segunda-feira, dezembro 08, 2008

POLÍTICA

NOVO ORGANOGRAMA
A Câmara Municipal deve aprovar ainda essa semana a nova estrutura da Prefeitura de Blumenau para a segunda gestão de JPK. Segundo li na reportagem do Santa de sexta passada, duas novas secretarias serão criadas, a já anunciada de Governo e Articulação Política e a novidade, a Serviços Urbanos e Fiscalização. Uma será extinta, a de Ação Comunitária. Os distritos do Garcia e Itoupava perdem o status de secretaria e cria-se uma nova diretoria, de Geologia, ligada à pasta do Planejamento.


COMUNITÁRIAS
Nessa segunda-feira os vereadores aprovaram, em primeira votação, a proposta orçamentária do Executivo, com nove emendas. Chama a atenção que seis vereadores apresentaram sugestões, sendo que cinco deles – Zenilda Zabel (DEM), José Gaspar Clerici (PMDB), Ângelo Roncáglio (PPS), Jovino Cardoso Neto (DEM) e Braz Roncáglio (PTB) – reivindicaram pequenas quantias destinadas a entidades, CEIs, clubes e associações da cidade, em sua grande maioria bastante comunitárias. O montante foi de R$ 120 mil entre os cinco parlamentares listados.

PARCERIA INUSITADA
As quatro emendas apresentadas pelo oposicionista Vanderlei de Oliveira (PT) somam R$ 116 milhões, isso mesmo, milhões. Foram aprovadas em primeira votação. Era o que JPK queria e já havia sinalizado. Reforço para políticas fundiárias e fiscalização.

FOGO REALMENTE AMIGO
As emendas são para a Secretaria de Regularização Fundiária e Fundo de Assistência Social, estruturas públicas que passarão a ser prioritárias na Blumenau pós-catástrofe. Ou seja, graças a um canetaço do vereador Vanderlei e da bancada petista, o prefeito João Paulo prevê um reforço de caixa importante para a tarefa.

BALÃO
De longe, dá para dizer que houve um “conchavo” de partidos (no mais absoluto bom sentido!) na tarefa de aprovar rapidamente o que o Executivo apresentava, inclusive esse incremento para o setor fundiário, estratégico para pensar Blumenau daqui para frente. Não é informação, é chute esse último tópico.

5 comentários:

JEFFERSON FOREST disse...

O vereador Vanderlei e a bancada do PT, tiveram nesses últimos 4 anos papel de fundamental importância para a cidade, fizeram uma boa oposição, fiscalizaram e legislaram com os princípios que norteiam a construção de uma cidade mais justa. Parabéns aos vereadores do PT, vocês cumpriram o compromisso que o partido tem com o povo.

Anônimo disse...

Parabéns ao vereador Vanderlei, que está capitaneando os trabalhos da Câmara em relação à catástrofe.

Anônimo disse...

concordo com o Jefferson o vereador Vanderlei sempre contribuiu muito na camara de vereadores e sempre cumpriram com o compromisso do partido fazer pelo povo parabéns vereador Vanderlei e todos os vereadores do PT

Anônimo disse...

O VEREADOR VANDERLEI É UMA PESSOA MUITO INTELIGENTE, PENA QUE ESTA EM UM pARtIDO ERRADO.

Anônimo disse...

É Vanderlei, vai ser difícil ano que vem, a turma da lazinha vai votar até a cor dos palitos de picolé vendidos na cidade, e ninguem vai poder fazer nada, o povo os deu a maioria. Democracia é assim mesmo.