quinta-feira, setembro 11, 2008

PESQUISAS

VISÃO PARCIAL
Assisti apenas os dois últimos blocos do debate promovido pela TV Galega. Os candidatos responderam perguntas da população e de lideranças e na seqüência fizeram perguntas entre si, com quem pergunta escolhendo quem responde. Considerei apenas uma situação mais relevante.

EM CASA
Décio Lima, quando teve a oportunidade, fez um jogo de cartas marcadas com José Ouriques. Fez uma pergunta qualquer sobre a “força” da gente de Blumenau. Em seguida, Ouriques retribuiu. Perguntou sobre as pesquisas.

NOS DEDOS
O candidato petista voltou a lembrar sua primeira eleição para prefeito, quando as pesquisas desprezaram seu crescimento, e criticou fortemente os resultados das pesquisas, citando nominalmente a do Instituto Brasmarket, divulgada pela Ric Record. Décio Lima falou de uma condenação judicial, já postada na sessão de comentários, contra o referido instituto.

TRANSPARÊNCIA
Segue o endereço para ver a reportagem.
http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/13593/

DO JOGO
Faz parte da vida, da minha profissão e do que eu gosto de fazer. A “corneta” e a crítica fazem parte de quem se expõe. No caso específico da pesquisa Brasmarket, contratada pela Ric Record, também sou sujeito das discussões, pois coordeno o departamento de jornalismo da emissora. Lá onde ganho meu salário. Décio Lima tem todo direito de espernear contra o resultado e tem suas razões.

IGUAL
Mas quem me acompanha, na tv e mais recentemente no blog, pode perceber uma coerência, priorizando sempre o jornalismo e a ética, profissional e pessoal. Pelo menos assim tento fazer no dia-a-dia. De coração, espero que meus leitores entendam isto.

25 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Alexandre
acompanho a alguns dias seu blog percebemos que vc posta tudo de forma sincera, sendo o mais transparente possivel.

continue assim
e parabens novamente pelo blog

Anônimo disse...

Eu não decidi ainda em quem votar, mas fiquei bem descrente com a pesquisa ou melhor as pesquisas divulgadas nos últimos dias. Algo não está cheirando bem e fiquei decepcionado que a Ric Record tenha se prestado a este papel. Quanto a você Alexandre, o seu blog era para mim um ponto de referência pois quase sempre era relativamente isento e imparcial quando postava noticias. Infelizmente agora isso mudou para mim e o mesmo tenho ouvido de outras pessoas que também estão muito desconfiadas. Emfim, acho que as pesquisas eleitorais nesta eleição viraram um grande escandalo em Blumenau e sinônimo de marmelada o que pode fazer o eleitor repensar seriamente o seu voto. Não podemos admitir que tentem nos manipular como se fazia no final da década de 80 e 90 onde os meios de comunicação em defesa de seus interesses contratavam e divulgavam pesquisas falsas. Lamento por você Alexandre, mas espero muito mesmo que você não faça parte desse teatro. Até se espera que os outros órgãos de imprensa de Blumenau façam esse papel pois nunca esconderam com quem estão comprometido$$$.
É uma pena acharem que podem nos manipular de maneira tão vil.

Anônimo disse...

Esperava muito mais imparcialidade de sua parte, mas infelizmente nos seus ultimos comentarios ficou bem claro de que lado voce esta, vou citar um exemplo, no dia que saiu a pesquisa Brasmarket/RIC a candidata a vereadora pelo PPS, Maria Eloi ja tinha o resultado da ,isso as 17:00; as 19:00 a assessora de um candidato ligou na minha frente pra voce perguntando os numeros e a resposta que ela obtve é que deveria assistir ao telejornal para saber, pergunto, como a candidata Maria Eloi ja sabia os numeros da pesquisa? e porque o tratamento diferenciado a esta assessora? é por essas e outras que estou perdendo a credibilidade na sua pessoa. Porque voce acha que a assessora te ligou perguntando o resultado? Porque eu soube antes pela Maria Eloi e passei pra ela,tenho dito.

Anônimo disse...

Estou decepcionado pelo papel prestado por você que considerava uma pessoa imparcial e principalmente pela RIC Record nestas eleições, como pode o resultado da pesquisa já estar em mãos de pessoas de uma coligação antes mesmo dela sair no telejornal? A candidata a vereadora Maria Eloi do PPS, da coligação do prefeito João Paulo Kleinubing as 16:00 do dia 10/09/2008 passou a varias pessoas os números da pesquisa que sairia só as 19:00 no jornal apresentado por voce, só que também sei que uma assessora de um candidato ligou pra voce e perguntou se poderias lhe passar os números, a resposta foi que ela deveria assistir o programa, a pergunta que faço é, como esses números foram parar na mão desta candidata a vereadora!? Muito estranho né!? Logo na mão candidata da coligação que esta segundo essa pesquisa na frente. Espero que você reflita sobre tudo isso que foi escrito aqui, mude minha opinião e volte a ser o profissional que eu sempre acreditei que voce fosse.

Anônimo disse...

Alexandre! uma coisa éo jornalista, outra o redator e outra a emissora. Lembrando sempre que a emissora está intimamente ligada ao Redator. Diferente do jornalista!

Anônimo disse...

Só para RELEMBRAR... o Décio "ganhou" a primeira eleição porque houve um acordo na noite anterior ao pleito, para que as pessoas votassem no PT pois quem estava para ser eleito era o Wandall... portanto... Depois, é claro, o PT tinha a máquina administrativa para ganhar... Só que a cidade ficou tão despreza que a população resolveu trocar a gestão...

Anônimo disse...

Também estou perdendo a credibilidade com relação ao profissional depois de ficar claro sua posição nada imparcial.

Em minha visão, às pesquisas estão furadas, pois como pode apresentar tamanha diferença sendo que realizadas no mesmo período com a mesma marge de erro?

Percebo que tem partido "apelando", pois até placas de oponentes estão sendo danificadas, e ao meu ver, isso não é bom nem para a democracia, quem dirá para os candidatos que se dizem estar aptos à governar Blumenau!

Anônimo disse...

Vocês estão por fora mesmo... como é bom viver na ignorância...

Anônimo disse...

Eleitores do Décio Lima decepcionados com a falta de transparência do Alexandre.

Assim como os eleitores do JPK...

Não tem nada melhor para um jornalista...

Anônimo disse...

Não existe nenhum desavisado em nenhum dos lados. Pra quem olha de fora, as pesquisas e intenções de voto, acredito que são os ingredientes da PIZZA
Desde o início, tenho dúvidas de que vai dar em alguma coisa, séria e honesta a eleição de Blumenau, bem como todas as outras.
Estamos no Brasil, defeito nosso que a terra é assim. Estamos cientes de aceitar as impunidades, ateriores e as atuais porque ningué, nenhuma entidade e ou orgçao governamental faz ou fará uma auditoria correta, e se possível de ser realizada, vai dar um "laudo", para levar alguma vantagem. Somos de criação Portuguesa, índigina e as etnias posteriores, se acomodaram na "sacanagem". Até mesmo os alemãzinhos de Blumenau... Então, aceitar e participar, das irregularidades, levando um beira, tá nosso sangue! Quem viver, verá. Não estou acusando as pesquisas, mas só acredito em pesquisa aberta, com direito a saber o nome e o endereço de quem foi entrevistado.

Anônimo disse...

"A candidata a vereadora Maria Eloi do PPS, da coligação do prefeito João Paulo Kleinubing"

Dá pra ver que sabe tudo de política, e está acompanhando...

É o fim da petralhada...

Anônimo disse...

Alexandre! É um comentário pra dizer que sou seu parceiro e acredito que, és o cara, mesmo que os "interesses" de ambos os lados, desejem tirar sua imparcialidade. Grande abraço.

Anônimo disse...

Não conheço a Maria Eloi, mas o PPS está ligado com o PV, do Ivan Naatz.

Jefferson.L disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jefferson.L disse...

Vamos por partes, vocês sabiam que o IBOPE e o INSTITUTO MAPA também tem processos por motivos parecidos?, então pesquisem, lendo tudo, vamos tomar cuidado, que descobriram por total o blog do Alexandre, acho que tem golpe de petista por aqui, querendo passar que o Alexandre não tem credibilidade ... Não tirem conclusões precipitadas heim pessoal, O Alexandre sempre foi um otimo jornalista, não é de hoje que eu o acompanho, e pra mim ele sempre conseguiu ser bem imparcial, agora não sejamos IGNORANTES, é obvio que ele tem o candidato dele, ressalto, pra mim ele está sendo bem imparcial, acho que os petista estão aos gritos agora .. o medo está vindo .. caiam na real!

Anônimo disse...

Pois eu já acredito que a "SACANAGEM" é da turma do outro lado, quer quer desestabilizar o Alçexandre, pra depiis da eleição, sapatear na cabeça dele. Os ex, atuais e certamente futuros a$$e$$ore$ e secretáriois de Comunicação do JPK, é que plantam estas coisas. Parecem até o PT de antigamente.

Anônimo disse...

Dor de cotovelo é uma coisa triste.
Chega a ser ridículo em certas ocasiões. Teorias de conspiração, compra de pesquisas... O instituto Brasmarket não é de Blumenau e faz pesquisas em N cidades. Tem que ser muito ignorante pra acreditar nessas teorias levantadas pelos fantoches do Décio.
Viva a democracia.
Enquanto o Décio insiste em prometer suas obras intergaláticas todos lembram fossa, sim fossa que ficamos há 8 anos atrás. Chegamos ao ridículo de ser comparados em índices com cidades 80% menores. Desemprego, estagnação econômica, marasmo...
Cabe aos comunicadores, sejam eles jornalistas ou blogueiros divulgar os dados. Lembrando que esses dados não são feitos por eles.
Esse é um blog de respeito com uma pessoa de respeito a frente, não um sindicato ou militância do Décio Lima. Se apesar de toda a incompetência dele para com a cidade vocês querem continuar ouvindo estorinhas boas dele, sugiro ir ao site da campanha dele.
A verdade dói.

Anônimo disse...

Que me lembro em aulas na FURB Metodologia Cientifica - 2% da população no caso eleitores (4.380.00 eleitores) é necessário para se ter uma boa pesquisa confiável, tem outras variantes.
A questão da quantidade e a qualidade de uma amostra por idade e região da cidade é outro foco para que os dados tenha bom resultado.

Presidente Osní Vagner Socialismo

Anônimo disse...

Olha Alexandre, eu moro na rua Gov. Jorge Lacarda, proximo ao numero 1.100 e fui entrevistado por uma mulher minha opção de voto para a proxima eleição. Respondi 3 perguntas feita pela mesma e respondi que meu voto seria para o candidato Decio Lima. A entrevistadora inclusive insistiu perguntando se eu queria trocar a resposta. Com a minha recusa, ela simplesmente encerrou a pesquisa e foi embora. Me responda: como posso acreditrar numa pesquisa dessa.

Anônimo disse...

Alexandre: O bom jornalista é aquele que não toma partido, apenas expoe os fatos e comenta o acontecimento. Voce está tomando claramente o partido do João Paulo, tudo bem, voce tem todo o direito mas não quanto está apresentando um programa de televisão ou rádio.

Anônimo disse...

Sério, acho que vocês sofreram algum tipo de lavagem cerebral.

Pra começar isso é um blog, eu sinto falta de ouvir o comentário do Alexandre, já que ele é, na minha opinião, imparcial demais. Se eu quiser ouvir algo politicamente correto assisto TV, aqui eu quero a opinião da pessoa Alexandre, não do funcionário da RIC Record.

Outra, já vazou informação da ABIN, polícia federal, senado, câmara dos deputados, NASA, Casa Branca... Isso pode acontecer em qualquer lugar! Além do mais, alguns outros que adoram falar porcaria, atirar pra todo lado falaram que a candidata é da chapa de JPK, enquanto ela é da chapa do Ivan Natz. Novamente mostrando que adoram falar besteiras.

Sobre o anônimo que comentou da pesquisa, aqui em casa tb fui entrevistado, falei que vou votar no Natz e a entrevistadora marcou pro Décio Lima!!!
Mentir na internet é patético.

Estranho também 2 'leitores' terem a mesma informação sobre a candidata do PPS e os 2 leitores se enganarem achando que ela é da chapa do JPK. Parece que a militância do PT ta fazendo algo, está mostrando toda sua... falta de habilidade.

Sobre outro comentário dizendo que Alexandre ta tomando partido por JPK. Patético novamente, ele apenas divulgou as pesquisas e comentou o resultado da pesquisa! Em nenhum momento ele falou "É isso ae, vamos lá, vitória no primeiro turno!" Até a militância do PT consegue entender que 53% dos votos significa vitória no primeiro turno.

Osni, leia os comentários no post onde foi divulgado o resultado que eu explico como funciona a pesquisa, não é necessário entrevistar 2%

Alexandre, continue o ótimo trabalho, após as eleições espero comentário mais imparcias de sua parte.

Militância do PT, alguém consegue fazer um comentário, com alguma argumentação descente? Não venham somente falar besteira porque fica feio pra vocês, logo ninguém mais vai ouvir o choramingo.

Anônimo disse...

Ahahahaha boa, pau nestes comunas sacanas! Olho aberto, 23 BI!

Anônimo disse...

As pesquisas somente são válidas e honestas quando o Décio está na frente. Por favor, chega de hipocrisia.
Campanha Décio para presidente da Argentina já!

Anônimo disse...

Não sei nem quem foi e o comentário que foi retirado. Se foi retirado ,pelo BLOGUEIRO, deixo hoje de ler op BLOG e nunca mais escrevo e ou comento nada. Foi você que retirou o comentário, Alexandre ?r

Anônimo disse...

anônimo, não fale isso sem saber antes o conteúdo o comentário retirado.

Já vi vários comentários criticando o próprio Alexandre e todas as frentes políticas, nenhum foi retirado.
Se foi retirado, ou era spam, ou ofensas desnecessárias (já que ofender com classe pode) ou palavrões e coisas que não cabem o tópico, coisas do tipo "Vendo gol 2004/2005, 4p 21mil!"