sexta-feira, agosto 29, 2008

COTIDIANO

ESPAÇO
O leitor Vilmar mandou e mail para este blogueiro relatando um incidente cotidiano. Ficou "p.." da cara com uma situação corriqueira de trânsito. Tem dias que é dose mesmo, dá vontade de explodir. Para que isto não aconteça, este blog dá vazão a ira do Vilmar e reproduz seu texto. Confira, na íntegra.

"Só para registrar...
Hoje pela manhã, na Rua João Pessoa, quando me dirigia para o trabalho, lá pelas 06:45 hs, me deparei com um carro da Auto Escola União, que estava sendo conduzido por um instrutor que também se dirigia ao seu trabalho. O sujeito encontrava-se dirigindo bem abaixo da velocidade permitida naquele trecho. Como cheguei bem mais rápido atrás dele, dei sinal para que me deixasse passar, porém o sujeito nem viu o sinal. Tive que ultrapassá-lo indevidamente pela direita. Daí eu pergunto:
Se um instrutor não conhece as regras de trânsito, como serão seus alunos?

"Art. 29. - Parágrafo IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;"

"Art. 30. Todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá:
I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha;"
"Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:
Parágrafo III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;"
"CAPÍTULO XVDAS INFRAÇÕES

Art. 198. Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:
Infração - média;
Penalidade - multa."

Um abraço,

Vilmar"







Um comentário:

Anônimo disse...

Eu AFIRMO, se fosse feito um teste SERIO com os instrutores de Auto Escola, de 10 não passava 4 ... Até 1 mes atrás um "instrutor" deu aulas ao meu primo, "aulas"?!? .. Me diz o que a gente pode fazer? .. Se você ligar para o trânsito e reclamar da situação a resposta deles é sempre a mesma "não temos efetivo"... é ... e assim a gente vai tocando ...