segunda-feira, setembro 15, 2008

PIMENTA ELEITORAL

QUENTE
À medida que a data da eleição se aproxima, acirram-se os ânimos e o bicho pega. Desde as baixarias mais simples, como a destruição das placas de ambos os lados até os acertos feitos no andar de cima. E as denúncias pipocam; umas mais públicas, como essa do Diarinho, outras internas, no caso que passo a narrar, da ex-secretária de Educação de JPK, Dinorah Gonçalves. O que não quer dizer que sejam verdade. Nem mesmo mentira.

A OBRA
São trechos do livro da educadora, que comandou a pasta de Educação na administração Vilson Kleinübing e durante os dois primeiros anos de JPK ocupou o mesmo cargo. Ao ser demitida ela escreveu sobre as duas gestões e disparou alguns torpedos contra o filho. Fala de superfaturamento em obras, diminuição no repasse de verbas para o setor, funcionários- fantasmas, entre outras caneladas.

EXOCET
Está lá, na página 114. “Mais uma vez, a educação, os professores, os alunos, as escolas, tinham que ser sacrificados por causa da ambição de um político e inescrupuloso. Mais uma vez o importante não estava sendo trabalhar a favor do povo, mas garantir a reeleição por meio de sacrifício alheio”.

MUNIÇÃO
O livro, chamado “Com As Mãos Limpas”, de Dinorah Krieger Gonçalves, foi publicado no final do ano passado. Não repercutiu. Mas volta à tona devido ao embate eleitoral, assim como a Operação Influenza. Artilharia pesada de ambos os lados. E deve ter mais.

24 comentários:

Anônimo disse...

Dinora Gonçalves disse em entrevista a rádio nereu; " João Paulo não é digno de usar o nome do pai".

Anônimo disse...

Bem, analisando a coisa do ponto de vista de um espectador televisivo, parece que os dois lados tem algo a esconder, mas quem atirou as pedras primeiro foi o João Paulo. Todo programa dele abre falando de Blumenau como se tivesse acontecido um holocausto na cidade antes dele assumir. Lembro que cheguei à cidade em 2004 e nada do que ele cita à exaustão corresponde à verdade. A cidade não estava parada coisa nenhuma. Teve até Oktoberfest... agora ele precisa se tocar e parar de falar com um boneco idiota e oferecer propostas, em vez de ficar falando mal dos outros. É meu ponto de vista. Se alguém discordar, manifeste-se aqui, mas de forma racional, por favor. Agressões gratuitas nos encaminham a algo que em nada lembra democracia.
Abraços e ótima terça pra todos.

Rafael Roberto disse...

Essa campanha eleitoral estava sendo até aqui de um bom nível, e o que mais destoava deste nível é a campanha de JPK.

Começou com aquelas paródias, que quando chegou ao ponto de distocer a proposta do Décio Lima dizendo que ele daria computadores de graça, o próprio JPK mandou parar.
Artícifios visando explorar a inteligência das pessoas (ou a falta dela) como o termo "disparado nas pesquisas" quando na verdade o percentual de vantagem real era de 0,4% (pesquisa Mapa) fora da margem de erro, que no áudio omitiram o "para mais ou para menos", depois tiveram que incluí-la, provavelmente por ordem da justiça eleitoral.
Agora na Brasmarket, depois do conhecimento público da falta de credibilidade do instituto, no novo material não mencionam a Brasmarket e só "pesquisa RIC/Record".
Por enquanto, nos parâmetros malandragem e jogo sujo, imprensa marrom, o JPK esta na frente...

Anônimo disse...

Rafael, você pode não concordar com essa idéia do marqueteiro de JPK de falar sobre as pesquisas, contudo, qualquer candidato que estiver nas frentes nas pesquisas, na reta final, vai sim aproveitar esse número. Isso acontece em toda eleição!

E a culpa não são dos marqueteiros/políticos, a culpa é da grande parte de acéfalos que votam em quem está ganhando.

Da mesma forma, Décio Lima fala que na primeira eleição, ele estava em 3º e no final se elegeu. Só que ele nunca comenta que somente se elegeu porque Dalírio Beber desistiu da candidatura nos últimos instantes, evitando que o Wandall fosse eleito, passando os votos para o Décio.

Anônimo disse...

Acho engraçado sua postura. Você se diz 'neutro'. Mas ontem, quando saiu uma reportagem factual com provas de envolvimento no mínimo suspeito de um candidato com uma empresa investigada pela PF, você publicou duas notas. Uma delas com duas linhas.
Hoje, sobre um livro que foi publicado há mais de um ano (portanto, não factual) e que não tem prova nenhuma, quatro notas. Isso foi recado para acuar alguém?
Fora o fato de que quando saíram pesquisas colocando o candidato JPK na frente você se limitou a dizer que não ia 'avaliar nem comentar as pesquisas, só informar'. Será que faria o mesmo se o seu ex-patrão estivesse na frente? Será que todo mundo que lê este blog sabe que você foi ocupante de cargo em comissão do governo Décio Lima? Sinceramente acho a sua propalada isenção temerária...

Anônimo disse...

Essa isenção que tu tanto fala ta meio fajuta. Sou de Curitiba e moro em Blumenau a seis anos e acompanho vários Blogs e noticiários da cidade. Você parece um pouco partidário. Não sabia que você tinha sido funcionário de Décio Lima, e até entendo sua posição de querer defende-lo, mas como um jornalista deveria ser menos tendencioso.
Obviamente você faz o que quiser, não pense que defendo esse ou aquele candidato, mas para um leitor como eu fica a sensação que você está atrás do emprego na prefeitura.
Desculpe-me se o ofendi, mas é minha visão.

Anônimo disse...

Uau, questionam credibilidade de redes de televisão, institutos de pesquisa nacionais, e até do TRE agora, mas uma tal de Dinorah que nunca ninguém ouviu falar,e ficou putinha por ter sido despedida e escreveu um livro, isso sim é credibilidade.

Anônimo disse...

É verdade, estes institutos, redes de TV, jornais e PF estão comprados! A verdade está com Dinora Gonçalves!!

Imaginem se esse livro falasse algo contra Décio Lima, ela já estaria sendo processada e a "militância" estaria esperninado aqui no blog

Anônimo disse...

Gente voc~es nem sabem da missa 1%. Quando fizerem as ligações entre a Educação e o SAMAE...afunda o barco.

Anônimo disse...

É "rafael" o Décio começou a inclusão digital por ele mesmo! Aceitando "note" do Chico Ramos!!!

Vão dizer que é mentira? Que JPK comprou a PF? Ou que a matéria que saiu no Santa de hj não tem credibilidade como a que saiu ontem no Diarinho?

Petralhas NUNCA MAIS!!!

Anônimo disse...

A verdade é que o Programa do JPK devia ter apenas dez segundo, pois seria tempo o suficiente pra ele dizer que fez a Vila Germanica (sem licitação), fez o Hospital Santo Antonio (com a venda da folha do servidores), fez o Galegão ( com recursos do Governo Federal) e fez o Ramiro Ruediguer (que já era obra do Décio, com projeto e recurso contratado.

Pra se bonzinho, deveria ter mais uns 20 seg, pra dizer que as obras eleitoreiras que estão pipocando a cada dia, serão o grande passivo que o Proximo Prefeito irá herdar

Anônimo disse...

E mais, as unicas propostas diferentes nesta eleição partem do Ivan Naatz.

Não concordo com a Creche social privada, nem com o cheque saude, pois acredito que serviço público deve ser 100% publico, mas pelo menos são propostas diferenciadas e que implmentadas poderão trazer algum beneficio pro povo.

No mesmo sentido a proposta de passe Livre aos estudantes que é uma reivindicação dos estudantes.

No mais,um diz que tem porpostas e o outro diz que não tem porpostas mas que vai fazer, só não se sabe o que ele vai fazer.

Anônimo disse...

E pra finalizar, este JPK é uma baita dum mentiroso.

Diz que a saude é uma maravilha, que a educação é uma maravilha que ele criou milhares de empregos, numa clara tentativa de desafiar a nossa inteligencia.

Ora só cego não ve que a saude tá um caos, que os empregos são resultado do crescimento record da econmia brasileira, que as obras todas estão sendo realizadas nos ultimos mesmes e de forma parcial apenas pra criar a expectativa de que serão finalizadas mas depois da eleição será o Deus nos acuda com o recolhimento de maquinas e apenas tapando os buracos realizados.

Rafael Roberto disse...

O usuário que se denomina "why so serious" é um eleitor ou candidato do PV querendo ora atacar o Décio, ora JPK, conforme o momento for conveniente. Estão loucos para conseguirem uma brechinha para entrarem no segundo turno.
Agora estão no embalo do diarinho querendo ocupar o espaço do Décio no segundo turno... ts ts ts ts

Anônimo disse...

Link para reportagem do Jornal de Santa Catarina
http://www.clicrbs.com.br/jornais/jsc/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&edition=10702&template=&start=1&section=Pol%EDtica&source=Busca%2Ca2183791.xml&channel=31&id=0&titanterior=&content=&menu=58&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Anônimo disse...

Rafael, eu diria que você vota no PT, comentários estúpidos/desnorteados como esse costumam sair de alguem do PT.

Vamos lá, se você acompanha esse blog a algum tempo, sabe que ja me acusaram de ser desde irmão do Alexandre Gonçalves (PT) até afiliado do DEM, por proteger JPK (na verdade, eu estava indo contra o Décio, aí, PT cabeça dura precisa atirar, não consegue conversar). Vereador do PV é nova.

Em quem eu vou votar, também não é importante. Décio Lima é patético, ele ganhou a prefeitura de Blumenau em 96 por um acaso e se não fosse isso, ele continuaria sendo o nada que sempre foi. Além disso, o PT está quebrado, alguns ainda achando que o partido luta pelo povo, ficam defendendo o partido contra coisas que não tem justificativa. A outa parte, aproveita que está no poder e emprega todos os parentes e enche o bolso de dinheiro.

Da mesma forma, DEM/PSDB/PMDB também querem é garantir o poder. Contudo pra mim o JPK é um administrador muito melhor do que Décio Lima, aliás, meu cachorro também administraria tão bem quanto Décio Lima, então isso não é grande vantagem.

Quanto ao Naatz, acho as idéias dele muito 'populistas'. Não me interessa chque-cidadão, minhas consultas são particulares, não me interessa ônibus mais barato, eu ando de carro, não me interessa creche-privada, eu pago o estudo dos meu filhos. Pra mim a melhor proposta dele é... sincronizar as sinaleiras?? E não digam que eu deveria pensar na população que sofre, pois garanto que eles não pensam em mim.

Dari é idealista demais e latinha não merece comentário.

Eu estou aqui apenas para gerar um pouco de discussão, pra mim discussão é algo positivo que vai me ajudar (e ajudar mais pessoas) a escolher melhor o candidato

Só que geralmente (quase sempre alguém do PT, como você) as pessoas não conseguem discutir, somente conseguem defender o seu lado e sempre se sentem agredidas.
O que faz todo sentido, se pensassem mais não defenderiam tão cegamente/burramente uma legenda.

Anônimo disse...

Bom, na verdade eu sou uma bicha das bem safadonas... hihihi... por isso me escondo atrás de um pseudônimo... ui ui ui

O Décio não me comeu direito e o JPK não tem um belo dote, por isso sou um eterno insatisfeito....

Anônimo disse...

ahahaha, aposto que o comentário acima foi novamente alguém do PT.

Representa bem o seu nível de inteligência!

Anônimo disse...

Na verdade, na comparação Décio Lima X JPK, o Décio dá de goleada em todas as áreas.

JPK teve a vantagem de acomodar toda a câmara municipal e de conseguir bons acordos com os veículos de comunicação, do contrário seu governo seria repleto de CPIs. Desde a Secretaria da Edução até o SAMAE.

Anônimo disse...

Eu não faria um comentário estúpido como esse acima, Décio não da goleada em ninguém, e eu acertei, você é mais um do PT que adora falar besteiras.

Obrigado por demonstrar que eu tenho credibilidade, utilizando meu apelido para fazer comentários no blog, haha

Unknown disse...

Os comentários em que não há um puxa saco falando, são os meus.

Os comentários do "militante" do PT tentando se passar por mim, leiam sabendo que é do militante do PT

Como comentei no outro post, registrei um usuário para não ter mais problemas

Anônimo disse...

Relutei em escrever e gostaria de tecer um comentário referente a ex-secretária de educação Dinorah K. Gonçalves. No período que estava a frente da Secretaria de Educação não fez nenhum denúncia. As denúncias somente apareceram justamente quando foi exonerada. Caso as irregularidades aconteceram ela foi conivente até o momento em que era propício para a mesma e no momento que atingiu sua pessoa colocou a boca no trombone. Acredito em princípios.

Anônimo disse...

descobri quem é o Why so Serious, pelo endereço IP que ele usa esta acessando este blog de dentro da prefeitura....esses são os comissionados que o João Paulo paga pra ficar na internet falando um monte de besteira....a casa caiu pra ti Why so serious, e não adianta mudar o seu apelido pq o IP entrega.

Unknown disse...

"descobri quem é o Why so Serious, pelo endereço IP que ele usa esta acessando este blog de dentro da prefeitura....esses são os comissionados que o João Paulo paga pra ficar na internet falando um monte de besteira....a casa caiu pra ti Why so serious, e não adianta mudar o seu apelido pq o IP entrega."

parabéns meu caro colega, essa foi a besteira do ano!!!

Vamos lá, então.
Pra começar, você não consegue saber a localização exata de um IP, exceto que você entre na justiça contra a operadora da internet (no meu caso, BRTelecom). Mesmo assim, as operadores demoram, pois isso é algo "caro" vasculhar os logs pra verificar pra quem foi dado um determinado IP.
Além disso, você pode ter uma vaga idéia de onde eu estou se tiver meu IP, geralmente num raio de uns 200 kilômetros, mas como atualmente BRTelecom destribiu prefixos 200 e 201, ficou ainda mais difícil.

Segundo, exceto que você seja o Alexandre (o que eu duvido) você não consegue saber qual é meu IP.

Terceiro, eu já escrevi aqui no fórum, que hoje meu voto é pro Naatz, se eu sou comissionado do JPK, porquê vou votar no Naatz?

Você pode dar uma olhada no Modelo OSI, principalmente a camada de Transporte, daí você (eu duvido que vá, mas tudo bem) pode entender porque o que você falou é uma enorme besteira.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_OSI