sábado, julho 12, 2008

NOTÍCIAS DO LITORAL

O FATO
Como o leitor Thiago Floriano postou na sexta-feira, o Poder Judiciário, acolhendo ação dos advogados do prefeito Volnei Morastoni (PT), mandou retirar do ar a versão on line e recolher os exemplares do Diarinho, de Itajaí. Tudo por causa da reportagem que rendeu capa, sobre a denúncia do Ministério Público do envolvimento do petista na Operação Influenza, que pegou peixes graúdos e bagrinhos que usavam o porto de Itajaí para cometer uma série de crimes. O Juiz Federal que analisou o pedido do MP recusou a denúncia e não incluiu Morastoni no rol dos que tiveram a prisão decretada.

CENSURA
Bom, a mesma Justiça voltou atrás e tanto o site como o jornal estão na rede e nas ruas, trazendo hoje outras notícias sobre o caso. O rigor da Lei Eleitoral (Morastoni é candidato à reeleição) fez com que o juiz decidisse pela censura prévia, proibindo a população de saber sobre um fato relevante, que envolveu agentes públicos flagrados pilhando o dinheiro de todos nós, contribuintes.O prefeito foi investigado e denunciado pelo MPF, mas a Justiça Federal o inocentou das denúncias. É isto até agora. O leitor, o cidadão, que julgue.

PARA ISTO EXISTE A JUSTIÇA
Se o Diarinho extrapolou os limites, não gosta de Morastoni ou tem interesses sombrios no processo eleitoral, não conheço para analisar. Se algo do gênero aconteceu os responsáveis devem ser responsabilizados pela própria Justiça e punidos, de forma rápida e severa. Sem censura antecipada.

AINDA HÁ TEMPO
O Jornal de Santa Catarina dedicou uma página ao caso envolvendo o prefeito Morastoni e fez um box para comentar a decisão judicial contra o Diarinho. Nenhuma manifestação de solidariedade do grupo RBS, tão conhecido por combater a censura e defender a liberdade de expressão e mercado.Vale lembrar que o presidente do grupo, Nélson Sirotsky, lidera a Associação Nacional dos Jornais.

Nenhum comentário: