quarta-feira, setembro 03, 2008

ELEITORAIS

PESQUISA NA TELINHA
A Ric Record acertou com o Instituto Brasmarket a realização de pesquisas eleitorais nas cinco cidades onde têm emissora. Florianópolis, Chapecó, Itajaí, Joinville e Blumenau. Duas para cada município. Aqui elas serão divulgadas já nesta sexta-feira à noite e no dia 23 de setembro. O Jornal Folha de Blumenau repercute no sábado. 800 pessoas serão ouvidas.

MISTÉRIO
Há uma expectativa que o grupo RBS divulgue outra pesquisa realizada pelo Instituto Mapa neste final de semana. Conversei com o amigo Edgar Gonçalves, editor-chefe do Jornal de Santa Catarina, que não confirmou nem desmentiu. Disse “que era um túmulo”, respeitando a orientação da empresa de não divulgar nada sobre pesquisas de forma antecipada.

ALELUIA
Finalmente, aos 43 anos (!), fui abordado em uma pesquisa eleitoral. Uma senhora estava a serviço do Instituto Ideco e me fez algumas perguntas. Se voto em Blumenau, em quem votarei, quem acho que vai ganhar, num eventual segundo turno em quem eu votaria e por fim, qual o bairro que moro. Quanta emoção! A primeira vez a gente nunca esquece.

OPS
Fiquei curioso de saber quem encomendou. Mas vou atrás, prometo.

FERRAMENTA
Sei que o IPAC faz pesquisas internas para a candidatura de Décio Lima. Perguntei para assessoria de imprensa da Coligação Faz Blumenau Mais Forte e a informação é que eles não contrataram pesquisa devido ao alto custo. Me desculpem, mas não acredito. A experiência e a competência de Nélson Santiago e Chico Malfitani não abririam mão de tão importante instrumento de trabalho. São estes levantamentos, cujos resultados são restritos a pouquíssimas pessoas, que dão o ritmo à campanha.

REPERCUSSÃO
Estas pesquisas programadas pelos veículos de comunicação tem uma dimensão pública e, portanto, são revestidas de muita expectativa. Tem candidato que não deve dormir até a divulgação das mesmas. E outros que não devem dormir depois delas.

Nenhum comentário: