sábado, agosto 30, 2008

ELEITORAIS TELEVISIVAS

VICES NA TELA
Esses dias eu falei da ausência dos candidatos a vice nos programas eleitorais, eis que Ângelo Roncáglio e Amauri Cadore deram o ar da graça na exibição dessa sexta-feira. O médico Cadore participou do programa de temático de Décio Lima sobre saúde. Já Roncáglio buscou em sua atuação política o reconhecimento do eleitor.

NA FERIDA
A saúde foi o tema central do programa de Décio, com reportagens, entrevista, depoimentos e a fala do vice. Terminou com um comercial de jovens falando que vão votar no candidato. Bom. Focado no público jovem. A campanha de JPK já explorava um jovem em seus espaços. Seria uma reação?

O REALIZADOR
O programa de João Paulo Kleinübing mostrou mais uma vez o candidato no local das principais realizações do prefeito. Falando sobre o que fez, JPK sai-se muito bem no vídeo. A reportagem principal, comandada por Viviane Wagenknecht, foi sobre um o programa criado pela atual gestão, o Entra 21. Seria uma resposta à proposta de Internet para todos, da campanha petista?

DO JOGO
No programa de sexta-feira à noite os marqueteiros de João Paulo voltaram a repetir a paródia da Grande Família, mas desta vez na política, sem apelar. Criticaram a proposta de Décio, que promete resolver alguns problemas emergenciais da saúde em 100 dias. Na humilde visão deste blogueiro, abusando para o universo futebolístico, foi na bola. Ao contrário do “carrinho por trás” do quadro passado.

LIMITE
Pode-se gostar ou não de um determinado quadro ou inserção exibidos nos horários eleitorais ou na programação. Depende de avaliações técnicas, políticas e estratégicas. Todas relativas. Mas a principal, do ponto de vista deste blogueiro, é a ética. Nem o boxe (que não gosto e não entendo como tem gente que gosta de ver duas pessoas quase se matando) permite golpes abaixo da cintura. Isto vale também para campanhas eleitorais.

TERRORISMO ELEITORAL
Ninguém é criança aqui. Todos programas eleitorais exageram, distorcem e/ou omitem fatos ou literalmente mentem, na maior cara-de-pau. Prometem muito e dizem que fazem o que não fizeram. Infelizmente é da tradição da política, triste tradição. Mas, penso eu, usar de boataria e mentira contra adversários, é o que de pior pode acontecer em uma campanha eleitoral. Mais letal e desprovido de nenhum senso de ética.

PESSOAL
É minha opinião.

8 comentários:

Anônimo disse...

Hartmut Kraft foi melhor na rádio menina do que na tv...

Anônimo disse...

Parabéns Alexandre,

Seu blog tem sido uma referência sobre nossa política local e principalmente sobre a campanha que estamos vendo todos os dias.

Nós eleitores esperamos uma campanha limpa, propositiva e sem "agressões" deste ou daquele candidato.

Vai vencer o que tiver melhores propostas e não o que estiver agredindo mais.

Anônimo disse...

Por esta leitura, se vê que JPK , que só está batendo e ainda não apresentou qualquer proposta, está beirando a derrota

Anônimo disse...

o Kleinubing não tem plano de governo...?entrei no site! Que decepção!!!

Anônimo disse...

Faz mais de dois (02) anos que eu digo e repito que o pessoal do JPK, se encastelou, tem uma perfíl elitista e acredita que Blumenau continua sendo a terra dos alemãzinhos. Não é mais!!! Feliz ou infelizmente. Blumenau é agora de todos, e se o Décio aproveitou que é op POVO DO NOVO, parabéns pra ele. Volto a informar que não voto em Blumenau, mas votaria no Décio.

Anônimo disse...

JPK atualizou o site... agora tem plano de governo... está correndo atrás da gente!

http://kleinubing25.com.br/propostas.php

Anônimo disse...

Até agora não vi novas propostas o candidato JPK, está batendo na parede dizendo que fez fez mas não diz o que quer fazer caso eleito. e Bnu não é um mar de rosa ainda tem muito muito mais a fazer.

Anônimo disse...

Hoje 1º/09 o programa do Décio foi bem superior, o do JPK não executou o que se propos no começo"declarar somente o amor".

E ainda foi gravado nos aredores da alameda neste domingo, com um aparato de super produção, passei por lá às 14H de domingo e pude conferir.