quinta-feira, setembro 18, 2008

ELEITORAIS

DEBATES
Hoje à noite tem debate com os candidatos pela TV BV. De hoje até a eleição serão três os debates transmitidos pela televisão. Para mim, muito, mas muito mais que os programas eleitorais, esta é a grande oportunidade que o eleitor tem para clarear suas idéias com relação aos candidatos, pois eles estão ali expostos a questionamentos e sem maquiagem. Mesmo assim mentem ou, para pegar mais leve, omitem ou distorcem. Pena que a audiência da emissora de Florianópolis é pequena em Blumenau e os que devem assistir são pessoas comprometidas com as candidaturas. No domingo, dia 28, é a vez da Ric Record transmitir e na outra quinta-feira, 2 de outubro, é a vez da RBS.

IMPRESSÕES
Ontem conversei com assessores das candidaturas de JPK e Décio Lima, gente integrada ao comando da campanha. Sentimentos bem diferentes, mas uma semelhança: confiança de ambos os lados, apesar das ambições serem distintas.

UM LADO
Pelo lado da Coligação Blumenau de Todos o objetivo é um só, garantir a realização de um segundo turno. Apostam que lá a vantagem do adversário pode ser revertida, pois os tempos de programas serão iguais e será possível fazer um confronto direto das duas administrações. O assessor aposta que isto é possível pelo clima que encontram na rua e pelos debates, onde pretendem desqualificar o resultado das pesquisas e expor as diferenças entre Décio e João Paulo.

OUTRO LADO
Já o assessor da Coligação Faz Blumenau Mais Forte destaca o número bem superior de placas colocadas de JPK, visíveis a olho nu, que, para ele, mostram voto consolidado em João Paulo. E aposta no desempenho dos vereadores, lembrando um detalhe bem importante. Na campanha de 2004, PMDB e PSDB eram adversários na chapa proporcional, quando o Democratas (então PFL) concorreu sozinho com o PP. Hoje, estes quatro grandes partidos estão juntos e podem fazer a diferença. A aposta é acabar com a fatura ainda no primeiro turno.

TERCEIRA VIA
Analiso as duas principais candidaturas sempre de olho na de Ivan Naatz. Ainda acho que ele é o fiel da balança, para que tenha ou não o segundo turno nesta eleição. A campanha dele está surpreendentemente equilibrada e tem tudo para angariar a simpatia do eleitor. Se não suficiente para levá-lo para o segundo turno, pelo menos para forçar a realização do mesmo em favor de Décio.

FACA DE DOIS GUMES
O que pode acontecer também é o eleitor indeciso, que até pensou em votar em Naatz, canalizar sua escolha para JPK para que não tenha a realização do segundo turno. Tem muita gente que não gostaria de ver a campanha eleitoral avançar outubro adentro e, supondo que João Paulo vá mesmo ganhar a eleição, abortar o processo.

27 comentários:

Unknown disse...

Lembrando que o debate será às 22horas.

Eu me encaixo bem no perfil que você colocou, pra mim quem se portou melhor, tem o meu voto é o Naatz.

Contudo, tem alguma chance deu votar em JPK somente para evitar o segundo turno...

Anônimo disse...

O PT está agindo como sempre: quando está perdendo se faz de vítima e aproveita para acusar todo mundo (“Grandes veículos de comunicação”, “jornais sensacionalistas”, “campanha sórdida”). Em vez disso deveria olhar o próprio umbigo e analisar o que tem feito de errado.

Anônimo disse...

Tenho lido um monte de caras dizendo que vão votar nele por causa do programa de tv. Tão brincando ou são uns bitolados que são convencidos pelo horário eleitoral?

Anônimo disse...

me refiro a votar no Naatz

Anônimo disse...

o why so serious ficou fazendo doce o tempo todo e agora declara que vai votar no JPK, isso a gente ja sabia o tempo todo, o que ele ta fazendo é um teatro, bem que o cara falou que ele é da prefeitura, graças a deus tem gente que não tem medo de falar as coisas.

Anônimo disse...

...tocou na ferida qdo falou de onde o cara acessa o blog, eu acredito que possa ser verificado de onde a pessaol esta acessando.

Anônimo disse...

Oktoberfest em meio a campanha, bandeiras e santinhos aos quilos? Ninguém merece...

Anônimo disse...

Pode crer que sim, ele esta pescando todo mundo desde o começo

Anônimo disse...

olha a ultima do assessor do JPK, disse que tem muito mais placa deles na rua, acho que disseram pra ele que placa vota.....o Ivan tem so algumas e pode levar essa.

Unknown disse...

pc agrenco, eu me considero influenciado pelos programas eleitorais.
Basicamente eu uso o que vejo nos programas eleitorais, o que eu sei dos candidatos por fora e o que eu percebo morando na cidade.

Décio eu não gostei da administração dele, quebrou a prefeitura e agora tem o caso agrenco.

JPK já ouvi alguns comentários sobre algumas marmeladas não bem explicadas, não considero ele uma pessoa honesta. Aqui nesse blog já postaram algumas coisas.

Contra Naatz eu não tenho nada e na TV ele está trazendo propostas simples e objetivas, além de eu não conhecer nenhum 'mancha' em seu passado. Embora eu não goste das promessas, ao menos ele está buscando idéias e idéias viáveis.

De certa forma, eu sou inflenciado pelo programa eleitoral.
Agora vem os debates, onde o bicho vai pegar pra valer.

Sobre os anônimos, eu não entendo qual é a grande diferença se eu vou votar no fulano ou ciclano.
Se vocês querem que alguém interfira nos seus votos, ouçam o pessoal que vem aqui e comenta novidades, não eu que comento somente minha opinião.

E eu vou ligar pra prefeitura e reclamar um emprego lá, já que tem tanta gente falando que eu estou lá, quero receber honorários!

Além disso, acho que eu ainda não fui acusado de ser do PTC, de resto já falaram que sou de todas coligações.

Anônimo disse...

eu gostaria de entender uma coisa, como o pessoal fala que um politica quebra a prefeitura, eles não conhecem a lei de responsabilidade fiscal? Se o Decio ou qualquer outro fizer isso com certeza hoje ele nao poderia estar concorrendo as eleições, acho que devemos pautar as discussões aqui baseados na verdade, as contas da prefeitura estão a disposição de qualquer pessoa, é so ir ate la e verificar, ou voces acham que se isso realmente tivesso acontecido o JPK não estaria tripudiando em cima?

Anônimo disse...

Bem, why so... pelo modo como vc escreve bem, poderia ser o redator do PTC, pelo menos nossos ouvidos teriam algum conteudo bem descrito.
Acho q o pessoal escreve mais defendendo o lado de cada um. A cidade não é tão grande assim. E tem bastante gente aí comprometida de alguma forma. Como sou profissional liberal, não vou chutar ninguém aqui. Nem quero ser chutado, hehehehe.

Anônimo disse...

teu IP why so serious de duas horas atras

200.138.218.69

Unknown disse...

O JPK sempre fala disso.

Ele sempre diz que "assim que assumi, tratei de colocar as contas em dias".

Eu sempre falo que Décio quebrou a prefeitura porque conheço algumas pessoas do sistema bancário e todas me falam que Blumenau não tinha mais crédito. Banco nenhum queria financiar nada pra Blumenau.

Tanto que foi até comentado, que JPK tirou algumas contas da prefeitura dum banco aqui da cidade e colocou no Bradesco, pra conseguir algum financiamento.

Unknown disse...

anonimo, errou.

meu ip de 2 horas atrás, que é o mesmo desde as 08:15 é esse: http://pastie.org/275306

Agora tu já sabe meu ip, ta feliz?

Anônimo disse...

cara então te informa melhor, visita a prefeitura e solicita a prestação de contas de qdo o Decio foi prefeito; tu sabe com que dinheiro foi feito o pronto socorro do hospital santo antonio? com o dinheiro do servidor publico, pq esse prefeito tirou as contas da Blucredi e vendeu pro HSBC num valor de 18.000,00, e que essa obras esta sendo investigada como tantas outras por superfaturamento, e que isso so sera apreciado pelo TCM depois das eleições? E bom tu te informar.

Anônimo disse...

que coisa, ainda tao brigando por causa dessa porra de IP, que saco meu!!!!

Anônimo disse...

ratificando......18.000.000,00

Anônimo disse...

como sera apreciado tambem os tres funcionarios fantasmas, como sera apreciado tambem as fraudes dos concursos, como sera tambem a vila germanica.....tem muita coisa pra acontecer.

Unknown disse...

Então vamos votar no Naatz.
JPK e Décio já roubaram e continuam roubando.

Vamos dar a chance pro Naatz roubar ou então conseguimos eleger um prefeito que não nos roube.

Anônimo disse...

O que vejo nas ruas, falando com as pessoas, acho que essa eleição será de um turno só!E Pasmem, placas não votam!

Anônimo disse...

Luiz Ariy condenado por prevaricação. E os 3 fantasma da prefeitura que foram abafados pela mídia da elite. Aonde anda o dinheiro Público, que foram gastos com os fantasma de JPK. Matéria inclusive levantada pelo santa e abafada pelo mesmo jornal!!

Rafael Roberto disse...

Eu voto no Naatz, e embora a campanha do JPK seja mais pomposa, muitos que eu conheço e convivo no dia a dia votam no DNL, mas são mais discretos.
Servidor público então, estão pianinhos, uma coisa é certa, servidor público não engoliu o plano de cargos e carreiras do JPK... Vão dar a resposta nas urnas.
Vai ser páreo duro essa eleição... Não ficaria surpreso com tres candidatos fazendo uma votação próxima.

Anônimo disse...

acabou o debate da BVTV. JPK foi o mesmo de sempre, sem novidades. Dari e Lata, sem comentários. O único que deu umas estocadas foi Ivan Naatz, cobrou do governador investimenos em segurança, disse que JPK quer mais dois anos pra resolver o problema da creche o que somariam seis anos de incompetencia, dentre outras. Sempre que pode naatz consegue chamar a atençaõ para sí e conquistar alguns votos. Décio utilizou o discurso de sempre, sou capaz de prever cada uma de suas palavras ele é totalmente previsivel e repetitivo ...

Anônimo disse...

Ivan naatz deve ser um mercenário! Lembro que nem o diretório de administração ganhaou

Anônimo disse...

Poxa pessoal acho que devemos fazer uma alto critica, criticamos o Decio e ate ridicularizamos suas propostas, mas de repente a coisa vem a tona e nos deixa de boca aberta, primeiro critiquei a internet gratis, veio uma reportagem e mostra que é viavel, depois o proprio Joao Paulo da uma entrevista no SAnta sobre o VLT e tambem fala que é viavel, realmente tenho é que pedir desculpas ao Decio, pq suas propostas não sao utopicas, meu voto ate ontem era pro Joao Paulo, mas hoje com toda certeza voto no Decio...Decio Neri de Lima venho publicamente atraves deste blog lhe pedir desculpas por não acreditar em suas propostas.

Anônimo disse...

N acampanha passada JK prometeu enchugar os cargos comissionados!
Enxugou???
soube que no primeiro mês de seu governo aumentou a remuneração de um CC# q hj denomina-se Gerente...de 1.500 para 2.500,00...

poca vergoranha