domingo, setembro 21, 2008

O PMDB E A ELEIÇÃO

UNIDOS
Conversei neste final de semana com uma importante liderança do PMDB de Blumenau, talvez a mais engajada na campanha de reeleição do prefeito João Paulo Kleinübing. Ele confirmou que no começo houve uma grita geral dos candidatos a vereador pelo PMDB, que perceberam que a majoritária estava privilegiando os candidatos do DEM em detrimento deles. Aparadas as arestas, todos estão no mesmo barco, segundo minha fonte.

APOSTA CERTA
Ele fez uma relação interessante que mostra a dinâmica da política. “Quando se bateu o martelo para estar ao lado do prefeito na chapa, trocamos uma eleição praticamente certa com o Décio, por uma, onde o quadro não era favorável”, lembrando que há três meses as pesquisas de bastidores davam favoritismo para o petista. Hoje, os peemedebistas que tiveram que engolir a intervenção do governador, vislumbram a chance de administrar a cidade junto com o Democratas, deixando para trás PT, PSDB e PP.

CONVENIÊNCIA
Na mesma direção, mas em posição distinta, vai a linha de pensamento de um assessor da Prefeitura e presente na campanha de JPK, com quem conversei na sexta-feira. “Aqueles candidatos do PMDB que estavam relutantes no apoio ao João Paulo mudaram de opinião assim que saíram as primeiras pesquisas”.

PARA ENCERRAR
Esta mesma conversa com este representante do PMDB resultou ainda em uma avaliação sobre as possibilidades do partido na proporcional. A estimativa é que juntos, PMDB e PSDB elejam quatro vereadores. O peemedebista dá como certo a eleição de José Gaspar Clerici e Marlene Schilindwein e aposta que os tucanos emplaquem novamente Marco Antônio Wanrowsky. A dúvida está na quarta vaga. O PSDB tem ainda o vereador Jeans Mantau e o suplente Napoleão Bernardes com campanhas fortes.

MAS,
O sonho é que esta vaga caia no colo do PMDB, que com uma legenda forte possa atrair mais votos e conquiste a quarta vaga destinada à coligação. Aí a aposta é em Roberto Tribess, ligado aos Clubes de Caça e Tiro. Assim como Jeans Mantau, que disputa diretamente a cadeira com ele.

52 comentários:

Anônimo disse...

O PMDB E A ELEIÇÃO EM BLUMENAU
O PMDB de Blumenau, outrora muito forte, agora faz o que o Luís Henrique manda. Este por sua vez, quando Presidente do PMDB nacional colocou o partido no colo do FHC, De lá pra cá o PMDB nunca mais foi o mesmo. É agora um ajuntamento em torno dos interesses dos seus caciques. Não há mais um ideário.
O mesmo LHS, anos atrás, quando o Paulo Afonso concorreu à reeleição foi instado a se candidatar ao governo, teve medo do Amin e alegou que tinha compromisso com Joinville; compromisso esse que ele rasgou para finalmente ser candidato ao governo em 2002. Daí se elegeu com o apoio do PT, do Lula e do Décio, pessoas e instituição a quem ele traiu, após aliança calculista e execrável com o Bornhausen (Ex- Arena, ex- PDS, ex_PFL e agora DEM - alías porque um partido muda tanto de sigla, será que é para enganar e se esconder ?)
Em Blumenau o Renato Vianna perdeu o bonde da história e agora e mero seguidor do LHS. Perdeu o rumo novamente ao não permitir que o seu genro (Presidente do partido em Blumenau) e o Paulo França acompanhassem a o movimento dos históricos e apoiassem o PT do Décio, na atual campanha.
O episódio recente do França é digno de pena. Movimentou-se para apoiar o Décio, como não deixaram imaginou ser o vice do JPK, para isso desincompatibilizou-se do cargo de Sec. Reg. e, após ter sido rejeitado pelo JPK, voltou ao cargo. Para não ficar flagrante montaram uma pantomima em que a ACIB "exigia" o retorno dele. Até o Stodieck ficou revoltado com o papel que teve que desempenhar. Escutei isso da boca dele.
Enfim o PMDB e seus principais caciques não só sujarem um passado glorioso em favor da democracia, como deram sobrevida ao atraso representado pelo cerne do PFL. Este que agora é DEM representa as ditaduras que ocorreram na história desse país, diz respeito ao coronelismo que atrasou a nação por séculos e a elite insensível que em Blumenau usinou currais eleitorais, com urnas dentro das fábricas e o voto de cabresto.
Com isso os Hering, os Künrich e o tal Bernardo Werner elegeram, na marra, figuras como o tal Horácio Rebello, vereador eleito pelo esquema de curral, depois dirigente indicado para a Itaipu (ou coisa que o valha, lá na Foz do Iguaçú)depois candidato a vice do Van Dall, e agora seguidor do novo Kleinubing.
O Van Dall, lembram dele? Ganhou emprego de Conselheiro do Tribunal de Contas (ele sequer consegue interpretar um balanço ou uma prestação de contas - é "conselheiro). Muitos dos caciques do DEM receberam empregos turbinado em estatais. O Raimundo Colombo foi diretor da Telesc, para se lançar prefeito de Lages e hoje é senador. Muitos deles, às dezenas foram catapultados para a vida pública pelo cacique e entidade virtual da antiga UDN - o Jorge Bornhausen.
Mais um pouco, para refrescar a memória? João Paulo Kleinubing, recém formado foi nomeado Presidente da Eletrosul, a maior empresa estatal do sul, isso em pleno apagão energético, pelo FHC. O carinha nada sabia de energia ou de gestão (e ainda não sabe), mas ficou na estatal para viajar estado afora (menos de dois anos) e se eleger deputado estadual, cargo que também exerceu por meio mandato para, seguindo a trajetória traçada pelo Bornhausen, ser o prefeito de Blumenau.
JPK fez aqui um governo medíocre por três anos, quase não sai candidato à reeleição, mas as elites empresariais, o Luís Henrique, em dívida com o novel sócio (Bornhausen),e as ações republicanas do governo federal dão fôlego ao governo claudicante pela incompetência e preguiça. A ACIB presta-lhe um serviço e, segundo palavras do Ricardo Stodieck, contrata um marketeiro de São Paulo (?) e montam uma campanha brilhante do ponto de vista objetivo (Montaram uma imagem para o JPK que agora "não fala, mas faz"), mas pobre do ponto de vista da ética.
A ACIB também teve que dar mais uma mãozinha, já que o carinha é muito incompetente e preocupados com o futuro da cidade em mãos tão ineptas fazem um Plano Blumenau 2050.
Então minha gente a escolha é entre um candidato fraco, despreparado para governar, mas que é um "produto" bem embalado, e alguém que venceu as adversidades da vida, sobreviveu à tortura nos porões da ditadura, fez um governo de vanguarda em Blumenau (rompendo inclusive com preconceitos de classe) e agora novamente tem propostas para o trânsito, para a saúde, para a educação, para temas transversais como o acesso digital. E só comparar e decidir, com base na história e na trajetória. Vamos lá acordem ! Reflitam, não se deixem enganar! Chamem o Décio de volta.

Anônimo disse...

Isso mostra que no caso de Décio Lima ser eleito ele não terá dificuldades em formar maioria na camara dos vereadores.

O PMDB nunca muda...

Anônimo disse...

Capita, entre os adjetivos do Décio você esqueceu LADRÃO E CORRUPTO!!

Anônimo disse...

Alexandre, seu interlocutor não está falando a verdade por completo.

São vários, e não poucos, os insatisfeitos dentro do PMDB com esta aliança.

O quê vai acontecer com o projeto PMDB - Pinho Moreira 2010 se os Democratas ganharem em Blumenau, Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages, além de quem sabe colocar César Souza Jr. no 2o turno em Florianópolis?

Respondo: Raimundo Colombo estará muito fortalecido em 2010, para enfrentar outros 4 oponentes (quem sabe todos eles): além de Pinho Moreira, Leonel Pavan, Angela Amin e Ideli Salvati.

Eu, como pemedebista, prefiro a continuação do projeto vitorioso do governador LHS.

Por isso, votarei em Décio Lima, já que nosso partido não tem nome forte para apresentar ao povo de Blumenau.

Anônimo disse...

Engraçado Alexandre Gonçalves, conheço inumeros filiados ao PMDB que inclusive estão fazendo campanha pro Decio, alem de alguns do PP, como por exemplo o Deusdith de Souza e sem falar do Wilson Souza, ou seja, não procede a informação que lhe passaram, inclusive tem alguns veículos com o seguinte adesivo "Sou PMDB e voto no Decio"....

Anônimo disse...

É verdade. Em 2010, nas eleições para o Governo do Estado, é cada um para si.

Essa tríplice aliança funciona com um político hábil como LHS. Pavan e Pinho Moreira fazem o tipo "rolo compressor".

A tríplice aliança já está morta, levando em conta o vale-tudo promovido na campanha de Florianópolis (Dário Berger X Jorge Bornhausen)

Sou do PMDB, mas desta vez vou com Décio Lima. E em 2010, contamos com a força de Luiz Henrique para eleger Eduardo Pinho Moreira.

Anônimo disse...

o racha dentro da coligação do Joao Paulo é enorme....

Anônimo disse...

Sou solidário ao Paulo França, um dos melhores quadros políticos de Blumenau e homem sério.

Pena que seu desempenho eleitoral nunca foi assim tão bom.

Mas assim como ele, prefiro Décio Lima.

Anônimo disse...

deixo aqui minha posição acompanhando a mesma do Sr. Paulo França ao qual admiro muito, sou filiado ao PMDB mas alem de votar no Decio estou fazendo campanha pra ele.

Anônimo disse...

Na minha opinião, Jens Mantau será eleito com votação bastante expressiva, bem maior que a do Beto Tribess.

Se alguém da Chapa PMDB-PSDB for eleito para a quinta vaga, creio que será efetivamente Napoleão Bernardes ou Professora Helenice, ambos do PSDB.

Anônimo disse...

Os militantes mais antigos do PMDB estão definitivamente com Décio Lima. Tenho certeza disso.

Anônimo disse...

sabe como se chama isso? Coerencia, so mostra que o PMDB não esqueceu suas raizes e com Decio Lima realmente terão um governo de todos, impossivel acreditarmos numa coligação dessas, pois historicamente o PMDB antes do PT sempre foi um combatente ferrenho da politica suja que eles fazem, sou filiado ao PMDB e desde que começou a campanha sempre apoiei o Decio Lima.

Anônimo disse...

O PMDB de Blumenau teve que engolir um ingerencia do LHS, ele veio pra ca e nos fez engolir uma aliança que a historia mostra ao contrario, a unica opção de oposição antes do PT nesta cidade contra o PDS,PFL, DEM sempre foi o PMDB, as raizes do nosso partido não podem ser deixadas para traz, a maioria dos filiados como eu esta indignada em ter que degustar uma palhaçada dessas que foi essa aliança, e a unica forma de mostrar a nossa indignação e votar e ajudar na campanha do Decio...."SOU PMDB E VOTO NO DECIO", se alguem puder me dizer onde consigo esse adesivo por favor me mandem um email.. Fernando.s@gmail.com

Anônimo disse...

Sou filiado do PT, e fico triste em ver como o PMDB de Blumenau queimou seu quadro mais competente, que é o caso do Secretário Paulo França. Homem correto, competente e trabalhador.

Este sim fala pouco e trabalha muito.

Muitas obras que Blumenau recebeu nos últimos anos são fruto de seu trabalho, e o prefeito JPK fatura eleitoralmente em cima delas.

Duvido que alguem possa falar uma palavra sequer contra Paulo França, seja político, empresário ou militante.

Anônimo disse...

alguem leu o Estadão deste domingo ??? o que será que o Décio vai falr desta vez ... perseguição nacional ?

Anônimo disse...

por ordem desta prostituição política é que vou votar no NAATZ chega dessa gente, chega !

Anônimo disse...

Eu li e olha o que diz o Estadao:

Não há nos autos nada que incrimine Sato e Décio com a trama de operações cambiais ilegais, ocultação de bens, licitações fraudulentas, movimentações financeiras por laranjas e simulação de transações comerciais com emprego de papéis forjados.

Anônimo disse...

pelo jeito voce nao leu!!!! Nos dentro do PMDB estamos atento a tudo que esta ocorrendo.

Anônimo disse...

É triste ver um partido como o PMDB sem nenhum quadro para uma eleição de Blumenau.

Na realidade, Blumenau não terá 2o turno, no máximo terá um "segundo tempo".

Eleições em 2 turnos tem como objetivo escolher o melhor candidato na lista, e compará-los no segundo turno.

É o que está acontecendo nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, onde os quartos lugares nas pesquisas estariam indo para o 2o turno.

Aqui temos que escolher entre dois projetos apenas, que cá entre nós, pouco resolveram nossos problemas.

Anônimo disse...

Sou da executiva muncipal do PMDB e uma coisa digo, o unico que realmente esta empenhado na campanha do Joao Paulo é o Rufinus Seibt, o restante dos filiados realmente esta indignado com a situação, da proxima vez gostaria que alguem procurasse a executiva municipal pra falar sobre alianças.

Anônimo disse...

e não nos fazer engolir uma palhaçada dessas...

Anônimo disse...

Gostaria de saber quem deu esta entrevista pro Alexandre, só pode ter sido o próprio Rufinus...

Anônimo disse...

eu tambem acho isso, pq nenhum jornalista nos procurou pra falar a respeito.

Anônimo disse...

o bom desse comentario do Alexandre Gonçalves foi abrir espaço pra que alguns filiados ao PMDB pudessem extravasar sua frustração com esta aliança.

Anônimo disse...

O maior partido político do Brasil não poderia estar, em uma cidade do porte de Blumenau, a reboque dos Democratas em uma eleição, em busca de meia dúzia de cargos comissionados.

O exemplo vale para São Paulo capital, porém lá o PMDB não tem a força do PMDB catarinense, inclusive sendo governo do estado.

As vezes tenho vergonha deste partido. Que saudade do velho MDB...

Anônimo disse...

lembrando que assim como não deveria estar coligado com JPK, também não poderia estar com Décio Lima.

Deveria apresentar candidato próprio, digno da militância do PMDB.

Anônimo disse...

nossa, não sou o único pemedebista insatisfeito com a situação.

É bom saber!

Anônimo disse...

Alexandre, este post certamente baterá recorde de comentários. O número de simpatizantes do PMDB que não se sentem confortáveis com a situação é muito grande.

Anônimo disse...

mas pela historia, antes de se coligar com o Joao Paulo o PMDB deveria por convicção ter o PT compartilhando a prefeitura, como sempre foi.

Anônimo disse...

Votei duas vezes no governador Luiz Henrique, e aprovo seu governo. Foi o melhor governador do estado em muitas décadas.

Mas, neste caso, não concordo com ele. É preciso respeitar as características de cada região. Em Florianópolis, o PMDB, que estava fraco, recebeu Dário Berger, por exemplo, e agora é governo.

Aqui em Blumenau, engolimos a tríplice aliança, que somente existe aqui mesmo, e já nasceu natimorta.

Não concordo com o PMDB de Blumenau, não.

Anônimo disse...

Concordo com o quarto comentário postado. A vitória de JPK aqui em Blumenau poderá fazer o governo do Estado cair no colo do Raimundo Colombo.

Anônimo disse...

Jens Mantau será eleito com certeza.

Anônimo disse...

o q será deste blog depois das eleições?

Anônimo disse...

os candidatos a vereador do PMDB estão com JPK, já boa parte dos eleitores está com Décio Lima.

É fato.

Anônimo disse...

SOU PMDB E VOTO NO DÉCIO.....

Anônimo disse...

Pela história que o PMDB tem neste pais, é vergonhoso ter que engolir um PRATO FEITO como foi esta aliança aqui em Blumenau.
Dr. Ulisses Guimaraes deve estar DESESPERADO vendo seu querido partido coligado com o DEM.

Att.

Marcio S. Ramos

João David de Borba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu tambem, SOU PMDB E VOTO NO DECIO!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

essa frase nunca caiu tao bem!

SOU PMDB E VOTO NO DECIO LIMA!!!!!!

Anônimo disse...

O Decio Lima tem uma coisa que os outros não tem, sabe falar com qualquer um, não é um politico rancoroso, não é um politico que persegue os adversarios, o Decio Lima é um politico das massas, é um politico que busca a união, é um politico que busca o melhor pra população, pena que o vice dele não foi o Paulo França, PT e PMDB juntos ninguem ia segurar......eu tambem, SOU PMDB E VOTO NO DECIO!!!!

Anônimo disse...

Tenho certeza de uma coisa, o Decio chegando na prefeitura o pirmeiro partido que ele vai chamar pra conversar é o PMDB.

Anônimo disse...

Palavras do Alexandre Gonçalves com relação ao caso de funcionarios fantasmas na prefeitura de Blumenau

"Duas notícias publicadas no Jornal de Santa Catarina no final de semana me chamaram a atenção. A primeira é sobre o arquivamento das denúncias de que três gerentes da Prefeitura não cumpriam jornada nos respectivos locais de trabalho. Apesar das evidências constatadas a partir do belo trabalho da reportagem, o prefeito em exercício Édson Brunsfeld preferiu virar as costas para o óbvio. E confirmar, com a decisão, o senso comum. No Poder Público tudo pode, principalmente para aqueles que jogam no mesmo time. A atual gestão perdeu a oportunidade de mostrar que não compactua com esse tipo de coisa. Preferiu outro caminho."

Anônimo disse...

O PMDB nunca mudou

O pessoal fica sacaneando e dizendo que o PMDB muda muito de lado. Uma hora está com o PT, outra com o PSDB e o DEM. Não é verdade. o PMDB está sempre do mesmo lado. No governo. Que culpa tem esse fantástico partido se o povo insiste em ficar mudando o governo? Sacanagem do povão, pô!

Anônimo disse...

Os medebistas me tranquilizam. Há luz no fim do túnel. Se este blog servir de amostra, o PMDB da base não compactuou com a traição do Luís Henrique. O espírito de Ulysses Guimarães está presente e vai ajudar a enxotar a tal tríplice aliança em Blumenau, em Florianópolis e especialmente em Joinville.
Saudações democráticas.

Anônimo disse...

PMDB/PSDB - CAMARA DE VEREADORES

Bom, pela coligação feita, quem saiu perdendo foi o PSDB, que perdeu a chance de elegerem 3 vereadores do PSDB, se a coligação fosse com outro partido menor. Teria oportunidade de elegerem alem do Dr. Marco Antonio, e Jens Mantal (quase certo a eleição deles), grandes chances para Professora Helenice se eleger.
Já o PMDB,Marlene e Gaspar(se elegem com facilidade). Deixando pra trás, outros possiveis nomes do PMDB como Beto Tribess, Airton Massaneiro, entre outro.
E possivelmente, o 1º suplente, desta Coligação PMDB/PSDB, assumir a vaga já ano que vem, com a possivel indicação do Dr. Marco Antonio para Secretaria de Saude, quem sabe?

Anônimo disse...

eu também simpatizo com o PMDB, mas nessa vou de Décio Lima

Anônimo disse...

Gente, eu também sou filiado ao PMDB, fiz campanha para eleger LHS, mas esta ingerencia dele foi a gota d´´agua. Ele se acha o dono da sigla, manda e desmanda.
Por este motivo eu além de votar no Décio Lima, estou fazendo campanha e dizendo pra pressoas que sou do PMDB votando no PT. Vamos mostrar ao LHS que não somos vaquinhas de presépio e abortar esse golpe imposto por ele. Quem tiver o adesivo "SOU PMDB E VOTO DÉCIO LIMA" por favor, divulgue, tenho muita gente que também quer participar. Vamos mostrar que a militância do PMDB tem vontyade própria e pensa por si e não pode ser patrolada como o governador imagina.

Jefferson.L disse...

ixi tá feio a coisa heim ..

Anônimo disse...

é, pelo jeito o Jornal de Santa Catarina não vai fazer como os outros veiculos de comunicação impressa da RBS, foi o unico dos tres que não mostrou reportagem sobre a internet de graça pra população, ou seja, esta com medo de ajudar um candidato ou de atrapalhar o outro? E a desculpa foi que não tinham espaço! acreditem

Anônimo disse...

vamos aderir a Campanha "SOU PMDB E VOTO NO DECIO"

Coach Mágico Elimar Terapeuta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Como "emedebista" fico feliz em ver que não estou isolado, aliás, sabia que muita gente está com o Décio (que foi inclusive presidente da juventude do PMDB de Itajaí) e contra os "arenistas" do demo. Mas não sabia que era tanta gente. Nessas eleições vai ocorrer o mesmo "fenômeno" da primeira eleição do Décio (o qual eu peemedebista votei nele), nós do MDB vamos "descarregar" nele que é a única opção realmente das raízes do MDB, então ele pode sim ganhar inclusive no primeiro turno, escrevam aí.

Quanto ao Paulo França, discordo plenamente de muito companheiros que se manifestaram aqui, e sei que muito pensam como eu.

Ele fez por merecer, ou seja, tá colhendo o que plantou.

Prá se manter em cargos após cargos (eletrosul, secretaria regional, etc), sempre fez o jogo sujo que seu chefe Renato Viana mandava, sim o Renato, aquele que já foi meu ídolo também. Porque ele não deixou ninguém se criar neste partido, vou lembrar de algumas lideranças que saíram do PMDB nos últimos anos por causa do Renato, o verdadeiro veneno de PMDB:

Félix Theiss
Marcelo Gruel
Wilson Souza
Dalto dos Reis
Jair Girardi
João Davi de Borba ("ainda" não desfiliado)
Elimar Russi
Orides (Schimia)
(entre tantos outros)

E diga-se de passagem, tirando o Félix Theiss, pelo que tenho notícias, todos os outros estão apoiando o Décio.

Todos esses saíram do PMDB por joguetes do Renato, manipulação das convenções, da executiva, e o Paulo França era o testa de ferro, osquestrava tudo, acompanhado no cangate pelo genro do renato o César Botelho, e que aí, foi traído, qdo seu antigo opositor, o Sitônio, que passou a ter poderes pela CELESC, teve que ser empossado presidente do PMDB, aí o Renato, que não ganha mais eleição nem prá síndico do seu prédio, teve que trair o seu escudeiro França prá dar aval ao Sitônio, e assim, poder continuar mamando na teta do estado.

Tá certo que a maioria do PMDB vai votar no Décio, uma minoria no Ivan Natz, mas é claro que, uma grande parte ainda vota no JPK, claro, são os "teteiros" da Prefeitura e do Governo do Estado, e olha que desses, têm muito que tinham cargo comissionado na prefeitura do Décio, e agora estão com teta no João Paulo.