sexta-feira, outubro 10, 2008

ESPECULANDO EM DIA DE CHUVA

DEPOIS DA OKTOBERFEST
O prefeito reeleito João Paulo Kleinübing só deve tratar da transição de governo a partir de novembro, fala o presidente do Democratas Nélson Santiago. Mas é lógico que o novo mapa político do governo já começa a ser delineado na cabeça de JPK e será bem mais difícil montá-lo agora.

PASSADO
Vale lembrar que na eleição passada foi preciso acomodar apenas o PP e partidos menores. O PSDB até entrou, com Marcelo Greuel e Norberto Mette, mas eles não representavam oficialmente os tucanos naquele momento. Antes da eleição de 2006 foi aberto espaço para o PMDB, criando a correlação de poder de hoje e que deve nortear as conversas de agora também.

A LISTA
Fiz uma relação da filiação dos secretários que faziam parte da administração até pouco antes da campanha começar (em alguns casos pouco antes, respeitando o prazo de desincompatibilização para aqueles que foram candidato). O DEM lidera a lista, mas tem um “porém”. Pelo menos dois deles se filiaram ao partido durante o mandato.

DEMOCRATAS
Mário Hildebrandt - Assistência Social
Nélson Santiago - Chefia de Gabinete
Walfredo Balistieri - Planejamento
Cássio Quadros - Procuradoria
Fabricia Zucco - Comunicação
Horácio Rebelo - Fazenda

PP
Luiz Ayr - Samae
Luiz Carlos Klitzke - Obras
Mário Santos - URB
Elizabete Ternes Pereira - Saúde
Jorge Muller - Faema
Mário Zindars - Distrito Vila Itoupava

INDEPENDENTES
Marcel Hugo – Orçamento e Gestão
José Bahls de Almeida - Desenvolvimento Econômico
Fernando Lenzi - Administração

PSDB
Maurici Nascimento – Educação
Elson Campos – Fundação Municipal Desportos
Norberto Mette - Turismo

PMDB
Ivo Hadlich - Cultura
Rudolf Clebsch - Seterb
Neusa Felizetti - Regularização Fundiária

PSL
João Beltrame – Ação Comunitária

PTB
Braz Roncáglio – Distrito Garcia

MEIO CHUTE
Com a lista é possível fazer especulações futuras. O PSDB deve ganhar mais espaço, até pela bancada que fez. Sem votos suficientes para se elegerem vereadores, PSL e PTB não devem ter acento no primeiro escalão. O resto é uma incógnita.

DESFALQUE
Um que promete desfalcar os Democratas na próxima gestão é Nélson Santiago. Garantiu para mim que, se depender de sua vontade, não fará parte do novo secretariado. Volta para a iniciativa privada, onde vai tocar sua empresa de consultoria empresarial e o novo bar no Empório Vila Germânica. E cuidar do partido, pois Nélson não parece ser daqueles que se afasta da política.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só quero ver como irão acomodar os cargos comissionados! JPK sempre prometeu diminuí-los, fez o contrário, ainda aumentou seus salários! Esta quero assistir de camarote!

Anônimo disse...

Tomara q mude a equipe da semed, gabinete prefeito e sáude!