terça-feira, dezembro 30, 2008

SOLIDARIEDADE

DO LEITOR
O leitor Zoltam Bergmann já havia me questionado por e mail e agora postou na seção de comentários uma posição minha sobre as casas prometidas pelo Instituto Ressoar, o braço social da Rede Record. Demorei em responder por duas situações: uma pelo meu recesso natalino e outra por não ter uma resposta adequada.

INFORMAÇÕES OFICIAIS
Quase R$ 10 milhões foram arrecadados até agora (está no site: www.ressoar.org.br), mas infelizmente a velocidade das realizações não acompanha o ritmo das doações. Em Itajaí estão as únicas casas construídas, de um total de 600 em Santa Catarina. Ainda segundo o site, outras 16 casas começam a ser construídas nas cidades de Tijucas e Camboriú e uma licitação está sendo feita em parceria com a Cohab para a construção de 300 outras residências..

OUTROS FATORES
Mas a engenharia para construir essas casas transcende a questão meramente estrutural e frustra pelo freio de mão puxado. Ela depende de vários aspectos e aponto dois principais. A aquisição de terrenos (responsabilidade do Estado e dos municípios) e a afinidade com os projetos das Prefeituras. Blumenau, por exemplo, trabalha a questão habitacional com muita cautela, pois sabe que é preciso mais que erguer paredes, apesar de todo o simbolismo que elas representam. É preciso um conjunto de ações para não criar bolsões de pobreza.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza Blumenau vai fazwr Maracutaia nos preços dos terrenos, para que se leve algum para a Gestapo.