quinta-feira, junho 05, 2008

POLÍCIA MILITAR

RESPOSTA
O competente Tobias Mathies, assessor de imprensa da 15ª SDR contesta as críticas deste blog ao 7º Comando da PM, que troca de comandante na tarde de hoje. Segue a nota:

“O 7º Comando da Polícia Militar em Blumenau é um órgão essencialmente administrativo, que coordena a atuação dos batalhões dos municípios entre Brusque e Rio do Sul. Dentre as atribuições destaco a agilidade na remoção de pessoal nas operações especiais, como é caso da Oktoberfest, por exemplo. Uma outra função desta estrutura é conceder aumento de patentes aos policiais, além de, organizar a atuação dos programas dos batalhões e manter um contato direto com o Comando-geral, em Florianópolis. Não é função de o comando regional discutir, efetivamente, políticas públicas para o policiamento. Esta atribuição é específica da secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão. As questões práticas, na execução das políticas públicas, cabem ao batalhão. Toda a parte operacional está sob o comando do batalhão. Por isso, tenho certeza, que a vinda de um comando regional mudou muito o trabalho da PM. Só em falar da desburocratização do processo já resolvemos grande parte dos problemas. Hoje, as questões operacionais e administrativas são resolvidas em Blumenau. E, as políticas de atuação, em Florianópolis, na secretaria setorial.”

CONTRAPONTO
Está dada a resposta oficial. Mas mantenho minha opinião e quero lembrar que falar do efetivo, da linha de atuação e manifestar-se em momentos de problemas graves ocorridos na cidade é dever sim do Comando. E que, ao contrário dos antecessores, os atuais comandantes da PM de Blumenau, coronel Galdino e tenente coronel Darli, não gostam de ir para linha de frente prestar contas da atuação da corporação.

Nenhum comentário: