segunda-feira, outubro 06, 2008

PESSOAIS BLOGUEIRAS

SAUDADES
Confesso que já estou com saudades do tiroteio que se transformou a seção de comentários do blog durante a campanha eleitoral. Nunca pensei e muito menos planejei que isso pudesse acontecer, se deu ao natural. Muita gente aproveitou o espaço para discutir política; outros para extravasar seus sentimentos. E alguns para avacalhar mesmo. Respeitei todos, mesmo no momento em que as caneladas foram injustas. Não censurei ninguém, somente aqueles que usaram palavrões.

CURRÍCULO
Tenho vinte anos de jornalismo e sou um apaixonado pela profissão. Quis o destino que ela me direcionasse para televisão, onde trabalho desde 1992. Mas sentia vontade de escrever, como fiz recentemente através da Folha de Blumenau, que por razões profissionais não pude prosseguir. Foi no blog que percebi a possibilidade de exercitar a escrita e análise política, também uma paixão. Foi o que tentei fazer aqui ao longo deste tempo.

CENTRADO
Quem acompanhou com olhos de leitores e não de pessoas com a visão contaminada pela paixão da política partidária eleitoral, percebeu que tentei ser sempre equilibrado. Justo. Jornalista apenas. Se não fiz mais é por que me faltou fôlego. Nem sempre pude falar tudo que sabia e pensava. Afinal, se o blog é um espaço sem censuras, tem um lugar que paga o meu salário e por causa dele devo estar sujeito a algumas normas e responsabilidades. Como a maior parte dos trabalhadores. Mas nunca fui leviano nem irresponsável, muito menos mentiroso. Por paixão ao jornalismo.

PS
O que não quer dizer que não tenha errado, falado algumas bobagens. Sempre por paixão ao jornalismo.

CORRERIA
Assim que o número de acessos começou a aumentar, a minha responsabilidade crescia em dobro. E nem sempre conseguia responder a demanda que eu percebia na instantaneidade dos acessos. Trabalho nove, dez horas diárias, como quase todos. Tenho esposa, filhos, gato, etc. Mas eu dava um jeito de estar aqui. Virei meio que escravo.

VACILO E INCENTIVO
Aliás, em um determinado momento o nível de alguns comentários foi tão baixo que cheguei a pensar em desistir, mas algumas pessoas me tiraram esta bobagem da cabeça. Minha esposa Priscila, minha colega Roberta Koki (que me ajuda com as correções de português do blog) e Ivan Castro. Leitores como Eduardo Deschamps, reitor da Furb, o presidente da Acib, Ricardo Stodieck e o ex-candidato a vereador Jefferson Forest e a esposa Daniela, filha de Décio e Ana Paula. Foram eles que me fizeram superar a disputa rasteira que uma campanha eleitoral se toma em determinados momentos. Isso aconteceu aqui também.

EGO
Fui xingado de ser filhote de JPK, funcionário do Décio e de fazer parte daqueles que querem se manter no poder, ou seja, de boicotar a campanha de Ivan Naatz. Tem algumas postagens que dizem isso. Fui xingado por petistas, democratas e até o pessoal do Ivan. E mesmo assim os acessos não paravam. Tem melhor elogio para jornalista? Obrigado.

CURRÍCULO
Já trabalhei em duas campanhas majoritárias, com PSDB-PMDB e com o PT. Colaborei com amigos que tentaram uma vaga ao legislativo, dois pelo PT e um pelo PSB. Não sou filiado a nenhum partido, apesar de já ter militado no PT, ainda na era pré Lula Presidente. Trabalhei em cinco emissoras de TV e um jornal, além de algumas assessorias. Sou um jornalista. Não imparcial, nem neutro. Mas nunca tendencioso. Foi isso que busquei ser aqui.

CHORO
Essa loucura de acessos e comentários já começou a despencar, normal. Ela foi alavancada pela adrenalina da campanha que subia dia após dia. Já tenho saudades. Estou preparando mudanças no blog, mas preciso de reforço. Quero organizar este espaço com mais notícias, falando também de outras questões, colocar mais fotos e vídeos, promover uma maior interatividade. Mas para isto preciso estofo e é disso que vou atrás a partir de agora.

GRAN FINALE
Continuem comigo. Obrigado.

28 comentários:

Anônimo disse...

Pois bem...
A eleição acabou, mas o Youtube mantém um acervo interessante e sombrio ao mesmo tempo.

Se é verídico, eu não sei, mas está lá pra quem quiser ouvir:

http://br.youtube.com/watch?v=LK8IyfEwI5g

Zoltan Bergmann disse...

Reitero os meus cumprimentos pelo Blog e pelas notícias. Canelada eu não deu, mas bola na trave eu chutei. Parabéns. Zoltan Bergmann

Giovanni Ramos disse...

Alexandre, o número de xingamentos de petista e demista é um elogio mesmo. É só ver o blog do Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Se quiseres um auxílio para o visual do blog, em avisa, ahuahuauhauha!

Anônimo disse...

O PT aumentou a fatia de prefeituras de 399 em 2004 para 547em 2008. Esse número pode crescer ainda mais pois é o partido que mais disputa eleições de segundo turno em 15 cidades.
Alguém havia desconfiado esses dias da popularidade do presidente, eis aí a resposta. Não podemos negar que não seja significativo o aumento de 37%, embora que o PMDB seja ainda o campeão, ampliou de 1054 para 1201 prefeituras.
Já no DEM o saldo foi negativo, 794 em 2004 contra 497 em 2008.
Mesma coisa para o PSDB de 861 em 2004 para 785 em 2008.
Não me surpreenderei se nossa prefeitura terá que abrir novas vagas (comissionadas) para colegas de outras cidades.

Anônimo disse...

Caro Alexandre,

Parabéns pela cobertura, como diria aquele manezinho que visitava a campanha de rádio do JPK: "desses um banho".
Sua avaliação sobre o resultao é corretíssima. Agora é hora de analisar os desdobramentos para todos os lados.
Espero que este espaço continue movimentado e movimentano bons debates.

Roberto e Gio.

Rafa disse...

Caro Alexandre,

Seu blog foi uma grande fonte de informações sobre a campanha. Fui um dos primeiros a acessá-lo, logo no começo, por indicação de um colunista na folha de blumenau e desde então tenho feito propaganda, indicando para amigos e conhecidos como fonte fidedigna dos bastidores da política blumenauense.
As críticas (mesmo as mordazes) são sempre sinal de reconhecimento, pois que ninguém critica algo que não se dá importância.

Continue com o blog acompanhando, jornalisticamente, o dia-a-dia de Blumenau e região.
Conte com meu apoio.

Saudações,

Luiz Rafael

Zoltan Bergmann disse...

O "rafa"é o genro da minha mulher; ele que me indicou este blog.

Anônimo disse...

Bye...bye... até 2010... com novo cenário eleitoral...

Anônimo disse...

Alguém sabe do Célio Dias? dizem que foi um os mais votados, mas por enquanto tá com 0 votos.
Vai garantir a candidatura? e a diplomação?
Espero que sim. Zé Marçal ninguém merece.

Anônimo disse...

É... vamos ter que sustentar Jorge Bornhausen, ACM neto, e por aí vai...

Vote no Brasil disse...

Nada mais fiz e farei do que dar força ao amigo e parceiro! Tens de parar de citar meu nome no teu BLOG, da última vez, quando falastes no TVDAKI, me confundiram com o Ivan Natz e quase apanhei na rua. Valeu. Conta comigo, sempre! Ivan Castro.

Anônimo disse...

vc foi dez !!!

Anônimo disse...

Após ler este relato, lhe ofereço meus parabéns pelo sucesso!

Neste seu objetivo de ampliar o leque de notícias-comentários, lhe sugiro dar uma olhada no blog do jornalista Luiz Carlos Azenha chamado Vi-o-mundo (imagino que talvez já conheça...)

continuarei a ler o blog, afinal esta é sem dúvida a grande novidade além de uma ferramenta de potencial incrível para difusão de notícias e idéias..

Anônimo disse...

Alexandre,

teu blog foi muito bom nas eleições e espero que continue assim, parabéns.

Anônimo disse...

Alexandre seu PETISTA DEMOCRATA MAIS VERDE dessa cidade.

Brincadeira!!! Blumenau agradece sua cobertura nessas eleições.
Parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns Alexandre...
Seu blog está muito bom e seu trabalho na cobertura das eleições municipais foi ótimo...
Continue assim...

Anônimo disse...

Aí, Alexandre, teu blog é supimpa!
Teu Grêmio vai ser campeão e tua moral já é e sempre foi campeã! Parabéns do seu amigo Serginho.

Anônimo disse...

Alexandre,

Parabéns pelo blog, foi um grande meio de discussão da democrácia local.

Unknown disse...

Olha alexandre ontem mesmo estava conversando como Ivan Naatz e dizia pra ele que a unica maneira de acompanhar os bastidores da politica em blumenau era atraves do teu Blog, uma vez que mora aqui em Gaspar e estava particpando do processo daqui, não faltou elogios nem da parte dele e nem da minha sobre o seu trabalho, Parabens e eu tambem ja estou com saudades do clima de campanha...

Anônimo disse...

daee alexandre, teu blog foi um espaço de análise da campanha política em blumenau. vc fez uma leitura perfeita de tudo que se desenrolou durante este período eleitoral. e alcançou isso por ser um excelente profissional e por conhecer por dentro a engrenagem de uma disputa na majoritária. este olhar clínico, aliado a boas fontes, te permitiu alcançar os acertos nas tuas análises. só tenho tenho a te parabenizar pelo teu trabalho. um grande abraço.

Anônimo disse...

Parabens Alexandre!

Fizeste a melhor cobertura da Campanha de 2008!

Parabens!

Anônimo disse...

se precisar de ajuda na composição, tô aqui. além de blogueira há 7 anos sou irmã da mocinha que trabalha aí contigo. responsável por enfiá-la no mundo da tv também.

não faço programação, mas entendo bem da ferramenta.

Anônimo disse...

Alexandre...

Parabéns pelo Blog. Bem escrito, objetivo e "politicamente correto". Já era fã, agora de carteirinha. Grande beijo!! Ivete Geraldo

Daniela Mts disse...

Além de 'simplesmente' informar (se é que isso pode ser simples), você ajudou aprimorar a minha visão critíca sobre as eleições. Obrigada! :) Acredito que esta é a uma das funções primordiais do jornalismo.

Continuo acompanhando tuas postagens...

Parabéns!

Anônimo disse...

Alô rapeize! Depois que acabou a sacanagem da eleição tem mais aqui:
http://www.blogdobonitao.blogspot.com/ valeu!

Redação iBZ disse...

Críticas devolvidas além da altura merecida. Enquanto puder, não pare em produzir neste espaço.

Abraços,
iBZ

Anônimo disse...

Parabéns!!!!
Ficou muito mais interessante as eleições com este blog.
So um negocio, aquilo de ter um gato...pra gaúcho ..sei lá...

Anônimo disse...

Parabéns!!

Acompanhei todos os bastidores da eleição de Blumenau pelo teu blog quando estive na campanha em Balneário Camboriú.

Até me pergunto: para que mexer em time que está ganhando??

Abraços,

Thiago Duwe.