sábado, novembro 22, 2008

CHUVA

CAOS
O pior de saber que foi um sábado “daqueles” é a possibilidade de domingo ser pior ainda. A chuva não deu trégua, Blumenau e Santa Catarina viveram um dia caótico. Nós vivemos um dia caótico! Não houve na cidade quem não sofresse de alguma forma os efeitos da chuva.

TRISTE
O registro oficial ao final do sábado em Blumenau é de uma morte, uma criança de três anos. Foi em uma transversal da Rua Araranguá, no Garcia. Eu estive lá. A casa onde ela morava com a família veio abaixo, assim como uma outra.

MAIS OU MENOS PERTO
Por conta do trabalho e do percurso ida e volta para casa, percorri a cidade. Vi e tive conhecimento de parte dos problemas vividos pelos blumenauenses, mas certamente uma parte mínima perto do que a cidade viveu. O que vi e soube me impressionou.

DIA DIFÍCIL
Os estragos estão em todas partes e o medo também. Fui na Pedro Krause e na Rua Araranguá e passei pela Vila Germânica e pela Rua São Paulo. O que vi foi à força da natureza suplantando a precaução da rotina humana. Pouco funcionava na cidade, apesar do esforço de todos, desde o Poder Público, exército, agentes públicos, voluntários, veículos e profissionais de imprensa e vários setores da sociedade civil, organizados ou não. Mas foi difícil.

NO ESCURO
A falta de luz atingiu vários bairros da cidade e foram inevitáveis. Os alagamentos deixaram muitas pessoas ilhadas e a locomoção foi para poucos corajosos. Problemas também no shopping, gerando um certo pânico no local. Os deslizamentos foram registrados por todas as partes. Casas, prédios e estabelecimentos comerciais vieram abaixo ou ficaram alagadas. Árvores, postes e pedras também caíram, interrompendo ruas e ameaçando residências.

ILHADOS
Assim como as rádios, os demais veículos de comunicação tiveram muita dificuldade para executar o seu trabalho. Falo pela Ric Record, onde apesar da grande equipe envolvida e o esforço de todos, uma sensação de impotência chegou a predominar. A água bateu na sede da emissora localizada na rua das Missões (foto), fechando o trânsito na via para quem chega e sai da cidade. A luz faltou e o gerador não podia ser ligado por medida de segurança, pois o nível da água que tomou o estacionamento não parava de subir. Os telefones funcionavam precariamente e eram eles que nos traziam informações desencontradas sobre o que acontecia. E pouco podia se fazer, pois em um determinado momento do dia, não tinha como ir e vir. Foi duro.







NO ESCURO - OUTRA VERSÃO
A falta de informação talvez tenha sido um grande problema, como a chuva. Ouvi de tudo...Duas, quatro e até oito mortes. Terminamos o dia com uma, mas com a possibilidade de mais. E com muito medo. Os problemas estão por toda parte e a orientação é para que as pessoas fiquem em casa. Os curiosos acabam atrapalhando.

FIM
Não vivi as grandes enchentes e nem a tragédia da enxurrada da década de 90 e pelo contato de hoje me arrepiei. Foi um dia e tanto.

TRÂNSITO

BR 470 FECHADA
Se já não bastasse o caos provocado pela chuva, uma verdadeira cratera abriu na BR 470, em Gaspar. Uma tubulação da SC Gás explodiu e provocou o estrago. Ninguém passa em nenhum sentido. O tráfego de veículos está sendo desviado pela rodovia Silvano Cândido, mas os caminhões vão ser proibidos de trafegar por dentro de Blumenau, até porque a situação na rua Dois de Setembro também é crítica. Caminhoneiro que vem do litoral terá que voltar e seguir pela BR 101 e quem desce do Alto Vale é obrigado a entrar na SC 474. Vai ser um final de semana e tanto.

sexta-feira, novembro 21, 2008

GERAL E POLÍTICA

RISCO
Aquele trecho da rua Dois de Setembro onde uma parte da pista ruiu(nas proximidades da Coca Cola) está em situação muito crítica e pode desmoronar ainda mais. Por isso a Guarda Municipal está modificando o trânsito no local, para evitar problemas.

DE DIREITO
O pessoal da produção da Ric Record ligou para a secretaria de Obras para falar sobre o assunto. O engenheiro, super gente boa, disse que o assunto era para o secretário. Logo em seguida esclareceu. Estava falando do Evandro Schüller. Ou seja, até o pessoal lá de dentro brinca com a omissão do titular da pasta.

RAPIDINHA
Alguém sabe o nome do secretário de Obras de Blumenau? Ou o que ele faz?

GERAL

QUE FEIO 2
A Fundação Municipal de Desportos prometeu para hoje pagar os seis hotéis de Blumenau que receberam os atletas do pan-americano de Handebol, realizado em setembro. Não deve fazer. Mas o que é pior: a explicação dada na última quarta-feira para o atraso (o acertado com os hotéis era pagar no começo de outubro) é que havia atraso no repasse do dinheiro do Fundesporte, do Governo do Estado. Não é bem assim e há duas versões. A FMD não conseguiu captar os R$ 150 mil da carta de crédito e/ou somente esta semana apresentou as certidões necessárias para a liberação da verba.

MAIS FEIO AINDA
Pior que ficar devendo é empurrar a responsabilidade para outro. Quem disse que o atraso era por conta da burocracia estadual foi o diretor-financeiro da FMD, Vanderlei Mateus. Caso a informação não proceda, o espaço está aberto para o contraditório para a Prefeitura.

(IN)SEGURANÇA

NOTÍCIA REPETIDA
Nova fuga no presídio regional de Blumenau. Na conferência dos presos realizada essa manhã, percebeu-se a ausência de dois, entre eles Djonny Raulino, acusado de matar o dono de uma sorveteria no Garcia ainda no primeiro semestre. Ela já havia fugido em setembro, mas foi recapturado em seguida.

NADA A DECLARAR
Ainda não tenho muita informação sobre como ocorreu à fuga, pois é assim no presídio. Quando dá um problema ninguém dá a cara para explicar o inexplicável. E a tão propalada descentralização do Governo do Estado vai por água abaixo.

FAROESTE
Ainda pela manhã dois homens entraram em uma lanchonete na rua Paul Werner, nas proximidades do CEJA. Lá pediram pelo dono do estabelecimento, Armando Boss e desferiram dois tiros. Armando está entre a vida e a morte no hospital. Testemunhas que acompanharam a violência reconheceram Djonny como um dos envolvidos. Nada foi roubado. Segundo informações a vítima teria dado uma surra tempos atrás em um dos bandidos.

ATUALIZANDO
Um dos leitores anônimos postou uma informação que acho importante reproduzir para que as coisas fiquem mais claras. Lá vai: Acho importante ressaltar que isso aconteceu quando o Armando estava tentando defender o seu restaurante, que estava sendo assaltado por esse verme vagabundo.
(atualização feita às 17h15)


OBS 1
Já que falei em descentralização, fontes me disseram que ela vai de mal a pior. Na Secretaria de Educação, por exemplo, sob o comando de Paulo Bauer, o lema é da “centralização”!

OBS 2
E por falar em não dar explicações. Agentes públicos, assim como políticos, não se dão conta que ao falar para a imprensa não estão falando com jornalistas ou com a empresa de comunicação. Estão falando com a comunidade, que paga os salários deles.

quinta-feira, novembro 20, 2008

BARRIGADA

ERREI
A informação está correta, mas a data não. O fechamento da ponte Hercílio Deeeke, em Gaspar, para obras de troca da tubulação não é neste domingo e sim no outro, dia 30.

POLÍTICA

DIA PARA REFLETIR
O deputado federal João Pizzolatti (PP) comemora a aprovação do Projeto de Lei de sua autoria criando o dia nacional de prevenção ao álcool e drogas, que será sempre dia 17 de janeiro. Pelo projeto original do progressista, ainda em 1997, neste dia os veículos de comunicação estariam proibidos de veicular anúncios de bebidas alcoólicas. Ao longo desses mais de dez anos o PL recebeu uma espécie de emenda, proibindo a veiculação de anúncios deste tipo em todas ocasiões.

DIFÍCIL
Essa última parte da lei tem tudo para não vingar. Os interesses são muitos e dentro da própria Câmara dos Deputados. O deputado Albano Franco (PSDB-SE) entrou com pedido de revisão da matéria, por entender que a proibição traria conseqüências econômicas. Traduzindo: as indústrias de bebidas ganhariam um pouco menos do que ganham.

PADRINHO
E por falar em Pizzolatti, o deputado volta à carga para emplacar o nome de Deusdith Souza Jr no Ministério das Cidades e a expectativa é que até o final do ano ele consiga a vaga. Júnior, que está investindo na carreira jurídica, abrirá mão provisoriamente dos seus planos por saber que a experiência em Brasília é importante para o crescimento pessoal e profissional. Deve ocupar uma diretoria na área de mobilidade urbana do Ministério.

quarta-feira, novembro 19, 2008

TRANSPORTE COLETIVO

GREVE NO HORIZONTE
Apesar de uma decisão judicial restringir a paralisação, motoristas e cobradores dos ônibus de Blumenau têm tudo para cruzar os braços a partir de amanhã ou nos próximos dias. Nas duas assembléias realizadas hoje, os trabalhadores rejeitaram por unanimidade a proposta do patronal. A terceira e última assembléia acontece à noite e lá haverá um comunicado oficial.

NO BOLSO
A decisão judicial que está valendo prevê multa de R$ 20 mil por dia para o sindicato caso não ponha pelo menos 70 % da frota circulando nos horários de pico e 30% nos demais horários. Será que o sindicato vai peitar?

TRÂNSITO

VOLTE ZEN
Prepare o livro, uma garrafinha de água e uma fruta ou barra de cereal se você pretende voltar da praia pela Jorge Lacerda no domingo. É que a Prefeitura de Gaspar anuncia o fechamento da Ponte Hercílio Deeke a partir das 3 horas, estendendo o serviço até às 18 horas. Se com tudo funcionando o trânsito dentro de Gaspar é um caos, imagina como será no domingo?

EXPLICANDO
A ponte será fechada para que a Samusa, o “Samae” da cidade vizinha, troque a tubulação. Além do trânsito, o abastecimento de água também será interrompido e algumas regiões poderão ter problemas.

GERAL

NOVA DATA
Como São Pedro não está colaborando, a inauguração da decoração natalina de Blumenau foi transferida de quinta-feira para sábado. Isso é claro se a chuva der uma trégua.

CAIXA VAZIO
O plano do Convention Bureau de fazer uma decoração de encher os olhos foi por água abaixo, mas não por culpa da meteorologia. E sim pela falta de dinheiro. Segundo o presidente da entidade, Luciano Monteiro, a estimativa no começo do ano era investir cerca de R$ 1 milhão, sendo que R$ 750 mil viriam da Prefeitura. Passada a eleição o investimento do Poder Público caiu para R$ 150 mil e a decoração custará R$ 700 mil. Mas tenho certeza que ficará bonita.

CALCULADORA NA MÃO
Não está fácil para a Prefeitura fechar os números, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Desde agosto o município não presta contas dos convênios com o Governo do Estado e assim novos recursos que poderiam vir estão em banho-maria. Menos mal para o Poder Público que está chovendo e assim há uma boa desculpa para as obras estarem paradas.

ESPORTIVAS

QUE FEIO
No começo de setembro Blumenau sediou o pan-americano de handebol nas categorias cadete e juvenil, reunindo na cidade dezenas de atletas de diferentes países. Muito bacana. O problema é que os hoteleiros que hospedaram as comitivas ficaram na mão. Mais de dois meses depois ainda não receberam. A dívida é de R$ 150 mil.

EM BREVE
A FMD coloca a culpa no atraso na demora em sair o dinheiro do Fundesporte, o que deve acontecer até sexta-feira, segundo um dirigente. Mas tem claro que a responsabilidade é da Fundação.

TROCA
E por falar em fundação, o presidente Élson Campos, está de férias. Não deve permanecer na segunda gestão de JPK. Sérgio Galdino, tucano como ele, deve assumir a vaga.

terça-feira, novembro 18, 2008

LEGISLATIVO

GATO NO TELHADO
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Blumenau aprovou os três Projetos de Lei da Prefeitura que falam sobre as competências do Samae. Entre eles, o que permite a autarquia privatizar o sistema de tratamento de esgoto na cidade. Ou seja, a proposta está apta para ser votada e como o Executivo tem maioria na casa deve aprovar. Ou alguém duvida?

ÀS CLARAS
Já de volta das férias, não seria o caso do prefeito João Paulo Kleinübing convocar a sociedade para explicar os pormenores do Projeto do Executivo?

NADA DE DESCONTO
Enquanto isso a mesma Comissão de Constituição e Justiça rejeitou o projeto do vereador Jovino Cardoso, que autoriza o desconto na Área Azul para motociclistas e um desconto ainda maior para quem comprar o bilhete com antecedência.


SEGURANÇA

QUÓRUM REDUZIDO
Na audiência para discutir os problemas do presídio de Blumenau, realizada na noite de ontem, tinha mais gente na mesa do que na platéia. Exagero...Eram nove pessoas na mesa de "autoridades" e umas vinte no auditório. Chegaram a conclusão do óbvio ululante. Blumenau tem que ter uma Penitenciária, visto que 50% dos detentos no presídio já estão condenados e não poderiam estar lá.

PENTE-FINO
Um pouco antes, na parte da tarde, fizeram o que deveria ser feito de forma periódica. Uma operação pente-fino no local. Foram encontrados oito celulares, um quilo de maconha, buchas de cocaína e armas artesanais. Segundo o chefe de segurança, Adriano Zapata, o material entraria nas partes intímas das mulheres que visitam os presos, visto que a revista mais aprofundada não pode ser feita.

BALELA
Não duvido que entre material junto às partes intímas das mulheres. Mas atribuir somente a essa situação é tentar esconder a corrupção que come solta no local.

GERAL

RITMO DE TARTARUGA
A obra do supermercado Giassi começou em maio de 2007 e foi inaugurada em abril de 2008, quase um ano depois. Foram 11 meses, um recorde para uma obra deste porte. A aprovação da construção junto ao Plano Diretor da Cidade também foi rápida. Agora a construção da famosa passarela para pedestres.... está virando lenda. Sete meses depois da inauguração do local, a obra ainda está longe do término.

"REMEBER"
Vale lembrar que a construção da passarela foi uma das exigências do termo de compromisso assinado entre a rede de supermercados e a Prefeitura como parte do estudo de impacto de vizinhança. A obra iniciou dia 10 de março.

FICA A PERGUNTA
O que é mais difícil? Aprovar na Prefeitura um projeto dessa magnitude em uma das regiões mais nobres da cidade, com bastante trânsito e população? Construir um mega-mercado do porte do Giassi em menos de um ano? Ou construir uma passarela para pedestres? Eu fico com a última alternativa.

PROVIDÊNCIAS
E a Prefeitura, hein? Vai ficar só assistindo?

segunda-feira, novembro 17, 2008

POLÍTICA

FRUSTRAÇÃO
Uma pessoa próxima de lideranças locais do PMDB de Blumenau fez uma importante leitura da futura secretaria de Articulação Política e Governo, que será criada por JPK para homenagear e reconhecer a lealdade do atual vice-prefeito, Édson Brunsfeld (PP). A avaliação da minha fonte é que essa deveria ser a tarefa do vice-prefeito eleito, Rufinus Seibt (PMDB), o único trunfo do partido após os resultados das urnas.

BALA NA AGULHA
Esperto, Brunsfeld aproveitou o período como prefeito em exercício para alardear a criação da nova secretaria para ele e assim demarcou seu espaço e do seu partido, o PP, que abriu mão da vice em favor do PMDB, mas saiu fortalecido do processo eleitoral, elegendo dois vereadores.

SAINDO ATRÁS
Além de tomar uma rasteira do PSDB na proporcionalidade das coligações para vereadores (elegeu apenas um contra quatro dos tucanos), o PMDB tenta não perder espaço para outros, mas certamente ficará atrás do DEM, PP e PSDB na composição do novo secretariado.

CORRENDO ATRÁS
Como escrevi acima, o trunfo do partido é Rufinus Seibt e o que a ida dele para chapa majoritária representou de bom para JPK e de ruim para a legenda do PMDB. A decisão de ser vice na coligação Faz Blumenau Mais Forte enfraqueceu a nominata do partido, mas garantiu o projeto de reeleição do prefeito. Essa é a aposta para ocupar espaços. Sem esquecer a força do governador, que batalhou e avalizou a parceria em Blumenau.

QUEM DECIDE?
Os atuais secretários – Neusa Felizetti (Habitação e Regularização Fundiária), Ivo Hadlich(Fundação Cultural) e Rudolf Clebsch (Seterb) não são os mais “queridos” na cúpula do PMDB local. O que não quer dizer que não sejam os da preferência do prefeito eleito. Ele não me disse isso, mas sem dúvidas Rudolf e Neusa foram cabos-eleitorais de primeira na campanha de JPK. Resta saber o que pesará mais. A indicação da cúpula local ou à vontade de João Paulo Kleinübing?

TRANSPORTE COLETIVO

IMPASSE
Mais uma vez não houve acerto entre os trabalhadores e os empresários do transporte coletivo de Blumenau. Eles se reuniram essa manhã na Justiça do Trabalho, em Florianópolis. Ficou acertada nova reunião para a próxima segunda-feira, ainda na capital. O prazo do dissídio coletivo já está correndo.

ANDANDO NA LINHA
Enquanto isso é bom lembrar que está valendo a decisão do Tribunal Regional do Trabalho, que determina que caso os motoristas e cobradores voltem a parar, devem manter 70 % da frota circulando em horários de pico e 30% nos horários normais. Caso contrário o sindicato terá que pagar multa de R$ 20 mil por dia.

POLÍTICA


PERFIL PMDB
Reconhecendo o pífio desempenho na última eleição para a Câmara Municipal e o que isto representa no tabuleiro da composição do segundo governo de João Paulo Kleinünbing, um dos principais nomes do PDMB defende uma composição que force o partido a criar novas lideranças. Nesse sentido Paulo França defende que os indicados para ocupar secretarias sejam suplentes de vereadores ou de pessoas que se disponham a ser candidatos nas próximas eleições.

CARAS NOVAS
Paulo França afirma que só assim o PMDB formará novas lideranças, que antes de tudo precisam de votos. É preciso valorizar aqueles que foram bem no último pleito e pressionar outros a colocarem o nome em disputas futuras. Nesse último caso enquadram-se Neusa Felizetti e Rudolf Clebsch, que teriam que se decidir.

ACORDANDO
O secretário sabe isso como ninguém. Há muito tempo Paulo França é um dos expoentes do partido, um bom administrador e político, sem, no entanto, agregar eleitoralmente. A última grande liderança é Renato Vianna, que vê a cada eleição seu poder de voto diminuir. E partido sem eleitos não se cacifa no banco das negociações políticas.

POLÍTICA

VOLTA AO TRABALHO
O prefeito João Paulo Kleinübing voltou das férias e já arregaçou as mangas, não ficando em seu gabinete. Foi conferir de perto a situação de algums moradores de regiões mais atingidas pela chuva.

IMPRESSIONA
A iniciativa tem mais caráter simbólico do que prático, pois as ações para ajudar aquele pessoal já foram tomadas, pelo menos é assim que espera-se. Mas é importante a presença do prefeito nos locais, visto que é a maior autoridade do município.

AÇÕES IMEDIATAS
Além dos problemas causados pela chuva, JPK tem dois outros pepinos para resolver de forma imediata: acomodar os interesses dos partidos aliados e montar o secretariado e administrar o impasse entre motoristas, cobradores e empresários do transporte coletivo de Blumenau, que já resultou em duas paralisações.

domingo, novembro 16, 2008

LEITURA DOMINICAL

NOVA COMUNICAÇÃO
A revista Época desse final de semana (http://revistaepoca.globo.com/) traz como manchete de capa uma reportagem sobre blogs, listando 80 dos mais representativos no Brasil e no mundo. Na abertura da matéria os dados chamam a atenção e mostram o “poderio” dessa recente ferramenta que está transformando a forma de se comunicar no planeta, alterando a relação estática entre emissor e receptor, imprimindo um ritmo muito mais veloz e dinâmico para a informação.

REPRODUZINDO
Reproduzo abaixo três trechos da reportagem:

" Nas últimas 24 horas, cerca de 900 mil blogs receberam posts no mundo todo, em dezenas de idiomas {...}."

" Hoje existem 133 milhões de blogs no mundo."

"Os blogs não se tornaram apenas mais numerosos: eles deixaram o universo alternativo e ganharam influência nas mais variadas áreas. Um simples post pode fazer estourar a venda de um produto eletrônico ou mantê-lo para sempre no fundo do estoque de uma empresa. Pode mostrar como um político age nos bastidores de uma campanha eleitoral. Ou inaugurar uma ação viral de denúncia capaz de fazer cair o valor das ações de uma grande multinacional. Não existe limite para o conteúdo da blogosfera. Os principais blogs, incluindo muitos brasileiros, têm equipes para criar conteúdo. Blogueiros amadores têm se tornado profissionais – e postado compulsivamente – para se manter com anúncios publicitários e patrocínios."

TENDÊNCIA
Na lista dos blogs mais comentados no país há de tudo um pouco: Os que se preocupam com dieta, animais, meio ambiente, publicidade e mídia, humor e esporte. Para minha alegria, dos 50 blogs citados, oito são de jornalistas políticos, o que revela uma tendência, não sei se do público ou de quem produz, se não dos dois.