e caso continuasse a intensidade da chuva teríamos que deixar o nosso apartamento, como fizeram quase todos os vizinhos. Essa foi uma preocupação.

EXPLICANDO 3
Outra preocupação foi restabelecer o funcionamento da tv, reorganizar a equipe e planejar a cobertura, uma coisa praticamente impossível pois as notícias acontecem a cada segundo e estão por toda a cidade. É uma média de 14, 15 horas diárias, o que impede que eu consiga fazer uma atualização mínima no blog. Eu peço a compreensão dos leitores. Gostaria de poder contribuir neste espaço, mas tive que optar por outras prioridades. Assim que eu conseguir recuperar o fôlego estarei de volta e espero que isso aconteça o quanto antes.

PARA FINALIZAR
É uma tragédia sem precedentes e mesmo profissionais bastante experientes, como o pessoal do exército, estão impressionados. A quantidade de mortos é bem superior aos dados oficiais divulgados até agora e a cidade vai precisar de muita força e tempo para se reerguer.

PARA FINALIZAR 2
Não posso deixar de registrar o trabalho da TV Galega, em primeiro lugar, e em seguida da rede da solidariedade, com a incorporação da TV Legislativa, FURB TV e FURB FM. Fizeram um trabalho digno de reconhecimento por parte dessa cidade. Parabéns a todos que se envolveram nessa operação, mas a uma pessoa em particular. Miriam Mesquista, que comandou os primeiros momentos da transmissão. Fiquei orgulhoso de ter trabalho junto com ela.

domingo, novembro 23, 2008

CHUVA

LEITURA
A medição das 14 horas é de 10 metros 52 centímetros. O nível subiu 14 centímetros em relação a medição das 13 horas. A previsão é que atinja 10 metros e 80 centímetros às 18 horas.

CHUVA

UTILIDADE PÚBLICA
Reproduzo release da Prefeitura, pedindo ajuda da comunidade:

A Defesa Civil de Blumenau pede que as pessoas que moram próximas aos abrigos destinados a receber os atingidos pelas cheias (veja relação abaixo) ajudem doando roupas, cobertores, colchões e alimentos.
A Secretaria de Saúde de Blumenau também está convocando os médicos do município para que se dirijam aos abrigos próximos de suas residências para prestar atendimento aos desabrigados.
Além dos abrigos, as doações podem ser feitas na Central de Ambulância e no Samu.



Abrigos acionados:

Associação Cremer
Rua Joinville, 524
Furb – ginásio de esportes
Rua Antônio da Veiga, 140
EBM Machado de Assis
Rua Oscar Ewald, s/nº
Escola Victor Hering
Rua Antônio Cândido de Figueiredo, 399
Colégio Sagrada Família
Rua Sete de Setembro, 915
EEB Pedro II (antigo prédio)
Rua Marechal Floriano Peixoto, 651
Igreja São Francisco de Assis
Rua Francisco Valdieck, 1149
Capela São João Batista
Rua São João, s/nº
Igreja Evangélica Livre de Blumenau
Rua Cidade do Salvador, 89
EEB Jonas Rosário Coelho Neves
Rua Denis Diderot, s/nº
23 Batalhão de Infantaria
Rua Amazonas, s/nº
Igreja Evangélica Luterana Centro
Rua Amazonas, s/nº
Grupo de Escoteiros Leões
Rua Pastor Oswaldo Hesse, s/nº
EEB Santos Dumont
Ruas Amazonas, 2771
EEB Comendador Arno Zadrosny
Rua Carl Heinz Buechler, 171
EBM Pastor Faulhaber
Rua Pastor Oswaldo Hesse, 1090
Clube Caça Tiro Itoupavazinha
Rua Frederico Jensen, 2350
Igreja Evangélica Luterana Bairro Velha
Rua João Pessoa, 1563

CHUVA

CALAMIDADE
A situação é bastante crítica nesse começo de tarde em Blumenau. O Corpo de Bombeiros contabiliza sete mortos até o momento e pelo menos cinco pessoas desaparecidas, mas este número deve ser maior, pois em algumas localidades o socorro não consegue chegar e falta maquinário para remover a terra e os entulhos. Cães farejadores estão vindo do oeste catarinense para tentar localiza possíveis vítimas. Vários bairros estão isolados e sem luz e a comunicação é precária.

RIO SUBINDO
A última medição, às 11 horas, marcou que o rio estava com 10 metros e seis centímetros e a previsão é que ele atinja 10 metros e 30 às 14 horas. Ele está quase no nível da Ponte Adolfo Konder, que desemboca no centro da cidade.

SEM LUZ
Segundo o superintendente da Celesc em Blumenau, Régis Evaloir da Silva, 42% da cidade está sem energia elétrica e a previsão é que a situação só seja normalizada em cinco dias. A maioria dos grandes supermercados não abriu e nos pequenos que estavam abertos havia uma verdadeira corrida de pessoas atrás de mantimentos, principalmente comida e água.

SEM ÁGUA
Há risco também de desabastecimento de água, pois a captação do Samae está prejudicada. A recomendação é que as pessoas fiquem em casa.

SERVIÇO
Uma parceria das TVs Galega, Furb TV e TV Legislativa e FURB FM garante um serviço importante para aqueles que têm energia. A Rádio Nereu Ramos também está no ar com todo serviço. A Ric Record entrou com uma programação ao vivo pela manhã, mas enfrenta dificuldades, pois a grande maioria dos seus colaboradores não conseguiu chegar na TV.

LHS EM BLUMENAU
Blumenau vive uma calamidade e os pedidos de ajuda chegam de toda parte. O Governador Luiz Henrique está a caminho e daqui a pouco mais chega à Prefeitura. Não sei como está a situação das outras cidades, mas aqui é preciso de uma força-tarefa que ajude à população.