domingo, setembro 07, 2008

PESQUISA MAPA/RBS

INTRODUÇÃO
Vou tentar traduzir em números e não índices o que a pesquisa do Instituto Mapa trouxe no seu último levantamento, divulgado pelo Grupo RBS neste final de semana. Como não sou muito bom em matemática (por este motivo fui ser jornalista!), peço que entendam que eles não são absolutos e sim estimados. Se as pesquisas podem trabalhar com margem de erro, por que este blogueiro não?

PARÂMETROS
São duas situações que temos que levar em conta, mas trabalharei com apenas uma. De acordo com o TRE, Blumenau tem 212 mil eleitores. Historicamente, 10% deles não comparece para votar. O número de pessoas a serem seduzidas passa a ser de 191 mil. É em cima deste que faço meus cálculos.

CENÁRIO UM
Se JPK tem 34,7% na projeção espontânea, isso representa cerca de 66 mil votos. Décio, com 26% das intenções, teria quase 46 mil. Uma diferença de 20 mil eleitores. Ainda pelo levantamento espontâneo 31,1% não sabem em quem votarão. São 59 mil corações e mentes a serem conquistados.

CENÁRIO DOIS
Quando o Instituto Mapa apresentou o nome dos candidatos e perguntou a seus 805 entrevistados em quem votaria, João Paulo receberia 77 mil votos, ou 40,7% como aponta. O candidato petista tem, na pesquisa estimulada 33,3%, 63 mil votos. Nesta simulação a diferença favorável ao atual prefeito é de 14 mil votos. Restam 31 mil indecisos, ou 16,3%.

RESUMO
É o retrato que o Mapa e a RBS trouxeram da eleição, faltando 30 dias para a votação (a pesquisa foi feita nos dias 3 e 4 de setembro). Mostra o crescimento da campanha de João Paulo Kleinübing e um quadro muito difícil para Décio Lima. Mas faltam quatro semanas e tem muita campanha ainda.

4 comentários:

Anônimo disse...

Outro ponto importante é o índice de rejeição, onde Décio agora está em segundo, perdendo somente pro latinha

neidecarvalho disse...

Olá Alexandre,

Boa noite, leio sua coluna duas vezes ao dia... só assim me sinto informada!
Leio antes de sair para o trabalho e quando retorno, no fim do dia.

Neide Carvalho

Anônimo disse...

O sucesso do candidato JPK se deve a sua prerrogativa, FALA POUCO FAZ MAIS...

Anônimo disse...

Se fosse pelas pesquisas o Décio nunca teria sido prefeito de blumenau!Lembrando sempre que o MAPA não twem muita credibilidade, dizem até que é do bornhausen(Demo). E esse fim de semana vi a militância do PT com o bloco na Rua!E bota militantes nisso