quinta-feira, julho 17, 2008

REFLEXÕES

BEBIDA E DIREÇÃO
Cheguei agora a pouco da Cachaçaria Xanadu, na Velha, a cerca de três quilômetros de onde moro. Junto com minha esposa Priscila, fui abocanhar o gostoso e diferente rodízio de petiscos. Das 19h às 21hs ficamos somente nós no local, além dos funcionários. Quando fomos embora, 21h30, tinha uma mesa com seis pessoas.

PREJUÍZO
Já fui lá outras vezes, sempre casa cheia. Não pude deixar de associar com os reflexos da Lei Seca. Garçons e proprietários falaram que o movimento caiu de 50 % para cima. E o efeito dominó atinge toda uma cadeia produtiva: bares, restaurantes, produtores, vendedores, distribuidores e por aí vai. Postos de trabalho serão fechados porque neste país nunca se puniu com rigor alguém que tenha praticado um crime de trânsito ou sido flagrado dirigindo embriagado.

CONFESSIONÁRIO
Tomei uma cerveja e trouxe meu carro numa boa. Pela nova lei eu poderia ser punido e isto criou uma sensação desconfortável. Esse é o objetivo, intimidar. A lei tem o mérito de fazer a pessoa pensar duas vezes, mas não concordo. Se a anterior sobre bebida e direção fosse aplicada com rigor, acho que não haveria tantos acidentes e mortes no trânsito.

Nenhum comentário: