domingo, novembro 16, 2008

LEITURA DOMINICAL

NOVA COMUNICAÇÃO
A revista Época desse final de semana (http://revistaepoca.globo.com/) traz como manchete de capa uma reportagem sobre blogs, listando 80 dos mais representativos no Brasil e no mundo. Na abertura da matéria os dados chamam a atenção e mostram o “poderio” dessa recente ferramenta que está transformando a forma de se comunicar no planeta, alterando a relação estática entre emissor e receptor, imprimindo um ritmo muito mais veloz e dinâmico para a informação.

REPRODUZINDO
Reproduzo abaixo três trechos da reportagem:

" Nas últimas 24 horas, cerca de 900 mil blogs receberam posts no mundo todo, em dezenas de idiomas {...}."

" Hoje existem 133 milhões de blogs no mundo."

"Os blogs não se tornaram apenas mais numerosos: eles deixaram o universo alternativo e ganharam influência nas mais variadas áreas. Um simples post pode fazer estourar a venda de um produto eletrônico ou mantê-lo para sempre no fundo do estoque de uma empresa. Pode mostrar como um político age nos bastidores de uma campanha eleitoral. Ou inaugurar uma ação viral de denúncia capaz de fazer cair o valor das ações de uma grande multinacional. Não existe limite para o conteúdo da blogosfera. Os principais blogs, incluindo muitos brasileiros, têm equipes para criar conteúdo. Blogueiros amadores têm se tornado profissionais – e postado compulsivamente – para se manter com anúncios publicitários e patrocínios."

TENDÊNCIA
Na lista dos blogs mais comentados no país há de tudo um pouco: Os que se preocupam com dieta, animais, meio ambiente, publicidade e mídia, humor e esporte. Para minha alegria, dos 50 blogs citados, oito são de jornalistas políticos, o que revela uma tendência, não sei se do público ou de quem produz, se não dos dois.

4 comentários:

Jonas Wurth disse...

O diferencial do blog é a interatividade e a rapidez na divulgação das informações.
Este seu blog Gonçalves é um exemplo de interatividade, todos podem comentar.

Maurício disse...

Por isso, é o melhor.... de todos.

Thiago Duwe disse...

Os blogs realmente são uma das ferramentas fundamentais da democracia na internet. Sempre bom trazer este assunto a tona.

Um apontamento: no meio da terceira colocação da Época, há uma repetição nos trechos considerados.

fabioricardo disse...

Isso aí Alexandre... a grande mídia descobriu o que os internautas já sabiam há tempo. Os blogs vieram para dar uma boa chacoalhada na forma de se fazer comunicaçao em geral.

Ainda vou fazer um top10 de blogs do Vale.