quarta-feira, outubro 01, 2008

PESQUISA BRASMARKET

ESCLARECENDO
Ontem coloquei uma frase mal formulada, que está recebendo um tiroteio e me colocou em uma situação difícil. Coloquei assim: “É óbvio que os petistas têm toda razão e o direito em questionar os números, mas o foco deve estar centrado nos dias finais da campanha.” Está errado. Não concordo que eles têm razão, concordo que eles têm é todo o direito de questionar os números. Que as urnas, no começo da noite domingo, dirão se estão certos ou não.

ATÉ DOMINGO
Depois do tiroteio que a Coligação Blumenau de Todos tem feito em suas inserções no rádio e na televisão contra a Ric Record e o Instituto Brasmarket, o telefone da emissora e dos profissionais que aqui trabalham não param. Já falei sobre isso. As duras críticas contra pesquisas são fatos corriqueiros de cada eleição. Quem está atrás tenta desqualificá-las e quem está à frente supervaloriza as mesmas. Como a Coligação Faz Blumenau Mais Forte tem feito. O resultado das urnas vai dizer quem está certo.

OBS 1
Mas sou obrigado a fazer duas observações. Uma em cima da nota oficial divulgada pela coordenação da campanha de Décio Lima. Fala que o resultado da primeira pesquisa Brasmarket vazou antes para alguns blogs de política. Eu não vi em lugar nenhum. Como coordenador de Jornalismo da Ric Record Blumenau fiquei sabendo o resultado antes, mas nem para colegas revelei até que a notícia fosse divulgada no Ric Notícias. Se a indireta foi para mim, o chapéu não serviu.

OBS 2
E a mesma Brasmarket que colocou o candidato do PT atrás aqui, dá que em Joinville é o candidato petista Carlito Mers que lidera. Na maior cidade de Santa Catarina o instituto não deve estar sendo tão questionado. Pelo menos não pelo Partido dos Trabalhadores.


44 comentários:

Anônimo disse...

Não está sendo questionado em Jvlle pq estão na frente.

Esse pessoal do pt não aceita que CHEGA DE DÉCIO LADRÃO EM BLUMENAU e coloca a culpa em todos...

Anônimo disse...

a verdade é que o pessoal do pt está desesperado, eles só tem notícias ruins.

talvez na próxima eleição eles coloquem um cadidato que não tenha ficha suja

Anônimo disse...

A questão é que ninguém questiona a pesquisa do instituto Mapa, que naquela ocasião estava de acordo com as pesquisas internas do partido dos trabalhadores.

O problema é a pesquisa Brasmarket. Amanhã será possível ver quem está certo e quem está errado.

Anônimo disse...

ficha suja, existe um video no ministerio publico do Joao Paulo recebndo propina pela obra da Vila Germanica.....veremos em breve quem é o candidato de ficha suja

Anônimo disse...

o então vice de João Paulo, Edson Brunsfeld qdo presidente da camara de vereadores recebeu de uma empresa de informatica a propina no valor de 80.000,00 referente a serviços prestados aquela casa....

Anônimo disse...

Infelizmente, a política é esta lavagem de roupa suja. Quem está atrás nas pesquisas, questiona a legitimidade dela. Apenas lamento a forma agressiva que o PT, jogou esta manhã na TV, este questionamento. Reafirmo: se o PT perder aqui em Blumenau, culpa dos próprios. Só lembrar que na eleição para deputado federal o sr. Décio, não atingiu 50000 mil votos, ou seja, não está com esta"bola toda", como acham seus pares. Não criaram lideranças na cidade, acreditando num suposto carisma de Décio. Acordem! A eleição dirá se o povo aceitou a tão suposta capacidade do sr. Décio na administração. Eu acho que vocês, PT, aqui já foram para o chamado brejo. Deixem de ser passionais. Escolham lideranças mais honestas.

Anônimo disse...

mais uma mentira do Joao Paulo, disse que fez a Vila Germanica para dar mais emprego aos Blumenauenses, so que a empresa que esta fazendo a decoração dela é de Porto Alegre.

Anônimo disse...

procura no TRE, o Decio fez 114.000 votos, então procure antes de falar besteira.

Anônimo disse...

Lamento ver a linda Cintia Cansian se submetendo a ser porta voz deste partido. Vai "queimar o filme", como se diz.

Anônimo disse...

em Blumenau,idiota, não fez 50000 votos, fez 114000 em todo estado.

Anônimo disse...

corrigindo, 50000 votos em Blumenau

Anônimo disse...

o idiota é voce, em Blumenau ele fez sim 114.000, não fique inventando mentira, isso da um percentual de 65% do eleitorado de Blumenau seu boca mole

Anônimo disse...

Décio Lima fez quase 115.000 votos para deputado federal, sendo que pouco mais de 55.000 em Blumenau.

É fato.

Anônimo disse...

Não fala com secretário

Acostumado a falar com gente graúda, Chico Ramos não quer mais conversar com a chinelagem. No dia 15 de abril, a assessora de Décio Lima, Cláudia Dutra, marca uma reunião entre o empresário e o secretário da então Ministra Marina Silva.

Ao saber que o conversê seria com o secretário, Chico Ramos se nega a participar. "Secretário passar pra ministra, aí não dá. Eu vou apresentar direto pra ministra, não vou apresentar pra secretário", fala.

A assessora de DÉCIO tenta explicar que primeiro a ministra quer saber o que é a Agrenco. Cláudia diz que irá sozinha apresentar a empresa, mas primeiro precisa de um release da Agrenco.

Cláudia passa o telefone para o deputado DÉCIO, que diz que a "Marina tem chance de ir e estamos aqui mobilizados". O deputado pede um portifólio da empresa pra apresentar pra ministra.

Em outro grampo telefônico, Chico Ramos conversa com João Nojiri, seu funcionário, que pede para Chico tentar marcar um encontro com Décio.

Chico Ramos diz que "a gente consegue qualquer negócio com o DÉCIO".

Anônimo disse...

Olha eu aqui mais uma vez. O deputado podre é manchete novamente. Hoje está no Diarinho, amanhã será nacional... e o nome de Blumenau levado junto nessa podridão... vergonha. www.diarinho.com.br (ta até difícil de acessar, tamanho o nº de internautas).

Anônimo disse...

Toda vez que o Alexandre escreve algo novo, deveria ter 2 seções de comentários.

Uma pro pessoal que quer discutir com algum propósito, colocando sua opinião e respeitando as opiniões dos outros.

Na outra seção, deixaríamos pro pessoal do PT ficar chorando e atacando todo mundo na busca de um culpado pela surra nessa eleição

Anônimo disse...

Alexandre, o que a RIC vai fazer a respeito da paulada que ta levando na TV do PT? Quem cala consente...

Anônimo disse...

E outra seção só para os comissionados da Prefeitura de JPKagalhao que estão se borrando de medo de ficar sem o bereré sem trabalhar. Incrível como não se tocam e ainda ficam colocando aquele jornal xexelento de Itajai aqui no blog. Ei Alexandre, apague essas mentiras, faça um favor a si mesmo!

Anônimo disse...

Resultado Eleições 2006 -
1313 DÉCIO NERY DE LIMA PT 42.282 em Blumenau.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.
Site: http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/2006/result_vot_blank.htm

Detalhe que em 2006 ele não tinha nenhum concorrente forte e fez menos de 43 mil votos aqui....

Anônimo disse...

Na reta final da campanha o ASSESSOR DE LUXO levou mais uma na cabeça!! UAHUAHAUHAU

Acho que vai ter que vender o lap top e o relóginho para pagar as contas da campanha!

CONTAGEM REGRESSIVA p/ a caravada pelega deixar blumenau!!!
(dessa vez rumo a Joinville pq Itajaí foi purificada)

Anônimo disse...

Nas eleições 2006 o décio ganhou em torno de 21% dos votos em Blumenau...
Dois anos depois, continua praticamente a mesma coisa... hahahaha
Choooora...

Anônimo disse...

JPKaiman se acelera, nego. Deu pra ti ô ô ô manezinho... e leva os teus comissionado junto. Te adianta
e foge pra Daniela. Abre uma barraca de côco e coloque os 300 picaretas da prefeitura pra servir tua laia ô!

Anônimo disse...

Estranhei a escolha da Brasmarkt que já havia sido questionada anteriormente.
Eu pelo que sei, um jornalista deve ser imparcial, o Alexandre José foi muito infeliz na suas perguntas, ele praticamente fez uma crítica a Décio e quase abaixou as calças para JPK.

Anônimo disse...

Ele ganha 4000 da prefa faz tempo pra puxar o saco do prefeitinho mentiroso ja tem uns 3 anos mais ou menos

Anônimo disse...

Ainda não escolhi em quem votar, porém estou ficando decepcionado com o que está acontecendo na cidade, mais depois de assistir o debate fiquei ainda mais decidido que a imprensa está influenciando os resultados de campanha, pois fez perguntas que foram de total infelicidade como disse o amigo antes, outra coisa que me influencia a NÃO votar em JPK é o fato de ter prometido na eleição passada que iria levar remédio na casa das famílias, e quando vou pegar onibus vejo uma imensa fila no posto de saúde.
Obs: A fila se encontra no lado de trás...
Só Lamento...

ALISSON LUIZ MICOSKI disse...

Caro Alexandre, é fato de que pesquisas a parte a sensação nas ruas e na periferia é muito aquém dos núemros colocados pela Brasmarquet, aliás quero aproveitar o momento para perguntar porquê ainda não foi comentado o programa do candidato Ivan Naatz de segunda, e coincidentemente foi repetido hoje, a campanha ainda continua. Quanto ao seu comentário sobre os números de Joinville sempre é bom analisar o fato por diversas óticas, você mencionou que o candidato do PT de lá, Carlito Mers está na frente segundo o instituto, mas se fizermos uma reflexão mais ampla, veremos que a Brasmarquet colocou o candidato do DEM, Darci de Matos, em uma situação mais confortável e, quem diria, o candidato preferido do LHS, "o forasteiro" Mauro Mariani disputadno com o candidato progressista Kenedy Nunes, enfim, respeitando a defesa realizada por você nesta postagem, quero humildemente discordar sobre a intenção de colocar dois pesos duas medidas, como aqui, lá também está tendo um ar que não cheira bem neste entruncado Reino da Dinamarca, e claro, das pesquisas sob medida!


ps - Dá a impressão de que depois que foi colocado na pesquisa que o Naatz tem só 4% de intenções, e isso tenho que discordar olimpicamente, você foi acometido de um desinteresse de comentar sobre o candidato. Mas sei que sua postura é de um verdadeiro profissinal preocupado em destacar a notícia e os fatos, sem balançar para quaisquer um dos lados, por isso certamente estarei lendo o seu oportuno comentário sobre o programa do Ivan de segunda-feira, aquele que repetiu hoje.

Anônimo disse...

Os anônimos que aqui estão falando mal dos canditados de ambos partidos, não teveriam ter vergonha de falar seus nomes.
Acho que tds tem vergonha na cara e são homens para isto, ou não são?
Tenham tds uma boa eleição, vote com a razão e não com as intenções.

JOSÉ ROBERTO
TÉCNICO CINAMATOGRÁFICO

Anônimo disse...

Tem que parar com as trocas de acusações neste blog.

Tomas Turbano Pinto
Médico Ginecologista

Anônimo disse...

Ladrão por ladrão por ladrão, o DEM que nunca foi DEM e Sim PFL, foi o que mais fez no país.

Anônimo disse...

Ladrão por ladrão por ladrão, o DEM que nunca foi DEM e Sim PFL, foi o que mais fez no país.

Anônimo disse...

Lembrem
ARENA, MDB
Depois PFL(DEM), PMDB e tantos outros.
O 25 é igualzinho aos outros, ninguem se salva.
O PT vai vencer em 70% das cidades do país, e Blumenau, novamente vai ficar olhando pro próprio umbigo e votar no filhote de coeonel? Isso sim é andar pra traz.

Anônimo disse...

Caro Alexandre, sinto que nestes dias que venho acompanhando seu blog, as pessoas que nele deixam seus recados são pessoas literalmente ligadas ao Dem e ao PT, não observo um cidadão comum aqui a redigir seu pensamentos sobre eleição, mais digo ao senhor que já teve uma próximidade muito com grande com o PT a 4 anos atrás na eleiçao do então candidato Mengarda para vereador, vejo que não estais cumprindo com sua postura profissional de que é de vasilinar sobre o assunto percebo que tomaste lado sobre a eleição deste que é o lado de quem esta no governo, sou de Blumenau mais trabalho em Joinville acompanho muito os dois lados da eleição sobre as duas cidades e percebo que o unico meio de comunicação aqui que apoia o Darci é a Ric e o Jornal Noticia do Dia que é do mesmo grupo, e estrando que em Blumenau vjo que esta na mesma situação e te posso confirmar que é pela grande aproximação da Familia Petrelli com Jorge Bornhausem, mais Alexandre o que mais me doi é em saber que a Ric esta de mãos dadas com um ser humano abominavel pela imprensa na época da ditadura militar entaum peço a vc, mantenha distancia de comentários que possa vir a comprometer com o seu profissional pois o seu blog esta sendo usado por cargos comissionados do DEM e militantes do PT, e tanto um como outro vai querer puxar a sardinha pro seu lado, tanto vc como eu sabemos que os numeros da Brasmarkting são fraudulentos e que intituto de pesquisa é IBOPE E VOX POPULI. o resto é quem pode mais leva....

Anônimo disse...

As grandes concessões na época da ditadura foram para amiguinhos dos coroneis, depois passavam rapando o taxo pras campanhas dos próprios. TVs, rádios, grandes empresas, jornais.... a regra é esssa, ou me apoia ou vc ta fora. Isso que o 25 fez a vida toda e quando o PT tentou imitar a robalheira, denunciaram, pois não eram eles que estavam no poder.

Anônimo disse...

A abelha já saiu do meu ouvido, não ando prum lado só e num fico tremendo por ai, prestem atençaõ na propaganda e não na novela, são propagandas inteligentes, que tem fundamento.

Anônimo disse...

Voto nulo por que não acredito em nenhum destes que estão ai.Quando eles melhorarem volto a votar ok.

Anônimo disse...

Isso que o 25 fez a vida toda e quando o PT tentou imitar a robalheira, denunciaram, pois não eram eles que estavam no poder.
...............
a diferença é q no PT, os proprios petistas denunciam e colocam fora o lixo!

Anônimo disse...

----------------------
a diferença é q no PT, os proprios petistas denunciam e colocam fora o lixo!
----------------------

Acho que esqueceram de um bocado, não achas?

Deu pra ver mesmo nos anos que se passaram a montueira de deputado que se salvou de cassação nas inúmeras CPIs, um ajudando o outro...

Anônimo disse...

Tem um tal de Rafael Roberto, da Rádio Itaberá, que fica espalhando o conteúdo dos comerciais de campanha que vão pro ar só no dia seguinte. O cara vai responder na justiça.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras do Colega José Roberto, logo acima. Sou editor e trabalhei na campanha do Décio. Desejo boa eleição a todos e um voto consciente!

Sérgio Luiz
Editor de VT

Anônimo disse...

O avião da empresa Agrenco, que tinha como um de seus acionistas o empresário Chico Ramos, era pra lá de prestigiado. Por ele passaram figuras ilustres do mundo político brasileiro.

Além do deputado Federal Décio Lima (PT), que já tava quase com um cartão de milhagem, figurões de Brasília e da Santa & Bela desfrutaram das confortáveis cadeiras do chiquetoso avião.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE
DO DIARINHO

www.diarinho.com.br

Anônimo disse...

Vivemos numa DEMOCARACIA e somos obrigados a votar?
Vou até a urna somente, concordra com esta bagunça jamais. Acabando as eleições eles se reunem novamente e nós pobres eleitores temos que atuara robalheira deles. Eu to fora disto tudo e voto nulo, quero ver um candidato fazer leis com 70% de voto nulo!?. Pensem bem, 25 é coronelada, 13 é bagunça e apadrinhamento, falem o que quiserem, votem em quem quiserem, depois passem anos e anos vendo eles superfaturando obras, metendo impostos pra nós, caiam na real, nem 25 nem 13, nulo neles. Votar na coronelada e na ptzada é pior que votar em cachorro.

Anônimo disse...

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008
Vergonha total - prefeito acoberta servidores “fantasmas”


Parece que a cidade de Blumenau ganhou mais um ‘presente’ às vésperas das eleições. Um presente de grego. O prefeito determinou o encaixotamento da sindicância que investigou três servidores comissionados acusados de não trabalharem nos locais para os quais foram nomeados. A sindicância determinou o afastamento dos “fantasmas”, mas o Prefeito empurrou para debaixo do tapete. Justiça neles.


Imoralidade


Em Blumenau a moralidade administrativa, proposta pela comissão de sindicância que, inclusive, iria bater em um assessor diretor do atual prefeito, foi jogado ao léu. A decência, no caso, foi dispensada. Parece que a placa de Siga continua fazendo escola pela cidade. A população, de queixo caído, assiste a uma clara demonstração de falta de vergonha na cara. E a falta é tanta que atinge o prefeito João Kleinübing e o prefeito em exercício Edson Brunsfeld. O promotor da Moralidade Administrativa, Gustavo Mereles Ruiz Diaz, está de olho no caso e pode instaurar um processo contra os ‘donos’ do poder na cidade. O processo foi aberto após denúncia publicada no Jornal de Santa Catarina, edição 10 e 11 de maio passado, quando uma reportagem “acompanhou a rotina dos três funcionários durante quase dois meses e verificou que eles não eram conhecidos nas secretarias para onde foram nomeados”. E o Santa fez outra matéria sobre a ‘inocência’ deles.


Eu é que mando


Contrariando o parecer da Comissão de Sindicância, o prefeito informa que os três servidores exerceram as atribuições dos respectivos cargos. Ele diz que as funções eram exercidas nos locais “em que houvesse necessidade e para os quais forem requisitados, ainda que de forma momentânea, não sendo necessária e indispensavelmente exercidas apenas na secretaria de Lotação”. Tudo na maior cara de pau do mundo. E nem fica vermelho o dito cujo. O prefeito diz que eles estão dispensados de bater ponto. E, pelo visto, de trabalhar também. O prefeito também contesta parte do parecer da comissão de sindicância, feito dia 15 de agosto, que aponta desvio de função na atuação de dois servidores: a ex-gerente de Atividades Administrativas no gabinete do vice-prefeito (grifo nosso), Maria Claudete Girardi Meyer, e o ex-gerente de Novos Empreendimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, João Alcides Rocha Júnior.


Em campanha


A comissão de sindicância sugeriu a instauração de procedimento administrativo por entender que o ato poderia caracterizar improbidade administrativa. Mas, pelo visto, o prefeito não quer enquadrar sua servidora, lógico. Já o ex-gerente de Cartografia, Pesquisa e Informação da Secretaria de Planejamento Urbano, Delcy Norberto Batista, a comissão sugere o arquivamento do processo “por falta de provas”.(Nos dois primeiros casos o prefeito alega que a comissão “enveredou para a seara imprópria da razão da instauração do procedimento, ao adentrar no campo da discussão sobre possível desvio de função (...) o que não foi objeto da abertura da sindicância”. É mole? Em relação ao possível ato de improbidade administrativa, o prefeito alega que “não há indícios que possam presumir que houve enriquecimento ilícito”. Ele não diz, mas somente depois que a denúncia foi apresentada os três servidores foram exonerados por vergonha e para não atrapalhar a campanha de reeleição do prefeito.

Anônimo disse...

Prefeito Kleinübing mentiu e foi condenado


É de se estranhar que, em épocas de eleições, alguns candidatos ainda afirmem que fizeram aquilo que se sabe que não foi feito. O prefeito João Kleinübing (Dem) disse que tinha aumentado o número de vagas na pré-escola e foi desmentido por números mais reais fornecidos pela vereadora Maria Emília de Souza (PT), olhando os números do Ministério da Educação, que foram baseados em dados da Secretaria de Educação do próprio município. É mole?. Ele errou por apenas 2 mil crianças. E, a mentira do prefeito é tão descarada que, para 27 crianças conseguirem vagas nas pré-escolas de Blumenau, tiveram que recorrer à justiça. E venceram. Os três cargos comissionados que ganhavam da prefeitura sem trabalhar, com certeza pagam as 27 vagas das crianças e ainda sobra um troco pra prefeitura. Uma vergonha.


Na marra


A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça (TJ), em processo sob relatoria do desembargador Orli Rodrigues, confirmou sentença da Comarca de Blumenau, e determinou ao município que disponibilizasse vagas em estabelecimentos públicos de ensino infantil (creche e pré-escola) a 27 crianças da região, sob pena de multa diária no valor de R$ 300. Isto é em segunda instância. Significa que, além de não dar as vaga para as crianças, o prefeito ainda recorreu e deixou a meninada fora da escola por mais alguns meses. E, pelo andar da carruagem, ainda vai recorrer para deixar o abacaxi para a próxima administração. As crianças esperam que o novo prefeito seja mais comprometido com a educação e menos com o papo furado. Mas, vale lembrar, o prefeito João Kleinübing é um dos candidatos e pode estar no segundo turno das eleições. Assim, a gurizada, que ficou fora da escola, torce para que, em vencendo o atual prefeito, ele não as deixe fora da escola.


Uma vergonha


O Ministério Público recebeu denúncias de cidadãos de Blumenau, pais das crianças, e do Conselho Tutelar da cidade de que a municipalidade havia negado atendimento a crianças em estabelecimentos de educação infantil. Mesmo após a insistência dos pais e do Conselho Tutelar. Assim, descumprindo uma nora legal, a Prefeitura deixou 27 crianças na rua, e alguns pais, talvez desempregados por não ter aonde deixar as crianças. Após os descumprimento por parte do Município da recomendação formulado pelo Ministério Público de Santa Catarina para que fossem efetivadas as matrículas dos alunos, o Ministério Público ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que fossem disponibilizadas as 27 vagas solicitadas pelos pais das crianças. A desculpa esfarrapada, pelo visto, foi a de sempre. Não tinha mais recursos: bem, a população de Blumenau, com certeza, iria preferir ver as 27 crianças na escola do que ver três cargos comissionados da prefeitura recebendo sem trabalhar. Aliás, este é outro pro- cesso que envergonha os moradores de Blumenau. Ver que ainda existem gente que dá emprego pra quem não trabalha.


Não provou


Na decisão em 1º grau, o juiz concedeu o pedido em caráter liminar e determinou que as vagas fossem providenciadas em estabelecimentos de ensino da rede pública próximos às residências das crianças. Inconformada, a Prefeitura teve a cara-de-pau de apelar ao Tribunal sob o argumento de que, embora destine 25% de suas receitas à educação, não consegue suprir a demanda de vagas, e deixou as crianças sem escola.

“É indubitável o dever da municipalidade de priorizar a educação infantil e manter programas de educação pré-escolar, garantindo atendimento em creches e pré-escolas a crianças de zero a cinco anos”, destacou o relator. Ademais, apesar de ter alegado dificuldades para suprir a demanda de vagas, o município não apresentou elementos que comprovassem o argumento. Ou seja, o prefeito disse que não tinha grana para pagar as vagas para a gurizada, mas não apresentou as provas da falta de receita ou de motivos que impedissem o município de dar escola para estas crianças. Uma vergonha. Por unanimidade, os demais desembargadores que compõem a Câmara acompanharam o relator. (Apelação Cível nº 2007.064174-2). Matéria feita com apoio da assessoria de imprensa do TJ.

Antonio Neves disse...

Concordo com o comentario do Alisson....

Antes de começar a campanha, eu pensava em JPK.. mas com as propostas do Ivan, resolvi trocar de candidato...

estas pesquisas estao muito fora da realidade, eu trabalho na rua como corretor de imoveis, e vejo que esta muito dividido...
o JP está na frente, mas nao passa dos 40... o décio deve estar com uns 25 e o Ivan Naatz beirando os 20%....

muita coisa ainda vai acontecer...depende do debate de amanha

Att.
Luiz Carlos Lima