quinta-feira, outubro 02, 2008

FIM DOS PROGRAMAS

FEIO
A maioria dos telespectadores que assistiu os últimos programas do horário eleitoral, destinado aos vereadores, não percebeu, mas os "estrategistas" das campanhas de Décio Lima e Ivan Naatz sabem o que vou escrever aqui. A Justiça Eleitoral suspendeu a exibição dos programas das duas coligações proporcionais, porque elas fizeram seus vereadores ou usaram da apresentadora (no caso de Naatz) para pedir votos para a chapa majoritária, o que é proibido por lei. O juiz Osmar Mohr mandou substituir os que estavam programados pelos exibidos no começo da tarde. O pedido partiu do procurador eleitoral Flávio Duarte, que visitou a Ric Record (emissora exibidora) no final da tarde e pediu para assistir os programas.

O TAL JEITINHO BRASILEIRO
Eu já havia cantado esta pedra ainda no começo da manhã, antes dos programas chegarem à emissora. Quem está atrás sempre busca esta estratégia. Tem gente que vai alegar que o que aconteceu foi uma censura prévia, mas independente disto, as duas coligações estavam ilegais e agiram de má fé na tentativa de se beneficiar no último momento da propaganda eleitoral. Todos sabem que a lei proíbe tal atitude.

PODERIA SER PIOR
As duas coligações escaparam de uma penalização maior, que seria a colocação de um "slide" do TRE no horário de exibição, que ficaria mais chato ainda. Não sei se haverá punição em dinheiro por tal "ousadia". Como os coordenadores de campanha estão envolvidos com o debate da RBS deixo para questioná-los amanhã sobre o assunto. Mas pisaram na bola.

32 comentários:

Anônimo disse...

É o desespero, mas o Ivan não precisava apelar, ele tem capacidade de eleger pelo menos um vereador sem usar de artimanhas desnecessárias.
É uma pena que usaram.

Anônimo disse...

Já o pessoal do PT tá na cara que é mais que desespero, infelizmente!
Conversei com um amigo petista, ele falou que na pesquisa interna dava empate DL e JPK!
Questionei, se fosse verdade o DL não taria na frente? Ele delicadamente desconversou!!!!
Achei estranho a atitude.

Unknown disse...

Queria parabenizar você, Alexandre Gonçalves, pelo excelente trabalho desenvolvido neste blog, mostrando ser um jornalista altamente qualificado e profissional. Parabéns por nos deixar sempre muito bem informado dos acontecimentos da nossa cidade. Sei que alguns o criticam, mas vejo que você apenas apresenta fatos e muitos as vezes não querem aceitar os mesmos.

Anônimo disse...

Não vamos julgar ninguem. Não assistimos aos programas e não sabemos o conteúdo dos mesmos. Mas, quanto ao PT, eles já fizeram isso na última campanha. Mais a lei agora está pegando mesmo.

Anônimo disse...

O PT fazer isso não me espanta.
Contudo não esperava uma atitude tão baixa vindo do Naatz.

Anônimo disse...

Não me surpreende nada essa atitude do Décio.

Alguém que aceita proprina da Agrenco já mostra que não tem carater.

Anônimo disse...

esse debate na RBS mato a pauuuuuuu...







...pauuuuuuuuuuu na ACIBBBBBBB huauhauhahuahuua

Anônimo disse...

é ético é pagar capa de revista fajuta hahahaha
ético é pagar meio milhão para ter um "coordenador" maquiador na campanha
ético é filmar uma fila fantasiosa nas madrugada abrindo 1 hora antes do normal só para fazer o VT.

enquanto isso a vida segue pelo menos até dia 5 como diria paulo alceu

Anônimo disse...

Realmente é uma atitude muito baixa dos dois candidatos a majoritária : Décio Lima e Ivan Naatz usarem de tal artimanha para se darem bem infringindo a lei. Imaginem se um desses dois senhores chegarem a ser reeleitos e eleitos respectivamente, qual será a prática que irão adotar. Péssio exemplo, ainda mais que tanto Décio como Ivan são advogados e conhecem a lei. è a velha pratica do jeitinho sim. Falam uma coisas e fazem outra. Aquele ditado popular vem bem a calha : "Façam o que digo, mas, não façam como eu faço" ou seja, as leis servem apenas para que os outros as cumpram, pois existem aqueles que estão cima delas.
Por isso eu digo, são os sujos falando dos mal lavados, todos tem o rabo preso no final das contas.
Que vergonha Décio Lima e Ivan Naatz.

Anônimo disse...

Quem será que avisou o juiz? Justamente no ultimo dia... pedra cantada... não sei não tem cheiro de dedada aí...

Anônimo disse...

Aos puxa-sacos do Naatz... agora estão vendo o "santinho" verdadeiramente. Quanto aos do PT tenho informação que não tinham ataques coisa nenhuma, nem apresentadora, nem nada. A unica trasngressão eram os candidatos pelo PT agradecendo pela atenção e citando nominalmente Décio Lima. E só! Vcs sabiam que em outros Estados como RJ, SP, MG, Bahia e mai 4 Estados do Norte/Nordeste essa prática fora autorizada? Aqui em SC teve o veto, de um Juiz de FLORIANOPOLIS. Estranho, não? Lá vivem o Governador e o Bornhausen (amigo da RIC). Então desculpem mas acho que não era motivo para TANTO alarde, não é mesmo, Alexandre?

Anônimo disse...

Alex, bom dia. Gostaria de esclarecer uma dúvida...no dia da votação, eu posso ir à sação usando adesivo do meu candidato?
Acho importante as pessoas saberem o que podem ou não podem fazer na seção ou à sua volta. Obrigado.

Anônimo disse...

Não sou Alex, mas também tive essa dúvida e posso esclarecer. O eleitor pode ir votar usando adesivo do candidato em quem vai votar. Quanto a camiseta também pode. O problema é que o candidato não poderia ter dado a camiseta pois isso esta proibido ( qualquer tipo de brinde para o eleitor. O que o eleitor não pode fazer é campanha no dia da eleição para o seu candidato, mas usar a camisa e adesivo, isso pode sim.

O artigo 39, § 5.º, da Lei 9.504/97, com redação conferida pela Lei 11.300/2006, estabelece:

"Constituem crimes, no dia da eleição, puníveis com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIR:

"I – o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;

"II – a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna; (redação dada ao inciso pela Lei 11.300/2006)

"III – a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos, mediante publicações, cartazes, camisas, bonés, broches ou dísticos em vestuário. (acrescentado pela Lei 11.300/2006)".

O Tribunal Superior Eleitoral percebeu a tempo esse excesso de restrição trazido pelo Congresso Nacional em 2006 e por meio da Resolução 22.426, de 27.09.2006, regulamentou o art. 67 da Resolução 22.261/2006 nos seguintes termos: "Art. 1.º É permitida, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada no uso de camisas, bonés, broches ou dísticos e pela utilização de adesivos em veículos particulares".

Entretanto, é vedada na campanha eleitoral a confecção, a utilização, a distribuição por comitê, candidato ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar qualquer vantagem ao eleitor (Resolução TSE 22.261/2006, art. 8.º, § 4.º).


De acordo com a Resolução TSE 22.261, art. 67, § 1.º, é proibida, durante todo o dia da votação e em qualquer local público ou aberto ao público, a aglomeração de pessoas portando instrumentos de propaganda, seja no próprio vestuário ou no porte de bandeira ou de flâmula, seja pela utilização de adesivos em veículos ou objetos de que tenha posse, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.

Assim espero ter AUXILIADO esclarecendo algumas dúvidas.

VAMOS VOTAR CONSCIENTE NO DIA 05 DE OUTUBRO.

Anônimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento, sr. Anônimo.

Anônimo disse...

Eles enxergam longe, e acho que vale a pena tentar tirar o 25 do poder, aliás, perde no país todo e aqui está preste a vencer.
25 - Partido de coroneis, surraram muita gente e dominam ainda muitas fazendas compradas com dinheiro de armações. Quem pensa pra eles é de esquerda, se não for submisso eles não querem.
PT - Partido da militancia, crescem no país em cima dos pobres deixados pelo 25, 43, 15....... Empregam todo mundo.
40 - Partido que vem crecendo na Eurpa, já é forte lá.
P-Sol - restolho do PT
O outro não sei o número, le tudo que fala.
"Nulo Neles", quero ver administrar com um monte de nulos.
Lembrem de uma coisa, o DEM(PFL) vem caindo no país todo, ninguem suporta mais essa gente, quero ver abrigar na prefeitura tantos partidos, mais as 3 secretarias já cedidas ao maria vai com as outras do PMDB. Caiam na real, as propagandas da abelha, da mulher que vai só pra diretia e do cara sapateando não foram feitas de bobeira, vamos pensar que é o que o DEM(PFL) não quer, até um cachorro é melhor que o 25, portanto tem mais 4 opções, analisem.

Anônimo disse...

acho que voces estão dando credibilidade a uma coisa que ninguem viu ou ouviu, estão indo atras de uma pessoa, nesse caso o Alexandre, que falou que viu, mas sera que é verdade, pois ja deixou bem claro aqui a sua posição, ainda mais qdo comentou que saiu de cima do muro, não comentou o programa do Ivan Naatz e so rasga elogio ao Joao Paulo Kleinubing, estão julgando os dois candidatos, mas o que se viu ontem a noite foram os dois agindo dentro da lei....acho de uma extrema infelicidade o comentario aqui do Alexandre, se não dizer dispensavel.

Anônimo disse...

o Alexandre agora virou vidente!!!!! Era so o que faltava pra ele!!!! Puxa saco do Joao Paulo.

Anônimo disse...

HÁ INFROMAÇÃO DE QUE A TURMA DO "JPK" IRÁ DISTRIBUIR MATERIAL CONTRA ELE MESMO E IRÁ ARMAR UM FLAGRANTE DIZENDO QUE É COISA DO "DL", NUM ESQUEMA ARMADO JUNTO COM A MÍDIA.
AGUARDEM E VERÃO, JUNTAMENTE COM OS 30 MIL DE CAMISETA BRANCA (SERIA DA PAZ?).
DEPOIS NÃO DIGAM QUE EU NÃO AVISEI.
CONFIRAM.

Anônimo disse...

DESCULPEM O ERRO.

É INFORMAÇÃO

Anônimo disse...

não se pode falar pelo que não se viu, como crucificar alguém pelo inexistente ?. E mais, alguém tem assistido os programas de São
Paulo ? lá, o próprio candidato a prefeito apresenta o vereador. A legislação eleitoral não tem posição sobre o tema e a jurisprudencia diverge. Não havia qualquer irregularidade em "nosso programa de TV para a proporcial". A Marina (apresentadora)pedia votos aos vereadores que apoiariam as propostas de Ivan Naatz(passe livre, cheque saúde, escritura ...). o JULGAMENTO PRECIPITADO É CONTRA O PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO. O autor desta mensagem é Ivan Naatz (43).

Anônimo disse...

Bem cabe à Justiça Eleitoral tomar uma providência contra esta denúncia, então. Mas... como essa informação chegará ao promotor? Será que teremos agilidade igual no envio da informação ao magistrado por parte do blog, como parece ter sido no caso dos programas de ontem à noite, ou simplesmente será ignorada? Com a palavra, sr. Alexandre.

Unknown disse...

O que vi aqui nos diversos comentários ao longo da campanha, são os que defendem o décio, ou o joão paulo e ainda o naatz.
Eu tenho minha preferência e respeito os que tem a sua, e é assim que devemos nos comportar.
Como também é rídiculo alegação de que um candidato vai produzir um folheto difamando a ele mesmo em favor dele.Isso é fundo do poço, é uma das coisas mais ridículas que eu li ultimamente, ou é uma imaginação muito fértil ou é aquele que acredita no papai noel, coelhinho da páscoa...... patético.

Anônimo disse...

O Joao Paulo falou ontem no debate que não faz politica suja, so que foi no programa dele que apareceu o boletim de ocorrencia onde mostrava que o Edison Adriano havia batido na esposa...e ainda fala que so diz a verdade!!! Alias, não respondeu mais uma vez as perguntas!!!

Anônimo disse...

com certeza a denuncia partiu do proprio Alexandre Gonçalves para o Juiz, ou ainda voces tem duvida disso?

Anônimo disse...

so que o pessoal do João Paulo esta com 10.000, digo 10.000 jornais Diarinho para jogar na madrugada das eleições nas ruas!!!!!

Anônimo disse...

e a teoria da conspiração continua... chega dia 05... não aguento mais o PT!

Anônimo disse...

Vou dizer de novo, independente do nome na imprensa, as concessões foram para quem das rádios e TVs na época dos coroneis, eles precisam ser convenientes e submissos ao DEM(PFL), pois se pensarem estão fora, é simples de enxergar. "Nulo Neles" ah, quem vai pagar a campanha do JPK, as praças superfaturadas, onde só pelo que se comenta(230.000,00)em uma, da pra fazer umas 5 casas. E a grana do PT, saiu de onde, se bem que é bem fraquinha. "NUlo Neles".

Anônimo disse...

Vou dizer de novo, independente do nome na imprensa, as concessões foram para quem das rádios e TVs na época dos coroneis, eles precisam ser convenientes e submissos ao DEM(PFL), pois se pensarem estão fora, é simples de enxergar. "Nulo Neles" ah, quem vai pagar a campanha do JPK, as praças superfaturadas, onde só pelo que se comenta(230.000,00)em uma, da pra fazer umas 5 casas. E a grana do PT, saiu de onde, se bem que é bem fraquinha. "NUlo Neles".

Anônimo disse...

Liga extraordinária...Osmar Mohr e Flávio Duarte, uma pena que isso só acontece em ano eleitoral...

Anônimo disse...

O Alexandre realmente me faz crer cada vez mais que é do DEMO ou quer uma vaguinha no DEMO.,Fui buscar informações a respeito do programa que ( NÃO FOI AO AR), ficamos sabendo apenas através de um programa que somente ele viu.Alexandre fez questão de criticar sem que o povo assistisse os programas. Apenas estamos fazendo comentários em cima de uma fofoca do Alexandre. Segundo me informaram os assessores dos candidatos, (Os do Ivan) disseram apenas que a apresentadora, no último programa pedia votos para todos os candidatos da coliogação salve Blumenau, dizendo da importancia de eleger algum vereador , assim se o O ivann se elegesse, eles poderiam ajudar a concretizar os projetos de campanha. Não Sou o Juiz, porém não vejo nada de anormal nisso. Como o Alexandre falou, dá a impressão que no lugar dos vereadores estaria aparecendo o candidato Ivann. Isso é maldade.
Na outra assessoria disseram que os candidatos agradescenn o candidato a prefeito. Também não vejo nada de maldade nisso. Assisti os programas de São Paulo via internete e lá os candidatos a vereadores, nem falavan de suas ppropostas, somente pediam votos para os candidatos a prefeito, tudo era permitido. Será que a lei eleitoral é diferenciada em cada estado?
Por falar em erregularidades, pergunto para o Sr. Juiz?- Se não pode distribuir brindes, porque não casaram o JPK, que nos dias dois de setembnro e sete de setembro, distribuiram aos milhares, bandeirolas de plástico com o número 25. O que se viu no desfile , foi crianças com as bandeirinhas na mão. DEsculpe....Desculpe. Isse pode, o 25 é do lado dos grandes , dos poderosos e da elite. .Pode fazer que os poderosos de Blumenau garantem. é assim, pimenta no dos outros é resfresco.

Anônimo disse...

O Alexandre realmente me faz crer cada vez mais que é do DEMO ou quer uma vaguinha no DEMO.,Fui buscar informações a respeito do programa que ( NÃO FOI AO AR), ficamos sabendo apenas através de um programa que somente ele viu.Alexandre fez questão de criticar sem que o povo assistisse os programas. Apenas estamos fazendo comentários em cima de uma fofoca do Alexandre. Segundo me informaram os assessores dos candidatos, (Os do Ivan) disseram apenas que a apresentadora, no último programa pedia votos para todos os candidatos da coliogação salve Blumenau, dizendo da importancia de eleger algum vereador , assim se o O ivann se elegesse, eles poderiam ajudar a concretizar os projetos de campanha. Não Sou o Juiz, porém não vejo nada de anormal nisso. Como o Alexandre falou, dá a impressão que no lugar dos vereadores estaria aparecendo o candidato Ivann. Isso é maldade.
Na outra assessoria disseram que os candidatos agradescenn o candidato a prefeito. Também não vejo nada de maldade nisso. Assisti os programas de São Paulo via internete e lá os candidatos a vereadores, nem falavan de suas ppropostas, somente pediam votos para os candidatos a prefeito, tudo era permitido. Será que a lei eleitoral é diferenciada em cada estado?
Por falar em erregularidades, pergunto para o Sr. Juiz?- Se não pode distribuir brindes, porque não casaram o JPK, que nos dias dois de setembnro e sete de setembro, distribuiram aos milhares, bandeirolas de plástico com o número 25. O que se viu no desfile , foi crianças com as bandeirinhas na mão. DEsculpe....Desculpe. Isse pode, o 25 é do lado dos grandes , dos poderosos e da elite. .Pode fazer que os poderosos de Blumenau garantem. é assim, pimenta no dos outros é resfresco.

Anônimo disse...

O Alexandre realmente me faz crer cada vez mais que é do DEMO ou quer uma vaguinha no DEMO.,Fui buscar informações a respeito do programa que ( NÃO FOI AO AR), ficamos sabendo apenas através de um programa que somente ele viu.Alexandre fez questão de criticar sem que o povo assistisse os programas. Apenas estamos fazendo comentários em cima de uma fofoca do Alexandre. Segundo me informaram os assessores dos candidatos, (Os do Ivan) disseram apenas que a apresentadora, no último programa pedia votos para todos os candidatos da coliogação salve Blumenau, dizendo da importancia de eleger algum vereador , assim se o O ivann se elegesse, eles poderiam ajudar a concretizar os projetos de campanha. Não Sou o Juiz, porém não vejo nada de anormal nisso. Como o Alexandre falou, dá a impressão que no lugar dos vereadores estaria aparecendo o candidato Ivann. Isso é maldade.
Na outra assessoria disseram que os candidatos agradescenn o candidato a prefeito. Também não vejo nada de maldade nisso. Assisti os programas de São Paulo via internete e lá os candidatos a vereadores, nem falavan de suas ppropostas, somente pediam votos para os candidatos a prefeito, tudo era permitido. Será que a lei eleitoral é diferenciada em cada estado?
Por falar em erregularidades, pergunto para o Sr. Juiz?- Se não pode distribuir brindes, porque não casaram o JPK, que nos dias dois de setembnro e sete de setembro, distribuiram aos milhares, bandeirolas de plástico com o número 25. O que se viu no desfile , foi crianças com as bandeirinhas na mão. DEsculpe....Desculpe. Isse pode, o 25 é do lado dos grandes , dos poderosos e da elite. .Pode fazer que os poderosos de Blumenau garantem. é assim, pimenta no dos outros é resfresco.