quarta-feira, outubro 15, 2008

DEUSDITH DE SOUZA

VISITA
Ontem recebi a visita de Deusdith de Souza Jr. Ele veio falar sobre a nota postada aqui no blog no último dia 7, que reproduzo agora:

PARA TRÁS
A única coisa que lamento, se bem que já era previsto, foi a eleição de Deusdith de Souza (PP). Ele já foi parar no presídio por conta de denúncias de desvio de dinheiro no Samae, denúncias que partiram do então vereador Décio Lima. Antes de virarem amigos. Deusdith encarna o que há de pior na política. De fora já mantinha feudos na estrutura pública. Dentro então...

PAPO FRATERNO
Antes que alguém pense que o clima foi tenso durante a conversa, digo que ela foi extremamente cordial e de alto nível. Júnior, na condição de filho e coordenador político da campanha do vereador eleito Deusdith de Souza (PP), questionou o que eu havia escrito. Suas ponderações relato abaixo.

PONTO DE VISTA FAMILIAR
Junior fez o relato da vida pessoal do vereador eleito, de perdas financeiras que teria tido no período que esteve na Câmara, na década de 90 e no começo de 2000. Falou que Deusdith faz isso motivado pela paixão política e que o pai é uma das pessoas que mais entende dos trâmites legislativos. Afirmou que muitos o temem, por ser uma força política independente, que segue suas convicções pessoais.

PONTO DE VISTA FAMILIAR 2
Obviamente Júnior defendeu a honestidade do vereador eleito. Com relação ao episódio que culminou na prisão, em 1994, quando era presidente da CPI do Samae, fez duas observações. A acusação contra ele foi por tentativa de extorsão e não por desvio de dinheiro da autarquia, como postei. E a prisão não seria por isto e sim porque o juiz Jorge Henrique Schaffer Martins teria pedido a prisão preventiva por entender na época que o então vereador poderia influenciar na investigação. Ele ficou preso por 21 dias.

PONTO DE VISTA FAMILIAR 3
Deusdith Junior também questionou quando escrevi que o pai mantinha “feudos” na estrutura pública. Ele confirma que a empresa da família, a Construter, prestou serviço no Samae de 2005 ao começo de 2008, mas graças a uma licitação. Fora isso não houve nenhuma atividade empresarial do pai com o Poder Público. Júnior reconhece que muita gente imputa ao vereador eleito relações com a Prefeitura, mas ele nega que isso ocorra. Mas sabe que falam.

“FINALMENTES”
Para finalizar três situações. As correções pedidas por Deusdith Júnior estão aí. Este blogueiro tem o compromisso com a verdade e caso eu tenha noticiado uma fato de forma incorreta, não tenho receio em admitir e clarear as coisas. Segundo: continuo mantendo minha posição sobre o espírito da nota e quero que ao longo dos quatro anos de mandato o vereador surpreenda-me e faça-me mudar minha posição.


“FINALMENTES MESMO”
A terceira coisa, para finalizar. Gostei muito do gesto de Deusdith Júnior vir conversar comigo. Ele cumpriu seu papel de filho que acompanha a carreira política do pai. Eu, que perdi o meu faz três meses, faria o mesmo e o parabenizei por isso. O jornalista não está imune a erros e a críticas e estou sempre aberto a discutir minhas posições. Principalmente quando as pessoas vêm com argumentos.

21 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Alexandre! Profissional e ético.

Anônimo disse...

Tenho acompanhado este espaõ desde a campanha eleitoral!
Não gostei de muitas coisas q aqui vc escreve, mas este assunto, putz vc ta de Parabéns!

Anônimo disse...

Alexande!Poderia fazer uma avaliação do segundo turno na grandes cidades brasileiras?E a conquista dos grandes Partidos em Santa CAtarina para a eleição ao Governo?

Anônimo disse...

Alexandre, parabéns por ouví-lo, mas pergunto se já foi vereador por alguns mandatos, porque não partir para outro cargo? Está na hora de no máximo dois mandatos e um abraço.Isto para qualquer cargo. Assim não alimentamos os feudos.

Anônimo disse...

O JUNIOR NÃO COMENTOU NADA SOBRE OS INÚMEROS PRESENTINHOS QUE O PAI DELE DISTRIBUIU AOS ELEITORES NO BAIRRO GARCIA ANTES DA ELEIÇÃO????

Anônimo disse...

Deusdith e Marçal não deveriam estar na Câmara....

Anônimo disse...

Alexandre,

Cláudio Abramo já dizia que "o jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter."

Agradeço pela conversa que tivemos e, sobretudo, pela possibilidade que abriste em modificar seu convencimento pessoal.

Pessoalmente, me esforçarei para que isto aconteça!

Grato,

Deusdith Junior.

Anônimo disse...

Sou eleitor do Deusdith desde l.988e o vejo como um ótimo parlamentar,e uma ótima pessoa. Deusdith qdo esteve ausente entre 2004 a 2008, continuou lutando pelos interesses comunitários, como exemplo o " clube de mães " associações de moradores, ajuda as pessoas doentes dando assistência qto a medicamentos, dentro do possível e encaminhamentos para a policlinica e AGs, Portanto esses são alguns dos exemplos. Então pergunto, e os que estavam na ativa, será que fizeram o mesmo? acredito que poucos...

Anônimo disse...

Não...não...vota nele tudo bem, agora ir aqui defendê-lo..tenha paciência....

Anônimo disse...

Nao votei no Deusdith, e compartilho da opiniao do jornalista... pago pra ver. O fato eh que um representante da comunidade tao polemico como ele sempre vai despertar atencoes tanto de um lado, como de outro. Quisera eu ter um vereador que representasse minha comunidade (das Itoupavas) nas horas necessitadas, como foi o ocorrido ha poucos dias, quando houve a enxurrada do ribeirao Itoupava. O que se ve do representante daquela regiao ? Nada... alguem pleiteou algum projeto para desassoreamento do ribeirao Itoupava ? Nao... Pericles.

Anônimo disse...

para ele se eleger somente comprando votos!!!!
a camara e o povo não merece uma pessoas dessas, mas infelizmente ele só ganha a eleição comprando votos!!!!!

Anônimo disse...

Olha só que coisa equivocada... clientelista, vereador não é prá ficar distribuindo remédio... nem fazendo encaminhamento pra lugar algum... todo mundo acha que pode ser médico, padre ou assistente social... esse "Deusdisse " que vá aprender o que é ser vereador, eleitor tem que aprender a votar e não ficar esperando favores, essa prática não é crime???? Cadê os fiscais de plantão???? Ou esse pode fazer favorzinhos para a comunidade.... eh prá acabar...

Anônimo disse...

Olha minha gente, sou morador do Bairro Garcia a 25 anos e acompanho a Politica de Perto fico Triste em saber que o Hoje na matéria do Santa a Nossa região tenha dois vereadores( Deusdith,Vanderlei)mais fiquei impressinado na época de periodo eleitoral tinhamos muitos candidatos nesta região, no minimo uns 30 um acaba tirando voto do outro.
Deusdith sobreviveu por ser assistencialista que não é papel de vereador mais ele tem os seus votos caixão nda contra ele sempre que esteve na camara defendeu o nosso bairro mais acho como cidadão que levo minha vida na mais simples conduta que um Politico que tenha sido preso por principios politicos nunca mais deveria exercer um cargo público, mais fazer o que a justiça libera e o povo elege temos que respeitar e aos moradores do Garcia o reflexo das urnas na reduçaõ dos vereadores é falta de obras e atenção do executivo neste bairro durante 3 anos pois começou a parecer alguma coisa no ano de eleição e ainda não ficou como falarão que iria ficar, basta agora nós esperar mais 4 anos pra mudar esta historia pois sempre tivemos boa representatividade legislativa, pois só restou 2 de 4 que tinhamos condição de se eleger.
E gostaria de deixar os meus parabéns ao verador Vanderlei pois ele conseguio enxergar a situação que estava implantada aqui e pedio voto por toda Blumenau e conseguio oêxito novamente, não o critico pois ele sempre deixou bem dito que não era vereador de bairro. Pois temos 35 Bairro e 15 vereador.
Ao gaspar e Braz restou a intendência do Garcia.

Anônimo disse...

Braz de novo do Distrito nãoooooooooooooooooooooo

Anônimo disse...

Aproveito o espaço pra Parabenizar o Verador Reeleito Vanderlei. Vc com sua equipe mereciam muito mais votos...Infelizmente não fizeram mais votos por causa da Imagem DL.
Espero que o Partido dos Trabalhadores, olhem pra esta equipe com outros olhos! Ah, se cada condidato tivesse estas pessoas no lado...A história teria sido outra!
PARABÉNS A TODOS PELA CONQUISTA

Anônimo disse...

Gostaria que,o ´JUNIOR´ explicasse ;
como e mãe dele (mulher do Deustith); tinha cargo comissionado simbolo cc3 [ ARTICULAÇÃO POLITICA } sem nunca ter ido ao gabinete pois era la sua lotação !sua exoneraçao foi feita antes do periodo eleitoral, lembra dos fantasmas vão aparecer agora?

Anônimo disse...

CC3 não...Gerência...ficou mais xique agora, inclusive o salário é gordinho! A exoneração está no Diário Oficial Prefeitura!!!!!
Assimfoi fácil faer campanha azendo assistencialimo...

Anônimo disse...

Será que agora que foi eleito vai distribuir também os presentinhos de antes da eleição??? O pessoal tá querendo passear de carro...

Anônimo disse...

CUIDADO QUANDO PASSAREM POR PERTO PERTO DA PREFEITURA, EM ESPECIAL DA CAMARA DE VEREADORES A PARTIR DE JANEIRO, TEMOS UM BATEDOR DE CARTEIRAS PROFISSIONAL. ACONSELHO OS OUTROS VEREADORES A NÃO LEVAREM SUAS CARTEIRAS, RELÓGIOS, ANÉIS E QUALQUER COISA DE VALOR. TEMOS UM LARÁPIO PROFISONAL NA POLÍTICA DE BLUMENAU.

Anônimo disse...

Só faltou o Jr explicar que o pai dele consegue dinheiro para as campanhas extorquindo os comerciantes do grande Garcia.

Anônimo disse...

Ô, anônimo que se acha esperto.
Qdo falei que o DEUSDITH ajudou clube de mães, associaçoes de moradores, ajuda as pessoas enfermas, encaminhamentos..., foi no período 2004-2008, portanto estava fora do legislativo e sem cargos públicos. Não precisa, prá se fazer boa ação, ser médico, padre ou assistente social e muito menos vereador, basta ser uma pessoa prestativa, que olha para seu semelhante. Portanto vejo que não à necessidade de fiscais de plantão, não é mesmo meu amigo anônimo, pois eles não terão o que punir, volto a repetir foi ações comunitárias executadas no período 2004 até antes do inicio da campanha eleitoral de 2008. Anônimo, lê antes e procure entender, antes de expressar seus pensamentos, pois da forma que vc rebateu meus sentimentos, me pareceu que vc está achando que sou um ignorante.
Que feio..........................