sexta-feira, janeiro 23, 2009

POLÍTICA

RECESSO PRAIANO
Entro em férias a partir deste dia 24 e pretendo gozá-la no sentido literal da palavra. Portanto estarei desplugado até pelo menos o dia três de fevereiro, com a possibilidade de estender até o dia nove, dependendo do fôlego financeiro.

DE FORA
Entre as tantas as coisas que perderei neste período é a composição do novo secretariado de JPK, prometido por ele para dia 31 de janeiro, por coincidência data do meu aniversário. Por isso especulo os nomes, com base em algumas conversas, análises e o famoso chutômetro.

PMDB
O presidente do PMDB manifesta sempre sua preferência por candidatos a vereador para ocuparem os espaços destinados ao partido pelo prefeito. Cesar Botelho diz que é preciso valorizar quem tem voto se a legenda quiser crescer. Mas sabe do bom desempenho dos companheiros que ocupam cargos no primeiro escalão hoje: Ivo Hadlich (FCB), Rudolf Clebsch (Seterb) e Neusa Pasta Felizetti (Regularização Fundiária). Os dois últimos foram extremamente leais a JPK durante as eleições e no momento da tragédia da chuva e vai pesar na decisão do prefeito. Será difícil mexer neles, apesar de Botelho querer valorizar os suplentes Marlene Schlindwein e Álvaro Pinheiro.

TUCANOS
Já o PSDB tem como certa a manutenção de Norberto Mette no Turismo e deve substituir Élson Campos por Sérgio Galdino na FMD. A presença do médico Maurici Nascimento na Educação está condicionada ao interesse dele. Parte do partido tentou forçar a barra para emplacar Sylvio Zimmermann Neto na Fundação Cultural, o que gerou constrangimentos com o parceiro PMDB. Mas ele tem chance de emplacar em outro lugar ou mesmo na FCB. Os tucanos sonham ainda com uma autarquia.

PP
O PP tem o anunciado secretário de Governo e Articulação Política Édson Bunsfeld e fará de tudo para encaixar Célio Dias em uma vaga. A permanência de Jorge Muller na Faema e Klitzke na secretaria de Obras depende da vontade deles. A continuidade de Luiz Ayr a frente do Samae é uma incógnita e depende do estado de saúde dele.

DEM
Já o Democratas se divide entre os filiados tradicionais e os que são a cota do prefeito. Desses estão certos, salvo surpresas, Fernando Lenzi (Administração), Walfredo Balistieri (Planejamento), Marcel Hugo (Orçamento e Gestão) e Cássio Quadros (Gabinete). Mário Hildebrandt, também ligado a João Paulo, está confirmado na Semascri. Horácio Rebello, que representa o grupo mais antigo, deve permanecer também e há uma grande expectativa se Nélson Santiago vai manter o "não" ao companheiro JPK. Caso mude de idéia escolhe a vaga, mas é cotado para a Comunicação.

DÚVIDAS GRANDES
A Secretaria de Saúde, calcanhar de Aquiles da primeira administração, tem tudo para contar com um dos dois diretores atuais, Marcelo Lanzarin ou Marcelo Schaeffer. Pesa contra eles o fato da não filiação partidária. Outra dúvida grande está na permanência de José Eduardo Bahls de Almeida na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os tucanos sonham com a pasta.

TÉCNICOS
Dois que têm tudo para subir ao primeiro escalão são Éder Marchi e Evandro Schuller. Ou na própria Secretaria de Obras, onde são diretores, ou na nova secretaria de Serviços Urbanos. Merecem.

16 comentários:

Anônimo disse...

ATRASO

O vereador Deusdith Souza (PP) vai ficar com o distrito Garcia, já está acertado.

Esse segundo governo do JPK está cheio de .....erros.

Anônimo disse...

DISTRITO DO GARCIA? ELE JÁ ERA. HEIL. TE INFORMA MELHOR SEU PETRALHA.

Anônimo disse...

Sabe o que eu imagino...este Município Governado pelo Garoto Play Mobiol, é um balaio de Gato, onde os ratos estão administrando da maneira normal. " É dando que se recebe" - " Primeiro precisamos saber dividir para somar" Cambada de receptadores de confiança e votos. Políticos, como um todo, são um bando de L...Õ.s.
Sempre foi e sempre será...em todos os lugares do Brasil!!! Heil!!!

Anônimo disse...

bom trabalho do IVO HADLICH??? EU NÃO LI ISSO! VOLTA MARION!!!!!!

BALISTIERI vai continuar no planejamento? Para planejar supérfluos e ignorar projetos de extrema importância para a cidade?

Anônimo disse...

Coitado do Elson, nunca a FMD esteve tão bem, ganhou premio como melhor instituição esportiva do Estado,agora dão uma rasteira nele só porque o Galdino foi candidato a vereador, eta Tucanada,bando de traíra......

Anônimo disse...

CONCORDO COM O ANONIMO ANTERIOR, O ELSON LEVOU O NOME DE BLUMENAU A NIVEL NACIONAL E ESTA TRAZENDO MAIS UM MUNDIAL PARA CÁ, ( ELSON,SEJA CANDIDATO É O QUE INTERESSA PARA O PSDB,CURRICULO E TRABALHO NÃO), É BRINCADEIRA.

Anônimo disse...

Nada contra alguém tirar férias, mas jornalista político de férias nesta época é fazer pouco caso dos seus leitores. Terei que saber dos bastidores e das mudanças da Prfeitura pelo blog do neurônio.

Anônimo disse...

Ausasafsahah. fmd bem? premio? eu votei umas 30 vez porque eles mandaram ordem na internete e pros tecnico. nosso nome nacional? so se ele fez isso na viagem ou quando deu emprego pros parente. lembrei foi por causa da rua que deu pra magnolia. nos queremos que mude. viva a mudanca! galdino ja. pe pra sair

Anônimo disse...

Capitão "nacimento" , aquele que foi fantasma na FMD.....

Anônimo disse...

Que moral voce tem capitão PeTralha nacimento, eu pensei que nacimento se escrevia com "s", mamou na teta um monte agora fica cheio de moral, vai trabalhar vagabundo.

Anônimo disse...

Boas Ferias Alexandre!

Anônimo disse...

Célio Dias (que teve sua eleição cassada), Oechsller (com problemas na administração) Brunsfeld Jr. cobrando a mais nos aluguéis de galpões da prefa. PQP que governinho bom esse do João Pinókio. Vergonheira pura. Tudo um bando de corrupto. Ah! esqueci do Deusdith que é um santo. Só falta chamar o Bornhausen para para uma tetinha aqui em Blu.

Anônimo disse...

Tais com dinheirinho, né amigo? Segunda feira, dia 03 e nada de trabalho...assim é fácil.

Anônimo disse...

A câmara de BLumenau realmente é uma misturança, armada pra ser maioria absoluta, pensam que estão com tudo, e na verdade, são um monte de chinelos, comandados pelo Borhausem, se ele apitar de lá, calem em Blumenau. Pena que BLumenau seja novamente um curral eleitoral desta gente, pena mesmo, pois não sabem eles, que as verbas destinadas a região, passam pela mão da IDELI que eles tanto vaiam, é preciso lembrar que o federal é do PT(Outra bosta), ficar arrotando por aqui que tem maioria, rebaixando os candidatos em minoria da esquerda, é tudo demostração de autoritarismo falso, enquanto vivemos aprimorando a democracia, por aqui, eles querem ditar as regras, depois querem que o governo federal libere algo? Pessam para a Ideli amigos, se quiserem, pois os outros senadores nada fazem por nós. Vão com o pires na mão pra brasilia, enquanto maltratarem os candidatos do PT por aqui. Demostração de burrice total na câmara de BLumenau, quando acabar as verbas o JPK vai ficar sozinho, pois o interesse é somente financeiro. Aí quero ver administrar, novamente a cidade vai ficar a ver navios, olha que faz tempo que remamos para traz. Até quando não saberemos fazer a política correta? Influenciados por lideranças compradas, certa parte da imprensa acomodada e assim vai. Blumenau, reaja!!!!! O que adianta um tocador de bandoneon como vice e um presidente de câmara que vive dançando nos bailes de caça e tiro? Pensem bem!!!!

Anônimo disse...

Meu... fico de cara com a profundidade de alguns (imensa maioria dos) comentários. De política, nada entendem. Só de fofoquinha de corredores e picuinhas partidárias ou pessoais. Vamos crescer, gente. O blog é bom, merece comentários de outro nível.

Anônimo disse...

Conheço um deles que se não arrumar uma vaguinha, cai morto de vergonha porque ele quer ser um nome importante no meio da play-boizada em que anda.
É por isso que esse país não vai pra frente.

Deem um salário de R$600,00 a cada cargo desse pra ver essa disputa continua acirrada.

Não sou petralha, tanto que votei em JPK, mas detesto saber de oportunistas e maleiros de plantão levando dinheiro público em meio a um momento que falta dinheiro na prefeitura para consertar os estragos causados pela desgraça de novembro passado.