segunda-feira, setembro 29, 2008

DEBATE NA RIC RECORD

A CHEGADA
Entre 50 e 70 simpatizantes da candidatura de Décio Lima esperavam o candidato já por volta das 19 horas em frente a sede da emissora e receberam João Paulo Kleinübing, o primeiro a chegar, com vaias e chamando o de mentiroso. Mas não pareceu ter abalado a tranqüilidade nem o bom-humor do candidato da Coligação Faz Blumenau Mais Forte. Ivan Naatz também contou com torcida organizada, mas em número menor que a do petista.

O ESTÚDIO
Os minutos que antecederam o começo do debate, já no estúdio, são os mais tensos, com poucas conversas entre os candidatos e caras amarradas. Dentro só ficaram a equipe operacional e um assessor para cada coligação. Pelo lado de João Paulo estava Nélson Santiago e pelo o de Décio Lima, Paulo Costa. O popular Zico acompanhou Ivan e Elpídio Neves, presidente do PTC, veio junto com José Ouriques. Com Dari Diehl estava o presidente do Psol, Osni Wagner.

RESUMO
Quando começou o programa, aconteceu aquilo que já se viu anteriormente em outros debates. Os dois principais candidatos evitaram fazer perguntas entre si, apesar de terem pelo menos três oportunidades cada um para isto. Isso somente aconteceu uma vez por força do sorteio. O tema saúde predominou e, como não poderia deixar de ser, a administração de JPK foi a mais questionada. O que não quer dizer que Décio Lima não tenha sido questionado também. Tanto Ivan Naatz como José Ouriques bateram na tecla da importância da realização do segundo turno.

SERENIDADE
O candidato João Paulo estava de bem com a vida, apesar do visível cansaço (que era percebido também em Décio Lima). Procurou se manter sereno nos questionamentos mais duros e admitindo de forma mais contundente as dificuldades na saúde. Ao ser perguntado por Ivan sobre se achava que não havia filas nos ambulatórios, JPK reconheceu os problemas, sempre destacando outros avanços.

POSICIONANDO-SE
O candidato da Coligação Salve Blumenau estava muito bem, atirando para todos os lados. Sobre os problemas da saúde trouxe recortes de jornais para destacá-los. Provocou Décio Lima, dizendo que seria importante que o atual deputado federal permanecesse em Brasília para ajudá-lo a administrar Blumenau. Pediu ao eleitor para que levasse ele e não Décio para a disputa no segundo turno, que gerou comentários irônicos do petista com Dari Diehl.

VENDA CASADA
Décio Lima se destacou quando o José Ouriques levantou a bola para ele, o que aconteceu em pelo menos duas oportunidades. Como já havia ocorrido nos últimos debates, ficou claro que há um acordo entre as duas candidaturas. Não sei qual. Em uma das oportunidades Latinha chegou a falar que no tempo de Décio Lima sim a saúde era boa na cidade. E depois fez a escada para que o petista criticasse as pesquisas, principalmente a da Brasmarket.

NOVIDADE
O petista buscou um assunto pouco falado na cidade, que é a vinda de um Ifete para Blumenau, um instituto federal de ensino tecnológico. Falou que a cidade ainda não contava com um porque a Prefeitura não disponibilizou terreno, o que foi rebatido por João Paulo.

NA SEQUÊNCIA
Ainda tem mais um monte de coisas para comentar e postar. Mas como tenho que dar conta das coisas da televisão vou parar aqui. Á medida que for me lembrando vou postando.

34 comentários:

Anônimo disse...

Foi bom o debate, gostei muito do Ivan Naatz, com pouco tempo que tinha passou o recado. Conquistou meu voto quando disse que o Décio deve ficar em Brasília lutando por nos e que O JP esta colocando asfalto sem lembrar da rede de esgosto vem logo atras, jogando dinheiro fora. Parabens Alexandre e a RIC.

Anônimo disse...

NAO DECIDI MEU VOTO. VI O DEBATE E QUERO APENAS CORRIGIR UM PEQUENO EQUIVOCO, AO MEU VER, DO COLEGA ACIMA. QUEM CONHECE O NAATZ SABE QUE ELE TEM MUITO PRA DIZER (LEMBRA 2004) MAS ESTA ENTRE A CRUZ E A ESPADA. SE CRITICA É APEDREJADO, SE ELOGIA É VENDIDO. EU SEU QUAL É A DELE, ELE TENTA DESMORALIZAR O DÉCIO E SE CONSOLIDAR COMO UM FUTURO LÍDER DA ESQUERDA, NAO DUVIDO QUE ESTEJA CERTO. ELE SABE QUE A ELEIÇAO ESTA DECIDIDA EM FAVOR DE JP ENTAO NAO VAI QUEIMAR O FILME QUE ESPERA VER REVELADO NO FUTURO. POR FIM, ELE TÁ CERTO QUANDO DIZ QUE OS DOIS JÁ TIVERAM SUAS CHANCES. AINDA POSSO VOTAR NELE NO PRIMEIRO TURNO.

Anônimo disse...

Quando Perguntado sobre o Cfete JPK disse que está vendo um terreno para a Reitoria.

Não queremos somente a Reitoria Queremos sim a Escola Tecnica!!

Alias precisamos disso!
Precisamos da conclusão daquele elefante Branco do Hospital Universitario!
Precisamos do Viaduto da Via Expressa!! Hoje demanha já havia filas para cruzar a br 470 dá forma que está muitas mortes ocorrerão lá é só ir lá conferir!!

Anônimo disse...

infelizmente Alexandre, apesar de meu voto ser de João Paulo não foi como voce falou, ele não respondeu a pergunta sobre as filas na saude, nem mencionou isso, sinceramente não vi nada de diferente neste debate e sinceramente me deixou mais confusa depois de ontem

Anônimo disse...

na verdade de todos os candidatos o Joao Paulo é o uqe mais se esquiva na hora de responder as perguntas, ele fica dando inumeras voltas pra fugir do assunto.

Anônimo disse...

me envergonha isso num candidato que iria depositar meu voto. Justiça seja feita, ate mesmo o Latinha responde mais objetivamente as perguntas que o proprio Joao Paulo.

Anônimo disse...

ely de souza, claramente seu voto não é para jpk e vc está fazendo uma cena aqui :)

Gostei do Naatz falando que Décio deve ficar em Brasília, e ele cutucando o Décio "Já que vc diz que conhece tão bem o homem, pq é a Ideli Salvati que consegue as verbas pra Blumenau?"

Naatz pro segundo turno!

Anônimo disse...

com certeza não e mais mesmo, como falei anteriormente, hoje meu voto é do Ivan, achei que o João Paulo não respondeu nada do que foi perguntado.

Anônimo disse...

so pra voce saber Rodrigo, se sabe ler o verbo "iria" esta no passado!!!

Anônimo disse...

Na verdade verdadeira, lugar de ladrão não é em Brasília. Também é, mas o mais certo é na cadeia e fora de Blumenau. Deu pro Décio, fora daqui. Vote Ivan Naatz, 43!

Anônimo disse...

Vi o debate e cheguei a pensar que Latinha iria dar um beijinho no Décio.

Latinha deixou de ser candidato e deverá ser Secretário da Rede de Esgoto, se Décio vencer.

Dari, pode ter boas idéias, porém tem de amadurecer muito como candidato de cidade do porte de Blu.

Ivan foi tranquilo, sempre na dele.
Dei risadas quando disse que o deputado deve ficar no DF. Certo ele!

JPK reconhece os problemas e já aprendeu que o povo se enojou de mentiras e promessas ilusórias.

Décio sempre no estilo "paz e amor".
Pelo menos não mencionou o velho selo perdido... aquele da honestidade, da transparência.
Sobrou apenas o selinho da humildade.

Resumo da ópera:
A única saída do brasileiro continua sendo o aeroporto.

Anônimo disse...

O Décio suava tanto porque tava com medo que falasem da AGRENCO. Um amigo meu que trabalhja no fórum disse que eles entraram com um pedido para impedir os outros de falarem desse assunto. hehehe: voltou a censura!

Anônimo disse...

JPK deveria ter sido mais esperto e comentado sobre o trabalho que teve para tirar o caixa da prefeitura da UTI e dos milhões que sobraram com a redução dos comissionados ou dos salários destes.

Ainda falando em comissionados, essa classe deveria ser extinta.
O servidor efetivo quase vomita quando da noite para o dia aparece um aloprado jamais antes visto para chefiar o setor.

Coisas da política!

Rafael Roberto disse...

Na minha opinião o melhor foi o Naatz, e não por ser meu candidato.
Aquela "tirada" da carreata dos 400 comissionados, para justificar aonde vai economizar para tornar viável sua proposta para o passe livre foi muito boa.

JPK? Um boneco em cima do muro, como o zé do programa dele.
Não respondeu objetivamente se acredita nas filas nos AGs, não respondeu quanto realmente investiu em educação, e não foi convincente quando o Zanotto perguntou como foi possível criar as supostas 3.500 vagas em cheches sem construir uma se quer.
Robozinho...

Ouriques: Só para rir e servir de ponte para o Décio discursar.

Dari: Está melhorando, mas gagueja demais e também não explica como tornar viáveis suas propostas.

Décio: Metralhando o calcanhar de Aquiles do JPK o tempo todo. Saúde um caos, uma vergonha e blá, blá, blá. Achei boa a questão da escola técnica/tecnológica que Blumenau estaria perdendo para Gaspar. JPK se enrolou para rebater esta questão.
No mais, o Décio parece mais natural, mais "ele mesmo" no debate, embora me pareceu bastante desconfortável quando o Alexandre José o lembrou que nos oito anos do seu governo a saúde não foi assim "aquela coisa".

As melhores perguntas vieram dos jornalistas.
Achei pouco tempo, 30 segundos para as réplicas e tréplicas. Mas foi bonzinho o debate.


Obs: Cuidem com o que falam. Na comunidade de Blumenau no Orkut o Google excluiu um tópico sobre as eleições e tem pessoas que serão processadas por calúnia e difamação:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=9634&tid=5251115239102548327

Anônimo disse...

Queria ver o JPK e o Naatz no segundo turno. Ia ser interessante. Eu voto no Naatz, temos que mudar, sempre os mesmos. Se votar no decio ou jpk, é a mesma coisa, não vai mudar nada.

Anônimo disse...

Quanto ao debate, praticamente não crescentou praticamente nada de esclarecimentos ao eleitor de Blumenau. Quanto aos candidatos:
JPK não responde as perguntas que lhe são feitas e sai pela tangente sem dizer nada e assim não assume compromissos para um eventual segundo mandato.
Décio não ataca pois pode haver contra-ataque e dai ficar feio proseu lado, parece andar pisando em ovos.
Ivan tenta pusar de esquerda mas se contradiz frontalmente ao defender creche social privada, cheque saúde, vender isso e aquilo. Percebo que ele não sabe o que é esquerda e direita, parecia mais autentico em 2004 quando batia em tudo e todos, dai realmente era o legitimo Ivan Naazt, agora parece muito artificial. Não sei se contratou um Duda Mendonça para lhe orientar, mas, não está natural, dá pra ver que ele não se sente a vontade, ou quem sabe pode ser a influencia do seu vice que conheço e sei que é bem de impor algumas coisas - tem um temperamento forte ele.
Dari cresceu muito desde 2004 em todos os sentidos, tanto na maneira de se expressar e sem mudar sua ideologia de esquerda,isso ele deixa bem claro- que é de esquerda e não arreda pé, acredito que ele ou seu partido irá ocupar o espaço, o vácuo deixado pela esquerda em Blumenau. Parece muito sincero quando fala, de uma maneira bem povo como ele realmente é pelo que vejo -acho que nas proximas eleição se continuar a amadurecer neste ritmo vai longe, acredito no seu potencial na politica, se bem orientado.
O Latinha com seu jeito todo transloucado as vezes dá um chute na canela do JPK, mas se enrola todo quando fala de numeros, sem deixar de comentar a questão que parece cabo eleitoral do Décio, só falta falar VOTE 13 e não o vote 36 que vive repetindo a exaustão nos debates. Quando falou da pesquisa e que estava na frente, essa foi pesada, é um louco de carteirinha, exagerou ao extremo.
No geral, acho que o debate não vai interferir muito na decisão de voto do eleitor, serviu mais para se ter uma ideia para conhecer mais os candidatos.

Anônimo disse...

Os debates acabem ficando "burocráticos", na retranca (parece o time do Dunga jogando)mas sempre dão oportunidade para se observar os candidatos. Quando se presta atenção ao detalhes se percebe que os candidatos se revelam. Por exemplo, a metralhadora giratória do Naatz, mostra o livre atirador; as fanfarronices inconseqüentes do Latinha, mostra oportunismo;o sectarismo do Dari, mostra que ele evoluiu pouco; a tensão na voz do Décio, mostra a preocupação com a campanha do adversário e as falácias e mentiras do JPK, mostra a preocupação em levar já no primeiro turno. Nessa linha, o atual prefeito mentiu quando falou ao responder sobre a creche do Horto (que levaria o nome do seu pai) e disse que aproveitou salas ociosas de uma escola para atender as vagas de creche (?). Todos sabem que com o aumento de 1 ano no ensino fundamental, faltaram salas de aula em Blumenau. Uma pena que a ex-secretária Dinorah não tenha vindo a público revelar a verdade sobre o assunto. Na questão dos médicos também o JPK enrolou, e não disse que para atender (e não conseguiu)a demanda reprimida, eles reduziram as consultas para pouco mais de 6 min. (Perguntem ao Sindicato dos Médicos a real situação da saúde pública em Blumenau). O JPK mente muito. Tem que haver segundo turno, para que a verdade aflore. Então fica aí o apelo aqueles que estão em dúvida, não votem no JPK, votem em qualquer um dos demais.
Podem anotar aí: passadas as eleições, a não ser as obras com recursos federais, as demais vão parar (inclusive o arremedo de reurbanização da Rua Amazonas)

Anônimo disse...

Vou de Ivan Naatz..
foi o que menos inrolou, falou bonito e conquistou meu voto!
O João Paulo é papudo demais, quero ver nas eleições pra governador, onde o nosso atual governador vai defender seu candidato e falar "fui em quem fiz a vila germanica, a via expressa, o hospital santo antonio e não o JPK..

Vamos ver galera...
dia 5 ta ai..
43 na cabeça.. rsrsrsrs

Anônimo disse...

Eu assisti ao debate, e não gostei nem um pouco.Os jornalista para fazerem as perguntas tinham que ser feitas igualmente para tds os canditados,e não ficarem protegendo ao JPK.

Anônimo disse...

Cara aquele Alexandre Jose da licença neh? É logico que tava do lado do JPK..
O JPK criou mais de 3 mil vagas em creche sem ter construido nenhuma, gostei dessa, inrolou,inrolou e não respondeu nenhuma resposta concreta quando foi questionado!

E o seu Zé Ouriques? Deu pra rir com ele quando comentou que as filas dos postos de saude parecia a fila do inferno..rsrsrs
Sem falar quando mencionou em trazer o vasco,flamengo para jogar aqui na cidade, quando fosse construido um novo estadio..
Foi pra kbaa..rsrsrs

E o dari, que defende passe livre para desempregados, não aquerem mais nada mesmo!

O Decio o mesmo jeito de sempre, é humilde e td mais não voto nele..

Voto no Ivan..
mando bem no debate..

43!!!!!

Jefferson.L disse...

continuo no 43 tb. ..

Jefferson.L disse...

dizem as mas linguas, que parece que o Décio não quer ganhar, porque se nào teria muita merda indo pro ventilador ... pra mim essa eleição tá muito paradinha, ...

Anônimo disse...

Nas ruas o que se Percebe é uma insatisfação geral Sobre JPK e uma sensação que Naatz ainda é Muito inseguro, nos bastidores se fala que Naatz vai Apoiar no segundo turno se houver é que ele vai querer o Juridico da Prefeitura logo ele que tanto fala de Comissionado quer abocanhar uma "boquinha".

Anônimo disse...

Parabéns a Ric Record pelo debate, de muita qualidade!

Tenho que me prestar a colocar alguns comentários aqui.

JPK: o prefeito não vai deixar de ter medo em nenhum debate até o dia 05 de fazer perguntas ao deputado décio lima e encarar seu verdadeiro rival?? parece-me possuir um discurso tão bem treinado, JPK, que novamente não apresentou propostas originais, singulares e inovadoras, como o blumenauense quer ouvir e sim apenas a continuação do trabalho realizado... que concluindo pelo povo de Blumenau: não foi tão bom assim!

Décio Lima: quando ele é colocado frente a verdadeiras questões sobre o seu governo, fica nervoso, mas se sai muito bem..
me questiono se alguém irá perguntar sobre suas propostas para o transporte de blumenau.. gostaria de ouví-lo falar sobre isso... ninguém me convence disso :/
na Saúde ele mandou muito bem hj! ele poderia apenas se corrigir no fato de estar defendendo não só a saúde preventiva, mas a PROMOÇÃO DE SAÚDE que é o principal objetivo da atenção básica!!!

Ouriques: faz-me rir, Latinha! huahauhau... faz-me rir!

Dari: critica demais e apresenta proposta de menos... :/

Natz: verdadeiro ganhador desse debate da Ric Record... apesar de não ser o meu voto por diversos motivos, afinal caminho numa linha ideológica contra a privatização o qual é defesa de Ivan Natz, ainda sim tenho que confessar que me surpreendeu e respondeu com EXCELÊNCIA as perguntas.. teve sem sombra de dúvida as propostas mais inovadoras, originais pro futuro da cidade.. se preparou muito bem pro debate e soube argumentar suas propostas ao ponto de convencer-me sobre muitas delas!

o debate no geral, não pegou tanto fogo, quanto eu esperava, JPK não sai do Muro, como seu boneco.. ele tem uma última chance no debate da RBS.. é ALICE tah chegando a hora huahuahua

Anônimo disse...

A pesquisa de hj a noite na Ric vai mostrar que a CARAVANA PELEGA vai sair de Blumenau no dia 05/10

Parece que vão ter que procurar outra cidade p/ se abrigar pq Itajaí tbm vai ser limpa!!!

Xô Petralha!!!

Anônimo disse...

Pesquisa???

Quero ver mesmo é no dia 5 de outubro..

dai sim..
\o/

Anônimo disse...

que ver dia 05, essa sim e a verdadeira pesquisa....vai é faltar vaga na praia da Daniela.

Anônimo disse...

é isso aí, dia 5 a verdade será dita. Quem acha q o prefeitinho mentiroso tá reeleito vai quebrar a cara. Xô JPinoKio

Anônimo disse...

Essa pesquisa Brasmarket que será divulgada hoje, vai servir só para ver quantos litros de óleo de peroba são necessários para a manutenção da cara desse instituto e da RIC Record.
Serão 55, 60 litros?

A verdade esta nas ruas e vai ser depositada nas urnas domingo que vem"

Unknown disse...

Não se pode ser "boca alugada", acho que quando diz frases do tipo "fala-se" ou quando ele diz "nos bastidores" me surgiu uma forte curiosidade, a qual bastidores o Ortiz frequenta para tentar desqualificar nas entrelinhas o candidato Ivan Naatz? Ora pois, alguém que poderia perfeitamente sair candidato a vereador ou até ter se cacifado em outra legenda para ser candidato a vice em uma das "super poderososas" coligações iria terminar acertando a Procuradoria Jurídica do município? Ortiz, não se preste em ser "boca alugada" até porquê é incoerente o Ivan aceitar esta condição por diversos motivos, uma delas? Como ele vai aceitar um cargo em que deverá fazer a defesa de um processo do qual ele foi autor? como no caso do reajuste da tarifa do transporte público em Blumenau. Inseguro? insegurança é algo que o Naatz não tem, até porquê para ter a grande responsabilidade de sair candidato a prefeito de uma das mais importantes cidades de Santa Catarina deve se preparar, aliás, sua profissão (ele é advogado e não profissional da política sabia) exige que não haja temor, não haja titubeação, o que acontece que muitas destas pessoas que frenquentam "os bastidores Deus sabe qual" não se aperceberam que ele está conduzindo sua campanha com maturidade e equilíbrio, mostrando na devida hora os traumas deixados em duas gestões municipais e na mesma hora apresenta as soluções (viu os programas eleitorais dele? são até educativos) . O debate por ter tempo muito exíguo não pôde explorar ainda mais o que de fato deveria se ter, a grande discussão dos planos e propostas para melhor de Blumenau, por isso, 2o. turno é um ato de amor e responsabilidade por nossa cidade!

Anônimo disse...

No debate da record.quando os jornalistas perguntaram para os candidatos, segundo sorteio, a moça do jornal a folha de Blumenau fez uma péssima pergunta para o Ivann , " se ele iria aumentar o percentual de um por cento da fundação de esporte". Esta pergunta para um debate tão importante, ou foi encomendadda, ou esta com medo de perguntar outra coisa ao |Ivan com medo da respostra . A jornalista é um burrona. Prá fazer uma perghunta desta, quando tem muito mais coisa importante para perguntar. Faz Favor né ! Trabalhas de free lance na fundação

Anônimo disse...

Debate igual sempre.. Décio Limbo prometendo encher ainda mais seu caixa, digo, solução instantânea, e amiguinhos de cartinhas marcadas demonstrando claro desespero...

Anônimo disse...

Infelizmente por motivos de viagem, não consegui ver o debate.
Mas lendo os comentários, percebi que o Ivan comentou sobre que JPK coloca o asfalto e esqueçe da rede de esgoto. Esse Ivan deveria dar uma passada na obras do binário da rua Paris. Esta atrasada a obra justamente pela demora na colocação da rede coletora de esgoto. Pra variar verba do PAC, (governo federal)contrataram um empreiteira preguiçosa e que já refizeram alguns trechos por não estarem capacitados tecnicamente.
Vamos esperar pelo proximo debate na RBS, pra ver o que o Ivan vai dizer e se o JPK responde com mais precisão os questionamento.
Quanto ao Décio por quê não volta pro porto de Itajaí?

Anônimo disse...

Debate? Ainda o estou procurando. Na telinha, não estava.

Pelo menos, ri mais do que quando assisto os programas da TV Legislativa.

Chamem os teletubies de volta. Lala, Paul, Dipsy.....