domingo, junho 01, 2008

ELEITORAIS

PESQUISA
A senadora Ideli Salvatti (PT) encomendou uma pesquisa qualitativa em todo estado para saber o que os eleitores pensam do desempenho dela e é claro, não deixa de analisar a disputa eleitoral nas principais cidades catarinenses, Blumenau incluída. O resultado deve ser divulgado entre os colaboradores da senadora na quinta-feira.

PESO IMPORTANTE
As pesquisas sempre se tornam um ponto de polêmica nas campanhas eleitorais, mas penso que seu papel deve ser relativizado. Elas não podem servir de instrumento de indução do eleitorado e aí entra a grande responsabilidade dos veículos de comunicação de massa na divulgação. Mas não se pode negar a importância que os levantamentos têm para o trabalho das equipes de campanha, funcionando como um importante balizador do momento eleitoral. Também funciona como instrumento de barganha política, neste período de definição das alianças. Quem está na frente, tende a ser mais cobiçado.

MOMENTO
Apenas isto, uma radiografia do momento eleitoral, sem dar nenhuma garantia que o resultado se confirme em quatro meses de campanha. É assim que as pesquisas devem ser encaradas.

NÃO É BEM ASSIM
Pelo menos três pesquisas que tive acesso nos últimos dois meses davam vantagem para o deputado federal Décio Lima na corrida contra o prefeito João Paulo. Algo em torno de 10 pontos percentuais de diferença. Mas quem acha que estes números são definitivos e que a campanha vai ser fácil, engana-se.

Nenhum comentário: